Gamescom Latam: Zeenix, board games e indies no Steam

A versão latino-americana da Gamescom chegou ao fim no último final de semana. Parte da Equipe REVIL esteve presente entre os dias de evento. O que saltou aos olhos inicialmente foram o grande stand da Nintendo e a presença dos indies no mercado brasileiro. Também estivemos na feira entre o sábado (29 de junho) e domingo (30 de junho). Confira a seguir como foi a experiência de Dry Portes no remanescente do São Paulo Expo.

Dry Portes sendo “capturada” em Pokémon Go com Pikachu

Os dias finais foram relativamente tranquilos na entrada e entre os stands. A preferência dos jogadores permaneceu com a Nintendo, mas com bastante gente também nos stands da Warner e TecToy. Dry testou o Zeenix, PC portátil gamer da TecToy. Disse que tem uma boa tela e com tamanho semelhante ao Nintendo Switch Lite. Há uma boa ergonomia nas mãos, com os botões macios e os jogos rodam de forma fluida. O interessante foi a presença dos indies junto ao Zeenix, algo que parece ser bem promissor.

Dry revisitou a área da Sampa Games e conversou com um desenvolvedor do projeto Nova Duel. Havia um espaço reservado para eles no Artists’ Alley. É um board game que pretende chegar ao ambiente digital.

Foto: Dry Portes

Falando em board games, havia uma boa quantidade de jogos. O maior atrativo era o de Apex Legends, bem disputado, inclusive com alguns campeonatos e premiações.

Board Games – Foto: Dry Portes

Com relação à área indie, Dry disse ter se confundido nos dias anteriores e encontrado a Panorama Brasil, que era onde de fato estavam os jogos de desenvolvedores nacionais. Lá ela pôde testar vários deles, o que considera ter sido o ponto alto da feira. Dois jogos chamaram a atenção, Robosync e Monster Meal, feitos pelo mesmo desenvolvedor.

Robosync é do gênero puzzle. Controlando um robôzinho é preciso acionar alguns botões pela fase para conseguir avançar. Existem outros robôs que não são controlados pelo jogador, mas que de alguma forma o jogador exerce influência sobre eles, tendo de colocá-los na direção certa, já que eles são necessários para acionar botões em que você não pode alcançar. O jogo foi feito por apenas uma pessoa, em poucos meses e lançando no Steam em março deste ano – clique aqui para acessar.

Foto: Dry Portes

O mesmo desenvolvedor está em um novo projeto, Monster Meal, que é algo como um overcooked versão monstros. É extremamente divertido e para 2 jogadores. O jogo lança em novembro no Steam. A intenção é que ambos cheguem aos consoles também.

Com o aumento do público também havia um número maior de cosplayers pelo local.

Cosplayers de Resident Evil na Gamescom Latam – Foto: Dry Portes

Gamescom Latam substituiu neste ano o BIG Festival. Se devemos esperar outra Gamescom no próximo ano? Só o tempo dirá!

O texto desta postagem e fotos são de criação coletiva da Equipe REVIL. O material foi reunido no site por Ricardo Andretto.

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.