Resident Evil e Realidade Virtual lado a lado?

Resident Evil e Realidade Virtual na mesma frase? Lendo ao título, você deve estar pensando se está imaginando coisas, mas não. É possível que a Capcom faça sim uma espécie de Resident Evil VR, pelo menos pelas declarações presentes no relatório integrado anual de 2015 da publisher.

No documento, há uma seção que contém as mensagens dos líderes dos times de desenvolvimento. Jun Takeuchi – sim, ele foi produtor de Onimusha 3, Resident Evil 5 e Lost Planet 2 – atual líder da divisão 1 de jogos caseiros, fez uma declaração no mínimo, curiosa. Veja a seguir um breve trecho:

(…) ao passo que estamos adentrando um território inexplorado, há muitos obstáculos para superar, mas fazemos isto juntos e apreciamos a aventura; nesse sentido, temos de criar uma equipe similar a um bando de piratas.

Atualmente, estamos concentrando nossos esforços em desafiar o mercado da realidade virtual (VR). Neste mundo horripilante, você pode retorcer e mudar como desejar, mas não pode escapar das criaturas que se aproximam… até que remova o capacete de realidade virtual e retorne à realidade.

Voltando ao passado, lembram do artigo que o REVIL fez sobre Kitchen? O protótipo de horror de realidade virtual que foi demonstrado na E3 2015 e deu o que falar? No artigo, eu especulo que Kitchen na verdade é a base para a construção de um Resident Evil em um mundo virtual, o que promete levar o horror a níveis jamais vistos nos games. Takeuchi continua:

Entregamos essa experiência com nossa tech demo chamada “Kitchen”, na E3 2015. A reação foi excelente. Atualmente, estamos construindo uma nova engine de desenvolvimento que seja capaz de dar suporte à realidade virtual, que é o mercado do momento atualmente, ao passo que também estamos desenvolvendo títulos para os consoles atuais. Acabamos de zarpar em nossa mais nova viagem.

Sim, é um risco grande, mas eu pessoalmente acredito que Resident Evil, para voltar a ser o que era, não basta apenas voltar às raízes, mas ousar e desafiar o status quo dos videogames, e talvez a realidade virtual seja um caminho para que saia algo que fará até mesmo os veteranos borrarem as calças. Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa, mas que algo está sendo testado lá na Capcom, está.

Segundo o senhor Masachika Kawata, há mais anúncios planejados para o aniversário de Resident Evil, que completa 20 anos de existência em 22 de março do ano que vem. Resident Evil 7? Resident Evil 2 Remake? Resident Evil VR? É cruzar os dedos!