Tenho acompanhado nas redes sociais e em alguns sites dedicados ao público gamer uma explosão de ofertas de action figures e estátuas de Resident Evil não oficiais. Tenho um zero problema com isso, e creio que até a Capcom não se importe muito com essas produções manuais – desde que os itens não sejam oferecidos em uma escala tão grande. Mas é preciso ficar atento para não cair em algum golpe.
Nem precisa fazer muito esforço para encontrar esses tipos de produtos. É só digitar “Boneco Resident Evil” na Shopee, por exemplo, e pronto. As opções mudam um pouco a depender da plataforma, mas oficiais mesmo são raridade. O último grande material anunciado com licenciamento da Capcom é uma estátua de Lady Dimitrescu que sai por um rim. O restante que tem surgido por aí é por entusiastas do mercado de bonequinhos e que não possuem autorização para serem comercializados, mas mesmo assim são.
Vamos à evidência número 1, já me inspirando em Ace Attorney…
Mr. Kennedy, ou seria Leon S. Kennedy, ou como eu não gostei dele, um Ken do Paraguai? Não é oficial. A começar pelo nome “Kennedy” apenas. Sem qualquer referência à Resident Evil ou Resident Evil 4 remake no nome. O Marcelo da Equipe REVIL encontrou esse no @AlleenasPixels. Sai por US $ 215 (cerca de R$ 1.105), sem envio ou impostos, e vai ser lançado só em 2024 – via OneSixthKit.
Continuando a série de criações diferentonas, conheça Mr. Lee (Leon S. Kennedy), Adah ou Miss Wong ou Sexy Femake Spy (Ada Wong), Ash (Ashley Graham), Valentine (Jill Valentine) e pronto, acho que já deu de bizarrice, né? Via Giantoy.
Tá bem óbvio que essas coisas não seriam oferecidas de forma licenciada pela Capcom que conhecemos em pleno 2023. O mais caro dos itens está entre os action figures “Ashley” que vem com uma caralhada de coisa e é a mais sem roupa da história. Sai por US $ 194,99 (cerca de R$ 1 mil), sem envio ou impostos, e vai ser lançado só em dezembro deste ano.
Não coloco a minha mão no fogo por nenhum desses sites que oferecem esses produtos, ainda mais com “pré-venda”.
E como saber se um item é oficial e licenciado da Capcom? Bom, a Capcom costuma deixar isso bem claro aos terceiros que utilizam suas marcas, então há sempre um copyright da Capcom em imagens, vídeos de divulgação (no caso de jogos crossover) e mais. O Brasil, por exemplo, está de fora de qualquer oficial de Resident Evil há um bom tempo. Eu tenho saudades dos cadernos da Tilibra.
Apesar de uma presença limitada no campo “produtos” para além de jogos, há quem nacionalmente tenha encontrado uma saída para atender ao público. É o caso do Forja do Montanha, que realiza produções com impressora 3D! A Paloma Cristini teve a oportunidade de ver como é um busto colecionável, feito sob demanda, do primeiro zumbi de Resident Evil – clique aqui e leia o artigo completo. E ó, tem Leon deles que dá pra pedir e dá pra confiar – o preço depende da escala e tamanho.
É aquele negócio, compra quem quer. Sou mais o Leon do Forja do que os outros action figures.