Dino Crisis ressurgiu dos mortos definitivamente quando foi lançado digitalmente para PC com melhorias há um mês, mas tem mais informações que os fãs também deveriam saber e que envolvem a franquia como um todo. É que, surpreendentemente, a Capcom atualizou as vendas envolvendo todos os jogos da série na mesma época da reestreia em computadores mais modernos. Oficialmente, Dino Crisis ganhou +100 mil em comercializações em um prazo de três meses, entre 30 de setembro e 31 de dezembro de 2024.
Essa adição tem explicação e não é pela chegada dos jogos, Dino na plataforma GOG. É que o primeiro título está disponível para compra digital via PlayStation Store, com uma versão compatível no PlayStation 4 e PlayStation 5. Então é no PlayStation que a franquia somou mais esses cem mil, totalizando 4,5 milhões, no período que antecedeu a chegada no PC.
Até acho que a Capcom não vendeu necessariamente esses 100 mil só em aparelhos da Sony, mas que a marca tenha sido alcançada no PlayStation – pense que, sei lá, faltavam umas 5 mil vendas para alcançar os cem mil, e talvez tenha sido isso que Dino vendeu a mais. É que os dados públicos da companhia, Game Series Sales, não consideram números muito quebrados, então ou o jogo tem seus 100 mil em vendas, ou esses 100 mil não são computados.
Dino Crisis e Dino Crisis 2 são os únicos títulos da série multimilionários. Os dois juntos totalizam 3,6 milhões no PlayStation 1 – via Platinum Titles. Dino Crisis 3, aquele facilmente esquecido do primeiro Xbox, nem chegou ao seu milhão. Então como explicar os 4,5 milhões registrados no total? São de vendas remanescentes, do que havia sido somado digitalmente até 31 de dezembro do ano passado e do Crisis 3, além de Dino Stalker, um spin-off do PlayStation 2.
“De grão em grão a galinha enche o papo”, como naquele ditado popular.
Dino Crisis e preservação
O fechamento do atual trimestre da Capcom promete. Caso as vendas dos dois Dino Crisis para PC sejam somadas, a franquia pode continuar a crescer em números. A GOG.com, responsável por trazer de volta Dino, segue comemorando a permissão que teve de comercializar a trilogia Resident Evil e também Crisis em computadores modernos. Os produtos são enaltecidos em um programa de preservação dos videogames – GOG Preservation Program.
Há importância nos jogos da série Dino Crisis, que ganharam até a Times Square Billboard em New York City (Cidade de Nova Iorque).
When Dino Crisis & Dino Crisis 2 were made available once again, ready to be enjoyed hassle-free in their best versions, we made sure the roars were heard loud and clear—not just in the digital world, but in the physical one too
Check out these awesome pictures we took when… pic.twitter.com/AHGW6lWKrG
— GOG.COM (@GOGcom) February 25, 2025
Com o retorno dos jogos da Capcom, uma nova iniciativa foi lançada, GOG Dreamlist, onde qualquer pessoa pode votar em títulos que gostaria que fossem lançados no PC, incluindo Resident Evil Outbreak e Resident Evil CODE: Veronica. O sucesso dos clássicos Resident Evil e de Dino pode ajudar a tornar isso real, apesar da incerteza futura com os jogos que nunca tiveram uma versão nativa em computadores.
O fato é que Dino Crisis é o jogo que os fãs mais querem que seja refeito ou receba uma nova versão em tecnologia moderna. Os clássicos, certamente, servem como testes. E é notável que os testes deram muito certo!