Um port para PC do clássico Resident Evil, de 1996, e que deu origem a toda a série de jogos, apareceu no sistema de classificação etária da Europa, PEGI. A informação foi descoberta inicialmente via Gematsu e tem gerado muitos comentários nas redes sociais. Oficialmente, o primeiro RE nunca foi lançado digitalmente para PC.
O clássico Resident Evil, de 96, classificado para PC na Europa. Suspeito, muito suspeito Dona Capcom! https://t.co/tzZCZMl7NB
— REVIL (@revilbr) June 18, 2024
O REVIL confirmou a existência de um Resident Evil para Windows (PC) diretamente no site PEGI. Após a repercussão na internet, no entanto, os detalhes da classificação foram retirados dos registros oficiais. A descrição informava que o jogo era recomendado para maiores de 18 anos por apresentar violência gráfica a personagens humanos, com mortes horríveis, como ser “cortado ao meio”. Ainda como parte da classificação PEGI, havia citação sobre as animações no estilo retrô, que não detalhavam bem, mas apresentavam alguma ênfase na natureza da violência e a dor causada.
Além disso, nos registros PEGI constavam que RE tem diversas sequências intensas e de terror, especialmente quando o “jogador está sendo perseguido por criaturas horríveis”. Também sobre a violência, a descrição indicava que sinais de corpos mutilados e ossos eram visíveis.
O resumo do jogo descrevia exatamente o título que os fãs já conhecem:
Port para PC do jogo original Resident Evil (1996) que acompanha a história da equipe S.T.A.R.S. encarregada de investigar uma série de homicídios com sinais de canibalismo nos arredores de Raccoon City. Quando a equipe se vê presa em uma mansão repleta de perigosas criaturas mutantes, os jogadores precisam explorar o local, resolver mistérios e sair vivos.
Até o momento, Resident Evil, em sua versão Director’s Cut, está acessível somente para PlayStation 4 e PlayStation 5 – é necessário uma assinatura PlayStation Plus Deluxe. O clássico RE chegou a ter uma versão alternativa para o portátil Nintendo DS, Resident Evil Deadly Silence. O jogo entrou no Hall da Fama Mundial dos Videogames em maio deste ano.
Nenhum pronunciamento oficial foi feito em relação à classificação PEGI por parte da Capcom. Pedidos para que a companhia traga de volta alguns clássicos permeiam comentários das redes oficiais da franquia há algum tempo. Além do primeiro RE, a comunidade deseja por Resident Evil 2 (1998) e Resident Evil 3: Nemesis (1999).