Guia Resident Evil 0

Este detonado tem como intuito auxiliar os jogadores a percorrerem o melhor caminho, coletar todos os itens, realizar os puzzles e apresentar estratégias para derrotar os inimigos e chefes do jogo. Ele pode ser usado tanto na versão de Game Cube quanto na HD Remaster.

Algo muito importante, e até chocante, é que não existem baús em Resident Evil Zero, ou seja, nada de largar itens em uma caixa mágica em alguma sala e poder pegá-los depois em outra quando for precisar usar. Neste jogo, até mesmo onde abandonar seus itens deve ser muito bem pensado, já que podemos ir lá pegá-los de volta. Por sorte, o mapa todo é interligado, ou seja, dá pra ir e vir para todos os lugares sem problemas antes de finalizar o jogo.

Relaxa que eu vou te dizer os melhores lugares para deixar seus itens e também quais itens essenciais serão necessários para serem usados nos momentos certos para que não precise ficar indo e vindo 300 vezes.

Atenção também para a divisão de itens entre os personagens, pois eles não ficam 100% do tempo juntos e sobrecarregar algum deles pode acarretar em dificuldade para você mesmo em certas partes.

Uma coisa que não farei aqui é dizer quando você deve salvar seu jogo. Temos muitos Ink Ribbons espalhados pelos cenários, então não vai ter problemas em salvar. Dá pra salvar toda vez que ver uma máquina de escrever tranquilamente, então faça seus pontos de save como quiser.

Também não vou dizer se deve ou não levar os Ink Ribbons. Eu os menciono porque fazem parte dos itens que encontramos, mas você saberá se irá salvar ou não naquele momento, se precisa ou não de espaço no inventário naquela hora. Meu conselho é usá-los quando for salvar mesmo e fora isso, largar eles em algum lugar próximo a máquina de escrever caso precise salvar de novo.

O detonado foi feito baseado na dificuldade Normal, então se estiver jogando em alguma outra dificuldade os itens e inimigos podem variar. Apesar disso, deixei algumas dicas para o Hard e também os itens que não existem nessa dificuldade.

Indicar as direções em jogos de câmera fixa é um pouco mais complicado do que em jogos com a câmera atrás do personagem, então algumas vezes eu os orientarei pela tela – você vendo a tela de frente, como olha pra sua tv mesmo – e outras considero a posição do personagem – ou seja, pense que você é o personagem e que está na mesma posição que ele, não olhando de frente para ele, senão isso vai inverter as direções.

Eu gosto de matar tudo que vejo pela frente porque odeio ter que revisitar uma área e ter algum bicho lá me esperando, embora algumas vezes novas criaturas apareçam independentemente de matarmos ou não. Felizmente, o jogo te dá bastante munição para tal feito (menos no Hard, onde elas são bem mais escassas), mas eu sempre vou deixar a opção de desviar nas partes que der também. A escolha de matar ou simplesmente esquivar todas as vezes que revisitar a área é sua, afinal só você sabe a sua situação no jogo, o que conta muito também para tomar sua decisão.

Dito tudo isso, vamos partir para a jogatina então!

Produção: Dry Portes
Revisão: Natália Sampaio


O Trem – Eclipse Express

Após a abertura, siga para à esquerda, passando pela porta, já que a porta à sua direita está trancada por enquanto. Veja a cutscene e se prepare para matar os primeiros zumbis. Atire primeiro no zumbi atrás de você que está sozinho, depois derrube os outros dois.

Relaxe que eles são bem fáceis de derrubar, nem vai gastar o pente todo de balas para isso. Ao matar todos eles, uma outra cutscene rápida rolará.

Nota sobre os Zumbis: Você pode conferir e ter certeza de que estão mortos, quando uma poça de sangue se formar no chão (ou simplesmente usar a mira automática do personagem. Ela vai acusar se ele está vivo ou não).

Agora siga para à esquerda, onde havia apenas um zumbi e passe pela porta. Siga pelo corredor e entre na primeira porta. Recolha a munição no chão ao lado da cama (sem munição no Hard), o Ink Ribbon no paletó à direita da cama e o File (Passenger’s Diary) no banco embaixo da mesa.

Saia deste quarto e entre no quarto ao lado. Logo a sua frente há um Ink Ribbon ao lado do abajur, junto à uma máquina de escrever. Na cama à esquerda pegue o File (Investigation Orders) e a erva verde no chão ao lado. Saia deste quarto e siga pelo corredor até o final para coletar a chave no corpo, pois as outras portas aqui ainda estão inacessíveis. Veja a Cutscene.

Simpático esse Billy, não? Obviamente tínhamos que encontrar cachorros nesse jogo… Pegue munição no corpo de Edward e mate nosso novo amigo para podermos voltar todo o corredor até o vagão anterior. Cuidado ao avançar, pois outro cachorrinho lindo vem nos encontrar, quebrando a janela antes que possa passar a porta para voltarmos ao vagão anterior. Você pode passar correndo por ele caso prefira em vez de matar.

Examine a chave e ela se tornará a Dining Car Key. Atravesse o vagão onde enfrentamos os zumbis e, cuidado, pois haverá mais 2 zumbis aqui. Siga para a porta na outra extremidade do vagão e estaremos onde começamos o jogo.

Use a chave na porta do outro lado, tomando cuidado com o zumbi que há aqui, para termos acesso a nova área. Descarte a chave, pois não precisaremos mais dela. Veja a cutscene. Parece que agora o Billy quer ser nosso parceiro.

Colete o File (Notice to Supervisors) ao lado do vaso próximo a Billy e suba as escadas. Caminhe um pouco para ativar uma cutscene nojentinha. Não vamos enfrentar esse monstro ainda, então para poupar nossa munição, volte para as escadas de onde veio e outra cutscene começará. Billy ao Resgate! Agora podemos controlar dois personagens ao invés de um só, somos parceiros de verdade agora.

Nota sobre o Parceiro: Cada personagem possui habilidades únicas que serão necessárias para avançar determinadas partes do jogo. Rebecca pode combinar ervas e outras substâncias químicas, mas ela não possui uma alta resistência, sofrendo danos muito fácil. Billy, por sua vez, é bem mais forte e resistente, ele pode empurrar objetos pesados também, mas não consegue combinar ervas ou outros itens. Existe ainda a possibilidade de escolher qual comando damos ao nosso parceiro. A primeira aba do nosso inventário corresponde ao nosso parceiro. Uma boa opção é deixar em “Team” e “Ofensive”, assim ele estará sempre conosco e nos ajudará se necessário. Outro ponto importante, é saber distribuir os itens entre ambos. Por mais que seja tentador fazer do nosso parceiro um burro de carga, tenha cuidado para não deixá-lo com muitos itens e sem munição, porque ele vai precisar delas para te ajudar e você vai precisar de armas e munição quando for jogar com ele também. Uma dica importantíssima que não está no tutorial do aliado, é que você pode fazer com que ele atire mesmo sem estar o controlando. Basta apertar o botão de ação sem estar mirando que ele irá atirar.

Siga para o final do vagão e escolha um dos personagens para prosseguir pela janela com a escada, deixando o outro aqui. Eu particularmente aconselho a deixar o Billy e subir com a Rebecca, pois logo mais enfrentaremos um chefe e fazer isso com o Billy é mais seguro, já que ele é mais resistente. Vá para o outro lado do vagão e conecte os fios cortados para restabelecer a energia.

Colete a munição no balcão à direita e a erva verde no balcão à frente. Vire-se e pegue a chave ao lado da porta. Examine a chave e ela se tornará a Conductor’s Key. Ao lado de onde pegou a erva verde haverá uma luz vermelha. Alí é o elevador de comida, vamos precisar colocar a chave nele.

Se aproxime e interaja com o elevador e coloque a chave nele, mandando-a para outro vagão. Mude para o personagem que havia deixado antes de usar a janela, desça as escadas e passe pela porta automática embaixo delas.

Siga para o pequeno corredor ao lado da porta e pegue a chave no elevador de comida. Agora volte e saia pela porta à frente, voltando ao vagão do início do jogo. Haverá 1 zumbi aqui, recomendo matá-lo para podermos passar em segurança. Atravesse o vagão e, no próximo, haverá mais um zumbi. De cabo dele e passe pela porta ao final.

Lembrando que neste corredor a segunda porta é um save room. Vá até quase o final do corredor, destrancando a porta depois do corpo de Edward e descartando a chave.

Passe pela porta e aperte o botão onde há uma luz vermelha, isso fará a escada descer. Pegue o mapa ao lado na mesma parede e as ervas verde e vermelha à frente. À esquerda colete o File (Note from Conductor) embaixo da mesa e a maleta no armário.

Deixe a maleta aqui nessa sala, pois não vamos levá-la conosco agora e vamos precisar de pelo menos mais 4 espaços livres. Mas se não vamos levar a maleta então porque pegá-la? Bom meu caro amigo, porque se não pegá-la, ela não vai aparecer no mapa caso você esqueça onde ela está.

Deixe também as ervas, levando apenas pistola, sem a munição. Suba a escada e caminhe um pouco para ativar uma custcene. Coisa boa que não vem por aí…

Atravesse o vagão passando pela porta e pegue o Ice Pick (picador de gelo) no carrinho à direita (no Hard ao lado da plaquinha haverá uma erva vermelha) e prossiga entrando na próxima porta. Nesta sala, você encontrará um First Aid Spray à esquerda em cima da pia, munição de pistola e de Shotgun no chão, a Hunting Gun em cima da cama e ainda um Ink Ribbon ao lado da cadeira caída.

O que não der para você levar agora, voltaremos para pegar mais tarde, nem que seja para realocar em uma sala onde passamos mais frequentemente, mas deixe ao menos 1 espaço vago no inventário. Equipe a nova arma antes de sair da sala e volte pela porta de onde viemos e continue voltando até que a cutscene comece. Cá está nosso primeiro chefinho.

Stinger – Escorpião Rei

Não atire nele no primeiro momento, então faça o seguinte: se aproxime e o escorpião colocará as garras na frente de sua cabeça, que é seu ponto fraco. Assim que ele fizer isso, recue e espere que ele ataque, com isso sua guarda ficará aberta aí é só você se aproximar, mirar para baixo e atirar.

Lembre-se que essa Shotgun só tem dois disparados, então faça-os e em seguida abra seu inventário para recarregar. A recarga manual é demorada e o deixará exposto, pelo inventário a recarga é muito mais rápida, segura e já te deixará pronto para atirar novamente.

Tome cuidado também para ir dosando a distância, pois ficar preso entre o escorpião e a porta de onde viemos não é muito bom não, vamos ser presas fáceis ali. Temos 9 balas de Shotgun para usar, se errar mais de duas, precisará terminar com a pistola.

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Pegue o Panel Opener no chão e desça as escadas. Hora de levar nossos itens para a frente do save room deste corredor. Carregue o máximo de itens que conseguir para lá, deixando-os no chão mesmo. Será necessário fazer duas viagens para levar tudo.

Agora vamos levar apenas a pistola e suas munições, a maleta, o Ice Pick, o Panel Opener e um item de cura caso queira. Saia pela porta próxima aos quartos para chegar ao outro vagão do trem e atravesse o próximo também para voltarmos ao local com a escada.

Entre na cozinha passando pela porta automática e coloque o Ice Pick no elevador, mandando-o para o outro personagem. Troque novamente de personagem e pegue o item no elevador e use-o na porta para abri-la. Você deve entrar no inventário e selecionar o item para ser usado, senão a porta não será aberta.

Na nova área, haverá dois zumbis em chamas. Não precisa perder tempo com eles, apenas desça a escada ao lado e siga para a cozinha para encontrar seu parceiro. Use o comando para que possam voltar a andar juntos e siga para a outra extremidade da cozinha.

Escolha o personagem que esteja com Panel Opener ou então troque o item pelo inventário, dando-o ao personagem que controla para poder abrir a escotilha à direita.

Mate os dois cerberus, pegue a munição de Shotgun, o Spray na prateleira  (não há este item no Hard) e, ao lado dela, o Gas Tank (combustível) se der. Na jaula mais à frente, encontrará o Gold Ring. Você precisará de 2 espaços vazios no inventário, então caso não tenha como levar mais nada, deixe o Spray e o combustível. Combine a Gold Ring com a maleta e passe pela porta.

Use um dos personagens para acionar a alavanca e deixe-o lá, então mude para o outro e pegue a Hookshot ao lado da porta. Já pode juntar os personagens de novo. Volte para a sala anterior e passe pela porta do outro lado, destrancando-a.

Cuidado ao passar pela geladeira, pois um zumbi sairá de dentro dela, você pode matá-lo ou apenas correr para sair pela porta automática passando pela próxima porta para voltar ao vagão de passageiros. Mas de onde o zumbi saiu há uma Empty Bottle, que dá pra combinar com o Gas Tank que pegamos na outra sala para criar um Molotov Cocktail (coquetel molotov)

Atravesse-o correndo e ignorando os zumbis aqui. Aliás, zumbis que não tem fim né? Toda hora tem um zumbi novo aqui querendo nosso corpinho, eu hein! Nesse próximo vagão, também teremos zumbis. Mate-os, pois vamos precisar deixar um personagem aqui e a área deve estar segura para isso.

Com os zumbis mortos, passe a maleta para o personagem com a Hookshot e use-a na janela ao lado da porta de onde veio. Siga até encontrar um buraco, desça por ele. Mate o zumbi que estará à sua espera. Há uma faca no chão, pode pegá-la se quiser, deixando cada personagem com uma, caso deseje.

Particularmente, eu acho elas bem inúteis e só servem para ocupar espaço, então passo longe delas. Pegue a Jewelry Box no armário atrás do zumbi e o examine para obter o Silver Ring. Combine-o com a maleta e ela finalmente será aberta, revelando o Blue Keycard.

Ao tentar sair, teremos mais uma cutscene nojenta. Pois bem, agora saia de verdade e siga para à esquerda caso tenha deixado algum item na sala onde pegamos a Shotgun anteriormente. Essa vai ser sua chance de pegar o que deixou por lá.

Só tenha um pouco de cuidado, pois as sanguessugas vão começar a subir em seu personagem conforme anda pelo corredor e elas causam um pouco de dano depois que aglomeram em seu corpo, mas nada preocupante.

Caso não tenha deixado nada, então siga para à direita pegando a erva verde na cadeira  (não há este item no Hard) e descendo as escadas para encontrar com seu parceiro. Hora de seguir para a outra extremidade do vagão e voltar ao corredor do Save Room.

Vamos pegar alguns itens importante, pois depois não poderemos mais. Alguns deles poderão se perder devido ao que acontecerá a seguir. Então tenha certeza de estar levando a Shotgun, as pistolas e todas as munições que puder carregar para elas, a Hookshot, o Blue Keycard e, caso queira, pode levar também o coquetel molotov se você o fez anteriormente.

Esses são os itens essenciais que deve levar. O que conseguir carregar além disso é lucro, mas deixe ao menos 1 espaço vago em um dos inventários, pois vamos precisar.

Siga para o final do corredor, passando pelo corpo de Edward e abrindo a porta ao final dele usando o Blue Keycard. Descarte-o e tente passar pela porta para ativar a cutscene. Do outro lado, passe pelo corredor com os soldados mortos e entre na porta ao final, você estará na cabine de controle.

Ao final da cutscene, vamos ter de escolher entre Rebecca e Billy para ficar na cabine de controle, mas saiba que deixando Rebecca, você perderá uma cutscene, que é exclusiva da moça.

Escolha quem quiser, certifique-se de levar o coquetel molotov e, caso julgue necessário, se estiver com pouca munição de pistola, leve a Shotgun com quem você escolher para jogar.

Teremos 3 minutos e meio para atravessar o trem e resolver o puzzle antes que ele bata e nos faça virar picadinho. Pegue o Magnetic Card em cima da mesa de comando a frente e munição (não há esse item no Hard) atrás do personagem que ficou no vagão.

Saia e volte pelo corredor ignorando os zumbis soldados até chegar ao corredor com o corpo do Edward. O corpo ao lado da porta já não está mais lá, o que significa que logo vamos encontrá-lo por aí.

Caminho longo com menos zumbis:

Assim que entrar no corredor onde o corpo do Edward está, entre na primeira porta à esquerda (cabine do maquinista), suba a escada e atravesse o bar onde você enfrentou o escorpião e entre na porta ao final do corredor. Atravesse o corredor seguinte, tomando cuidado com as leeches e desça as escadas. Você estará ao lado da porta para o próximo vagão.

Caminho curto com mais zumbis:

Ao andar mais um pouco vai notar que Edward também não está mais por aqui. Ao avançar um pouco, haverá um zumbi na frente do quarto ao lado do Save Room, passe pelas costas dele, beirando a parede direita do trem e saia pela porta do outro lado.

Neste vagão teremos muitos zumbis, antes da próxima porta, então agora é uma boa hora para usar o Coquetel Molotov. Ele combinado com a pistola é o jeito mais rápido e fácil de matar os zumbis. Jogue um Coquetel Molotov nos zumbis e depois atire com a pistola.

Caso for matá-los apenas na pistola, o melhor jeito é se aproximar dos zumbis e voltar correndo para a porta de onde veio e de lá ficar atirando neles. Ou então esperar que os 4 zumbis se aproximem, atirar com a Shotgun e passar correndo quando eles estiverem caídos. Já que nossa Shotgun não serve para estourar cabeças neste jogo como era antigamente, lamentável…

No pior dos casos ou se quiser economizar munição, você ainda pode tentar passar correndo para ser pego, empurrar o zumbi e conseguir abrir caminho para passar.

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No próximo corredor, vai rolar uma cutscene (caso tenha escolhido a Rebecca para ir ao último vagão) onde finalmente encontramos com Edward e você terá que matá-lo para passar. Atravessando esse vagão siga para a cozinha tomando cuidado com o zumbi que estará aqui caso não o tenha matado quando voltamos depois de pegar a Hookshot.

Passe pela outra porta ao final da cozinha e estaremos onde enfrentamos os cerberus e pegamos o Gold Ring. Passe pela porta e use o Magnetic Card no painel à esquerda da porta. Vamos ter de colocar números de 1 a 9 até que formem o número pedido pelo painel.  Mas você deve usar 10 números para dar este resultado.

Na imagem, podemos ver que o painel pediu o número 67, então eu devo usar 10 números para chegar a esse valor. Eu fiz da seguinte maneira: Usei o número 9 sete vezes, depois o 1 duas vezes e finalizei com o 2 uma vez (9+9+9+9+9+9+1+1+2). Utilizei 10 números e o resultado foi 67. Não importa a ordem ou se serão repetidos, mas deve usar 10 números. Fora o 67, podem ser encontrados os valores 81 e 36, veja a sequência para eles:

81 = 9 (8x) + 6 + 3
36 = 3 (9x) + 9
67 = 9 (7x) + 1 (2x) +2

A contagem dos números é mostrada no painel, facilitando nossa vida. Feito isso, você voltará ao personagem que ficou na cabine de controle e ele deverá fazer o mesmo com o painel de lá.

Dessa vez você não verá a contagem dos números, pois o painel está quebrado bem neste visor, então terá de contar o valor sozinho. O número exigido pode ser 36, 81 ou 67. Ao conseguir, veja a cutscene.

Após retomar o controle dos personagens, estaremos em uma nova área com vários zumbis. Não vamos perder tempo matando eles, a menos que você tenha deixado algum item que não tenha pego lá no trem, pois os zumbis estão bem em cima deles.

Caso não tenha se arrependido de deixar nada, não terá nada a pegar aqui, então não desperdice sua munição com esses zumbis. Passe por eles, seguindo para à direita e entre na porta. Siga pelo esgoto até encontrar uma escada para poder subir.

A Mansão – Centro de treinamento

Estamos no Hall de mais uma mansão. Desça as escadas e vá para à direita da tela, ao lado da escada. Aqui há uma máquina de escrever, uma erva verde e uma vermelha, Ink Ribbon e munição. Aqui também será nosso “baú”, vamos deixar alguns itens aqui, como fizemos lá no trem.

Passaremos muitas vezes por esse Hall, então não tem porquê sair por aí carregando coisas que não vamos usar agora. Deixe a Hookshot e todos os outros itens excedentes que não sejam armas e munições. Leve apenas um item de cura caso ache necessário, se não pode deixar os itens de cura também, pois no caminho encontraremos mais.

Entre na porta dupla a direita de onde está e mate os dois zumbis nesta sala. À esquerda em cima de uma mesa encontrará munição (não há esse item no Hard). Termine de dar a volta na mesa de jantar e siga para a porta próxima da lareira.

Siga pela direita do personagem no corredor entrando na porta ao final. Aqui, haverão 2 zumbis, mate-os para poder pegar a Black Statue, uma nova Shotgun (descarte a sua antiga aqui) e o Gas Tank. Subindo a escada desta sala, você encontrará 4 zumbis e apenas 2 ervas verdes, não vale a pena ir por lá.

Agora volte todo seu caminho até o hall novamente e deixe a gasolina aqui, junto a pistola de Rebecca e deixe a nova arma com ela. Suba as escadas, seguindo para o lado esquerdo e entrando na primeira porta, mas leve um personagem só.

Nesta sala, pegue o File (Notice to All Staff) na mesa de centro e a Crank Handle no armário ao fundo da sala. Ao fazer isso a sala será invadida por corvos, saia correndo, voltando para a parte superior do hall da mansão.

Siga para à direita da tela até encontrar uma porta dupla atrás de uma estátua. Antes de entrar por ela, coloque a Black Statue na balança da estátua grande para liberar espaço no inventario e passe pela porta. Vá para à esquerda para encontrar uma máquina de escrever, Ink Ribbon e munição de Shotgun.

Nas mesas no meio da sala há um File (Regulations for Treinees), ele está na segunda mesa do lado direito. Vá para à direita da sala agora e entre na primeira porta.

Ao dobrar o corredor, encontrará com 2 zumbis, mate-os e entre na porta dupla. Pegue o Microfilm A no balcãozinho à esquerda da porta, o mapa na tribuna ao centro da sala e, passando por ela, ao lado do computador, encontrará um Ink Ribbon.

Seguindo para o outro lado da sala, encontrará um elevador. Coloque Rebecca no elevador e use Billy para girar a manivela, pois Rebecca não tem força para fazer isso. Para fazer a manivela funcionar, use a Crank a direita do elevador e Billy elevará Rebecca para parte superior da sala.

Ao chegar na parte de cima, Rebecca será atacada por um inseto gigante. Mate-o usando a Shotgun. Se mirar para baixo e os tiros forem certeiros, 2 (3 no Hard) já deve resolver seu problema. Ao andar um pouco, outro aparecerá. Com eles mortos, pegue munição em cima da mesa.

Saia pela porta do outro lado da sala. Ao começar a caminhar aqui os corvos te atacarão, então seja rápido para pegar as ervas verde e vermelha (No Hard há apenas a verde) próximas ao banco a sua esquerda.

Saia desta área pela porta do outro lado. Siga em direção a outra extremidade da sala, mantendo-se à esquerda para encontrar uma escada e descer por ela entrando na primeira porta. Haverá 2 insetos aqui dentro, mate-os e pegue munição de Shotgun à esquerda, a Granade Laucher à direita e ao lado da porta azul ao fundo da sala pegue a White Statue.

Saia desta sala pela mesma porta que entrou e siga para a porta no final do corredor, vamos voltar a parte superior do hall da mansão. Vá para à esquerda para chegar à estátua com a balança e coloque a White Statue aqui também. Hora de escolher nossas armas para enfrentar o próximo chefe. Vou deixar as opções que temos.

Laucher + Pistola: Isso nos fará usar os 6 tiros da G. Laucher e mais uns 15 da pistola se forem no lugar certo, se errar algum, aí pode contabilizar uns 20.

Laucher + Shotgun: Todos as balas da G. Laucher e mais umas 5 da Shotgun se não errar nada. Caso erre pode subir aí pra uns 8 disparos.

Shotgun: 13 disparos se não errar nenhum e estiver perto o suficiente para causar maior dano, se não chega em uns 17 fácil.

Pistola: 35 disparos feitos na cabeça, caso erre alguns pode contabilizar uns 40 disparos.

Eu, particularmente, prefiro matar na pistola, já que tem bastante munição dela à disposição e dá pra manter uma boa distância do chefe, ficando em segurança. Mas a escolha é sua, não se sinta tão influenciado assim por mim, afinal sou apenas seu guia.

Com suas armas em mãos, hora de ir até o chefe. Não se preocupe com itens de cura agora, pois o chefe é bem simples de passar e você nem vai suar ou perder vida.

Agora volte pela porta que usou para chegar ao hall e troque para Billy, volte o caminho para encontrar sua parceira. Caso não lembre, aqui vai o caminho, volte pela porta dupla de frente a tribuna, e pelo corredor à direita (considerando a posição do personagem) tomando cuidado com o zumbi que estará aqui.

Saia pela porta dupla mais a frente e estará de volta a parte superior do hall. Siga para à direita da tela e entre na porta de frente a escada para se juntar a Rebecca. Caso tenha deixado algo na sala onde pegou a G. Laucher passe lá para buscar se achar que vale a pena.

Suba as escadas e vá em direção a porta que usou para chegar aqui anteriormente, a do lado direito do cenário (Esquerdo de seu personagem ao terminar de subir as escadas).

Deixe a arma que escolheu pra enfrentar o chefe com Billy e use-o para girar a manivela à esquerda, antes da porta, para subir a jaula que prende nosso item. Com Rebecca siga para o lado direito da tela e desça as escadas para pegar a chave.

Centurion – Lacraia Gigante

Rebecca foi pega por esse monstro terrível e temos de salvá-la. Mire sempre na cabeça da centopeia, só tome cuidado para não ficar na frente dessa coisa grotesca e ser atropelado por ela.

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Examine a nova chave e ela se tornará a Fire Key. Vamos voltar ao Hall novamente, você lembra o caminho, né? Desça as escadas à esquerda e passe pela porta ao final do corredor. Desça as escadas e vá para à direita, pegue o gas tank e a Shotgun, caso tenha levado apenas a pistola para a luta contra o chefe, e deixe o Microfilm A.

Entre na porta dupla ao lado da máquina de escrever e mate mais dois zumbis aqui de novo e siga para à esquerda da tela, dando quase a volta toda na mesa de jantar. Antes de terminar a volta, você avistará uma porta vermelha, use a Fire Key nela e entre.

Estamos na cozinha. Vá pela esquerda (considerando a posição de seu personagem) e pegue o Lighter Fluid em cima do carrinho metálico e, seguindo para à direita, pegue uma Empty Bottle no outro carrinho metálico atrás de você.

Combine o Lighter Fluid com o isqueiro do Billy e as garrafas com a gasolina para conseguir mais coquetel molotov. Volte pela mesma porta e depois pela porta dupla para voltar ao Hall. Pode deixar a gasolina e o coquetel molotov por aqui.

Subas as escadas e vamos entrar na porta dupla atrás da estátua de novo. Vá para a direita e entre na primeira porta novamente. Siga até o final do corredor e destranque a porta, descartando a Fire Key. Passe pela porta e empurre a mesa até onde der, passe por cima dela e aperte o botão vermelho para acender a luz.

Agora, de onde está empurre a mesa até chegar à cabeça do alce empalhado, suba na mesa e pegue o Iron Needle. Na mesa cheia de bagunças de frente ao alce há munição, na cadeira ao lado dela um File (Assistant Director’s Diary) e, por fim, no balcão à esquerda, munição de Shotgun (não há esse item no Hard).

Saia desta sala e entre na porta dupla deste corredor, vamos voltar a sala do elevador. Vá para à esquerda da tela e acenda a vela com o isqueiro do Billy para destrancar a porta e passe por ela.

Mate os dois zumbis aqui e pegue a munição da G. Laucher na estante ao fundo. Suba pela abertura na direita e empurre a estante pra revelar o Book of Good. Examine-o e ele revelará a Angel Wings. Devemos voltar ao Hall agora para colocar as asas na White Statue.

Saia da sala e volte pela porta dupla e depois volte pela porta da direita (considerando a posição do seu personagem) do corredor. Volte pela porta dupla e retire a White Statue da balança para combiná-la com a Angel Wings.

Feito isso, devolva-a a balança e siga para a próxima porta à direita. Suba as escadas e estaremos no local de nossa luta contra a centopeia gigante. Saia pela porta simples do outro lado, próximo às manivelas, pegue as ervas perto do banco, caso não tenha feito isso da primeira vez que passou por aqui, e entre na porta do outro lado.

Estamos novamente na sala onde enfrentamos os primeiros insetos. Use a Iron Needle no relógio para resolvermos mais um puzzle. Devemos acertar os ponteiros em 8:15 (VIII e III). Para isso mova Minute Hand para “R” (Direita) 3 vezes e mude para Hour, movendo o Hour Hand 4 vezes para “L” (Esquerda) e confirme.

Isso destrancará duas novas portas para nós. Vamos fazer nosso caminho de volta ao Hall. Volte pela mesma porta que chegou aqui, passe pela área com os corvos de novo, chegando à área da centopeia. Desças as escadas e entre pela última porta, voltando ao hall.

Siga para à direita da tela e entre na porta branca. Pegue o File (A Verse of Poetry) na mesinha de centro e cuidado com os 4 zumbis que estão por aqui. Ao fundo da sala, próximo a lareira, encontrará munição de Shotgun e, em cima da lareira, o Microfilm B.

Hard Mode: Entre nesta sala apenas com 1 persoagem. Mate só o zumbi da esquerda, pois ele está sozinho, sem ele fica mais fácil de seguir pelo lado que ele estava e desviar dos outros zumbis sem ficar preso.

Volte ao hall e desça as escadas, pegue o Microfilm A, ao menos 1 item de cura e os coquetéis molotov que tiver. Siga para a porta do lado esquerdo do hall e passe por ela. Siga pelo corredor e entre na primeira porta.

Siga para o final do banheiro e pegue a erva verde e o gas tank. Ao voltar para chegar à porta, um Leech Zombie aparecerá. Não pare e passe correndo por ele saindo pela porta e voltando ao corredor.

Continue pelo corredor e entre na porta ao final dele. Mate os dois zumbis aqui e use os filmes no projetor. Ao inserir os dois filmes e ver a imagem, ganhará o MO Disk, além de uma foto (Microfilm Image). Na mesa de frente à tela de projeção, há munição. Volte ao corredor e, ao avançar para retornar ao Hall, outro leech zombie aparecerá.

Não pare, faça como com o primeiro e passe correndo por ele. Caso não consiga, priorize matá-lo com o coquetel molotov, 3 deles matam o monstro. Só não fique por perto, pois ele explode ao morrer e isso lhe causará danos.

De volta ao Hall, deixe a gasolina e o coquetel molltov, caso tenha sobrado algum. Suba as escadas e entre pela porta dupla atrás da estátua. Insira o MO Disk no computador da tribuna e ele nos dará uma senha, que pode ser um número de 0 a 9 e letras de A a F. Como você deve ter visto lá na imagem do projetor, cada mesa nesta sala representa alguma dessas letras e números.

O computador nos dará um número e letra e teremos de posicionar Billy e Rebecca nas mesas para inserir a senha. Caso não lembre a localização de cada letra e número, não tem problema: basta abrir o menu, ir na aba files e encontrar o Microfilm Image no File 2. Alí dá pra ver a disposição das letras e números. Mas vou deixar a foto aqui.

No meu caso, a senha foi 2D, então vou colocar Rebecca na mesa correspondente ao número 2 e Billy na mesa correspondente a letra D. Agora é só fazer os personagens apertarem os botões nas mesas em sequência e as portas que estavam trancadas pelos cavaleiros com espadas serão abertas.

Ainda nesta sala, siga para o lado direito da tela e passe pela nova porta desbloqueada. Neste corredor, haverão 2 zumbis, de um fim neles e entre na próxima porta dupla.

Pegue munição na estante à esquerda e siga para o outro lado da sala para encontrar Napalm Rounds e um Ink Ribbon.

Agora, do outro lado da sala, cheque a mesa atrás das peças de xadrez gigantes para encontrar um tabuleiro de xadrez em tamanho normal, com uma partida finalizada por xeque-mate.

Temos de deixar as peças gigantes na mesma posição que a do tabuleiro menor. Não mova nenhuma das outras peças que não as indicadas, pois, senão, a sala será tomada por um gás venenoso. Empurre o rei branco (peça que tem uma cruz em cima) três casas a frente, até ele passar do peão preto (Peça que parece ter uma bola no topo).

Agora, fique ao lado do peão e empurre o rei para a casa preta da direita (lado da estante) e duas casas para cima para ficar entre as duas torres brancas e voilá!

O tabuleiro em cima da mesa revelará o Book of Evil. Ao pegar o livro, também ganhará o File (Marcus Diary 1). Examine o livro para encontrarmos a Black Wing.

Saia dessa sala e vamos entrar na porta ao final do corredor, mate os dois zumbis aqui e vamos fazer a limpa nesse lugar.

Aqui, na enfermaria, encontramos um Spray à direita entre as duas camas, em cima de uma estante, um File (1st Investigation Unit Notes) duas ervas azuis para curar envenenamento e um cilindro com produto químico para pegar o Green Chemical e colocar no frasco da maleta da Rebecca.

Se der, tente levar tudo para a o Hall da mansão e despachar por lá, facilitando nossa vida caso precisemos de algo daqui.

Volte seu caminho, saindo da sala e voltando todo o corredor, passando pela porta dos cavaleiros e depois  pela porta dupla para estar de novo no Hall.

Combine a Black Wing com a Black Statue para finalmente conseguirmos deixar a balança equilibrada, revelando uma nova passagem pelo quadro de James Marcus.

Deixe os itens que pegou na enfermaria por aqui. Caso não tenha mais espaço “na sala” para deixar tudo, pode deixar na sala atrás da estátua alguma coisa também.

Use a nova passagem liberada e corra até o final do corredor desviando das aranhas. É algo fácil, já que elas são lentas para se moverem.

Nesta nova sala, pegue o File (Correctional Institute Inmate List) na mesa de frente à porta, as ervas verde e azul ao lado da outra porta e o Ink Ribbon ao lado da máquina de escrever. Saia pela porta ao lado das ervas que pegou e vá para o fundo da sala para impulsionar Rebecca pelo duto de ar.

Do outro lado, siga para à esquerda da tela para pegar um File (About The Power Regulator) de frente à uma porta, que está trancada.

Do lado oposto da sala, você encontrará um painel, mas não mexa nele ainda. Volte para Billy e vamos voltar ao hall da mansão. Para isso, volte para a sala anterior e para o corredor das arranhas, desviando delas até chegar as escadas ao final do corredor, e chegar ao hall.

Em seguida, vá para a porta dupla próxima à máquina de escrever e siga para à esquerda (considerando a posição do personagem) entrando na porta. Vá para à esquerda e desça as escadas, chegando até a máquina que bloqueia a passagem com o vapor.

Volte para Rebecca e interaja com o painel. Devemos deixar seu valor em 70 para liberar a passagem para Billy. Para isso, mova os interruptores para que fiquem na seguinte ordem: Cima (Up), Cima (Up), Baixo (Down), Cima (Up), Cima (Up).

Com isso, a passagem e portas serão liberadas. Hora da cutscene. Essa Rebecca também só se mete em roubada né, pelo amor! Bora salvar ela! Você muda automaticamente para Billy. Prossiga pelo corredor, pegando as duas ervas verdes logo a frente, mais uma erva vermelha (não há esse item no Hard) e azul de frente à escada antes de descer. Entre pela porta ao final.

Neste outro corredor, passe correndo pelos Eliminators (macacos cria do cão) e, antes de dobrar a primeira esquina, poderá ver munição brilhando no chão, seja rápido para pegá-la e continuar correndo até a porta de madeira ao final do corredor e se preparar para a cutscene.

No fim, Billy não é uma má pessoa e só está sendo incriminado. Bom, nós já sabíamos que ele era um cara legal, né?!

Nas caixas à esquerda, há Ink Ribbon e, à direita, uma máquina de escrever. Saia desta sala, voltando ao corredor dos malditos macacos. Mate todos eles com a Shotgun apontada para baixo ao se aproximarem, pois vamos ter de resolver um puzzle nesta área.

Volte a parte mais ampla desta área e usando o isqueiro de Billy ascenda as estatuas na seguinte ordem: Veado, Lobo, Cavalo, Tigre, Cobra e Águia. Uma nova passagem foi liberada, siga por ela entrando na primeira porta.

Na mesa à direita do cenário, há uma Empty Bottle e, na lareira ao fundo, a Unity Tablet. Saia esta sala e entre na última porta do corredor, caso queira pegar apenas um File (Management Trainee’s Diary). Nesta sala em questão, haverão dois zumbis.

Volte pela passagem e entre na porta (é uma porta de metal) próxima àquela que entremos para salvar Rebecca. Desça as escadas e siga pelo corredor desviando das aranhas ou as matando com a Shotgun e entre na primeira porta.

Deixe um dos personagens aqui e vá só com o outro. Os insetos estão distraídos, por isso dá tempo de passar por eles, pegar a Locker Key em cima da caixa, voltar até seu parceiro (não esqueça de usar o comando para ele te seguir) e sair pela porta. Prossiga no corredor entrando pela porta dupla.

Subas as escadas e pegue munição de handgun, munição de Shotgun e munição de Magnum na grande bancada com as armas. Abra o armário com a Locker Key e colete a maleta. Examine-a e insira o código 385 para abri-la e conseguir a Hundgun Parts.

Combine-as com a Hundgun de qualquer dos personagens que desejar para que a pistola ganhe uma maior chance de causar Critical Hit nos inimigos.

Próximo às escadas que subimos há um painel, deixe um dos personagens aqui, de preferência o que estiver com menos vida, e leve a Shotgun com o outro. Desça as escadas seguindo para o outro lado do corredor até a grade com os Acid Rounds.

Volte ao personagem que ficou no painel e acione o comando L para descer as grades e seu parceiro poder pegar a munição de G. Laucher.

Você deverá ir fazendo essa troca de personagens conforme as grades vão mudando seu posicionamento até chegar até um botão vermelho. A ordem pra chegar ao botão é: L (Já utilizado), Center, R e Center.

Ao acionar o botão vermelho, dois Hunters aparecerão e você ficará preso neste lugar. Mate-os com a Shotgun para poder liberar a saída. Mas antes de voltar, pegue a Water Key em uma das jaulas que o Hunter apareceu, que fica à direita de onde está o botão.

Hora de voltar ao Hall. Saia pela porta dupla e volte todo o corredor, subindo pelas escadas e saindo desta área. Volte pela porta próxima ao Puzzle dos animais e suba as escadas voltando pelo corredor e entrando na próxima porta.

O zumbi caído em frente à lareira se levantará, mate-o ou passe correndo para sair pela porta dupla e estar novamente no Hall da mansão.

Vamos reorganizar nosso inventario. Deixe a munição de Magnum e deixe apenas seu parceiro com a pistola, caso ainda esteja andando com as duas. Vamos levar gasolina, os coquetéis molotov que tiver, a Water Key e a Shotgun (com você). Caso não tenha mais que 3 coquetéis molotov, leve a G. Laucher com os Napalm Rounds também, por precaução.

Para trocar a munição da G. Laucher é só combinar a munição desejada com a arma que ela será trocada. Deixe a munição de granada. Caso esteja levando a G. Laucher, deixe ambas as pistolas e munições dela, para preservar espaço no inventário, e deixe a arma com seu parceiro até precisar dela.

Neste caso, preferencialmente mude a configuração de seu parceiro para Idle. Assim ele não vai atirar e gastar munição desnecessariamente da arma.

Suba as escadas do Hall e entre na porta da direita, de frente às escadas. Entre na próxima porta, onde encontramos a G. Laucher, e abra a porta azul com a Water Key, a descartando depois.

Entre na primeira porta deste novo corredor e siga pra à direita do cenário, desviando do Leech Zombie ou usando o coquetel molotov ou a G. Laucher para matar o inimigo. Pegue a Vise Handle na estante próximo à cadeira e saia da sala.

Hard Mode: Deixe um personagem em frente a porta e leve só o outro, desvie do Lecch Zombie, pois até ele se transformar dá tempo de passar correndo. Pegue a Vise Handle e volte correndo, dando o comando para seu parceiro se juntar a você novamente. Não há necessidade de matar o inimigo aqui, pois nunca mais voltaremos nesta sala.

Prossiga no corredor e haverá mais um Leech Zombie, desvie ou mate-o e entre na próxima porta. Com Billy, toque o piano no fundo da sala para abrir uma passagem secreta. Com Rebecca, vá pela passagem e pegue munição de Magnum em cima do barril, empty bottle no chão e a Baterry na parede.

A passagem será fechada e Billy deve tocar o piano mais uma vez para abri-la e Rebecca poder voltar. Saia desta sala e entre na porta do final do corredor, ao lado de onde está. Entre na porta a sua direita e mate os dois zumbis na sala.

Hard Mode: Mate apenas 1, é fácil de desviar do outro dando voltas na mesa.

Nas estantes à esquerda do cenário, há munição de Shotgun. Na bancada com as morsas, use a Vise Handle para coletar a Obedience Tablet.

Saia e siga para a sala do outro lado do corredor. Aqui encontramos um Spray em cima da mesa, Empty Bottle e uma erva verde (não há esse item no Hard) e vermelha na salinha quase em frente à porta e munição no carrinho metálico.

Saia desta sala e dará de cara com um Leech Zombie, que vai ser difícil de fugir, pois ele já está transformado. Tente correr ou mate-o com fogo e saia pela primeira porta do lado direito.

Neste corredor, saia pela porta azul do outro lado e saia desta sala também, voltando ao corredor. Entre na porta no final dele para voltar ao Hall.

Deixe a Obedience Tablet por aqui também e mantenha as armas e o coquetel molotov. Saia pela porta dupla dos cavaleiros de frente a escada e siga para à direita da tela.

Coloque a bateria na abertura da parede e chame o elevador para baixo. Suba na caixa e desça para o outro lado dela, empurrando-a para fora do elevador e a levando até o pilar que ainda está intacto de frente a porta dupla.

Pegue a Dicipline Tablet e volte ao Hall da mansão. Leve consigo todos os tablets, a Hookshot, a pistola, a G. Laucher com as munições de granadas (já as combine com a arma) e um item de cura.

Suba as escadas e siga pela porta da direita, de frente às escadas. Continue subindo para a área que lutamos contra o Centurion e entre na porta dupla dos cavaleiros ignorando os insetos.

Pegue munição nas caixas (não há esse item no Hard) e desça as escadas próxima a outra porta dupla. Coloque os 3 tablets no painel e veja a cutscene.

Suba as escadas e saia pela porta dupla a frente. Atravesse a ponte e vá para a direita, chegando a em uma pequena construção. Pise no azulejo superior à esquerda, que está embaixo da “janela” com um dos personagens – que eu aconselho que seja a Rebecca.

Com isso a porta dupla será aberta e o outro personagem poderá entrar na igreja. O personagem que for para a igreja deve estar com a G. Laucher, a pistola e o item de cura. Do lado de dentro, siga pela porta da direita pegando um Ink Ribbon na estante, Napalm Rounds e munição de Shotgun no chão. Nesta sala, também há uma máquina de escrever. Saia da sala e veja a cutscene, vamos enfrentar mais um chefe, o mais chato deles por sinal.

Infected Bat – Mamãe morcego e seus filhotes

A princípio, fique parado na frente do altar e espere o inimigo se aproximar para atirar. Deixe sua mira sempre para cima e, após dois disparos, alguns morceguinhos aparecerão para te atrapalhar. Para não ficar gastando munição da G. Laucher, use a pistola para matar alguns morcegos, mas não tire os olhos do verdadeiro inimigo.

Ele irá para o outro lado do cenário e dará três voltinhas em círculos antes de voltar e te atacar. Sabendo disso, já esteja preparado para trocar de volta para a G. Laucher e atirar na fuça dele. Repita esse processo até que ele esteja morto – serão necessários 5 disparos para finalizá-lo.

NOTA: A partir desde momento, vamos demorar a ter a possibilidade de voltar a mansão. Então caso queira, pode voltar ao Hall e pegar alguns itens, como as munições da G. Laucher, da Magnum, de Shotgun e a própria arma que deixamos lá. Neste momento, é importante escolher entre continuar apenas com a G. Laucher e a pistola ou voltar e buscar os itens que mencionei. Caso não queira, só bem mais para o final do jogo vamos poder voltar a mansão de uma forma pratica, que não envolva retornar todo o caminho. Ficar com as armas atuais é mais prático que carregar vários itens e ficar no leva e traz com eles, mas são itens importantes que farão diferença mais para a frente no jogo também. Vou deixar o caminho de volta ao Hall caso escolham retornar e buscar os itens. Se preferirem continuar, basta seguir a partir do “Caminho Principal”

Voltando ao Hall para buscar os itens

Quando usamos os tablets no observatório houve uma movimentação que mudou o caminho para voltarmos a mansão, além de ter colocado alguns inimigos em nosso caminho. Volte pela ponte e passe pela porta dupla, saindo pela porta dupla do outro lado da sala.

Estaremos na parte superior da sala onde pegamos a segunda Shotgun – se subiu a escada saberá que lugar é este. Haverá Eliminators aqui e duas ervas verdes – isso se não passou aqui antes apenas por curiosidade. Mate-os ou fuja e quando o caminho se dividir, siga para à direita, passando pela porta de madeira ao final.

Estará de volta a sala atrás da grande estatua. Saia pela porta dupla e estará de volta a parte superior do Hall. Com tudo em mãos, basta voltar pelo mesmo caminho e entrar na igreja novamente.

Caminho Principal

Com esse morcego desgraçado morto, troque para Rebecca e entre na igreja também. Use a Hookshot para subir pelo buraco deixado pelo Infected Bat e desça pela escada do outro lado. Acione a alavanca ao lado da escada e avance para o outro lado do cenário pegando uma erva vermelha antes de abrir o portão.

Passe pelo portão e fique em frente ao elevador, volte a controlar Billy e saia da igreja com ele seguindo para à esquerda da tela e junte os personagens novamente. Use o elevador para descer e entre na próxima porta.

O Laboratório

Na primeira porta à direita, assim que sair do elevador, você encontrará Ink Ribbon, uma máquina de escrever e um elevador pequeno, parecido com o elevador de comida que encontramos no trem. Do lado esquerdo, pegue o File (Marcus’ Diary 2) em cima da mesa e prossiga até o final do corredor para encontrar mais uma abertura no teto (tem um zumbi caído também no chão).

Pode fazer esta sala de baú caso tenha trazido os itens. Deixe em seu inventario apenas a Hookshot (com Rebecca) e a Shotgun (caso a tenha trazido) ou a Pistola. Com Billy, fique com a G. Laucher e a Pistola (caso a Shotgun já esteja com o outro personagem).

Com a Hookshot, suba pelo buraco, pegue o File (Laboratory Manager’s Diary) na cadeira e a gasolina pouco a frente e continue, até encontrar um Leech Zombie.

Antes de matá-lo, pegue a Empty Bottle na estante, pouco à frente dele, combine com a gasolina e use o coquetel molotov para matá-lo.

Acione o botão na máquina atrás do Leech Zombie e os tubos da sala ficarão vermelhos. Colete o Leech Capsule e siga para à direita da sala, pegando o mapa antes da porta e saindo por ela.

Aperte o botão a sua direita para liberar a passagem, revelando mais um Leech Zombie e passe pela porta no final do corredor.

Nesta sala, há munição de Shotgun na estante (não há este item no Hard) e alguns corpos ao chão. Cuidado, pois eles não estão muito mortos não. O que está próximo a munição de Shotgun está bem vivinho. Depois de matá-lo volte ao personagem que ficou na outra sala e mate o zumbi de lá para não morrer sem saber o que aconteceu.

De volta com o personagem que está na parte superior do local, deixe a Hookshot e a gasolina por aqui , na mesa próxima ao zumbi que matou, há um File (Leech Growth Report) e próximo à porta do outro lado, há uma máquina e outro daqueles cilindros com substâncias químicas, desta vez sendo a vermelha.

Colete-a e combine a Leech Capsule com a sua nova mistura dos agentes químicos (Striping Agent), assim conseguiremos o Blue Leech Charm.

Caso não tenha pego o Green Chemical lá na mansão, na próxima sala haverá um cilindro com a mistura para você pegar. Saia pela porta de frente a porta que usou para entrar aqui e vai estar de frente a um pequeno elevador.

Antes de usá-lo mate os 3 zumbis desta sala para ficar em segurança. De frente à porta que contém uma espécie de “caixa” nela, você encontrará um Spray na prateleira e ao lado dela um cilindro com o Green Chemical. Ao fundo da sala, há um File (Investigator’s Report).

Use o elevador agora para mandar o Blue Leech Charm para o Billy, troque para ele, pegue o item e equipe o Nepalm Rounds na G. Laucher. Saia da sala e mate o Leech Zombie no novo corredor à esquerda. Pegue as ervas verde e vermelha, use Blue Leech Charm na última porta para destrancá-la e passar por ela.

Pegue munição na gaveta da mesa e o Input Reg. Coil na estante, juntamente com a foto. Veja a rápida cena e entre na porta próxima. Mate os 2 zumbis e pegue o Green Leech Charm na estátua. Saia desta sala e volte pela próxima também, chegando ao corredor novamente.

Volte para a sala onde está o elevador e mande o Green Leech Charm para o outro personagem, troque para ele e pegue o item, usando-o na porta com a “caixa”. Entre por ela e mate o zumbi que vem rastejando em sua direção.

O outro zumbi no chão só te atacará se você encostar nele. Pegue o Sterilizing Agent e saia desta sala, volte pela porta dupla e use o novo item na máquina ao lado do cilindro, onde pegou o Red Chemical.

Agora a câmara de gás está limpa, podemos entrar na pequena sala e coletar a chave,mas não antes de matar o zumbi que tem aqui. Cuidado ao sair também, pois outro zumbi estará à sua espera. Volte pela porta simples e use a chave na porta gradeada, descartando-a depois.

Ok, preste atenção nesta parte caso esteja com a pistola, pois vamos ter de enfrentar 2 Hunters aqui. Ao andar um pouco pelo corredor eles aparecerão, volte correndo para a porta, mas não passe por ela, dê alguns tiros neles, até que se aproximem e depois saia.

O truque aqui é entrar atirar e voltar para não levar dano ou, então, o menor dano possível. Sempre que eles estiverem perto saia pela porta. É um processo meio chato e demorado, mas vai salvar sua vida. Com eles mortos, pegue um File (B.O.W Report) em frente às jaulas e o Dial dentro da jaula de um dos Hunters.

Saia da sala e passe pela porta no final do corredor, voltando à sala com a câmara de gás, passe pela porta dupla e mande o Dial pelo elevador para o outro personagem. Pegue seus itens aqui e saia desta sala, voltando ao corredor da esquerda, e usando o Dial na primeira porta.

Utilize a sequência: 4,8,6,3 para abrir a porta e entre. Veja a cutscene e acione a alavanca à esquerda para mover a escada de lugar e pegar o Output Reg. Coil. Troque para o outro personagem, volte pela porta dupla, pegando o Hookshot e a gasolina, saindo pela porta simples.

No corredor, entre na primeira porta, coletando a gasolina e a erva verde (não há este item no Hard) mais à frente, depois a Empty Bottle perto da mesa com a máquina de escrever e o Ink Ribbon. Desça a escada para se juntar a seu parceiro novamente.

De o Input e o Output reg. Coil para o personagem que estiver com a Hookshot e siga para o lado oposto da sala para encontrar um buraco no teto e usar a Hookshot ali. Para se localizar melhor, a área com o buraco tem uma iluminação mais forte que o resto da sala. É a luz que sai pelo buraco.

Pegue a munição de Shotgun atrás da mesa e coloque o Input e o Output reg. Coil no painel para restaurar a energia do local. Antes de mais nada, jogue essa arma inútil fora, a Hookshot! Se desse, eu tacaria fogo nessa joça que só ocupa espaço! Mas agora finalmente estamos livres deste trambolho!!!

Deixe o coquetel molotov e a G. Laucher (Caso não esteja com a Shotgun) com Rebecca, desça as escadas e tente entrar no trem, uma cutscene será ativada. Mate o Leech Zombie e suba as escadas de novo recolocando o Output Reg, Coil no painel.

Volte e entre no vagão do bondinho e pegue a Magnum no corpo e acione a alavanca próxima a ele para fazer o bondinho se mover.

A fábrica

Saia do vagão e pegue as duas ervas verdes à esquerda. Suba as duas escadas e entre pela porta ao final. Ignore esta primeira porta e siga para o elevador ao fundo desta área para descer e entrar na porta no final da passarela.

Siga pelo corredor para encontrar câmeras de monitoramento e também uma chave. Ao voltar dois, Hunters aparecerão, use a G. Laucher com a Acid Rouns (caso tenha trago esta munição) ou a Magnum para mata-los – você ainda pode correr deles, talvez leve algum dano, mas consiga chegar a porta sem gastar munição – e volte a passarela, subindo pelo elevador e entrando na porta que ignoramos anteriormente nesta área.

Colete o Ink Ribbon, munição de handgun, munição de G. Laucher (não há este item no Hard) e o mapa do lugar. Utilize a chave no painel próximo de onde pegou o mapa para ativar a plataforma. Saia desta sala,siga para à direita (considerando a posição do personagem) e ative o painel da plataforma para fazê-la descer.

Saia da plataforma e siga em direção à porta dupla para ativar uma cutscene. Pegue a chave no chão e volte à plataforma, atravessando-a para chegar em outro elevador. Use a chave onde está a luz verde ao lado da porta e uma cutscene ocorrerá.

Proto Tyrant – Experimento 001

Hora de enfrentar um velho conhecido para quem jogou outros jogos da franquia Resident Evil, o Tyrant. Equipe sua Magnum e espere que ele faça o primeiro movimento. Ao vê-lo se mexer, saia correndo e mantenha distância, pois assim fica mais fácil de evitar seu golpe.

Toda vez que ele parecer flexionar os joelhos, saia correndo, pois ele dará um salto em sua direção. Se conseguir manter essa estratégia, vai matá-lo sem muitos problemas.

=====//=====

Ao conseguir, uma cena com o elevador chegando acontecerá. Antes de falar da escolha correta que é o LV4, vou dizer onde cada andar te deixará, caso queira pegar algo que deixou nesses lugares anteriormente.

Lv1: Te leva de volta onde o trem descarrilhou. É o local mais próximo para voltar à mansão caso queira pegar algo por lá. Aconselho bastante se tiver deixado bons itens no local.

Lv2: Você consegue voltar ao bondinho por ele. Aqui há munição de pistola e de Magnum ao sair do elevador e mais nada de interessante.

Lv3: Volta à área onde enfrentou o Proto Tyrant, com a grande plataforma. Absolutamente nada para fazer aqui a não ser virar comida de vários Naked Zombies.

Entre nele e acione o painel ao lado da porta, escolhendo o Lv4 para mais uma cutscene. Saia do elevador e mais uma cutscene. Passe pela porta dupla e pegue a gasolina.

Continue seu caminho, ignorando o elevador e chegando à sala de controle. Pegue a munição e o Ink Ribbon em cima da mesa e verifique o painel com os pontos vermelhos. Para resolvermos o puzzle devemos ligar todos os pontos deixando o painel verde.

Para isso vamos visualizar o painel em linhas e colunas e contar de cima para baixo e da esquerda para à direita. Ative o 2º botão da segunda linha, o 2º e o 3º da quinta linha e pronto, energia restaurada.

Use o elevador agora e mate os 3 zumbis desta área. Pra matá-los mais facilmente, atraia-os até o elevador e mate-os daí de dentro. Eles ficam presos antes de chegar ao elevador e assim não oferecem riscos.

Colete a Empty Bottle e as ervas verde e vermelha que tem aqui. Passe pela próxima porta e equipe o coquetel molotov. Prossiga pelo corredor matando o Leech Zombie e entre na última porta.

Mate o zumbi e pegue o mapa na parede, próxima à mesa com as garrafas, e pegue a Empty Bottle.Desça a escada atrás do zumbi que matou e pegue as ervas verde e vermelhas (não há este item no Hard) ao lado da porta e passe por ela.

Pegue munição de Shotgun e pode usar essa sala com baú, levando consigo apenas a pistola com um personagem e a Shotgun para o outro. Saia pela outra porta. Desça as escadas e entre pela próxima porta para encontrar Billy. Volte pela primeira porta e suba a escada passando pela porta novamente.

Deixe Rebecca no painel no centro da sala subindo as escadas e, com Billy, desça a escada à direita da porta. Pule por cima da caixa cinza ficando atrás dela, empurre-a então até que encoste na parede direita (oposta à escada).

Fique em cima da caixa e volte para Rebecca. Acione o painel executando o comando Rot. R. Agora empurre a caixa cinza até que ela fique de frente a escada.

Vá para a caixa marrom ao lado da escada e empurre-a em linha reta até a abertura na parede. Entre na abertura, empurre a caixa até ela encostar na grade e, depois, empurre a caixa marrom que já está encostada na parede para à esquerda, onde tem a parte de cima quebrada.

Agora, a caixa que está encostada na grade, mova ela um movimento e meio para a frente, sem encosta-la na parede. Use a abertura para calcular melhor o quanto deve empurrar, pois é preciso que sobre um espaço suficiente para que Billy possa passar, para que ele possa empurrá-la depois. Volte para a caixa marrom que ficou sozinha e empurre-a ao lado da escada.

Fique na abertura da parede e mude para Rebecca, usando o comando Rot. L. Mude para Billy novamente e empurre a caixa marrom até que encoste na outra, e então empurre-a novamente para que encoste na parede também.

Com Rebecca use mais uma vez o comando Rot. L e, com Billy, basta empurrar a última caixa marrom em linha reta até que chegue as outras caixas.

Suba a escada se juntando a Rebecca e, com ela, use o painel mais uma vez, executando o comando Fill/Drain.

Agora basta usar as caixas para chegar ao outro lado da sala e pegar Valve Handle. Saia pela porta próxima à escada e suba as escadas, saindo do bar pela outra porta. Mate os 3 zumbis aqui e use a Valve Handle na primeira porta.

Mate os 5 zumbis peladões daqui e vá para à direita (posição do personagem), tomando cuidado como zumbi caído, se não tocar nele não terá problemas. Pegue a munição ao final e volte, subindo pela escada à esquerda da porta (considerando a posição do personagem).

Pegue o File (Investigator’s Report 2) no corpo a frente e prossiga pegando o Red Chemical no cilindro. Mate o zumbi e pegue as duas ervas verdes.

Desça pela escada e siga o corredor próximo a ela, entrando na porta ao final. Mate os 2 Hunters e passe pela próxima porta. Nesta sala encontrará munição, Nepalm Rounds, Ink Ribbon, uma máquina de escrever, um Spray, uma erva verde, uma vermelha e um File (About Battery Fluid).

Saia pela porta do outro lado. Desças as escadas e entre na porta ao final. Atravesse a passarela – ignorando o sapo gigante que pode aparecer – e entre na próxima porta.

Mate os 3 Naked Zombies daqui, que estão depois do elevador. Na verdade, entre no elevador, mas não o use, espere que eles venham até você, graças a estar aí dentro os zumbis ficam presos do lado de fora, não te alcançam e com isso poderá mata-los tranquilamente.

Pegue a munição de Shotgun e o File (Treatment Plant Manager’s Diary) juntos ao lado do terminal de transportes. Meu conselho é levar apenas o Billy, logo enfrentaremos o Tyrant de novo e o lugar é apertado para ficar com os 2 personagens.

Dê todas as armas e itens de cura para ele e use o elevador, ignorando a primeira porta. A menos que esteja precisando de vida, ali há 2 ervas verdes. Pouco mais à frente, o Proto Tyrant aparecerá novamente.

Proto Tyrant – 2º Round       

O lugar agora é bem mais estreito do que da outra vez que lutamos apenas com Rebecca. Equipe sua melhor arma e atire no monstro até vê-lo flexionar os joelhos. Como antes, ele saltará em sua direção, nessa hora já sabe que tem que correr.

Mantenha uma boa distância sempre, para que ele use apenas este golpe e você consiga prevê-lo para escapar. Caso chegue ao final do corredor e não possa mais fugir, é simples: deixe que ele dê seu salto e, então, passe correndo por ele enquanto o monstro volta a sua posição normal. Nessa hora, você consegue passar sem levar dano pelo Tyrant.

Se a distância encurtar demais, ele vai te atacar com seu braço mutante várias vezes e, isso somado a estar preso em um canto, não é nada legal. Se precisar correr ao ficar preso, nunca vá pelo lado de seu braço mutante, que é certeza que você não conseguirá passar.

=====//=====

Com ele morto, ative o botão ao final do corredor para descer a escada. Suba por ela e pegue o Motherboard no chão próxima ao painel elétrico e desça pela escada novamente. Volte todo o corredor, pegando o elevador novamente.

Do outro lado da sala, tem um painel onde deve colocar a Motherboard para fazer o terminal de transportes funcionar. Entre com Rebecca no transportador e, na nova sala, gire a alavanca a frente do computador para drenar a água.

Do outro lado da sala, encontrará Acid Rounds. Saia pela porta à esquerda do transportador, mate o inseto daqui e pegue Acid Rouns (não há este item no Hard) próximo às mesas com os computadores. Ao lado, tem um cilindro com o Blue Chemical, colete-o e depois a Industrial Water na bancada ao lado.

Combine-o com o Mix da sua maleta para obter o Sulfuric Acid. Destranque a porta deste lado da sala, mas não passe por ela. Desça as escadas próxima à porta que usou para entrar aqui e volte a controlar Billy.

Use o elevador novamente e entre na primeira porta deste corredor, antes ignorada (ou não), pegue as duas ervas verdes antes da escada e passe correndo pela passarela, ignorando o sapo gigante que vai pular aqui.

Entre na porta e, nesta nova sala, siga primeiro para à esquerda da tela, do outro lado há 2 Naked Zombies e munição de Shotgun, mas podemos ignorá-los por enquanto. Em frente à porta, tem munição, passe por ela e estará junto de Rebecca.

Interaja com a prateleira próxima às escadas para impulsionar Rebecca e pegar a Empty Battery. Dois insetos invadirão a sala, você pode matá-los ou ignorá-los. Combine a Empty Battery com o Sulfuric Acid para termos uma bateria carregada (High Power Battery). Suba as escadas e entre pela porta que destrancamos anteriormente do outro lado da sala.

Voltamos aonde encontramos Billy, depois dele ser atacado pelo Eliminator lá no bondinho. Entre pela próxima porta e suba as escadas passando pela porta ao final. Estamos na sala do Puzzle das caixas novamente.

Pode pegar seus itens que deixou aqui, pois logo vamos enfrentar o último chefe. Saia pela porta do outro lado e siga para à direita do cenário e depois esquerda para chegar à empilhadeira. Use um dos personagens para subir na caixa de madeira e com o outro coloque a bateria na empilhadeira para faze-la funcionar e pegar o cartão magnético.

Tenha cuidado ao voltar, pois um sapo pode estar a sua espera depois da empilhadeira e seu golpe é One Hit Kill: ele te engole inteiro. O melhor a fazer é descer pelo outro lado da caixa e depois passar com Billy por cima dela, garantindo assim sua segurança.

Volte para a sala do puzzle das caixas, voltando pela porta do outro lado que dará nas escadas. Desça as escadas, passe pela porta e depois entre na única outra porta deste corredor. Estamos na sala do Blue Chemical novamente.

Desça as escadas novamente, saindo pela porta do outro lado. Siga para o outro lado da sala, matando os 2 Naked Zombies, pegando a munição de Shotgun e usando o cartão para abrir a porta.

Atravesse o corredor, pegando munição de Magnum e já aproveite para equipá-la também. Passe pela porta e veja a Cutscene. Por que tudo tem que ser nojento nesse jogo hein? Odeio insetos!

Marcus Creature – James Marcus 

Dispare contra Marcus até que ele se mexa. Nessa hora, corra e mantenha uma boa distância dele para não ser pego pelos seus tentáculos. Se seguir para o lado direito do cenário, vai encontrar munição de Magnum (não há esse item no Hard) em um dos corredores, perto da máquina parcialmente em chamas.

=====//=====

Quando ele cair, pegue as duas Shaft Keys e deixe uma com cada personagem. Siga para os dois terminais, ao lado da porta dupla, e coloque um personagem em cada um deles. Tudo deve ser feito manualmente, abra o inventario e selecione usar a chave com um deles e depois com o outro. Caso não esteja funcionando, basta trocar os personagens de terminais.

Na próxima sala, haverá uma máquina de escrever, munição, Ink Ribbon, dois Sprays, munição de Shotgun e granadas. Deixe as armas mais fortes com Billy. Use o painel do outro lado para ativar a plataforma e veja a cutscene. Hora de enfrentar o chefe final do jogo

Leech Queen – The Final Boss

O lance é o mesmo: tentar manter uma boa distância para evitar os golpes na hora certa. Mantenha-se em movimento constante, nunca fique nas extremidades da sala, use o centro dela para se movimentar. Tem escadas que pode usar para evitar ficar preso em um dos cantos. Elas são muito úteis para correr de voltar ao centro da sala.

Mas se por acaso acabar ficando preso em algum canto, não há o que fazer. Vai ficar ali até morrer ou a cutscene de Rebecca descobrindo o ponto fraco da Leech Queen, que é a luz.

Nessa hora, Rebecca irá ficar abrindo as presilhas da comporta do heliporto e Billy tem que a protegê-la até que ela consiga abrir todas as 4. Fique atirando na Leech Queen até chamar sua atenção para que ela não ataque Rebecca.

Atraia o monstro para longe dela e espere que Rebecca vá para a próxima comporta, chamando a atenção do monstro novamente. Repita este processo até que todas as presilhas sejam soltas e o heliporto aberto. Agora é só curtir as últimas cutscenes e você terá finalizado o jogo, parabéns!


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