ZUMBIS
Surgiram inicialmente na Guerra Civil do Penamistão, que teve a participação de tropas do Governo dos Estados Unidos e armas bio orgânicas (Bio Organic Weapons – B.O.Ws). O vírus que os originaram é desconhecido. A cepa foi introduzida na história de Resident Evil: No Escuro Absoluto por Wilson, que é o secretário de defesa norte-americano e tem ligações com a Tricell.
As primeiras mutações apresentam veias que se tornam varicosas e descoloridas. A pele fica pálida e o coração bate lentamente até parar. Os infectados, então, se reanimam como mortos-vivos selvagens. Outra possível progressão é quando uma pessoa infectada morre (sem que seu cérebro receba nenhum dano maior). Neste segundo caso, o hospedeiro reanima e ataca qualquer pessoa nas proximidades. Cadáveres sem membros também voltam a ter atividades motoras e atacam. Os infectados podem não se transformar, desde que recebam doses regulares do antídoto. Esse tipo de zumbi é semelhante à sua variante do C-vírus, pois seus olhos ficam amarelos ou verdes pálidos. Há agressividade intensa e os hospedeiros são mais rápidos do que zumbis infectados com o T-vírus.
RATOS
Embora não se saiba como os ratos foram infectados ou mesmo com o quê, é claro que eles se tornam muito mais agressivos e raivosos, tendo um desejo de comer carne e também atacar criaturas muito maiores. Seus olhos adquirem uma tonalidade vermelha brilhante. Devido à quantidade encontrada no submarino, é provável que tenham se adaptado para se multiplicar pelo consumo de cadáveres humanos. Isso é ainda mais comprovado quando vemos inundações saindo da boca de um dos tripulantes do submarino.
JASON (FORMA MUTANTE)
Após anos da infecção e o uso contínuo de um antídoto que reprimia as mutações, Jason sofre uma transformação. Porém, o não uso contínuo e datado leva a uma mutação elevada, sendo que ele não se transforma em um zumbi e sim em algum tipo de Tyrant com certa consciência.