Conheça alguns conceitos descartados de Resident Evil 0

Na terceira edição dos Diários do Desenvolvedor de Resident Evil 0 HD Remaster, o produtor da remasterização, Tsukasa Takenaka e Koji Oda, o diretor do game original conversam sobre as origens de Resident Evil 0 e alguns conceitos descartados.

Enquanto mostram uma série de desenhos de personagens e de inimigos, os dois responsáveis pelo projeto falam sobre as fases de inciais de criação do jogo. Muitas das concept arts mostradas datam de 1998 e 1999, alguns anos antes de a versão inicial (beta) de RE0 ter sido anunciada na Tokyo Game Show.

A bandana vermelha usada por Rebecca em Resident Evil 1 seria um presente de Billy, entregue no final de RE0. O gesto seria uma forma sutil de unir os acontecimentos dos dois títulos. Como em Resident Evil Remake Rebecca não usa mais a bandana, os produtores decidiram trocar o presente de Billy pelas dog tags do final de RE0.

Billy Coen seria muito diferente do conceito final. Os produtores chegaram a cogitar fazer um Billy muito mais ambíguo do que o que vemos em RE0. Ele ajudaria Rebecca a sobreviver, mas ainda assim seria um criminoso, e não um homem acusado injustamente pelo assassinato de 23 pessoas. A aparência inicial de Billy seria de um homem loiro, com cicatrizes no rosto e cara de poucos amigos.

Ao criar os zumbis, a principal preocupação dos produtores era de torná-los identificáveis de alguma forma, para que o jogador visse que aqueles inimigos foram humanos um dia. Todos os conceitos trazem uniformes de profissionais, como maquinista, guarda, ascensorista, cozinheiro etc.

Uma criatura chamada D.A.L.I acabou sendo descartada na versão final do jogo. O monstro ficaria pendurado no teto e sairia de dentro de um casulo ao completar sua transformação. Porém, como RE0 ainda trazia a câmera fixa, seria complicado para os jogadores tentarem “olhar para o teto” e visualizar a criatura. Com o tempo, o D.A.L.I foi sofrendo várias modificações e se tornou o Plague Crawler na versão final de RE0.

Outro conceito descartado era um híbrido de aranha com zumbi (algo parecido com o que acontece com o NE-beta e zumbis em REORC), um inimigo que teria uma movimentação baseada nessas duas criaturas.

O diretor Koji Oda também apresentou um conceito bastante interessante. Com o vazamento do vírus, Wesker planejaria matar os S.T.A.R.S um por um durante RE0, usando uma criatura chamada inicialemte de “Wesker’s Monster” para perseguí-los.

A ideia acabou descartada porque colocava Wesker mais uma vez como o vilão por traz de tudo, o que limitaria o escopo da história. No final do processo criativo, o “Wesker’s monster” se tornou o Eliminator.

Fiquem ligados no REVIL para ficar por dentro de tudo sobre Resident Evil 0 HD Remaster. Confira os desenhos mostrados no vídeo na galeria abaixo: