O novo Resident Evil 4, um remake que está previsto pela Capcom para ser lançado em 24 de março de 2023, já está classificado no Brasil. É um jogo não recomendado para menores de 18 anos, conforme indica a análise realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A “Crueldade” é a principal tendência que motivou essa versão só para adultos.
É bem verdade, e é bom lembrar, que Resident Evil é, de fato, uma franquia destinada a um público maior de idade. O clássico Resident Evil 4 já era um título não recomendado para menores. Na classificação do remake, há como agravante:
- Presença de sangue e Violência gratuita/Banalização da violência são agravadas por *composição de cena*.
Os atenuantes, que compõem a recomendação para 18 anos:
- Consumo de droga lícita, Morte acidental com dor ou violência e Crueldade são atenuadas por frequência;
- Crueldade também é atenuada por insinuação;
- Mutilação é em parte atenuada por contexto fantasioso.
Há linguagem e violência imprópria entre o conteúdo de Resident Evil 4 Remake. A análise do Ministério da Justiça e Segurança Pública também descreve entre “Elementos interativos” dentro do jogo “compras on-line”.
A releitura de RE4 também já foi classificada nos Estados Unidos. Por lá, recebeu o selo “Mature“, destinado a maiores de 17 anos. O resumo da classificação é o seguinte:
Este é um jogo survival horror no qual jogadores assumem o papel de um agente do governo (Leon S. Kennedy) enviado para resgatar um personagem de um culto religioso. Da perspectiva em terceira pessoa, jogadores exploram um ambiente rural enquanto buscam por pistas e lutam com zumbis e criaturas mutantes. Jogadores usam pistolas, metralhadoras, espingardas e explosivos para matar criaturas inimigas em combate frenético. Algumas armas/ataques resultam em decapitação e/ou desmembramento de inimigos com grandes respingos de sangue. Ataques de inimigos (por exemplo, motosserras e tentáculos) também podem resultar na decapitação de Leon, ou ser explodido ou empalado. Animais eviscerados e cadáveres mutilados são retratados em alguns ambientes. As palavras “f**k” [fuck – porra, caralho] e “sh*t” [shit – merda] aparecem no jogo.
As classificações indicativas tanto do Brasil (18 anos) quanto dos Estados Unidos (17 anos) também listam as plataformas onde Resident Evil 4 estará disponível: PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S – todas já previamente anunciadas pela Capcom.
E você? O que espera do remake? Lembrando que o jogo será dublado em português.