Produtores falam sobre Resident Evil 4 Gold Edition e VR Mode

Os responsáveis pela produção de Resident Evil 4, Yoshiaki Hirabayashi, e o VR Mode, Masato Kumazawa, deram uma entrevista ao site 4Gamer onde o lançamento da versão Gold Edition foi abordada. Os dois citaram os desafios em cada área, os conteúdos adicionados e as visões envolvendo o remake.

A entrevista girou em torno de algumas perguntas e respostas já conhecidas, como a relação de respeito ao jogo inicialmente conhecido pela comunidade. Yoshiaki Hirabayashi, por exemplo, disse que sentiu as partes do clássico Resident Evil 4 no remake e que trabalharam com melhorias, encarando o “original como um fã”. Ele agradeceu aos jogadores pelos 6,48 milhões em vendas, marca alcançada por Resident Evil 4 remake recentemente.

Masato Kumazawa, que além do VR Mode também trabalhou na supervisão de RE4, falou sobre Separate Ways (Caminhos Distintos) e o desafio de refazer cenas do original. Algumas não encaixaram na história principal, é o caso da sala se lasers, cortada na visão de Leon S. Kennedy, e que apareceu na campanha de Ada Wong. “Recebemos um feedback muito positivo de todos que a jogaram”, contou. “As cenas dos inimigos pareceram nostálgicas, mas novas.”

Ao que disse Yoshiaki Hirabayashi, Resident Evil 4 foi tratado como um “legado das preciosas memórias de todos”, e que isso vai além de simplesmente impor algo no desenvolvimento [ou criação, como uma mecânica nova]. Também falou que só há sucesso quando “todos jogam e se divertem”, ao que ele sentiu que aconteceu.

Sobre a versão em realidade virtual do jogo, Resident Evil 4 VR Mode, Masato Kumazawa explicou alguns desafios. O primeiro deles sobre a perspectiva e a visão que os jogadores teriam dos inimigos, como os Ganados. De início, ele disse ter experimentado a câmera sob a perspectiva do mesmo ponto de vista de Leon, mas que as ameaças pareciam diferentes, pequenas. Para não atrapalhar a “sensação de terror e sobrevivência”, ao que Kumazawa via que poderia ficar prejudicada, optou-se por um ponto de vista ligeiramente mais baixo.

Ainda em relação do VR Mode, ele falou sobre algo que vê como diferencial, como a parte dos carrinhos, onde o jogador precisa usar o próprio corpo para manter o equilíbrio, e a sensação de dominar as armas. Há mais detalhes envolvendo a produção de Resident Evil 4 VR Mode em uma entrevista disponível no PlayStation Blog.

Masato Kumazawa também comentou sobre a sua participação na promoção inicial do remake de Resident Evil 4. A criação de uma série de propagandas em formato anime tinha o objetivo de dar a sensação de déjà vu. O REVIL apoiou a divulgação de uma dublagem não oficial destes conteúdos em português com os parceiros da Think Mind Productions. Assista a um compilado com os três episódios no canal @revil:

 

Yoshiaki Hirabayashi foi questionado sobre o lançamento de Resident Evil 4 Gold Edition em 9 de fevereiro, e se o conteúdo representaria a conclusão do projeto envolvendo o jogo. Ele foi evasivo e não respondeu diretamente. “Lançamos três remakes da série Resident Evil na RE ENGINE e recebemos comentários muito positivos de todos que jogaram, pelos quais estamos muito gratos. No momento, receio não ter nada específico a dizer”, disse o produtor.