Resident Evil Revelations 2 – Episódio 1 – A Colônia Penal (Resumo)

Ao passo que muita gente já deve saber boa parte dos spoilers de Resident Evil Revelations 2 que andam circulando pela internet – graças à falta de perspicácia da Capcom ao incluir todos os arquivos de todos os episódios – muita gente ainda deve estar curiosa por saber quais os principais acontecimentos do primeiro episódio, chamado de “A Colônia Penal”.

Antes de mais nada, o REVIL já publicou o review desse episódio, caso deseje ler antes. O título remete à uma das principais obras do escritor Franz Kafka, cujas referências são parte integral da história. Vamos analisar isso mais adiante. Veja a seguir um resumo dos principais acontecimentos e participe da discussão de quais as possibilidades do episódio 2, lançado digitalmente na Playstation Network ontem (2) e hoje (3) na Live e Steam.

Antes de prosseguir, devo enfatizar que todo o texto contém spoilers. Portanto, se você não quer ler spoilers, não prossiga!

[toggle title=”TerraSave em perigo”]
Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 001

Claire Redfield é uma das personagens favoritas dos fãs mais antigos desde sua introdução em Resident Evil 2. Após escapar do terror de Raccoon City junto a Leon Kennedy e Sherry Birkin, e finalmente reencontrar seu irmão Chris Redfield em Resident Evil Code: Veronica, Claire decidiu se juntar à organização não-governamental chamada TerraSave e dedicar sua vida a prestar ajuda humanitária às vítimas de atentados bioterroristas.

A TerraSave de certa forma complementa o trabalho da BSAA, organização militar da qual seu irmão Chris faz parte. A BSAA contém os atentados e a TerraSave presta socorro às vítimas. Resident Evil Revelations 2 se passa em 2011, e Claire está neste momento em uma festa comemorativa na matriz da organização. Lá ela está junto a seus colegas de trabalho e recebe Moira Burton, filha do lendário Barry Burton, hoje um consultor da BSAA.

Moira e Claire se tornaram amigas há algum tempo, e inspirada por sua “quase irmã mais velha”, Moira decide se unir à causa da TerraSave. A reunião entre as duas é interrompida por Neil Fisher – vide foto – que alerta Claire sobre algo acontecendo em Washington. Claire questiona se tem relação com o novo vírus, mas que a Tricell já é história. Neil observa Moira e confere sua lista de convidados. Estranhamente, a lista tem seu próprio nome, o de Claire, Moira, entre outros. Alguns nomes estão riscados.

Quando Claire tenta ver, Neil apenas desvia e diz que a TerraSave tem seus inimigos, desejando sorte à veterana na adaptação de Moira ao trabalho: parece que Moira tem problemas com seu pai, e só ao mencionar o nome, a jovem fica completamente enraivecida. Ao se aproximar de Moira, as luzes se apagam repentinamente: a TerraSave é invadida por um grupo de soldados de uma organização desconhecida, que procede violentamente com o sequestro de todos os presentes.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 002

[/toggle]

[toggle title=”A Colônia Penal”]
Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 003

Após certo tempo, Claire acorda inconsciente em uma cela, sem ideia de quanto tempo se passou ou o que está fazendo ali. Ela nota a presença de um bracelete em seu pulso esquerdo, que emite uma luz verde e tem o número “02”. A jovem está sendo observada através de câmeras. Casualmente, a cela onde ela se encontra aprisionada é destrancada eletronicamente: ela está livre para explorar onde quer que esteja. Mas e os outros?

Indo mais ao fundo do corredor, Claire escuta gritos – que na verdade são protestos – de Moira, que exige ser solta. Ao ver Claire, Moira fica aliviada, mas isso não reduz sua ansiedade. Moira também possui um bracelete em seu pulso esquerdo, e emite uma luz laranja, com o número “06”. Da mesma forma que Claire, a cela de Moira também é aberta eletronicamente. Ambas não fazem ideia de onde estão ou porque foram sequestradas.

A dupla parte em busca de uma saída daquele lugar, que parece uma prisão abandonada onde foram conduzidas torturas em pessoas de maneiras sádicas que sequer possamos imaginar. Estrutura decadente, marcas de sangue e corpos pendurados são apenas exemplos das coisas horripilantes que ali se encontram. Durante o caminho, Claire e Moira encontram uma faca e uma lanterna. Moira decide ficar com a lanterna e Claire se apodera da faca, uma vez que não se sabe o que pode acontecer.

Ao sair da área, Claire vai de encontro a uma estante que está bloqueando um dos corredores. No momento em que ela tenta liberar o caminho alguém – ou alguma coisa – avança do outro lado e ataca Claire ferozmente. A pulseira de Claire passa a emitir a cor laranja. Ela defende apenas com a faca de sobrevivência que tem em mãos e a critura humanóide desiste, atacando uma outra vítima que está ali por perto. Ao ouvir os gritos Claire e Moira perseguem a criatura.

Mas já é tarde. Quando Claire e Moira finalmente alcançam a vítima, ela se revela ser Gina Foley, da TerraSave, espancada brutalmente e completamente ensanguentada. Ela sucumbe aos seus ferimentos e morre nos braços de Claire. As duas mais do que nunca precisam sair dali o quanto antes.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 004

[/toggle]

[toggle title=”Afflicted”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 005

Previsivelmente, a saída está trancada. Claire e Moira precisam encontrar a chave para poder escapar. Em um caminho que leva ao subsolo, elas notam o corpo de um segurança pendurado por uma tranca elétrica: a chave está no corpo dele! As duas se unem para tentar alcançar a chave, mas a pessoa que está observando através das câmeras libera a tranca e o corpo cai no nível mais baixo, para a “alegria” de ambas.

A porta que dá acesso aos níveis mais baixos coincidentemente é destrancada eletronicamente. Ao chegar lá embaixo, a chave não está ao lado do corpo do guarda. Claire decide se apoderar da pistola, para o caso de emergências. Com o auxílio de Moira e sua lanterna, Claire consegue localizar a chave pendurada na estrutura superior e usa a pistola para derrubá-la. Mas o problema maior ainda está por vir.

Batidas começam a ser escutadas das portas que estavam anteriormente trancadas. Quando as duas decidem voltar, as portas são todas destrancadas e delas saem humanóides similares àquele que atacou Claire e matou Gina: os Afflicted. Os Afflicted um dia foram pessoas, mas chegaram a esse estado após sofrerem intensas torturas e experimentos, perdendo sua sanidade no processo. Eles atacarão qualquer ser vivo indiscriminadamente e de forma violenta.

Cercadas por muitos, Claire e Moira correm por suas vidas como nunca antes, tentando de desviar dos ataques ferozes dos Afflicted. Eventualmente elas alcançam a saída da ala de experimentos e chegam a um local temporariamente seguro.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 006

[/toggle]

[toggle title=”A Voz Misteriosa”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 007

Na nova ala da prisão, Claire sugere a Moira que ela use uma arma para se defender. Moira é enfática e recusa se valer de armas de fogo – especialmente após o que aconteceu no passado. Claire, tendo esquecido de tal fato, se desculpa com a jovem. Naquele mesmo espaço, as duas encontram um pé de cabra e Moira decide ficar com ele. A ferramenta prova ter grande utilidade, uma vez que ela serviu para desbloquear a porta para o próximo corredor.

Continuando em frente, Claire avista o vulto de uma criança, que foge no instante que perceber que elas se aproximam. Elas logo sobem uma escada que dá acesso ao centro da prisão, com celas repletas de Afflicted. Nesse mesmo instante, um som estranho começa a sair das pulseiras que elas têm em seu pulso… uma voz misteriosa as provoca.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 008

????: Temam o que irão se tornar e tornem-se o que temem.
Moira: O quê? Quem diabos está citando poesia?
????: Estão com medo? Podem me dizer. Falem comigo.
Moira: Do que está falando?
????: Estes braceletes mudam de cor em resposta ao medo.
Claire: E quem exatamente é você?
????: Tanto sofrimento… vocês ainda nem fazem ideia do que devem ter medo.

Seria a pessoa por trás da voz a mesma que está monitorando Claire e Moira pelas câmeras e brincando com elas como se fossem ratos de laboratório. É muito provável. Sabendo que há alguém no encalço delas, todo cuidado é pouco. Elas devem buscar um rota imediata para escapar. O problema é que a saída está trancada e necessida de uma engrenagem para que seja ativada.

Claire e Moira exploram o centro de detenção, encontrando diversos Afflicted pelo caminho e encontrando vários relatos de prisioneiros que detalham um pouco do sofrimento que passaram em vida. Prisioneiros que agora viraram algo que não é mais humano. Além disso, elas encontram várias citações e desenhos referentes às obras do escritor Franz Kafka.

A dupla encontra a engrenagem que precisa para usar na saída presa em meio a uma máquina, mas o problema reside no fato de que não há energia elétrica e elas precisam ativar a máquina de tortura para poder removê-la. Elas literalmente tiveram que dar a volta por completo no centro para ter acesso à sala com o gerador. Ao restaurar a energia, elas acabam por ativar pilares com lâminas giratórias espalhados por todo a prisão.

Fazendo o caminho de volta, elas conseguem a engrenagem e a usam na porta da saída, apenas para acionar outra armadilha! Todas as celas são destrancadas e os Afflicted vão em massa atrás das duas! Claire rapidamente se lembra que há um mecanismo que ativa o lança chamas, e procede para ativá-lo. Moira tenta abrir a porta desesperadamente com seu pé de cabra. O tempo corre e as duas vão ficando sem opções…

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 009

[/toggle]

[toggle title=”Em Busca de Ajuda”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 010

Moira consegue arrombar a porta! As duas rapidamente fogem da loucura que estava prestes a dominá-las! Momento de alívio – pelo menos por enquanto. Em meio ao ar livre, elas sobem o morro e avistam uma torre, acreditando que ali poderão encontrar uma forma de conseguir ajuda.

Mas a calmaria é interrompida novamente pela voz misteriosa, que se comunica com as duas através dos braceletes, citando mais uma vez um trecho de uma obra de Kafka. Moira perde a paciência completamente e Claire exige respostas. A voz se identifica como Overseer (ou Capataz), falando de forma misteriosa que “medo precisa de público e um condutor”. A voz diz que se elas querem respostas, devem se dirigir a um local chamado Wossek, onde a vida começa.

Sem entender o que se passa, elas procedem em direção à torre. A chão da ponte de madeira que dá acesso ao outro lado cede no instante em que as duas passam, impedindo a passagem de outros caso tentem chegar ali. Dentro da torre, Moira e Claire tentam passar um S.O.S. nas esperanças de que alguém consiga captar a frequência e enviar ajuda.

Claire decide explorar o lado de fora e subir a torre, apenas para chegar à conclusão de que estão isoladas em uma ilha…

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 011

[/toggle]

[toggle title=”Um Pai Desperado”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 012

Após certo tempo, a ajuda finalmente chegou, na forma de ninguém menos que Barry Burton. O veterano chega de barco sozinho na ilha, escutando novamente a mensagem de Moira, rezando para que ela ainda esteja viva e bem. Não se sabe quanto tempo passou desde a mensagem e a chegada de Barry.

Ao ancorar o barco, Barry se dá conta de que há alguém o observando e rapidamente saca a sua Samurai Edge – isso mesmo, aquela que ele usa desde Resident Evil 1 – apontando sua arma para uma criança, que o encara misteriosamente. Aliviado por não ser ninguém hostil, Barry guarda sua arma. A menina é a mesma que fugiu de Claire e Moira enquanto exploravam a prisão. Ela também carrega um bracelete e ele emite uma luz vermelha.

Barry pede gentilmente para que ela o espere no barco, pois é muito perigoso que ela venha junto. A menina insiste que não vai ficar mais segura ali e Barry decide que ela pode acompanhá-lo, o que arranca um sorriso instantâneo da menina. Os dois se apresentam e ela revela seu nome – Natália. Ela revela que não tem pais e não sabe porque está ali, assim como Claire e Moira. Ela também afirma não ter medo (de Barry ou das coisas da ilha?)

Os dois chegam ao centro de detenção de onde Claire e Moira escaparam, mas há muitos segredos para descobrir e novas ameaças para combater…

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 014

[/toggle]

[toggle title=”Os Mistérios de Natália”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 013

Barry inicia sua busca por Moira e Claire no centro de detenção. Seu objetivo primário é chegar à torre de transmissão do outro lado. Assim que Barry e Natália se infiltram no complexo, a menina alerta Barry da presença de monstros. Porém, Barry não consegue ver nenhum monstro e questiona Natália sobre como ela sabe disso?

Natália revela que tem pode sentir a presença das criaturas, apontando na direção onde elas estão vagando. Barry se vale desse artifício para eliminá-los um a um, quando necessário, e conduzir sua missão de resgate sem chamar muito a atenção.

Durante a exploração, Barry e Natália chegam a um ponto sem saída, pois quando Claire e Moira ativaram a energia e abriram a porta da saída do centro de detenção, bloquearam alguns dos acessos com aqueles objetos rotatórios com lâminas. Com o auxílio de Natália, Barry desativa a energia do complexo, o que possibilita a sua passagem pelo salão principal, antes bloqueado e logo sai do centro de detenção, refazendo os passos de Claire e Moira.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 015

[/toggle]

[toggle title=”Os Revenants”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 016

Do lado de fora, Barry e Natália tentam cruzar a mesma ponte de madeira que dá acesso à torre de transmissão, sem sucesso, uma vez que o chão cedeu e é muito perigoso cruzá-la no estado atual.
Os dois encontram uma rota alternativa pela floresta escura e eventualmente encontram uma cabana de madeira, mas havia algo a mais ali.

Barry avista o vulto de uma criatura dilacerando um cadáver. Natália tenta ver, mas Barry não quer que a menina presencie a cena. Natália não parece ter medo. Ao voltar seus olhos para a cabana, a criatura não está mais ali. Os dois entram na cabana e Barry tenta abrir a porta do outro lado, mas Natália o alerta da presença de alguma coisa ali na casa.

Barry olha para o teto e vê um buraco de onde um líquido preto viscoso escorre. Não perdendo tempo, ele procede para arrombar a porta, mas é surpreendido pela criatura conhecida como Revenant, que parece partes de cadáveres humanos costuradas entre si e seus braços são fundidos com lâminas perigosíssimas. Barry evita os ataques do monstro e o despacha com sua Samurai Edge.

Durante o confronto, Barry nota que o monstro exibe as mesmas características do Uroboros – sim, aquele mesmo criador por Wesker em Resident Evil 5. Quem teria se apoderado do legado do vilão e continuado com sua visão distorcida de evolução da espécie humana?

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 017

[/toggle]

[toggle title=”O Caminho Mais Longo”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 018

Barry e Natália adentram ainda mais a mata densa, repleta de Revenants! Porém, com a habilidade de Natália, os dois conseguem passar rapidamente despercebidos, até alcançarem uma clareira. Daquele ponto, eles chegam a um pátio com portões de metal que dão acesso à torre de transmissão, porém ele está selado com correntes.

Barry acaba usando um guindaste para arrombar a porta. Com o auxílio de Natália, conseguiram evitar mais confrontos com os Revenants que ali espreitavam, exceto na hora de restaurar a energia para mover o mesmo guindaste. Ao arrombar a porta, o barulho atrai a atenção das criaturas, que procedem para anaquilar os dois.

Sem opções, Barry simplesmente pega e carrega Natália em seus braços, correndo o mais rápido possível para alcançar o outro lado. Durante a corrida, o guindaste não aguenta o peso da carga de madeira e acaba cedendo, prestes a esmagar a todos no processo. Barry pula o mais longe que consegue e atira no barril de gás propano para dar cabo das criaturas.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 019

[/toggle]

[toggle title=”Seis Meses Depois?”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 020

Barry finalmente alcança seu objetivo: a torre de transmissão. Desesperado, ele começa a averiguar os registros das últimas transmissões e localiza a de Moira, mas seu desespero aumenta ainda mais após descobrir que o registro da gravação de sua filha foi realizado há seis meses. Quais seriam as chances dela ainda estar viva?

Natália, ali próxima e triste por Barry ainda não encontrar solução… começa a ter espasmos e dores de cabeça intensas. Barry, assustado, não entende o que está acontecendo, até Natália recobrar os sentidos e fazer a seguinte revelação: Moira está morta. O bracelete de Natália tem o número “09”.

Fim do Episódio 1.

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 021

[/toggle]

[toggle title=”O que está por vir em Contemplação?”]

A primeira coisa é: assista ao vídeo acima, do teaser legendado em português do episódio 2: Contemplação. Vamos sumarizar os fatos e pistas que coletamos até agora.

  • Todas as pessoas capturadas na festa da TerraSave foram levadas a uma ilha isolada em alto mar e possuem braceletes que emitem cores diferentes. Cada pessoa tem um número específico em seu bracelete.
  • De acordo com um arquivo do jogo e a vilã (Overseer), os braceletes mudam de cor de acordo com o estado emocional do indivíduo. Verde indica normalidade. Laranja; ansiedade (Claire e Moira estão nesse estado), vermelho piscante; medo extremo e por fim, vermelho: mutação (Natália se encontra nesse estado).
  • É possível afirmar que Natália sofreu algum tipo de mutação, mas deve ser compatível com o que quer que tenha sido contaminada.
  • A história de Claire e Moira se passa no passado, seis meses antes da história de Barry e Natália.
  • Alguém se apoderou do vírus Uroboros e está o usando em novas experiências na ilha. Os Revenantes são um dos possíveis resultados dessas experiências.
  • Gina Foley morre no episódio 1.
  • Moira Burton pode estar morta.
  • Novas respostas deverão ser revelados quando os protagonistas chegaram ao local designado como Wossek, descrito pela própria vilã.

Através do vídeo e as evidências, é possível questionar e concluir:

  • Todos os donos de braceletes estão contaminados por algum vírus, e que é questão de tempo até que ele cause efeitos no organismo hospedeiro. Natália é a única sobrevivente desse processo.
  • No episódio 2 vamos encontrar os demais membros capturados da TerraSave. Será que estão todos na lista de Neil Fisher?
  • Notaram que os números dos braceletes correspondem aos mesmos números da lista de Neil?
  • Seria Neil Fisher um traidor ou estaria associado à vilã de alguma maneira?
  • Qual a influência real do medo no experimento? Quais reações químicas ele provoca no organismo que possam ativar o suposto vírus?
  • Quem seria o monstro por trás da imagem abaixo, retirada diretamente do teaser?

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 022

[/toggle]

[toggle title=”As Referências a Franz Kafka”]

Resident Evil Revelations 2 Episode 1 Story Screenshot 023

A Overseer parece apreciar muito o trabalho de Franz Kafka, fazendo citações constantemente e deixando notas e desenhos espalhados pela ilha. Como todos sabem, o título do episódio 1 remete à obra de mesmo nome do escritor. Segue abaixo um resumo da história da obra.

Em “A Colônia Penal”, o leitor é introduzido ao personagem chamado de Explorador, que decide visitar uma ilha onde os condenados são executados por uma máquina brutal. O propósito da máquina de tortura é explicado a ele pelo Oficial, que é o único que sabe como operá-la e conhece todos os seus mecanismos. Ali perto, o Soldado e o Condenado (que não sabe que está prestes a ser executado), somente assistem ao diálogo entre o Explorador e o Oficial.

O Oficial explica como funciona a Máquina e seu senso de justiça. O acusado sempre é culpado, e a sentença da lei transgredida é escrita em seu corpo pela máquina durante um período de 12 horas, tempo em que morre lentamente até que a máquina perfura seu corpor completamente com suas lâminas. O Oficial descreve tudo de forma nostálgica, pois a máquina não é mais usada atualmente.

Isso se deve ao fato de que o atual Comandante não é a favor do uso da Máquina para conduzir as sentenças. O Oficial revela que a Máquina foi idealizada pelo antigo Comandante, atualmente morto e sepultado na ilha. O Oficial é a única pessoa que ainda acredita na visão do antigo Comandante e no uso da máquina para fazer justiça, pedindo ao Explorador para recomendar o retorno de seu uso ao atual Comandante.

O Explorador recusa o pedido do Oficial e diz que não fará a recomendação contra o uso da máquina publicamente, e sim em privado. O Oficial, percebendo que é a última pessoa que acredita na visão do antigo comandante e não tendo o apoio de mais ninguém, decide libertar o Condenado e usar a máquina em si mesmo. As palavras “Seja Justo” são escritas em seu corpo, entretanto, como a Máquina não era reparada há muito tempo, ela não funciona como deveria e mata o Oficial instantaneamente.

O Soldado, Explorador e Condenado vão à uma casa de chá e ali mostram ao Explorador a tumba do antigo Comandante. Ali está escrito que seus seguidores acreditam que ele vai voltar dos mortos e retomar o controle da Colônia. O Explorador prepara para deixar a ilha com seu barco, e impede que o Soldado e Condenado embarquem com ele.

Tendo em vista isso, podemos traçar alguns paralelos, já que Kafka é parte integral da história de Resident Evil Revelations 2

  • Os braceletes representam a Máquina de Tortura: ao assistir o vídeo do trailer de lançamento, podemos notar que leva 12 horas para que a pessoa em posse de um bracelete sinta os efeitos do vírus ali contido, ou seja, o Bracelete “escreve” sua sentença – a mutação – em um período de 12 horas.
  • A vilã – Overseer – representa o Oficial: ela é a única que sabe o segredo por trás dos braceletes e ela é a favor do processo de justiça que eles representam.
  • Claire, Moira, Natália e demais membros da TerraSave são os condenados: eles não sabem porque foram capturados e estão condenados desde o princípio, já que possuem os braceletes.
  • Barry Burton faz o papel do explorador, uma vez que ele é o único personagem livre da influência da vilã e não possui um bracelete.
  • Ainda não sabemos quem pode representar o soldado.
  • E o mais importante: tudo indica que a própria Overseer vai se submeter ao processo dos braceletes, implicando que ela é a dona das vozes do trailer – a voz de uma mulher maléfica e a voz distorcida de uma velha. Uma é ela na forma humana e a outra é após ela se submeter ao “processo de justiça” que está aplicando nos outros condenados.

Obviamente que estes são paralelos feitos exclusivamente com essa obra. Cada episódio de Revelations 2 representa uma obra do escritor e certamente que muitos paralelos poderão ser feitos à medida que tivermos mais pistas.

[/toggle]

Esperamos que o resumo e análise ajudem a situá-los na história e deixe seu comentário com as especulações para os próximos episódios! Só ressaltando que qualquer spoiler de futuros episódios serão deletados sem aviso prévio. Até a próxima!