Na série de artigos “Esquecidos” o REVIL vai abordar aqueles personagens que não dão as caras há um tempo na série Resident Evil, mas continuam a ser lembrados e adorados pelos fãs. Aqui, nós também vamos falar sobre os prováveis motivos pelos quais esses personagens não voltaram a aparecer em um jogo e lançar hipóteses e contextos em que o retorno deles poderia acontecer.

Aproveitando o embalo do lançamento de Resident Evil 0 HD Remaster, vamos falar sobre o esquecido Billy Coen, protagonista do game de 2002 ao lado de Rebecca Chambers.

A breve história de Billy Coen

Apesar de parecer não ter nenhum apreço ou respeito por autoridades em seu encontro com Rebecca Chambers, Billy Coen é militar. Ele é segundo tenente da Marinha dos Estados Unidos, uma patente de liderança, responsável pelo comando de pequenos pelotões. Era de se esperar que Billy não se intimidasse nem um pouco por uma novata de um esquadrão especial ligado à polícia de Raccoon City.

Em 1997, Billy foi enviado com um pelotão para uma vila na África. O objetivo da missão era intervir em uma guerra civil e atacar um grupo de guerrilheiros escondido na selva. Billy e seus companheiros precisaram andar por muito tempo em um território hostil até alcançar o alvo, o que resultou em perdas na equipe devido ao calor e ataques de inimigos, reduzindo o grupo a apenas quatro soldados. Depois de todos os problemas enfrentados, o pelotão descobre que não havia guerrilha no local, apenas habitantes inocentes. As informações colhidas pelos superiores de Billy para direcionar a missão estavam completamente erradas.

Billy-Coen

Esgotados e estressados com as condições extremas da missão, os outros soldados deliberadamente atacaram os habitantes da vila. Como Billy se recusou a participar do ato, o comandante e os soldados sobreviventes acusaram-no de ser o único responsável pela morte das pessoas. Ao relatar o ocorrido, o comandante declarou que “devido às condições extremas da missão, um dos marinheiros entrou em pânico e assassinou os civis”. Após julgamento, Billy foi condenado à morte pelo assassinato de 23 pessoas inocentes. Este é considerado um crime muito grave para um militar, já que Billy representaria a autoridade que protegeria aqueles civis, e não quem os atacaria.

No dia 23 de julho de 1998, Billy seria levado até a base naval Regarthon, onde receberia sua sentença. Por sorte ou azar, o comboio que o conduziria até a base estava atravessando a Floresta de Raccoon City no mesmo momento em que as sanguessugas comandadas pela Queen Leech atacaram o Ecliptic Express. Com a morte dos militares do comboio, Billy encontrou uma possibilidade de escapar da pena de morte. Fugindo dos Cerberus que também rondavam a floresta, ele encontrou abrigo no Eclipitc Express, onde esbarrou com Rebecca Chambers – e essa parte da história vocês já conhecem.

Por que ninguém esquece?

Billy Coen é um personagem envolto em mistério, o que já explica parcialmente o interesse das pessoas nele.

Billy-Coen-billy-coen-5940859-1024-743

[Motivo número 1: pessoas amam personagens badass]

Começamos a história a partir da perspectiva de Rebecca, e por isso, antes mesmo de encontrarmos ou termos a chance de controlar Billy, já ouvimos que ele é um criminoso perigosíssimo. Você está na pele de uma agente novata (e novata demais pro seu gosto, se você se lembra de Resident Evil 1), existem monstros e um cara com experiência militar que matou 23 pessoas. E vocês achavam que o primeiro dia de trabalho do Leon foi uma bosta.

O encontro de Billy e Rebecca não melhora nem um pouco a primeira impressão. Sendo um segundo tenente, jamais Billy aceitaria as ordens de um novato, especialmente de uma força militar “inferior” à dele. Isso se soma, claro, à total falta de segurança e de autoridade demonstrada por Rebecca.

i could shoot

No entanto, as impressões sobre Billy mudam aos poucos. Ainda que a desconfiança sobre sua inocência permaneça no ar, a união dos dois personagens pela sobrevivência faz com que a gente se questione se aquele cara tão gente fina realmente poderia ter matado 23 pessoas inocentes. Antes mesmo da confirmação “oficial”, todos nós e Becca sabemos, dentro de nossos coraçõezinhos, que Billy é um herói injustiçado. Ainda que Billy não seja um mero NPC, a nossa perspectiva sobre ele é influenciada e extremamente direcionada por Rebecca.

Além de ser um personagem com um carisma e jeito irônico que às vezes lembra o Leon de Resident Evil 4, a nossa conexão com Billy é construída ao longo de toda a história de Resident Evil 0. Ele não é simplesmente apresentado como um herói logo de cara, nós construímos essa imagem e, por isso, Billy pode ser considerado um dos personagens mais interessantes da série por alguns fãs.

E por que não volta?

Os motivos pelos quais Billy não deu mais as caras na série podem ser explicados pela própria história do personagem.

Billy é um foragido da justiça, condenado à morte. Como os próprios companheiros de pelotão que executaram os assassinatos são também as únicas testemunhas do ocorrido, não há como comprovar sua inocência. O que resta a Billy, por enquanto, é “passar a vida se escondendo”, como ele mesmo diz para Rebecca depois de contar sua história na África. A própria entende isso quando os dois derrotam a Queen Leech e escapam do Centro de Treinamento. Rebecca remove as dog tags dele, e pretende relatar oficialmente que “o tenente Billy Coen está morto”.

8YQG18SDuSBj2

Por isso, é praticamente impossível e inverossímil que Billy retorne como um dos protagonistas da série, pelo menos nos jogos atuais. Praticamente todos eles são agentes anti-bioterroristas ou ligados à organizações de combate ao bioterrorismo. A situação de Billy, de condenado e foragido, impede que ele se afilie a qualquer tipo de ação desse tipo.

Mas a esperança é a última que morre…

Considerando que Billy tenha saído vivo da Floresta de Raccoon City depois de ter se separado de Rebecca, ele pode estar vivendo escondido ou disfarçado até hoje, muito bem, obrigado.

0091

A ânsia dos fãs por ver Billy retornar para a série já causou alguns mal-entendidos. Quando as primeiras imagens de Resident Evil 5 foram divulgadas e ainda não se sabia que o protagonista era Chris Redfield, muita gente cogitou que o barbado másculo das imagens fosse ninguém menos do que Billy. Os gráficos recentes e as constantes mudanças na aparência dos personagens poderiam ser uma justificativa, mas ao saber que o jogo se passaria na África, a associação com o personagem de Resident Evil 0 foi praticamente imediata para alguns. Cuén. Estranhamente, até hoje, se você busca por imagens de “Billy Coen” no Google ou no Bing, encontra imagens do Chris Redfield “beta” de Resident Evil 5.

 

thQC9NVS7RO primeiro teaser de Resident Evil Condenação foi outro ponto em que os fãs quase infartaram com a possibilidade de rever o ex-tenente Coen. No vídeo, Leon era confrontado por um soldado em um ambiente de guerra, provavelmente uma guerra civil. Ainda que a pose do personagem fosse facilmente detectável, seu rosto permanecia incógnito por uma sombra. Ainda assim, as feições duras e o cabelo penteado para trás, característicos de Billy estavam lá, o que foi o suficiente para muita gente surtar.

 

Até descobrir que este era Buddy, um personagem inédito.

Em que contexto Billy poderia retornar à série, então? Provavelmente como um herói bem pouco convencional, assim como foi sua estréia em Resident Evil. O bioterrorismo está espalhado pelo planeta e Billy não está seguro dessa ameaça, onde quer que ele esteja…

%d blogueiros gostam disto: