Veltro. Esse é o nome da organização por trás de boa parte dos mistérios de Resident Evil: Revelations.

O nome Veltro e seu símbolo podem parecer apenas mais um dos inúmeros nomes de corporações e grupos que já passaram pela história de Resident Evil, mas não se engane. A Veltro esconde muito por trás de seu significado.

O Lebreiro

Como podemos ver na imagem abaixo, o logo é composto pelo nome Veltro, por um cão e por uma arma. Começando pelo significado de Veltro, temos na tradução direta o nome de uma raça de cachorro, o galgo, mais conhecido como lebreiro (ou, em inglês greyhound). Essa é justamente a raça retratada no logo da Veltro, mas o que um cão estaria fazendo na bandeira de uma organização terrorista?

Pois bem, é aí que todo o simbolismo começa. O lebreiro é uma raça de cães considerada como uma dádiva de Deus, por suas inúmeras virtudes. Principalmente porque o lebreiro é uma raça que pode muito bem viver em situações precárias – se adapta facilmente a falta de alimento, a escassez de água, e a condições extremas de temperatura. Além disso, é uma das raças mais inteligentes que se tem notícia, além de ser considerado um dos cães mais fiéis desde os tempos antigos. Ele jamais abandona seu dono, e qualquer que seja a situação, o lebreiro irá proteger aquele que ele quer bem, mesmo que pra isso tenha que confrontar perigos muito maiores do que ele. Dessa forma, temos um cão que se adapta fácil a condições precárias, amoroso, fiel a quem ele quer bem, corajoso – lembrem-se bem destas virtudes.

Historicamente, o lebreiro foi usado como cão de campanha – para o reconhecimento de território em meio a guerras, e como cão de caça – especialmente a caça de lebres e lobos.

O lobo, aliás, é o grande antagonista do lebreiro, tanto na prática quanto metaforicamente falando. Traçando um paralelo, o lobo é o símbolo da avareza, que, segundo a Bíblia é a mãe de todos os pecados. Dessa forma, o lebreiro se torna o caçador do lobo, o exterminador da mãe de todos os pecados – aquele que tem virtudes para lutar de igual para igual com o mal, e trazer desta forma a harmonia de volta, em outras palavras, o lebreiro significa a busca por um mundo melhor, longe das mazelas causadas pela avareza – sofrimento, dor, doença, segregação, preconceito.

Il Veltro di Divina Commedia

O simbolismo em torno do Veltro não para por aí. Este também é um dos personagens do poema “Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Com um viés épico e ao mesmo tempo religioso, a obra conta a jornada do próprio Dante através do Inferno, Purgatório e Paraíso. Estes três também são nomes dos capítulos da obra.

A organização parece se inspirar também no poema de Alighieri para disseminar seus objetivos. Embora tenha passado despercebido, o ideal dos terroristas está estampado no trailer de Resident Evil Revelations divulgado durante a E3 de 2011.

“Molti son li animali a cui s’ammoglia
e più saranno ancora, infin che’l veltro
verrà, che la farà morir con doglia.”.
.
“Com muitos animais se consorcia,
Há-de a outros se unir té ser chegado
Lebréu, que a leve à hórrida agonia.”

Este é um trecho do Canto I do Inferno da Divina Comédia. A obra começa quando Dante está no meio de sua vida, vagando em uma floresta escura, após perder o rumo de sua existência. Enquanto ele está na floresta, ele avista uma montanha, que pode ser a sua salvação, mas é impedido de escalar por três feras: um leopardo, um leão e uma loba. Então ele é surpreendido pelo espírito de Virgílio, seu poeta favorito, que o guiaria por um outro caminho, através do Inferno, no centro da terra. Começando pelos primeiros portais do Inferno, Dante e Virgílio chegariam até os pés da montanha do Purgatório, em cujo topo estava o Paraíso.

Na história de Dante, o Lebreiro também é o responsável por caçar uma das feras – a loba, responsável pela origem de todos os pecados – e permitir que as boas almas alcancem o Purgatório e não sejam enviadas para o Inferno.

O lebreiro, como já dito antes, é fiel ao seu dono, não fazendo distinção de sexo, etnia, religião ou condição social, ele está sempre pronto para nas campanhas, tomar a frente do grupo para combater o lobo, e mantê-lo dessa forma, longe de seus protegidos.

Ideologicamente falando, o lebreiro e o lobo, representam em sua essência, Jesus Cristo e Lúcifer, respectivamente. Fazendo paralelo das virtudes do lebreiro com as virtudes de Cristo: ambos são seres considerados superiores; ambos possuem um grande espírito de justiça; ambos não se importam com condições de vida precárias; ambos tem como virtudes o amor, a coragem, e a fidelidade aos seus protegidos. Da mesma forma, tracemos um paralelo entre as características do lobo e de Lúcifer: o lobo é o símbolo da avareza, a mãe de todos os pecados, pecados esse que Lúcifer usa como armas para desvirtuar as pessoas que buscam o Reino dos Céus; assim como o lobo metaforicamente é o antagonista do lebreiro, Lúcifer é o antagonista de Cristo (Deus).

Dessa forma, temos o lebreiro como O Salvador (Cristo), que toma a frente de seu povo para lutar contra a avareza e todos os pecados que se sucedem.

Assim como o significado de seus símbolo e seu nome, Veltro vem para promover uma verdadeira caça aos lobos avarentos e gananciosos. Por isso, que, no trailer divulgado durante a GamesCon 2011, vemos uma cidade suntuosa ruir – a cidade pode estar representando o ápice da avareza e da ganância, é a personificação destas duas coisas, e a organização terrorista Veltro faz ruir tal monumento da avareza, como uma forma simbólica de expressar que as coisas que estão representadas por aquela cidade são impuras e indignas. Resumindo, a cidade suntuosa e cheia de prédios caros, representa exatamente o contrário do Lebreiro, que é uma vida simples, e regada a virtudes como o amor, a fidelidade, a amizade e sabedoria.

A associação o lebreiro com a arma – que vemos na bandeira da Veltro, é uma forma de expressar que os lebreiros irão lutar por seus objetivos, mesmo que isso signifique se levantar em armas e lutar de igual para igual com aqueles que eles consideram os seus lobos antagonistas.

A Divina Comédia em Resident Evil Revelations

As correlações com a Divina Comédia talvez não se restrinjam somente a Veltro, mas à própria forma como a história será conduzida. Na odisseia de Dante, seu desejo é passar pelo Purgatório para que possa alcançar o tão desejado Paraíso. Na obra, o Purgatório é representado por uma grande montanha, isolada em uma ilha. O paraíso se encontra no topo desta montanha. Ou seja, chegar ao Paraíso não é fácil, requer sacrifício e desafios, da mesma forma como escalar uma montanha. Isso combina perfeitamente com a função do Purgatório, que é purificar as almas merecedoras, para que consigam adentrar o paraíso.

Seria apenas uma coincidência que Chris e Jessica estejam em uma grande montanha gélida? A localização da base da Veltro (aparentemente) no topo desta montanha pode ser outro fator que liga Revelations à Divina Comédia. Para os terroristas, o Paraíso, o lugar onde os puros, ou os que concordam com suas ideologias poderia ser justamente o Centro de Operações da organização.

Ainda, como Dante não pode chegar ao Paraíso passando diretamente pelo Purgatório, ele faz um caminho alternativo, através do Inferno. Após passar pelos nove círculos do Inferno, e chegar ao centro da terra, Dante passa por uma caverna, que liga o Inferno e o Purgatório. As informações ainda são escassas, mas sabemos que Chris e Jessica também enfrentam desafios em uma caverna. Inclusive, no último trailer divulgado na GamesCon, a saída da caverna parece estar logo atrás dos dois, quando eles avistam a base da Veltro.

A correlação com o Inferno pode não estar somente na caverna, mas também no navio em que Jill e Parker estão. Durante o trailer divulgado na Tokyo Game Show, o personagem mascarado diz, após infectar duas pessoas: “Abandon all hope all ye who enter here” ou “Que abandonem as esperanças aqueles que aqui entrarem”. Na Divina Comédia, esta frase está escrita nos portões de entrada no Inferno descrito por Dante Alighieri.

As relações entre a história de Revelations, o Paraíso e o Inferno podem não acabar aí. Apocalipse é uma palavra que vem do grego e significa revelação. “Revelations” é ainda, o nome do Livro do Apocalipse segundo João em inglês. De forma bastante resumida, o apocalipse é a volta do messias, ou de Jesus Cristo, o salvador da humanidade para derrotar Lúcifer. O livro foi escrito pelo apóstolo João, que, coincidentemente, recebeu a revelação (ou a profecia) na Ilha de Patmos, que fica no Mar Mediterrâneo, onde o navio cruzeiro em que Jill busca por Chris está. É possível que o título não se refira somente a revelações ou descobertas, mas ao sentido mais profundo da palavra revelação – associado ao apocalipse, ou à tentativa de realiza-lo.

Créditos

Escrito por: André Ceraldi (Ceraldi)
Colaboração: Bruna Mattos (Yuna)
Publicado em: 17/08/2011
Última atualização em: 20/09/2011

%d blogueiros gostam disto: