Os troféus/conquistas de Resident Evil: Revelations 2 acabaram vazando bem antes do lançamento do jogo, que foi adiado em uma semana. Esses anúncios antes da hora andam meio constantes, mas pelo menos para os últimos lançamentos de Resident Evil, os vazamentos só adiantavam algumas curiosidades sobre os desafios que a gente ia ter que enfrentar caso quisesse coletar todas as conquistas ou ter a deseja platina.

Com Revelations 2 a coisa foi um pouco diferente. A divulgação do game está super misteriosa, ao contrário do que foi feito com títulos anteriores, que recebiam muitos trailers, gameplays e campanhas virais, o que acabava fazendo com que muito da mágica de simplesmente conhecer o jogo jogando se esvaísse. Só que parte do mistério acabou indo por água a baixo com o vazamento dos troféus e conquistas.

Provavelmente a lista permaneceria secreta até que o jogador completasse os requisitos, especialmente por conta do novo formato em episódios. Ninguém quer spoilers do próximo capítulo da série, especialmente se a Capcom voltar a usar o esquema de cliffhangers do primeiro “Revelations”, o que dá uma curiosidade danada pelo próximo.

O vazamento dos troféus/conquistas revelou alguns detalhes sobre o enredo e também alguns modos de jogo e armas que ainda não haviam sido anunciados. Vamos ver o que descobrimos de novo sobre Revelations 2?

Não é necessário falar que daqui pra frente, você está entrando em um campo minado de possíveis spoilers, né?

Modos Extras

Os troféus/conquistas revelaram dois modos de jogo que ainda não haviam sido anunciados oficialmente: Countdown e Invisible.

O modo Countdown deve envolver alguma espécie de corrida contra o tempo para completar os capítulos. Ainda, pode envolver algo que misture matar mais inimigos em menos tempo – que seria uma especie de Raid Mode / The Mercenaries em plena campanha.

O modo Invisible certamente deve ser uma nova versão do que já vimos em Resident Evil Remake, com inimigos que só podem ser percebidos a partir de sons, reflexos, etc. Espero que nenhuma criatura seja muito silenciosa nesse game…

Medalhas

Existem troféus para a obtenção de medalhas em todos os capítulos. Provavelmente o game vai contar com um sistema de “mini-conquistas” por capítulo, algo parecido com o que vimos em Resident Evil 6. Ainda existe a possibilidade de as medalhas serem algum tipo de colecionável obtido durante a campanha.

Mortes

Duas mortes acabaram sendo reveladas com o vazamento das conquistas/troféus. Uma vítima é Niel, o personagem que aparece na abertura de Revelations 2. Ele conversa brevemente com Claire e podemos ver rapidamente que ele tem uma lista com os convidados da festa da Terra Save. A tal lista chamou a atenção de muita gente, que conta com os nomes do próprio Niel Fisher, além de Claire, Moira e Natalia. O nome Gina Foley chama atenção pelo sobrenome, por ser o mesmo de Rachael, do primeiro Revelations; o fim da lista também possui um “Thompson” ainda não identificado, o mesmo sobrenome do protagonista de RE Survivor, Ark.

A outra morte é revelada pelo troféu “Pedro I’m Sorry”, (“me desculpe, Pedro”), e envolve matar uma pessoa que sofre uma mutação no Episódio 2. Pedro Fernandez é um dos nomes da lista de convidados de Niel. A gente ainda não sabe nada sobre o personagem, mas o pesar no nome do troféu indica que Moira/Claire lamentam ter que matar um colega da Terra Save.

O troféu/conquista que envolve a morte de Niel Fisher se chama “Here’s My Resignation” ou “aqui está o meu pedido de demissão”. Além de o trabalho dele parecer envolver levantar informações sobre os membros da Terra Save por motivos de segurança, Niel também parece ser o responsável pelo controle de acesso à festa.

Muita gente considerou suspeito o comportamento de Niel de esconder a lista de convidados de Claire durante a abertura. A falta de pesar no nome do troféu/conquista, ao contrário do que acontece na conquista que envolve a morte de Pedro Fernandez, indica que, como muita gente desconfiava, Neil pode estar envolvido no ataque à Terra Save. O personagem pode ser um infiltrado na ONG ou simplesmente foi comprado pela vilã para facilitar o ataque.

Trauma Superado

Vale destacar que Moira está segurando uma arma de fogo na imagem do troféu “Here’s my resignation”. Também olhando o ícone, descobrimos que a morte de Niel acontece no Episódio 3.

O troféu indica outra coisa que já era esperada, mas não deixa de ser um spoiler. Alguma transformação envolvendo o trauma de Moira acontecerá nessa parte do jogo. Uma série de motivos podem fazer com que a personagem deixe seu medo de armas de lado, mas certamente sentimentos de raiva por Niel ter causado esse pesadelo a ela e Claire podem contar, e muito.

A pergunta que fica é: se Moira vai acabar usando armas, por que, ainda assim, não será jogável no Raid Mode?

Armas inéditas e customização

O vazamento também apresentou novas armas. O troféu “Who needs fire?” indica que talvez poderemos usar um lança-chamas para derrotar inimigos. A descrição da conquista diz: “escape do centro de detenção no Episódio Um de Claire sem usar a explosão do lança-chamas”, uma pista de como vamos poder sair causando um incêndio ou explosão. Provavelmente fugir sem fazer isso deve ser mais difícil.

O troféu “Brick Layer” indica que Natalia Korda vai ter mais utilidades além de só “apontar” inimigos e itens escondidos no cenário. Ela também vai ter suas estratégias de ataque e defesa: jogar tijolos nos inimigos. Na cooperação entre Claire e Moira, a filha de Barry vai usar a lanterna para atordoar inimigos ou pode usar o pé de cabra para finalizá-los com um golpe. Os tijolos de Natalia devem permitir distrair inimigos em uma jogabilidade furtiva, assim como atordoá-los para facilitar  vida de Barry ou até mesmo podem servir como o golpe final.

“Fish in a Barrel” apresenta que teremos duas armas que serão como coquetéis molotov, mas com propriedades diferentes: exploding bottle, uma garrafa explosiva, e firebomb bottle, uma bomba incendiária. Resta saber se essas armas podem ser obtidas prontas pelo cenário ou teremos que coletar itens para gerá-las.

O troféu “Ripple in time” (Obtenha o item guardado atrás do portão no esgoto durante o Episódio Três de Barry) parece não dizer muita coisa, mas seu ícone mostra uma maleta de kit de customização com os do primeiro “Revelations”. Esse é um grande indicativo de que poderemos fazer upgrades em armas com peças coletadas pelo cenário. A gente ainda não sabe como o sistema vai ser, ou se teremos aquele baú como no game anterior.

Inimigos

O vazamento acabou revelando um inimigo inédito até então, o Glasp (ou glasps mesmo?). É bem complicado ver a imagem do inimigo no ícone da conquista, mas parece ser alguma espécie de inseto. O troféu “What you can’t see can kill you” (“o que você não pode ver pode te matar”) indica que os Glasps podem ter a habilidade de se tornarem invisíveis ou usam algum artifício para dificultar a visão dos personagens, como os Reapers faziam em Resident Evil 5.

Os Revenants são inimigos que já haviam sido divulgados antes, e chamaram atenção pela aparência bem bizarra. Além de terem várias partes de corpos “costuradas” ao corpo deles, as criaturas também apresentam algumas “armas”, geralmente pedaços de metal cortantes que podem ser usados para causar dano nos personagens. A conquista “Disarmed” (destrua 30 armas dos braços de Revenants) indica uma das táticas que podemos usar contra esses monstros é justamente investir os ataques contra essas armas.

Chama atenção que outros inimigos, como Orthus, Rotten e Sploder não possuem troféus/conquistas relacionadas a eles.

Raid Mode renegado ou lista incompleta?

De acordo com a lista vazada, o Raid Mode de Revelations 2 terá somente três troféus/conquistas. Isso é muito pouco comparado com os 26 do primeiro “Revelations”. Considerando que o extra será tão ou mais complexo do que o anterior é bastante estranho que somente três troféus/conquistas sejam dedicados ao Raid Mode.

O número total de troféus/conquistas de Revelations 2 também é esquisito: 43. Esse não parece ser um número muito comum, considerando que títulos anteriores tiveram na casa de 50-60 troféus/conquistas. É provável que a lista vazada não esteja completa, e justamente os troféus do Raid Mode estejam faltando. A campanha já possui 40 troféus/conquistas, um número maior do que os dedicados para o jogo principal no Revelations anterior. Dá para especular que talvez teríamos 7 ou 17 itens faltando nessa lista, somente para troféus/conquistas do Raid Mode.

Ainda que pareça que o Raid Mode está sendo renegado com essa lista “preliminar”, com os modos extras Invisible e Countdown, além das conquistas relacionadas a matar um grande número de um determinado inimigo ou completar capítulos na faca, o fator replay do jogo deve estar muito mais focado na própria campanha do que no extra, o que poderia explicar um número reduzido de requisitos.

Episódios Extras: sem conquistas/troféus 

Revelations 2 possui no total quatro episódios, mas que podem ser desmembrados em 8, na verdade. A cada semana, vamos receber um episódio de Claire e Moira e outro de Barry e Natalia. Por isso alguns troféus são “Faça x coisa no episódio y de tal personagem”.

Quem compra o season pass da temporada completa ou a versão física do jogo recebe mais dois episódios extras, um de Moira e outro de Natalia. Ao que tudo indica, os episódios serão single player. As duas personagens possuem capacidade de combate um tanto limitada, especialmente Natalia, o que faz a gente se questionar sobre como será a jogabilidade desses dois cenários.

Ainda que a lista pareça ser incompleta, os dois episódios bônus parecem não ter nenhum tipo de requisito associado, o que deve desestimular muitos caçadores de troféus por aí. Se aparentemente faltam conquistas do Raid Mode, talvez mais itens dessa lista ainda possam ser divulgados, incluindo requisitos relacionados aos episódios extras.

Conclusões?

Apesar de muita coisa aqui ter caído no âmbito especulativo, o vazamento dos troféus de Resident Evil: Revelations 2 trouxe uma bela enxurrada e spoilers. Alguns detalhes do jogo são o de menos, mas entregar a possível vilanice de Niel e o fim do trauma de Moira já foram dois mega baldes de água fria para a Capcom, que parecia estar querendo manter o mistério altíssimo até o lançamento.

%d blogueiros gostam disto: