Masachika Kawata, atual produtor da série Resident Evil, bateu um papo com o site Xbox 360 Achievements e falou a respeito de RE 6, do estilo Survival Horror, RE: Revelations e até mesmo de RE: Outbreak.

Questionado sobre a diferença de recepção que houve entre Revelations e RE6, Kawata afirmou que isso se deveu ao fato de que Revelations focou em apenas um aspecto, o Survival Horror, enquanto RE6 tinha como objetivo atingir vários públicos através do “Dramatic Horror“. E o fato de RE6 ser um jogo para um público maior e mais diversificado foi um fator determinante para que a sua recepção fosse diferente de Revelations.

Sobre o futuro do Survival Horror, Kawata acredita que ainda seja um gênero forte, mas comparado a outros ele não é o maior. O produtor vê sim futuro no estilo, mas só se os desenvolvedores de jogos, como ele mesmo, conseguirem desafiar-se a criar grandes experiências dentro do gênero. Kawata diz que precisam pensar “no que é Resident Evil, que tipo de coisas os jogadores querem e que tipo de coisas eles podem criar dentro disso”, afirmando que RE será sempre um jogo de Survival Horror em sua essência.

O produtor também foi questionado sobre a série Outbreak. Ele diz amar os títulos dessa série e que é muito bom saber que as pessoas ainda mantém o interesse nesse tipo de jogo. No entanto, não há planos para voltar a trabalhar com Outbreak – Kawata comenta que a Capcom pode usar isso no futuro.

O site também perguntou ao produtor sobre série ter se tornado um jogo de ação em terceira pessoa – algo bem diferente do estilo original do jogo – e se ele considera a hipótese de fazer um reboot na série voltando para as raízes. Kawata respondeu que é bastante difícil voltar as raízes e trazer de volta mecânicas e estilos de jogo que foram usados há 15 anos atrás. Para ele, Revelations volta as raízes focando no terror, mas ao mesmo tempo traz um gameplay moderno, já que é isso que eles imaginam que os jogadores querem. O comportamento do título nos consoles de mesa e o feedback recebido vai definitivamente ajudar a tomar decisões futuras.

Ainda sobre Revelations e seu apelo ao Survival Horror, Kawata foi questionado se há interesse em trazer novamente atmosferas e ambientes como os vistos nesse jogo para criar um nível de terror semelhante ao desse título. O produtor diz que não tem grandes ideias no momento sobre como trazer novamente esse tipo de sensação em futuros jogos, mas que uma possibilidade é criar uma experiência que se passe nas ruínas de uma cidade ou algo semelhante. Embora o ambiente possa ser interessante, não há nada definido nesse sentido.

A entrevista completa, em inglês, pode ser conferida aqui.

%d blogueiros gostam disto: