Como amante dos jogos da franquia da Capcom, em especial Resident Evil, não poderia deixar de fora da minha lista de leituras o livro “Itchy, Tasty: An Unofficial History of Resident Evil” de autoria de Alex Aniel, fã bastante conhecido pela comunidade. O conteúdo está disponível completamente em inglês e não existe uma tradução para o Brasil. Eu sabia que seria uma leitura mais difícil para mim, porém, com o lançamento do audible no Brasil e a presença do livro em formato audiobook, resolvi dar mais atenção à versão em áudio, já que minha compreensão é maior assim do que em texto. Apesar do não suporte para o português, a maior parte do conteúdo é bem compreensível. A narração não é uma narração amadora, o que torna muito mais fácil.
Como apaixonado pela franquia desde o começo dos anos 2000, eu posso me considerar um pouco nerd no assunto Resident Evil. Como eu sei de parte dos bastidores até o lançamento de alguns jogos da franquia, como boa sorte dos enredos, digo claramente que o livro de Alex Aniel é sem dúvida uma leitura mais recomendada para quem está no começo da franquia.
Mesclado entre entrevistas, narrações de alguns vídeos, citações de grandes nomes do jornalismo gamer e suas próprias experiências, Itchy, Tasty conta sobre a origem de Resident Evil até sua revolução com o lançamento do clássico Resident Evil 4, entre os contratos de exclusividades da Capcom com empresas até promessas que foram traduzidas mais erroneamente. O livro é uma pedida para quem quer conhecer as famosas versões betas da franquia, isso porque o autor recheia de detalhes esses momentos e explica o que é levado ou deixado de um conteúdo para outro.
- Leia também: Conheça a história por trás de Resident Evil 1.9, que se tornou o clássico Resident Evil 3
Há uma entrevista com Shinji Mikami que é, sem dúvida, o maior centro desse material. Mikami relata suas visões sobre a franquia e o desenvolvimento até o momento que deixa Resident Evil. O material, apesar de ser vendido como algo ligado a RE, conta muito mais sobre a Capcom do que o seu jogo, com inspirações de desenvolvedores e jogos derivados no decorrer dos anos.
O desanimador do material é que por ser algo lançado em 2021, é um conteúdo que cobre apenas o começo da franquia e não todo o seu auge e queda. Talvez uma segunda versão possa ser pensada por Alex Aniel, eu mesmo acho que o título deveria ser “You were almost a Jill Sandwich“, pudesse falar da quase “falência” da Capcom e o rumo perdido da franquia. É uma boa pegada! Apesar de não possuir um grande conteúdo revelador, indico como uma ótima leitura para quem ama livros e Resident Evil, como eu.
Itchy, Tasty: An Unofficial History of Resident Evil pode ser adquirido em formato de livro, livro digital ou áudio na Amazon.
Colaborou com a revisão deste conteúdo: Ricardo Andretto