A evolução dos logos de Resident Evil ao longo dos anos

Quem curte Resident Evil sabe que o logo desse jogo emocionante mudou muito ao longo dos anos. A versão original conta com os dizeres do game em um formato relevo como se as palavras saíssem da tela. É claro que, em 1996, as possibilidades de criação de logotipo eram muito mais limitadas do que atualmente.

As ferramentas para criar logo evoluíram drasticamente ao longo dos últimos anos e possibilitaram que o logotipo de uma das maiores sequências de jogos de todos os tempos tirasse proveito dessa evolução, transformando-se em algo completamente diferente da versão original.



Enfoque no que realmente importa em cada versão

Apesar da primeira versão de Resident Evil ser um sucesso, os releases posteriores tiveram formatos bem diferentes. Em 1998, por exemplo, a versão 2 chegou ao mercado ainda com um tipo de escrita com contorno vermelho e o número dois proeminente.

A ideia da Capcom foi mostrar para os jogadores que essa era uma nova versão que acontece dois meses após os eventos da mansão, com o T-vírus presente nas ruas de Raccoon City. Mas as principais mudanças foram mesmo em 1999.

Um ano depois de Resident Evil 2, a Capcom lançou a versão 3 do jogo com um logo jamais visto na história da sequência de jogos. O aspecto quebrado com ênfase na palavra “Evil” mostrou que o logotipo queria enfatizar que essa não só era mais um game da série, mas algo nunca visto pelos jogadores.

O interessante do logo de Resident Evil 3, um clássico absoluto dos games de terror para alguns especialistas, é a palavra “Nemesis” em vermelho. O objetivo da Capcom foi destacar esse termo fazendo referência a um personagem que revolucionou a sequência do game.

Essa evolução gradativa nos três primeiros logos de Resident Evil mostrou que a Capcom se preocupou em fazer uma transição lenta. Mas o mais bacana é que ficou evidente a ênfase para cada nova versão.

Volta para o simples nas versões posteriores

Buscando sair do aspecto sombrio e intenso de Resident Evil nas versões 1, 2, e 3, o jogo voltou para o básico na versão Code: Veronica. O nome do game foi perdendo o protagonismo, assim como em Nemesis.

O destaque para o logo do game Resident Evil lançado em 2000 foi justamente os termos Code: Veronica. Assim como a própria criadora do jogo confirmou, a ideia foi criar um spin-off para os jogadores aproveitarem.

A desenvolvedora de Resident Evil continuou a quebra de sequência do game e não lançou a versão 4 após Code: Veronica. Foi em 2002 que a versão Zero foi disponibilizada aos jogadores.

As duas outras versões de Resident Evil continuaram sem o número 4, tão aguardado pelos jogadores para servir de sequência. Antes disso, Outbreak e Outbreak: File #2 foram disponibilizados.

Nas versões Outbreak e Outbreak: File #2, o destaque ficou por conta do próprio nome do jogo. Resident Evil voltou ao destaque no logotipo do game com o objetivo de fortalecer o título da sequência para trazer aos jogadores o que eles esperavam por tanto tempo.

Destaque para o que importa na sequência após Outbreak

Foi no ano de 2005 que foi lançado o Resident Evil 4, uma versão muito aguardada e que trouxe no logotipo justamente o que os jogadores tanto queriam, o número quatro. Antes mesmo do título da série, o destaque da desenvolvedora foi justamente para o que importava.

O interessante do logo de Resident Evil 4 é justamente compará-lo com o 5. No jogo lançado em 2009, o número cinco não foi mais o protagonista, voltando para trás do nome do game, algo totalmente diferente do que se observou em 2005.

Os designs foram ficando ainda mais modernos nos anos posteriores. A própria criação de Revelations já comprova o quão diferente esse jogo se tornou, principalmente quando comparado com a primeira versão em 1996.

As versões que se seguiram depois do Resident Evil 6, outro jogo da série que também teve o número em destaque, mostraram um termo diferente do nome do game em destaque. Resistance e Evil Village são comprovações de que a desenvolvedora focou em termos que os jogadores jamais tinham visto, com o objetivo de atraí-los para os releases.

Resident Evil: Requiem é mais uma sequência do game que é muito aguardada pelos seus jogadores. Do lado do logotipo, o foco é no nome do jogo com um clima sombrio e uma mudança completa do que foi observado em 1996, principalmente com os efeitos de fundo, mostrando o quão moderno esse jogo se tornou ao longo de sua sequência de sucesso.