Resident Evil 4 não só reinventou a franquia da Capcom, como também foi uma bomba atômica na indústria dos games. Com uma jogabilidade fluída e bastante concisa, o título foi responsável por uma enorme revolução nos jogos de ação em terceira pessoa e, mesmo hoje, 8 anos após o seu lançamento, continua influenciando na produção de diversas novas opções de entretenimento, além de ter dado uma guinada brusca nos rumos da série.

O impacto na franquia Resident Evil

Lançado para dar um novo ânimo na série, que já vinha dando sinais de cansaço desde Resident Evil CODE: Veronica, RE4 mudou totalmente os preceitos estabelecidos pela trilogia clássica da série e tornou a franquia novamente relevante no mundo dos games.

O título trouxe uma jogabilidade mais fluída, com cenários totalmente em 3D, e apostou pesado em uma aventura que colocava Leon S. Kennedy (talvez o mais carismático protagonista) mais uma vez em rota de colisão com o desconhecido. O antes policial novato se transformou em um agente do governo com habilidades incríveis e que quase sempre tinha o domínio da situação. Essa mudança no personagem reflete exatamente a evolução do jogo: de um título onde  fugir do perigo era quase sempre a melhor alternativa, para uma premissa muito mais frenética onde os inimigos nada mais são do que meros obstáculos quase insignificantes, na maioria das vezes.

Com isso, a ação passou a dominar o gameplay, dando a Leon muito mais velocidade e dinâmica, fazendo com que o jogador pudesse até mesmo participar das cutscenes por meio de quick time events, literalmente fazendo quem estivesse atrás da tela deixasse a visão de espectador e passasse a estar ligado o tempo todo com a aventura. Até mesmo o posicionamento da câmera foi pensado para que essa sensação fosse potencializada: ao invés de observar as cenas por um ângulo fixo, o jogador estava sempre vendo o que estava à sua frente, observando praticamente da perspectiva do personagem.

A mistura desses elementos iniciou um movimento que transformou RE de um jogo de terror em um jogo de ação com alguns sustos. O medo deixou de ser um companheiro constante e isso fez com que uma grande massa de fãs de títulos de ação passasse a conhecer a franquia RE. O resultado da iniciativa foi um aumento muito grande na base de fãs – para tentar acompanhar esse crescimento, RE5 e posteriormente RE6 apostaram em fórmulas semelhantes, obviamente passando por algumas adaptações.

RE4 foi tão importante para a série quanto RE1. O título é praticamente um reboot extra-oficial, já que mesmo quem não conhecia a trilogia clássica do PS1, pôde jogar RE4 sem ficar totalmente perdido em sua história, que não tem grandes ligações com o passado, mas deixou muitas pontas soltas para os jogos subsequentes.

O impacto no mundo dos games

O ano de 2005 foi um excelente ano para os títulos de ação. Lançamentos como God of War, Shadow of Colossus e Devil May Cry 3 fizeram a alegria dos fãs, mas Resident Evil 4 foi o que deixou o maior legado, não só por ter reinventado uma grande franquia, mas por tê-la alçado a um patamar mais alto e ter servido de inspiração para uma grande quantidade de jogos.

O sistema de câmeras e a mira a laser foram copiados à exaustão nos anos seguintes. Vimos nascer séries como Gears of War, sucesso absoluto do Xbox 360 que usou RE4 como inspiração – a informação foi confirmada pelos próprios criadores da franquia. O título é um dos exclusivos mais queridos dos “caixistas” até hoje, e inclusive acabou sendo usado como inspiração até mesmo por Resident Evil.

Uncharted foi outro jogo de sucesso que pegou carona na mecânica de RE4, e se transformou em um dos títulos exclusivos mais importantes da Sony. Houve diversas adaptações, que buscaram melhorias, e isso fez com a série acabasse criando a sua própria fórmula de sucesso.

O mesmo aconteceu com Dead Space, que nasceu inspirado no título da Capcom. Com o passar dos anos, acumulou diversas sequências e acabou se firmando como uma das maiores e melhores franquias de terror. Embora com uma abordagem muito mais “gore” e assustadora do que RE4, jogar Dead Space, especialmente o primeiro, é praticamente como experimentar RE4 com skins e uma história diferente. Obviamente há adaptações e evoluções, mas é impossível não notar a imensa semelhança que há entre os jogos.

Diversas outros títulos e franquias usaram elementos de RE4. Até mesmo GTA acabou se valendo de algumas influências do jogo da Capcom para a produção de GTA IV. Fallout e Mass Effect também foram influenciados, assim como outros first person shooters que acabaram usando um ou outro elemento do título.

Hoje, 8 anos após o seu lançamento, RE4 permanece sendo fonte de inspiração para diversos novos jogos, e não só por conta de seu gameplay. Os produtores de The Last of Us (TLoU), lançado em 2013, já declararam que aprenderam muito com RE4, desde seu sistema de jogo até as doses de terror e ação que o título apresenta. Em  TLoU, o objetivo era o de trazer de volta o sentimento de tensão e sobrevivência em um ambiente hostil e desconhecido, e para os desenvolvedores, RE4 foi a grande influência nesse aspecto.

The Evil Within, jogo produzido por Shinji Mikami – criador de RE4 – é outro que se apresenta com diversos elementos de seu idealizador, em relação à mecânica e em sua atmosfera.

O criador virou criatura

O interessante é notar que RE4 permanece como referência mesmo após o lançamento de RE5 e RE6, jogos que usaram a essência da mecânica do título de 2005, mas com alguns refinamentos. A verdade é que a Capcom não conseguiu mais encontrar o mesmo equilíbrio nas sequência, e talvez a saída de Mikami da empresa tenha importante papel nisso.

Em suma, Resident Evil 4 foi o último título da franquia que ditou regras e lançou tendências no mercado dos games, algo que era uma constante na franquia, especialmente na trilogia lançada para PS1, mas que voltou com força total no quarto título numerado da franquia.

Desde então, o que temos visto é o lançamento de jogos que embora carreguem o nome de Resident Evil, não representam sua essência. Tanto é que “apelidinhos” surgiram para a série, como “Resident Duty“, “Call of Evil” e “Gears of Evil“, em referência aos jogos Call of Duty e Gears of War, que serviram de forte inspiração para a Capcom na produção de RE5 e RE6.

O criador virou criatura, afinal, quando Gears of War surgiu tinha RE4 como grande influência, e agora a franquia da Epic é que influência a da Capcom. Isso inclusive, foi um dos pontos que Cliff Bleszinsky (um dos principais responsáveis por GoW) mais criticou em Resident Evil 6, já que ele afirma que ao jogar RE, o jogador não quer correr loucamente de explosões enquanto troca tiros com quem quer que seja.

Os gostos e as preferências dos jogadores são indiscutíveis. Cada um sabe o que curte e defende o seu ponto de vista com unhas e dentes, mas o que se espera é que em um possível RE7, a franquia volte a inspirar, influenciar e, acima de tudo, ter identidade própria.

CRÉDITOS
Escrito por: André Ceraldi (Ceraldi)
Revisado por: Ricardo Andretto (ThE cRaZy)
Data de Publicação: 13/09/2013

O texto não reflete a opinião do site REVIL, e sim do autor do artigo.

  • JorgeBastos

    Só uma pequena correção, a mira laser e o sistema de câmera de RE 4 foi
    copiado de um jogo da capcom chamado “Cold Fear”, assim como a mecânica
    das portas e outras coisas.

  • Gz_corp

    Infelizmente RE virou mesmo a criatura sendo que era um excelente criador,achei RE 5 e 6 ótimos games mas o que vimos em ambos os games é que não foi com aquilo que RE se tornou essa tremenda série.Espero que em RE 7 a originalidade volte e claro o bom e velho SH. Parabéns ao Ceraldi e ThE cRaZy pela artigo,mas gostaria de fazer uma correção,vocês disseram que GoW foi sucesso absoluto do Xbox e Xbox 360,mas a série começou no 360 não no primeiro Xbox,mas é só isso.

  • Gz_corp

    Infelizmente RE virou mesmo a criatura sendo que era um excelente criador,achei RE 5 e 6 ótimos games mas o que vimos em ambos os games é que não foi com aquilo que RE se tornou essa tremenda série.Espero que em RE 7 a originalidade volte e claro o bom e velho SH. Parabéns ao Ceraldi e ThE cRaZy pela artigo,mas gostaria de fazer uma correção,vocês disseram que GoW foi sucesso absoluto do Xbox e Xbox 360,mas a série começou no 360 não no primeiro Xbox,mas é só isso.

  • silas1946

    Os fans de RE vivem reclamando para voltarem com terror geito classico com mais terror mais aposto que se re mantesse a mesma cultura sem inovaçao nenhuma nao seria um das franquias mais respeitadas no mundo dos video games a Capcom fez muito bem em ta sempre inovando a franquia pois se mantesse mesmo estilo  nao ia ter tanto impacto

  • silas1946

    Os fans de RE vivem reclamando para voltarem com terror geito classico com mais terror mais aposto que se re mantesse a mesma cultura sem inovaçao nenhuma nao seria um das franquias mais respeitadas no mundo dos video games a Capcom fez muito bem em ta sempre inovando a franquia pois se mantesse mesmo estilo  nao ia ter tanto impacto

  • RobsonRodrigues1

    meu deus voce eo cara pára omenagiar o melhor jogo q ja joguei , confeso resident evil e tudo de bbom 
    na epoca reisdent evil 4 nao era minha praia mas quando resolvi jogar denovo e entender a historia nossa foi incrivell.. agora olho o resident evil 6 nossa nada aveer com o resident evil 4 , mas e bom so que vc sente falta dakeles momentos com resident 4 e pensaaa POR QUE ? por que resident evil 4 nao criou uma continuaçao mais do tipo …. como posso diser bom  uma continuaçao do resident 4 mais para play 3 do tipo quando o LEON  chega a cidade para entrgar a filha do president ou… baseadoo na historia anterior como ele salvar ela dinovo ou ate mesmo se ele tivese uma miçao la em  RACO CITY sabe….. mas se algum dia isso acontecer estarei laa esperando para mais uma vez eu jogar jogar  aquele jogo no qual serei eternamen fa o jogo q nunca vou esquecer …. RESIDENT EVIL 4 ….

  • Gz_corp Opa, valeu pelo aviso cara. Confundi GoW com Halo. =P

  • Gz_corp

    andreceraldi Por nada,é sempre legal estar ajudando vocês.

  • Daniel Tanan

    A série Resident Evil está precisando muito de outra reformulção hoje em dia, como foi com o Resident Evil 4

  • De fato, RE4 foi o game que me apresentou a franquia “Resident Evil”. Quando ele foi lançado, eu tinha um medo de jogar, mas depois que eu criei coragem eu me apaixonei pela série, pesquisei todo o possível a respeito dela (O site de vocês ajudou bastante xD) e com o tempo fui até criando coragem para jogar uns games de terror um pouco mais pesados.
    No fim das contas, o RE4 foi muito marcante na minha vida como gamer!

  • Patrick Biohazard

    Resident evil 7 só irá sair para xbox one e ps4 e pc? ou vai sair para a geração atual?

  • Patrick Biohazard

    Resident evil 7 só irá sair para xbox one e ps4 e pc? ou vai sair para a geração atual?

  • R.P.D.officer

    Outro exemplo de imitação de Re4 é Cold Fear. Aquele jogo me parece ser bom.

  • R.P.D.officer

    Outro exemplo de imitação de Re4 é Cold Fear. Aquele jogo me parece ser bom.

  • Patrick Biohazard  Cara e o seguinte não há  nada confirmado… mas se vc olhar quando saiu RE4 DEPOIS DE ANOS SAIU RE5 E DEPOIS RE6 ou seja deve demorar um dois anos então eu creio que sairá apenas para geração nova… mas tomara que por que todos merecem jogar RESIDENT EVIL….

  • Patrick Biohazard  Cara e o seguinte não há  nada confirmado… mas se vc olhar quando saiu RE4 DEPOIS DE ANOS SAIU RE5 E DEPOIS RE6 ou seja deve demorar um dois anos então eu creio que sairá apenas para geração nova… mas tomara que por que todos merecem jogar RESIDENT EVIL….

  • Adoro resident evil 4 na minha opinião e um game ótimo prova disso e o que ele ocasionou não só na franquia como nos mundo dos games…sinceramente adoro a franquia  gosto de todos os games do RE1 ate o RE6… Afinal que ama aceita ate mesmos os erros (palavras de minha Lorena Rss)..RE 4 e RE 2 pra min são os melhores…

  • Adoro resident evil 4 na minha opinião e um game ótimo prova disso e o que ele ocasionou não só na franquia como nos mundo dos games…sinceramente adoro a franquia  gosto de todos os games do RE1 ate o RE6… Afinal que ama aceita ate mesmos os erros (palavras de minha Lorena Rss)..RE 4 e RE 2 pra min são os melhores…

  • Nandoskennedy

    Uma das coisas que realmente me incomoda desde RE 5 é justamente o fato da franquia não estar mais influenciando o mercado e ter perdido sua identidade. Eu cresci jogando RE e pra mim foi um pouco difícil compreender os motivos das mudanças q ocorreram em RE 4, mas depois q eu pus a mão no controle e comecei a jogá-lo eu percebi que mesmo com tantas mudanças, aquilo ainda era Resident Evil, a jogabilidade e a trama possuíam abordagens totalmente diferentes, mas a atmosfera era a mesma. Eu percebi o potencial que aquela jogabilidade teria não só para games de ação, mas principalmente para o Survival Horror. Ela é imersiva ao mesmo tempo em que não se limita a usar uma câmera em primeira pessoa para tentar te fazer pensar q é vc ali. 
    Em Survival Horror, vc NÃO é o personagem e vc não decide a o andamento da história, então não faz sentido SH em primeira pessoa, mas Shinji Mikami achou a forma perfeita de abordar essa profundidade em um gameplay em terceira pessoa e é por isso que esse gameplay é copiado até hoje. 
    Eu sou um fã incondicional do Leon, pra mim ele não é só o personagem mais legal de RE como também o melhor personagem do mundo dos games (na minha opinião é claro) e eu acho isso desde RE 2. Quando eu vi o Leon totalmente reformulado e com aquele estilo inabalável em RE 4, meu fanatismo por ele só aumentou juntamente com sua popularidade ao redor do mundo. Pra mim, se RE 4 tivesse sido feito com outro personagem ele não teria feito tanto sucesso pq nenhum outro personagem de RE tem o carisma do Leon. 
    Agora resta esperar para saber o que a Capcom pretende fazer com RE7. Ela já disse que a franquia voltará para o Survival Horror, mas isso não será o suficiente para embarcar RE no topo do mundo dos games novamente, será necessário que a série encontre suas raízes novamente ao mesmo tempo em que possa inovar em algum aspecto.

  • felipeweskerredfield

    Nandoskennedy estou de acordo com quase tudo que vc falou,mas o mais melhor personagem de RE e do mundo é Wesker,e pra fica mais foda ainda Wesker,Jill e Chris juntos detona qualquer jogo,pq sao fodas de mais

  • felipeweskerredfield

    Nandoskennedy estou de acordo com quase tudo que vc falou,mas o mais melhor personagem de RE e do mundo é Wesker,e pra fica mais foda ainda Wesker,Jill e Chris juntos detona qualquer jogo,pq sao fodas de mais

  • ItaloMarques

    a pergunta é—qual gameplay poderá ser usado agora?
    se pararmos para analisar antes de residente evil 4 não existia nenhum game com essa jogabilidade, isso q gerou um impacto imenso, e os criadores foram super criativos em pensar nessa jogabilidade….
    no mundo dos games existe duas fazes antes de RE4 e depois de RE4…
    a.RE4 os games tinha uma visão ampla do cenário e os q eram em terceira pessoa tinha a câmera distante do personagen então uma simples mudança de posição de câmera mudou a historia dos games. essa simples ideia criativa já foi uma influencia enorme em relação ao sucesso do game…ai juntou com o fato do personagem ser um humano de acordo com a realidade (a.RE4 os personagens eram fantasiosos, pelo mendo a maioria) isso fez com que o jogador se indentificase com o personagen….e outra característica q eu acho q faz RE4 ser especial é q o cenário faz parte do enredo do game(pelo mendo inté a parte do castelo mais ou menos) coisa q se perde em residente evil 5….por exemplo….em RE4 imagine trocar aquelas casinhas da vila por prédios ou qualquer outra coisa…imagino?…não faria sentido né…..agora em RE5 imagine em qualquer cenario do jogo trocar os prédios por casinhas ou vice verça….isso mesmo… não faz diferença….isso porque as características do cenário não tem nada aver com o enredo….eles vão só fazendo cenário eleatorio até o fim do game… e isso é tão notório q em RE5 quando c passa uma porta já era!!! não tem como mais voltar coisa q é bem diferente em RE4.
    e agora quem será tão criativo ao ponto de repetir esse fato….eu uso toda minha força mental para pensar em algo e num faço a mínima ideia de como seria essa jogabilidade revolucionaria…….kkkkk
    e vc tem alguma ideia brilhante?———um fato é com infinitas possibilidades as concorrentes não conceguem criar algo inovador e só copiam RE4 até hoje né,,,, e olhe q já faz 8 anos do lançamento de RE4.
    acho q uma das coisas pra mudar essa realidade é acabar com assas mesmices e criar algo completamente ao contrario do q tá na moda hoje…
    por exemplo…. o q tá na moda hoje?___1 = tá na moda hoje realidade acima de tudo(e kd os enigmas?)….2 = obrigatoriamente o personagens tem q ser  humano(poque não ser um animal? ou um et? ou seja lá o que for)…3 = tem q ser de tiro e com muita violencia(porq não ser romântico..kkk)….essas são só as principais ainda tem muitas outras…..

  • GustavoBarbosa

    ItaloMarques isso mesmo , eu amava entra naquelas casinhas e aquelas cabanas com porta e empurrar para os ganados não entrarem e Lembra que no RE4 tinha o ponto Vermelho mostrando onde tinha que i  , mais na verdade tinha que i em outro lugar antes (como pegar a chave para salvara a ashyley pela 1x ) No re6 mostra pra onde tem que i da meio que é sem graça , sem puzzle que eu adoro como aquilo na igreja que voçe tem que acertar as cores para abrir a porta para a ashyley

  • GustavoBarbosa

    ItaloMarques isso mesmo , eu amava entra naquelas casinhas e aquelas cabanas com porta e empurrar para os ganados não entrarem e Lembra que no RE4 tinha o ponto Vermelho mostrando onde tinha que i  , mais na verdade tinha que i em outro lugar antes (como pegar a chave para salvara a ashyley pela 1x ) No re6 mostra pra onde tem que i da meio que é sem graça , sem puzzle que eu adoro como aquilo na igreja que voçe tem que acertar as cores para abrir a porta para a ashyley

  • Falconi

    Concordo completamente com Ceraldi no artigo. A série RE a muito deixou de ter uma personalidade própria, e isso é muito ruim para todos os fãs, principalmente para aqueles que se interessaram pela série por sua singularidade (que foi o meu caso). Nunca gostei ou me interessei por shooters ou qualquer tipo de FPS, e sinceramente não intendo o anseio tão grande da CAPCOM em tentar “morder” uma fatia do bolo que esse gênero anda mordendo. Jogos como o novo Tomb Raider, The Last of Us, GTA 5 (não gosto desse último, mas respeito e reconheço o sucesso) estão aí para mostrar a todos que vc pode SIM fazer sucesso e faturar MILHÕES como algo próprio e sem precisar ficar seguindo “tendencias” de mercado. Resident Evil nunca foi “só mais uma série”, mas com o o caminho que foi tomando nos últimos anos é inevitável que TODOS (não só os fãs, mas tbm os gamers de um modo geral) comecem a vê-la dessa maneira.

  • FelipeGomes1

    Eu adoro o RE4 é o meu segundo preferido perdendo só para RE3, mas a partir do RE4 o jogo mudou muito como o Falconi disse perdeu sua identidade própria, e é aquilo a Capcom teve que dar continuidade com o que começou no RE4 e dando no que deu.
    Mas eu ainda tenho muitas esperanças que a Capcom vai conseguir fazer RE voltar para suas raízes, como eles estão tentando e na minha opinião tao seguindo pelo caminho certo, em certos momentos na campanha do Leon.
    A unica coisa que eu acho que eles erraram e erraram feio foi com o Chris, pra mim o rumo que ele tomou não tem mais como ser um survival horror.
    Mas é aquilo da Capcom pode se esperar de tudo é só sentar e aguardar pelo RE7 e que não decepcione a todos nós.

  • FelipeGomes1

    Eu adoro o RE4 é o meu segundo preferido perdendo só para RE3, mas a partir do RE4 o jogo mudou muito como o Falconi disse perdeu sua identidade própria, e é aquilo a Capcom teve que dar continuidade com o que começou no RE4 e dando no que deu.
    Mas eu ainda tenho muitas esperanças que a Capcom vai conseguir fazer RE voltar para suas raízes, como eles estão tentando e na minha opinião tao seguindo pelo caminho certo, em certos momentos na campanha do Leon.
    A unica coisa que eu acho que eles erraram e erraram feio foi com o Chris, pra mim o rumo que ele tomou não tem mais como ser um survival horror.
    Mas é aquilo da Capcom pode se esperar de tudo é só sentar e aguardar pelo RE7 e que não decepcione a todos nós.

  • Bereguinha_

    Nem tinha notado muito a importância de RE4 até ler esse artigo. 
    Quando eu joguei RE4 já com influência do meu irmão, eu tava louco, pq Leon voltava fazendo muita coisa foda, além do modo mais realista no tiro, tinha os golpes corpo a corpo (as finalizações) o fato de ter que se preocupar não só com si mesmo, mas também com uma piralha insuportável (aí está o survivor horror na minha visão) e claro, os gráficos com direito a “franja balançando ao vento” kkk . 
    Enfim, Foi o principal jogo com câmera atrás do personagem e talz (na época), e hoje, praticamente todos os jogos são desse jeito. 
    Porém Resident Evil apenas fez decair no ponto em que se incomodava em só continuar a história por causa dos fãs, RE5 foi bom, teve seus probleminhas, mas foi bom, não fugiu tanto assim do Survivor Horror, mas RE6 foi apelação, tudo estava ao seu favor cara. Se fossem apenas 6 sobreviventes lutando por salvação, mas não, parecia policial FBI, CIA, num parecia nem jogo de Terror, era jogo de Agente Especial ¬¬

  • Gente, RE4 foi o primeiro jogo que eu zerei na vida e amo de coração a série,mas sou obrigado a dizer que eu sou da leva de fãs que conheceu a franquia no RE4, quando o jogo já estava mais voltado para ação. NUnca joguei os RE1,2,3 e 0(só o code veronica q nunca chegei a zerar) e por isso n conheço o verdadeiro survival horror que foi marcante nestes primeiros jogos,em breve jogarei o 5 e 6(agora q ganhei o xbox) e mesmo antes disso concordo com os que dizem que a série não está mais tão ligada ao survival horror e acho que isso pode ser resolvido no RE7. Survival Horror significa(*acho) : Sobreviva ao Horror(desculpe se estiver errado, mas a ideia é mais ou menos essa). o genero consiste em um jogo envolto por ambientes que causam medo repletos de sustos aonde você deve tentar sobreviver a situação que vc se enconta. Gosto de jogos que causam medo mas tambem gosto de jogos que tenham ação e lutas constantes. A Capcom poderia juntar esses dois elementos em RE7 trazendo de volta o Survival Horror que os fãs de RE1,2 e 3 tanto gostam(e que aqueles q n o conheçem com certeza adorariam conhecer), junto com a ação que os fãs q conheceram a série em RE4 encontraram. Por exemplo:

    Em resident evil 7 a historia se passa em uma cidade pequena de alguns país cuja sua contribuição tecnológica não seja significativa para o restante do mundo. Esse fato tornaria a localidade o local ideal para a umbrella, anos antes quando ainda existia, criar uma base de pesquisa e desenvolver seus estudos em relação á armas biológicas. Anos depois quando a umbrella faliu, a base de pesquisa dessa cidade persistiu em continuar seus estudos estando ciente de que seus recursos estavam acabando. Após anos de pesquisa precárias com armas biologicas ja vistas em outros jogos, eles desenvolvem um variante de algum virus, potencialmente menos destrutivo e inferior e mais fraco, o que faz com que possam até existir pequenos grupos de pessoas que sejam naturalmente imunes a ameaça, a BOW se mostra menos prejudicial em estados iniciais e so atinge um estado em que se torna destrutivo depois de um periodo tempo determinado. Decidos a testar o virus eles espalham a BOW pela pequena cidade de forma que ele possa causar problemas.
    Então no ambiente totalmente pertubator de uma cidade destruida por ataque de armas biológicas se inicia o jogo, aonde você encarna diferentes personagens com diferentes habilidades,idades e capacidades fisicas que devem lutar e sobreviver ao caos em que eles se encontram enquanto tentam escapar da cidade. Aonde cada um deles terá um diferente papel no desenvolvimento da historia para revelar a verdade por tras dos ocorridos.
    Bem gente esse é so um exemplo e eu acho que dentro dessa historia ou algo parecido a capcom poderia desenvolver a continuação da franquia de forma que agrade ambas os grupos de fãs e volte a causar impacto nop mercado de jogos.

    Obs: Desconsiderem os erros de português. Flow

  • WilliamOliveira2

    RE4 é um dos melhores RE já feitos até hoje, e olha que eu comecei a jogar pelos clássicos 1, 2 e 3… Mas quem é fã gosta do jogo de qualquer forma, ação ou SH, tanto que todos os meus consoles eu comprei só pra conhecer todos os REs, os outros jogos são segundo plano.

  • WilliamOliveira2

    RE4 é um dos melhores RE já feitos até hoje, e olha que eu comecei a jogar pelos clássicos 1, 2 e 3… Mas quem é fã gosta do jogo de qualquer forma, ação ou SH, tanto que todos os meus consoles eu comprei só pra conhecer todos os REs, os outros jogos são segundo plano.

  • Drika Kennedy

    RE4 e um dos meus jogos favoritos da franquia, e um dos melhores ja criados.

  • Drika Kennedy

    RE4 e um dos meus jogos favoritos da franquia, e um dos melhores ja criados.

  • Andy Monticelli

    O RE 4 foi o marco inicial para a ação introduzida na franquia. Em parte ele é explicitamente ação e parte terror, mas isso não diminui a excelência em jogabilidade, enredo e no principal que é prender o jogador no jogo sentindo uma bruta tensão, como acontecia no RE 2 e RE 3.

  • Andy Monticelli

    O RE 4 foi o marco inicial para a ação introduzida na franquia. Em parte ele é explicitamente ação e parte terror, mas isso não diminui a excelência em jogabilidade, enredo e no principal que é prender o jogador no jogo sentindo uma bruta tensão, como acontecia no RE 2 e RE 3.

  • JuliaGomes

    RE4 definitivamente é um dos melhores jogos que eu já joguei, e isso é fato. 
    Porém, foi o começo do declínio da parte “survival horror” da saga. O que era o diferencial e o charme da franquia começou a sumir… 
     Fases em locais abertos, em plena luz do dia, com aquela desgraça da Ashley atrapalhando, o Leon modo “Super-Jedi”… Admito que isso me frustrou. 
      RE4 começou a mostrar o futuro catastrófico que a Capccon tinha para a franquia… Agora, com tudo o que temos dos últimos REs, podemos ver isso.

  • RadioativusFreud

    O Resident Evil onde ainda tinha o mestre S.Mikami envolvido, e sim, um dos jogos melhores games ja feitos de todos os tempos.  Cada um em sua respectiva geração, Re4 foi tão influente quanto Re1, (uma pena que deu crias não muito boas como o desastroso Re6)

  • Anderson Besciak

    Nandoskennedy  Concordo com você. Sou fã do Leon também. pra mim ele é o favorito dos games. Não só o fato dele ser um policial treinado mas de ajudar as pessoas mesmo arriscando a vida.

  • Anderson Besciak

    Nandoskennedy  Concordo com você. Sou fã do Leon também. pra mim ele é o favorito dos games. Não só o fato dele ser um policial treinado mas de ajudar as pessoas mesmo arriscando a vida.

  • anderson_andin

    Bom no meu ver! os Melhores foram o RE 1 e o RE 4 o RE 5 estou jogando… adooroo a Sheva.. 

    Porfim Amoo todos os REVIL =D

  • RummeniggeSilva

    Concordo com a parte sobre a influência que o RE4 exerceu sobre os jogos que viriam depois, mas, discordo completamente que ele seja um REBOOT da franquia! Nada a ver! Simplesmente um JOGAÇO o 4, como fã da série desde os primórdios consigo enxergar isso, apesar do direcionamento da franquia ter sido outra! Optar pela ação não tornou o game ruim, muito pelo contrário, porém, acredito que se tivesse sido priorizado o terror, com a mesma jogabilidade e a pitada de ação aí sim teria sido um jogo ESTUPENDO!

  • RummeniggeSilva

    Concordo com a parte sobre a influência que o RE4 exerceu sobre os jogos que viriam depois, mas, discordo completamente que ele seja um REBOOT da franquia! Nada a ver! Simplesmente um JOGAÇO o 4, como fã da série desde os primórdios consigo enxergar isso, apesar do direcionamento da franquia ter sido outra! Optar pela ação não tornou o game ruim, muito pelo contrário, porém, acredito que se tivesse sido priorizado o terror, com a mesma jogabilidade e a pitada de ação aí sim teria sido um jogo ESTUPENDO!

  • fkayro

    R.P.D. officer loves Fiona joguei ele esse ano, ele é muito parecido com RE4, mas sério… recomendo que jogue. Ele é muito bom!

  • R.P.D. officer loves Fiona

    fkayro R.P.D. officer loves Fiona É bem terrorzão… Eu peguei ele emprestado uma vez, e estou pensando em adquirir o jogo (quando eu criar coragem de jogar, claro XD).

  • LuisCesar1

    Concordo plenamente com o texto. Foi notório, apesar dos mimimis que o jogo foi um sucesso estrondoso. Tudo era novidade. Naquele momento não havia nada parecido. E todo mundo sabe que quando uma coisa faz sucesso, dita as regras daquele ponto em diante, os games seguintes mostraram isso. 
    Quando eu joguei o game em 2005 no GC, percebi logo de cara que ele já estava entre os melhores games que eu já havia jogado. E olha que eu sou da velha guarda (8-16bits), nostálgico pra kct 😛

  • LuisCesar1

    Concordo plenamente com o texto. Foi notório, apesar dos mimimis que o jogo foi um sucesso estrondoso. Tudo era novidade. Naquele momento não havia nada parecido. E todo mundo sabe que quando uma coisa faz sucesso, dita as regras daquele ponto em diante, os games seguintes mostraram isso. 
    Quando eu joguei o game em 2005 no GC, percebi logo de cara que ele já estava entre os melhores games que eu já havia jogado. E olha que eu sou da velha guarda (8-16bits), nostálgico pra kct 😛

  • Rodrigo RE

    Alguns falam muito pesado,o RE 4 acho que ainda e um game muito bom que traz elementos dos antigos,mudando a câmera e novos incrementos,marcou muito pra mim porque foi quando eu comprei meu PS2 e comprei o jogo junto,dai em diante joguei todos os modos e gostei muito,já tinha vivido a era do PS1 conhecendo o RE 1,2 e 3,infelizmente eu não joguei o Code Verônica quando tinha PS2,joguei no emulador de PC recentemente,acho que a Capcom errou a partir do RE 5 onde colocou muita ação e esqueceu do suspense do jogo totalmente,além do jogo ser durante o dia zuado,alguns gostam o enredo do jogo mesmo assim,já o Re 6 seguiu  com a ação e não colocou um suspense que todos esperavam,tentaram com o Leon mais foi um fracasso devido ter ainda muita ação e personagens com super golpes como se fossem todos super soldados,mesmo trazendo a Sherry das antigas e trazendo um personagem novo aliado ao Wesker, o Jake só que sem explicar de onde ele veio e como,nem que fosse uma DLC, isso frustrou o jogo,mais parte da história ate gostei como o triste fim do Piers infelizmente,e a da Ada com osempre foda.

    Acho que depois das criticas das ultimas versões tirando o RER 1 a Capcom repensou muito e ouvindo os fãs trouxe o RER 2 com o suspense de volta mesmo não sendo o esperado e isso trouxe vida nova a franquia com novas possibilidades,acho que se ela manter essa pegada e melhorar o que ainda não esta bom vai voltar a deixar inovadora a franquia,o que não pode e trazer um Re 7 igual o RER 2 sem mudar nada ou melhorar o suspense,sabemos que o foco e bioterrorismo,mais ha várias possibilidades como por exemplo países diferentes com um vírus novo e tal,e explorar mais a Tricell,aguardemos.

%d blogueiros gostam disto: