Para dar continuidade para a série de artigos “Esquecidos“, onde falamos sobre os personagens da série que foram para o baú empoeirado da Capcom, mas que ainda permanecem nos corações dos fãs que ainda têm esperanças para que eles voltem um dia. Nesse artigo, falaremos do personagem Carlos Oliveira.

A entrada de Carlos Oliveira na franquiacarlosos

Carlos ganhou a simpatia dos fãs quando se aventurou nas ruas de Raccoon City junto com Jill Valentine, sendo também protagonista de Resident Evil 3: Nemesis.

A vida de Carlos Oliveira se limita na sua carreira militar, focando mais em seus serviços prestados para a força militar privada da Umbrella, a U.B.C.S., fazendo parte do Esquadrão A – Pelotão Delta. Quando o surto de T-Vírus deixou Raccoon City em quarentena, Carlos e sua equipe foram enviados para ajudar no resgaste de civis, mas fora forçado a se desviar do objetivo de sua missão assim que viu a cidade tomada por zumbis, temendo por sua própria vida, o que fez com que ele cruzasse caminho com Jill Valentine e resolveram juntar forças para sair da cidade antes que fosse tarde demais.

Porque Carlos é lembrado por todos até hoje?

Não são muitos os fatores que faria um fã recordar desse personagem, mas os poucos que já existem são o suficientes para ele não ser um personagem qualquer. Um desses fatores já é bem auto-explicativo: o próprio game.

Resident Evil 3 é um dos games mais amados e jogados constantemente pelos fãs, tanto por causa do enredo e inimigos, quanto pelo personagens e protagonistas extremamente carismáticos. Com isso, é impossível esquecer quaisquer traços e demais detalhes do game, incluindo o próprio Carlos.

Outro fator é o protagonismo imposto ao personagem. Jill Valentine já havia protagonizado o primeiro game da série e conquistou o amor de todos os jogadores logo de inicio. Ela voltando a protagonizar o terceiro game da franquia, teria que ter um parceiro a altura, claro, e isso Carlos Oliveira resolveu rapidamente e se mostrou capaz do “papel” que fora dado a ele, se tornando um parceiro mais que essencial para a heroína já no primeiro encontro dos dois.tumblr_lnd8ttyy6n1qlc40ho1_500

Tirando a parte do game em si, Carlos se mostra um personagem ultra simpático, e com todo aquele jeitão garanhão de ser, sem deixar de ser responsável e cuidadoso (do jeito que todo mundo gosta) decidido e querendo sempre fazer o certo; isso sem dúvidas transmite aos jogadores uma sensação de empatia e até divertimento em alguns momentos, tornando-o um personagem bem cativante. Assim que criamos uma certa confiança ao jogar com Carlos e ver que ele faz de tudo para salvar e cuidar de Jill, percebemos também, que ela acaba confiando ainda mais nele, dando a sensação de realmente estar fazendo parte de toda a aventura, tornando Carlos aquele parceirão.

Em raros  casos, alguns fãs já gostam daquela relação quase que romântica que se desencadeou entre os dois no caos que estava em Raccoon City (especialmente quem veio do Resident Evil 2 e já jogou Resident Evil 3, e ficou com aquela saudade dos ”tapas e beijos” entre Leon S. Kennedy e Ada Wong, e isso é parcialmente colocado entre Jill Valentine e Carlos Oliveira).

Por que ele não volta?carlosossa

Todos os que acompanham a série sabe que os produtores gostam de deixar alguns personagens de lado ou até o matam para um clímax maior no enredo. Nesse caso, muito pouco se sabe do porque Carlos Oliveira nunca voltou a aparecer em algum Resident Evil. Claro que podemos ver a evolução do personagem junto com a evolução do mercado gamer, pois o personagem aparece em Resident Evil; RE: The Umbrella Chronicles e por última vez em Resident Evil: Operation Raccoon City, mas nunca em uma trama nova.

Provavelmente seu desaparecimento na série se explique por ele querer se manter afastado de todo o caos que a Umbrella causou ao mundo, já que ele fazia parte de um dos grupos de operações especiais da empresa, onde se sentiu usado e traído por seus colegas de trabalho (e viu vários deles serem mortos ou se transformando em zumbis), e a ”perda” de contato com Jill Valentine, que é a mesma nunca mais sequer mencionou o nome do colega, torna a ideia mais provável (isso em questões de enredo da série).

Por que ele deve voltar?carlos_oliveira_by_lena_kitten-d6eaanp

Carlos Oliveira não foi um personagem qualquer que apareceu na série, sendo colocado como protagonista ao lado de uma grande heroína, e de sobra ainda se tornou um dos raros sobreviventes de Raccoon City, então é claro que ele merece mais atenção ou até mesmo um fechamento mais explicativo na série, acabando de vez com as duvidas. E tudo isso viria como? O mundo, em qualquer lugar que seja, pode ser alvo de um novo ataque bioterrorista; por esse motivo, Carlos pode muito bem se envolver nesses casos e dar as caras em um novo game, solicitando ajuda até mesmo da própria Jill ou vice-versa. Ele também poderia muito bem ser acrescentado como membro da B.S.A.A., pois se mostra bem competente para tal cargo.

%d blogueiros gostam disto: