A demo teaser de Resident Evil 7, exclusiva para usuários da PlayStation Plus, trouxe algumas comparações inevitáveis. A maior delas é com P.T., a demo jogável de Silent Hills idealizada por Hideo Kojima.

A Capcom trouxe, no entanto, alguns diferenciais em relação à P.T. Além da claustrofóbica casa, a demo de Resident Evil 7 traz ambientes sujos e cheios de lixo, carne e comida podres que infestam o ambiente de moscas. Imediatamente, essas características evocaram memórias de um marcante episódio de Arquivo X.

“Home” é o segundo episódio da quarta temporada da série. Foi considerado bastante controverso e se tornou praticamente uma lenda entre os fãs. A Fox removeu o episódio da programação da TV depois de exibi-lo uma única vez. O principal motivo seria o quão bizarra a história é, além de seu conteúdo gráfico. No entanto, “Home” pode ser facilmente assistido através do Netflix hoje em dia.

O episódio conta a história da família Peacock, dona de uma fazenda em na pequena cidade chamada Home, no interior da Pensilvânia. Atualmente, três homens vivem na casa – os filhos de um casal que supostamente morreu em um acidente de carro. Os corpos dos pais nunca foram enterrados ou analisados após a tragédia, pois os filhos (garotos, na época) arrastaram os cadáveres para dentro da casa. Não se vê o casal há 10 anos.

resident evil 7 e arquivo xCasa dos Peacocks, em Arquivo X (acima). Arte principal de Resident Evil 7 (abaixo).

Os Peacocks vivem uma rotina estranha. A casa é da época da Guerra de Secessão e até os dias atuais não tem eletricidade ou água encanada. A família vive de alimentos cultivados por eles mesmos e animais criados na fazenda.

Na demo de Resident Evil 7 somos apresentados a outra família estranha, os Bakers. Quando assistimos a fita cassete, Andre conta que a casa é abandonada, a família está desaparecida e parece haver um caso de assassinato envolvido. Jack e Marguerite Baker sumiram do mapa há três anos. Existem ainda uma série de rumores sobre o filho deles, chamado Lucas. Andre fala que ele seria uma “bad seed“, uma expressão usada para definir a “ovelha negra da família” ou alguém que está marcado desde o nascimento a fazer o mal ou ser uma má influência para outros familiares.

Mulder e Scully são levados até a cidadezinha quando o cadáver de um bebê recém nascido é encontrado ao lado da propriedade da família Peacock. Ainda que o local do crime seja próximo à casa deles, a polícia não se atreveu a investigá-los ou incluí-los no caso. Isso obviamente desperta a curiosidade dos agentes.

Quando Mulder e Scully finalmente conseguem analisar o bebê que havia sido enterrado, descobrem que era uma criança com uma série de deficiências congênitas. Isso indicava que o bebê era o resultado de uma relação entre parentes próximos, o que tornava o caso bem bizarro. Os agentes começam a desconfiar que os três rapazes da família Peacock podem ter sequestrado uma mulher, que deu luz à criança deformada, mas ainda havia a possibilidade de incesto.

resident evil 7 arquivo xBebê encontrado no episódio de Arquivo X e o boneco da demo de Resident Evil 7.

Uma referência à um bebê deformado na demo de Resident Evil 7 pode ser o estranho bebê que cai no chão quando pegamos o alicate, próximo às carcaças.

Depois de analisarem o cadáver, Mulder e Scully invadem a casa dos Peacock e aí as semelhanças com a demo de Resident Evil 7 começam a ficar ainda mais nítidas. Para começar, local é bastante escuro, ainda que os dois agentes entrem lá dentro em pleno dia. A dupla encontra uma residência suja, cheia de moscas, lixo e comida velha espalhados, além de carcaças de animais. Chama a atenção a presença de alguns materiais cirúrgicos, também vistos na demo e nos trailers de Resident Evil 7.

A cozinha da casa, um dos cenários centrais tanto da demo de Resident Evil 7 quanto do protótipo de realidade vitual Kitchen, é bastante parecida com o que vemos na demonstração.

Algo que recebe um grande destaque no trailer de Resident Evil 7 é um misterioso carro branco. Ele aparece pouco antes da logo do game ser revelada e também em uma tomada por cima. Parece um veículo de modelo antigo. No episódio de Arquivo X, Mulder e Scully encontram um Cadillac branco estacionado do lado de fora da casa. Depois, descobrimos que o carro é usado pelos três irmãos Peacock.

resident vil 7 e arquivo xresident evil 7 e arquivo xImagens do carro branco nos vídeos de Resident Evil 7 (acima. nas duas imagens) e o Cadillac branco do episódio de Arquivo X (abaixo, nas duas imagens).

Outra coincidência entre o episódio de Arquivo X e o trailer de Resident Evil 7 é a presença de um policial negro. Na série, o personagem é o Xerife que preza pela paz da cidadezinha. Ele é o primeiro a tentar afastar Mulder e Scully dos Peacocks. No primeiro vídeo de Resident Evil 7, podemos ver um policial negro algumas vezes.

Com a continuidade das investigações, Mulder e Scully descobrem que os três irmãos Peacock mantinham a própria mãe em cativeiro e tinham relações com ela. Há várias gerações os Peacocks se relacionavam entre si e os filhos eram resultado de incestos. Dentre os três rapazes, o mais velho era o pai dos outros dois.

family

Acima, a foto do casal Baker no trailer de Resident Evil 7. Abaixo, vemos o casal Peacock.

Assim como acontece em Arquivo X, a demo de Resident Evil 7 não deixa muito clara a presença de uma mulher na história, a não ser que você olhe atentamente. Somos surpreendidos durante a fita cassete com a aparições do fantasma de uma mulher em locais específicos. Ainda, outras referências femininas aparecem, como os manequins e os enigmáticos telefonemas com a voz de uma mulher não identificada.

No fim da demo, descobrimos que uma mulher (provavelmente a mesma que vemos aparecendo como um fantasma) ataca Pete e Clancy de forma violenta. O fato é bastante curioso, já que a história conhecida dos Bakers não envolve diretamente nenhuma mulher, somente um filho chamado Lucas.

Sra. Peacock, do episódio de Arquivo X, e duas misteriosas mulheres encontradas nos vídeos de Resident Evil 7.

Outras referências a mulheres também aparecem no trailer de Resident Evil 7. Temos a imagem de alguém segurando um bebê no colo, uma foto com um rosto feminino riscado, entre outros. Existe ainda a frase “She’s back”, dita no trailer.

Vale lembrar que a música tema de Resident Evil 7 também remete a uma mulher que parece ter sido mantida em cativeiro e maltratada: “I was raised in a deep dark hole / The prisoner with no parole / They locked me up and took my soul” (Fui criada em um buraco fundo e escuro / Prisioneira sem condicional / Me prenderam e tiraram minha alma).

Resident Evil é uma série marcada pela presença de casos familiares dramáticos. Resident Evil CODE: Veronica coloca os irmãos Redfield contra os insanos Ashfords; Resident Evil Remake põe no plano de fundo a trágica história dos Trevor e da menina Lisa. Ela, inclusive, parece ser até uma referência para a música tema.

Na demo, o único membro da família que conhecemos é o velho que nos ataca, provavelmente o Sr. Baker. Em todos os encontros antes de deixar a casa, ele nos avisa “Welcome to the family, son”. Seriam  os Baker mais uma família envolvida na trama de Resident Evil?

As inspirações em Arquivo X não parecem apenas meras coincidências, porém é difícil dizer o quanto da demo e do trailer de Resident Evil 7 estarão realmente no jogo. Os produtores já repetiram várias vezes que o teaser jogável não faz parte do game, mas nada impede que algumas referências e conceitos tenham sido exibidos.

Como os Baker estão na demo mas também aparecem em cenas do trailer, pode ser que eles façam parte da história de Resident Evil 7. Ainda precisamos saber mais sobre para onde as várias referências a mulheres na demo e no trailer estão apontando.

%d blogueiros gostam disto: