Silent Hill 2 e filme baseado no jogo, Return to Silent Hill

Apesar dos rumores de novos remakes com Resident Evil Zero e CODE: Veronica, a franquia Resident Evil não teve nenhuma atualização no último State of Play, da Sony. Mas em compensação outra franquia, Silent Hill, do gênero survival horror está voltando com tudo. Então decidi falar aqui quais foram as últimas novidades das colinas silenciosas.

O trailer inédito do remake de Silent Hill 2 foi exibido no evento dedicado ao PlayStation. É um conteúdo que conta com demonstração de jogabilidade, algumas das mecânicas do jogo e o visual da Angela, além de finalmente revelar a data de lançamento: 8 de outubro (de 2024, não se preocupem).

 

O jogo já está disponível para pré-venda para PlayStation 5 e PC (Steam) pelo valor sugerido de R$ 350,00 pela edição padrão e R$ 400,00 para a edição deluxe, além de contar com alguns bônus cosméticos para quem comprar antecipadamente. A edição deluxe virá com um Artbook e Trilha Sonora digitais, um visual alternativo para James com uma máscara do Pyramid Head (feita de caixa de pizza) e acesso antecipado para jogar o jogo 48h antes do lançamento.

Na sequência, tivemos o retorno da Silent Hill Transmission, um showcase dedicado exclusivamente à franquia. Nela tivemos o primeiro vídeo de jogabilidade onde pudemos conferir mais como está ficando a reimaginação da Bloober Team (Layers of Fear, The Medium).

 

O jogo aparentemente expandirá o título original com novas áreas e mais interações entre os personagens. O combate do remake foi aprimorado e o jogador terá um controle maior na mira e esquiva, de maneira similar à câmera dos títulos mais recentes de Resident Evil.

“Vai tomar vacina SIM”

No vídeo podemos ver que o visual de James sofreu mais uma repaginação, provavelmente devido aos comentários negativos dos fãs na internet. Também pudemos conferir como ficou o visual novo de Angela, Laura e Mary, além de clássicos inimigos como as enfermeiras e a lying figure.

But then along comes Mary…

Mas como percebi pelos comentários na internet, não importa qual seja o motivo, os fãs vão continuar arrumando motivos para reclamar do jogo mesmo antes de terem a oportunidade de testá-lo pessoalmente, já que criaram uma imagem única e imutável do que o jogo deveria ser.

Não importa se está melhor ou pior, o importante é reclamar

Os desenvolvedores também falaram um pouco sobre o processo de trabalhar no remake, citando que um dos maiores desafios era apresentar o jogo para um público que não teve contato com o título original mas sem perder a familiaridade para os veteranos. Um dos focos foi tornar a jogabilidade mais convidativa, com o combate sendo satisfatório para os jogadores.

A trama do jogo permanece praticamente a mesma, mas também trouxeram algumas adições, e foi confirmado que o jogo manterá os múltiplos finais dependendo do estilo de jogabilidade e ações do jogador.

“Olha a FACA”

O britânico Luke Roberts (Ransom) foi realmente confirmado como ator de James Sunderland, e a islandesa Salóme Gunnarsdóttir (Pennyworth) também foi confirmada como Mary/Maria.

Alguns membros da equipe fizeram comentários no mínimo impróprios sobre este homem

Os atores falaram sobre o processo de criação dos personagens, e que focaram muito no jogo original para capturar a atmosfera do título ao mesmo tempo em que tentam criar algo novo, com algumas cenas recriando momentos e até mesmo as falas do jogo original.

Filme live-action de Silent Hill 2

E também tivemos novidades sobre o próximo filme da franquia, inclusive o primeiro sneak peek. O longa tem o retorno de Christophe Gans (Terror em Silent Hill) como diretor. Ele conta que considera os quatro primeiros títulos da franquia como obras-primas, e que adaptar o segundo jogo é um projeto de grande paixão para ele, e que o filme irá aprofundar mais o aspecto de terror psicológico.

O produtor Victor Hadida (Resident Evil: O Hóspede Maldito) menciona o quão fiel o diretor está sendo ao jogo, e por isso a Konami sempre deu muito apoio para o desenvolvimento do filme. Akira Yamaoka também foi confirmado como compositor do filme, que infelizmente ainda não teve sua data de lançamento confirmada.

 

Foram revelados mais produtos licenciados da franquia, que incluem desde acessórios até roupas e bonecos, mas infelizmente eles não estão disponíveis no Brasil.

Se o seu namorado quiser muito essa jaqueta, tome cuidado…

E por fim foi revelado que Silent Hill: The Short Message recebeu mais de 2.5 milhões de downloads até agora, confira o que achamos do jogo clicando aqui.

A franquia Silent Hill está aos poucos tomando seu espaço, mas tudo depende da recepção de Silent Hill 2. Para mais novidades no mundo do survival horror, continuem ligados no REVIL.

Colaborou com a revisão deste conteúdo: Ricardo Andretto

Este conteúdo* faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.

*O conteúdo foi atualizado em 5 de junho de 2024.