É novo no World of Warcraft? Ou está voltando depois de uma longa pausa?
Este guia apresenta os fundamentos do WoW e explica como o jogo realmente funciona, para que você encontre o seu ritmo e aproveite a aventura sem transformá-la em um “segundo emprego”.
Criando Seu Personagem
Antes de mergulhar no mundo em si, você precisa criar um personagem. No WoW, as principais escolhas que você fará são sua classe, raça e facção.
Nesta etapa, existe basicamente uma única pergunta que você deve se fazer: Eu gosto de como esse personagem parece e se comporta? Não se preocupe com habilidades, builds ou escolhas “ótimas”. Se você gosta do visual de uma raça e a descrição no jogo de uma classe parece legal para você, vá em frente. Toda classe no WoW é divertida do seu próprio jeito, todas são viáveis e, além disso, você pode testar todas a qualquer momento simplesmente criando mais personagens.
Zonas Iniciais
Então, você já tem seu personagem. E agora?
O jogo vai pedir que você escolha uma zona inicial, o lugar onde sua jornada começa. Você terá duas opções: Exile’s Reach (O Alcance do Exílio) ou a zona original da sua raça.
Exile’s Reach foi feita para jogadores completamente novos. Ela ensina todos os fundamentos do jogo e praticamente guia você passo a passo por tudo o que precisa saber para começar. Já uma zona inicial específica da raça oferece uma experiência mais clássica de WoW. Ela pega menos na sua mão, mas é muito mais rica em lore, dando contexto para a raça do seu personagem e seu lugar no mundo.
Se esta for sua primeira vez jogando WoW, ou até mesmo seu primeiro MMO, Exile’s Reach é o melhor lugar para começar, pois oferece todos os tutoriais essenciais de que você precisa. Se você está voltando ao jogo ou já conhece o gênero, fique à vontade para ir direto para a zona inicial da sua raça. E, claro, nada impede você de testar as duas criando mais personagens.
Evolução de Nível e Missões
Upar no WoW se resume a ganhar XP ao completar missões, derrotar inimigos e participar de várias atividades do mundo. Conforme você sobe de nível, seu personagem fica mais forte, desbloqueia novas habilidades e ganha acesso a mais conteúdo.
Se você começou em Exile’s Reach, quando terminar a zona o jogo vai enviar você automaticamente para as Dragon Isles (Ilhas do Dragão). A partir dali, você continuará upando pela expansão Dragonflight de forma condensada e otimizada. Esse caminho foi projetado para levar você até o nível máximo seguindo uma única história contínua. A Blizzard consolidou a narrativa de Dragonflight e pretende fazer o mesmo com a história de The War Within quando Midnight for lançado.
Se você escolheu a zona original da sua raça, terá as mesmas opções, mas não será teleportado para lá automaticamente. Você precisará abrir o Guia de Aventuras, ir até a aba Conteúdo Sugerido e selecionar Campanha de Timewalking. Você receberá uma missão que envia você até a Chromie, uma NPC especial que permite escolher qualquer expansão do jogo para upar. Assim que você escolher uma linha do tempo, todo o conteúdo daquela expansão escala para o seu nível, ou seja, inimigos, missões e recompensas se ajustam para combinar com você. Você pode trocar de linha do tempo a qualquer momento conversando com a Chromie novamente. Esse sistema também está disponível para jogadores que começaram em Exile’s Reach.
Como terceira opção, você pode simplesmente upar pelas zonas do jeito que quiser. O mundo aberto ainda escala para o seu nível mesmo sem o Timewalking habilitado.
Habilidades, Talentos e Especializações
Ao contrário do WoW Classic, onde você precisa visitar um treinador de classe para aprender novas habilidades, no WoW Retail todas as novas habilidades e magias são desbloqueadas automaticamente conforme você sobe de nível.
No nível 10, você será solicitado a escolher uma especialização (ou spec), que vai definir seu papel e seu estilo de jogo. Por exemplo, se você estiver jogando de Paladino e quiser ser tanque, escolha Protection; se quiser causar dano, escolha Retribution; e se curar for mais a sua praia, opte por Holy. Você pode trocar de spec a qualquer momento, de graça.
Depois de escolher uma spec, você desbloqueia Árvores de Talentos para talentos de Classe, de Spec e talentos de Herói. Ao upar, você ganha Pontos de Talento para gastar nessas árvores e desbloquear novas habilidades e bônus passivos. Suas escolhas de talentos não são permanentes, e você pode mudar tudo com facilidade a qualquer momento. Caso queira otimizar, existem muitos recursos online com builds recomendadas para toda classe e spec.
Profissões
Profissões são habilidades extras de ofício que permitem fabricar itens ou coletar recursos valiosos. Cada personagem pode aprender duas profissões primárias (Alquimia, Herbologia, Esfolamento etc.) e um número ilimitado de profissões secundárias, como Culinária e Pesca.
As profissões sobem de nível naturalmente conforme você as utiliza, desbloqueando criações de maior qualidade, materiais melhores e novas receitas. No entanto, para avançar para uma nova faixa de níveis, você precisará visitar um treinador de profissão.
No WoW moderno, as profissões também têm suas próprias árvores de especialização, semelhantes a talentos. Ao gastar Pontos de Conhecimento nessas árvores, você pode focar em caminhos específicos de fabricação, desbloquear bônus poderosos e se especializar em determinados itens ou materiais.
Ouro
Ouro é a principal moeda do WoW, necessária para várias coisas: reparar seu equipamento, aprender habilidades de montaria, evoluir profissões, além de comprar consumíveis, materiais de criação e outros itens na Casa de Leilões.
Como jogador novo, você vai ganhar a maior parte do seu ouro naturalmente apenas jogando. Completar missões, matar mobs e vender loot indesejado para vendedores já vai manter sua bolsa cheia o bastante para cobrir algumas despesas básicas.
Profissões vão fornecer uma fonte mais consistente de ouro. Profissões de coleta como Mineração, Herbologia e Esfolamento são especialmente amigáveis para iniciantes: você simplesmente coleta recursos enquanto upa e vende na Casa de Leilões. Profissões de criação também podem ser lucrativas, mas normalmente levam mais tempo para dominar e compensar. Mais tarde, você pode fazer masmorras e raids para obter ouro bruto e loot útil para vender. Outra opção é comprar WoW gold na quantidade que você precisar por meio de plataformas especializadas em moeda e serviços de boost.
Endgame
Quando você chega ao nível máximo, desbloqueia a parte mais ampla e mais rica em conteúdo do WoW, chamada endgame. É aqui que o jogo realmente se abre e oferece uma grande variedade de atividades para participar:
- Masmorras (Dungeons) são atividades curtas instanciadas para cinco jogadores, nas quais você enfrenta grupos de inimigos e derruba chefes para obter equipamentos e outras recompensas. Também existe o sistema Mythic+, no qual as masmorras escalam infinitamente em dificuldade, têm um cronômetro (e às vezes mecânicas adicionais) e oferecem recompensas de equipamento muito boas.
- Raids são instâncias de grande escala para 10 a 30 jogadores. Elas trazem lutas longas e complexas contra chefes com mecânicas únicas e recompensam com os melhores equipamentos não fabricados do jogo.
- O lado PvP do WoW oferece várias atividades como Arenas e Campos de Batalha (Battlegrounds), onde você luta contra outros jogadores. Também existe um Modo de Guerra (War Mode) especial que habilita combate PvP no mundo aberto.
- Delves são pequenas aventuras PvE, em porções curtas, projetadas para jogar solo ou em pequenos grupos.
- Missões Mundiais (World Quests) oferecem objetivos rápidos e repetíveis que você pode completar para ganhar ouro, equipamento, reputação e outras recompensas.
Pense no WoW como um parque temático. Você não precisa ir em todas as atrações e não precisa seguir uma ordem rígida. Experimente atividades diferentes, veja o que combina com você e, acima de tudo, divirta-se!

