Resident Evil 4 Remake terá mais drama, foco na narrativa e todas as áreas do clássico

Mal acabamos de entrar em 2023 e já temos novidades de Resident Evil 4. Em entrevista para a revista Edge, o produtor Yoshiaki Hirabayashi falou um pouco sobre o desenvolvimento do jogo e também da expectativa dos fãs.

Na entrevista, o produtor disse que a equipe jogou o título original antes de começar a trabalhar na reiminaginação, mencionando que o título envelheceu muito bem. “Não é pura nostalgia embasando essa opinião. O jogo foi genuinamente revolucionário”, diz Hirabayashi. Os fãs que estavam preocupados que alguma parte do jogo fosse cortada podem respirar mais aliviados, pois ele afirmou que a produção contou com a maior equipe de um título Resident Evil recente, e que a dividiu em grupos para trabalhar em cada área do jogo: a Vila, o Castelo e a Ilha.

Então sim, a ilha estará presente no jogo, mas ela provavelmente vai estar um pouco diferente do que os fãs esperam. Ao invés de fazer um remake 1:1 (como The Last of Us Parte I), a ideia foi expandir e aperfeiçoar o jogo original, incluindo elementos que acabaram ficando datados. O produtor disse que discutiu com o diretor, Yasuhiro Anpo, como poderiam melhorar mecânicas como movimentação e mira, que acabavam sendo barreiras para jogadores acostumados com jogos mais modernos. Apesar disso, o título pretende ampliar ainda mais o gerenciamento de recursos e o horror de sobrevivência, e com uma maior liberdade na movimentação do personagem o jogador vai poder abordar o jogo de diferentes formas.

Também foi mencionado que o drama do jogo foi mais desenvolvido, principalmente a interação entre os personagens e suas personalidades, de forma a atualizar a trama do jogo para que tenha uma pegada mais próxima de jogos single player com foco na narrativa. Os editores da revista tiveram acesso a uma demo que foi editada para não mostrar alguns pontos da trama, como a maneira que Leon S. Kennedy chega na vila ou com quem ele chega. A trama do jogo deve seguir a linha do original mas com diversas atualizações, então podemos apenas aguardar para ver quais diferenças o jogo terá em relação à trama do título de 2005.

E por fim, Hirabayashi foi perguntado sobre a pressão de trabalhar em um título tão amado e sobre Shinji Mikami não estar presente na produção. O produtor respondeu que sabe que trabalhar em um título que é considerado por muitos o ápice da franquia pode ser um pouco intimidador, mas que a equipe tentou se divertir bastante enquanto trabalhava no jogo, e que com as melhorias que fizeram o título parece uma evolução do jogo original. Hirabayashi também disse que seria legal ter tido Shinji Mikami para supervisionar o desenvolvimento, mas que a equipe tem diversos membros que trabalharam diretamente com o diretor, incluindo ele próprio, Yasuhiro Anpo e Jun Takeuchi. “Então embora eu sinta falta do Mikami, temos tantos veteranos trabalhando no título que eu sei que vamos conseguir nos virar sem ele”.

Faltam menos de três meses para o lançamento de Resident Evil 4, então os fãs podem esperar por muito mais informações sobre o jogo em breve.

Resident Evil 4 será lançado em 24 de março de 2023 para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S|X e PC (Steam).

Veja também: