Shubham Dhage / Unsplash

Como o Blockchain Está Melhorando a Eficiência Governamental

O Blockchain se trata de uma tecnologia relativamente nova, onde é possível armazenar dados de uma forma muito mais segura. Diversas plataformas vêm usando essa tecnologia, como é o caso do 777bet login. Outras plataformas também já estão começando a utilizar essas estratégias para melhorar o desempenho, seja em qual for o nicho.

Há alguns anos, o governo também começou a utilizar o Blockchain para melhorar a eficiência governamental através de estratégias inteligentes e muito bem implementadas. A seguir falaremos mais sobre como ela é utilizada e em quais áreas. Confira a seguir!

O que é o Blockchain?

O Blockchain é um tipo de tecnologia criada com o principal objetivo de registrar dados de maneira segura e transparente. Mas conforme essa tecnologia evolui, é possível utilizá-la para diversos nichos e aproveitar os seus benefícios. Algumas das principais características do Blockchain é:

  • Descentralização: A principal característica e diferença do Blockchain quando comparada com outras tecnologias é a descentralização. Na descentralização não existe nenhum tipo de autoridade por onde todos os dados, decisões e contratos devem ser passados antes. Isso faz com que o sistema seja mais rápido e assertivo. A rede irá validar e armazenar qualquer tipo de dado de maneira coletiva. Sem precisar de uma autoridade central.
  • Transparência: Com o Blockchain todas as transações ficam registradas e os participantes da rede podem consultar quando quiser. Isso aumenta ainda mais a confiança no sistema. Apesar dessa transparência, caso queira, os usuários podem manter a sua identidade anônima através de chaves criptografadas.
  • Segurança: A tecnologia Blockchain utiliza técnicas avançadas de criptografia para garantir que nenhuma informação possa ser alterada posteriormente. Isso passa ainda mais segurança para os usuários do sistema. Os dados também não podem ser excluídos, o que ajuda a impedir o número de fraudes. O Blockchain é uma tecnologia muito utilizada para contratos inteligentes, por exemplo. Os contratos inteligentes podem ser assinados rapidamente sem precisar do intermédio de outras instituições. Você deve apenas concordar com as condições e as cláusulas serão aplicadas de forma automática.
  • Consenso: Para que um novo bloco com informações seja incluído na rede, é preciso que a maioria dos usuários concorde. Assim, as informações incluídas são sempre confiáveis, precisas e relevantes.

Como o Governo pode utilizar o Blockchain

Como vimos acima, o Blockchain é uma tecnologia versátil que pode ser utilizada de várias maneiras. O governo pode utilizá-la de diversas maneiras aplicando em diversos setores. A seguir falaremos sobre alguns pontos onde ela pode ser utilizada. Confira!

Maior transparência e menos fraudes

Com o Blockchain é possível realizar o registro de propriedades de maneira muito mais transparente e reduzindo fraudes, além de possíveis disputas por terras. Os contratos públicos também podem ser feitos através de contratos inteligentes de blockchain, essa é uma forma muito mais segura de efetivar os contratos.

Os contratos inteligentes permitem que todos os processos sejam mais transparentes, feitos de forma automática e, portanto, mais rápidos. Isso elimina a necessidade de algum órgão para intermediar e diminui a chance de possíveis corrupções.

Segurança e privacidade de dados

Através da tecnologia do Blockchain também é possível manter a segurança e privacidade de dados de muitas formas. O governo pode utilizar para conferir a identidade digitalmente dos cidadãos. Assim, é facilitado o acesso a diversos serviços e reduz o risco de fraudes.

Além da segurança nas identidades digitais, o Blockchain também oferece mais segurança para processos como eleições. O registro de votos pode ser descentralizado assim é mais difícil de manipular. Países como a Suíça e o Japão já exploram esse processo para as próximas eleições.

Redução de burocracia

Essa tecnologia também ajuda na redução de burocracias, já que torna tudo muito mais prático. Através do Blockchain os contratos inteligentes podem ser firmados de maneira muito mais prática.

Esses contratos são auto executáveis e por isso podem ser executados facilmente com as condições sendo atendidas. Esse processo reduz a burocracia e acelera serviços que podem ser feitos de forma rápida.

Além disso, essa tecnologia pode ser uma excelente forma de ter uma gestão de recursos públicos mais eficiente. Pois, cada transação é transparente e poderá ser rastreada. Além de ser uma ótima forma de prestar contas, acaba dificultando qualquer tipo de desvio. E caso aconteça pode ser facilmente detectado.

Melhorias na prestação de serviços públicos

Os serviços públicos também são impactados com diversas melhorias. O sistema de saúde, por exemplo, pode ser utilizado para criar alguns tipos de registros eletrônicos muito mais seguros e que não podem ser mudados. Isso facilita a consulta para os médicos e melhora o atendimento ao paciente, ajudando também a reduzir os custos.

Em programas sociais, o Blockchain também pode ser utilizado para distribuir orçamentos de forma automática. Todo o processo também será automatizado e poderá ser rastreado facilmente.

Tributação e tokens governamentais

Quando falamos de tributações podemos pensar em impostos automatizados que serão aplicados de maneira muito mais simples e transparente. Dessa forma é possível contornar a evasão fiscal, que tem sido um verdadeiro problema atualmente. Os contratos inteligentes podem ser programados para que os tributos sejam descontados de forma automática.

Os tokens governamentais também podem ser utilizados com o auxílio da tecnologia de blockchain. Esses ativos de recursos naturais, imóveis e até mesmo moedas digitais podem ser utilizados para diversos objetivos. Alguns exemplos são o financiamento de projetos públicos, de forma a utilizar um capital eficiente e transparente.

Em resumo, existem diversas formas de utilizar a tecnologia Blockchain para melhorar e facilitar a vida de muitas pessoas. Diversos governos já estudam essa possibilidade e outros já começaram até mesmo a implementar a ideia. Acima demos alguns exemplos de onde o Blockchain pode ser aplicado. Mas, existem ainda diversos outros meios de melhorar a eficiência governamental por meio do Blockchain.