O Raid Mode retorna em Resident Evil Revelations 2, um pouco mais elaborado do que no game anterior. Com um conceito diferente, o extra traz uma inteligência artificial chamada Red Queen Alpha, que comanda um simulador de combate. Dentro de uma área virtual, representada por uma sala de uma mansão, o jogador deverá coletar dados sobre diferentes personagens enquanto participa das batalhas simuladas. Quando alguns requisitos são completados, são liberados arquivos de áudio que revelam mais sobre a Red Queen Alpha e suas conexões com o mundo externo.
O extra já está liberado desde o primeiro episódio de Revelations 2, com 54 missões divididas em três modos de dificuldade. Com o lançamento de cada novo episódio em semanas seguintes, novos mapas e missões são adicionados. Os episódios 2 e 3 trazem 36 novas missões para o Raid Mode, enquanto o episódio 4 traz 68. No total, o Raid Mode de Revelations 2 possui 200 missões. Cada uma delas dura em torno de 15 minutos.
A cada episódio lançado, novos itens, armas e kits de customização também são adicionados ao modo. Durante as missões é possível obter armas e peças customizáveis, encontradas em baús. As melhores armas e peças aparecerão quanto maior for o grau de dificuldade da missão. Também é possível obter itens usando gold.
Cada personagem jogável pode alcançar até o nível 100 (ao contrário do Raid Mode anterior, que só chegava até o level 50). Os inimigos também possuem habilidades específicas, algumas repetidas do primeiro Revelations, mas várias novas foram adicionadas.
Assim como na edição anterior, o Raid Mode possui modos solo e cooperativo online, com a adição do coop local com split screen. O modo online só estará disponível após o lançamento das versões físicas, em março.
As missões terminam depois que o jogador encontra e destrói o grande medalhão dourado.
Dicas básicas
- Não seja apressado! Se você quiser matar todos os inimigos e conseguir o medalhão de genocídio, você precisa permanecer mais algum tempinho na missão antes de destruir o emblema dourado. Alguns inimigos aparecem assim que você consegue a última chave, e esses geralmente são mais difíceis de derrotar, por possuírem uma ou mais habilidades combinadas.
- Em estágios de níveis mais baixos é totalmente possível passar sem usar ervas. Tudo o que você precisa fazer é ser cuidadoso para evitar ataques de inimigos e ficar atento ao som de novas criaturas aparecendo.
- Não é necessário correr para terminar o mais rápido possível como no modo “Mercenaries”. O tempo de conclusão não influencia o ganho de medalhões, apesar de influenciar o XP e, consequentemente, a progressão de nível.
- Sempre avalie os itens que você coletar durante as missões. O preço de venda é quase sempre superior ao de avaliação, fazendo com que você ganhe gold.
- Nas primeiras missões, não gaste gold com armas ou customizáveis. Use tudo o que você coletar, será mais do que o suficiente para passar com tranquilidade. No começo, o ideal é investir seu gold na avaliação de itens novos e na reposição de munição e ervas.
- Missões diárias tendem a dar mais gold e pontos de habilidade do que as missões comuns, além de fornecer cristais azuis.
Antes da partida
Antes de partir para a batalha, é necessário escolher seu personagem. Cada um possuirá um conjunto de habilidades específicas inicialmente liberadas, que podem ser escolhidas para serem “equipadas” no personagem. As habilidades dos personagens podem ser ativas e passivas, e envolvem melhorias na capacidade de combate, melhor desempenho para atirar e maior eficiência na hora de desviar dos inimigos.
O jogador também deverá escolher as armas a serem usadas pelos personagens e assim como no Raid Mode anterior, o armamento também ser ampliado e customizado com partes e armas adquiridas durante o jogo.
Habilidades dos Personagens
O Raid Mode de Revelations 2 traz um grande número de habilidades, que podem ser divididas entre passivas e ativas. Cada personagem possui sua lista específica delas, que podem ser “compradas” com pontos de habilidade (ou skill points). O número de habilidades que um personagem pode “carregar” de cada vez irá variar de acordo com seu nível, sendo no máximo 4 ativas e 6 passivas.
Habilidades passivas são ativadas dependendo de algumas situações, e geralmente estão relacionadas ao desempenho do personagem durante a partida, interferindo com a sua quantidade de HP, habilidade com determinadas armas, etc. Habilidades ativas podem ser usadas como uma arma secundária e usadas com o botão L2/LT.
A cada nível, novas habilidades são desbloqueadas para compra com PHs, ou pontos de habilidade. Depois de desbloqueadas, as habilidades podem ser melhoradas, também com o uso de PHs obtidos durante as missões.
Desbloqueando os Personagens
O Raid Mode de RE: Revelations 2 apresenta um total de 19 personagens. No início apenas dois deles estarão disponíveis, mas de acordo com seu progresso na campanha principal e no próprio Raid Mode, novas opções vão aparecendo, além de haverem também personagens DLC. Abaixo você vai conferir uma lista com todos os personagens e o que deve fazer para desbloqueá-los:
Padrão
Disponível desde o começo
Resident Evil 2
Consiga 40 medalhões no Raid Mode
Sniper
Complete todos os 4 Episódios da Campanha e termine as missões desafio VIII do Raid Mode na dificuldade normal ou superior
Padrão
Disponível desde o começo
S.T.A.R.S.
Consiga 40 medalhões no Raid Mode
Padrão
Complete o Episódio 1 da Campanha
Sobrevivente
Complete todos os 4 Episódios da Campanha e termine as missões desafio VIII do Raid Mode na dificuldade difiícil ou superior
Complete o Episódio 1 da Campanha
*Versões alternativas: Bloody Gina, Jessica Sherawat, Lady Hunk e Rachel Foley.
Complete o Episódio 2 da Campanha
Complete o Episódio 2 da Campanha
Complete o Episódio 3 da Campanha
Complete todos os 4 Episódios da Campanha e termine Episódio Extra “The Struggle – O Conflito”
Finalize a campanha e todos os estágios do desafio Omega na dificuldade muito difícil.
Consiga 10 medalhões no Raid Mode
Termine o Episódio 2 da Campanha e consiga 20 medalhões no Raid Mode
Termine o Episódio 3 da Campanha e consiga 30 medalhões no Raid Mode
Consiga 90 medalhões no Raid Mode
*Versões alternativas: Lottie, Lottie Branco
Personagem DLC ou bônus para quem comprou a “Complete Season” ou o jogo em mídia física
Personagem DLC ou bônus para quem comprou a “Complete Season” ou o jogo em mídia física
Customização de Armas
Use as partes de customização para alterar ou melhorar o desempenho de suas armas. Você irá obter álbuns durante a missão, mas não poderá usá-los até que eles sejam avaliados no jukebox.
Cada arma do Raid Mode possuirá um nível próprio, que define qualidades como seu poder de fogo, capacidade de carregador, velocidade de carregamento, etc.
Assim como em Revelations 1, você pode ganhar armas e partes de customização em cada missão e utilizá-las para melhorar seu arsenal ou conferir novos poderes aos seus tiros, como disparos de gelo, fogo e elétricos.
Caixa de Ferramentas
Além da customização de armas, é possível combinar customizáveis na caixa de ferramentas para formar partes mais fortes. A caixa só fica disponível depois da finalização do Desafio II na dificuldade Normal. A caixa de ferramenta também possui um nível próprio, que varia com alguns pré-requisitos conquistados durante o Raid Mode e a campanha. O nível da caixa determina quantas partes podem ser combinadas e o nível das peças produzidas.
Nível da Caixa | Pré-requisitos | Custo |
1 | Desafio II concluído (Normal) | – |
2 | Desafio IV concluído (Normal) / Episódio 2 concluído | 20.000 |
3 | Desafio VI concluído (Normal) / Episódio 3 concluído | 130.000 |
4 | Desafio VIII concluído (Normal) / Episódio 4 concluído | 400.000 |
5 | Desafio Omega concluído (Muito Difícil) / Episódio 4 concluído | 1.000.000 |
Desafios
Você inicia o Raid Mode com apenas um Desafio aberto, com seis estágios. Para abrir os outros desafios, você precisa cumprir alguns pré-requisitos, como a conclusão de capítulos da campanha e medalhões obtidos em desafios anteriores.
Na tabela abaixo, você confere quantos medalhões são necessários para abrir cada desafio. O desafio I é aberto desde o começo, enquanto o desavio IX é o DLC Throwback Map, com 4 estágios.
Desafio | Normal | Difícil | Muito Difícil | Código Vermelho | Pré-requisito |
I | liberado desde o começo | 30 | 90 | Omega concluído | Episódio 1 concluído |
II | 15 | 72 | 162 | Omega concluído | Episódio 1 concluído |
III | 45 | 108 | 198 | Omega concluído | Episódio 1 concluído |
IV | 126 | 180 | 300 | Omega concluído | Episódio 2 concluído |
IV | 144 | 216 | 360 | Omega concluído | Episódio 2 concluído |
V | 144 | 216 | 360 | Omega concluído | Episódio 2 concluído |
VI | 260 | 320 | 400 | Omega concluído | Episódio 3 concluído |
VII | 280 | 360 | 400 | Omega concluído | Episódio 3 concluído |
VIII | 340 | 360 | 400 | Omega concluído | Episódio 4 concluído |
Omega | – | – | 450 | Código Vermelho concluído | Episódio 4 concluído |
IX | DLC | DLC | DLC | Omega concluído | DLC |
Medalhões
No Raid Mode você obtém medalhões ao finalizar as missões e deve usá-los para desbloquear novas missões e desafios. É possível obter no máximo cinco medalhões por missão. Ao terminar uma mesma missão outras vezes, somente os medalhões de “Nenhuma Erva” e “Genocídio” podem ser obtidos novamente.
Life Crystals
Os “Life Crystals” ou cristais de vida permitem que o jogador faça respawn em qualquer local, durante uma missão do Raid Mode. Os cristais só podem ser obtidos em missões diárias específicas, acessadas através do menu do jogo, ou através de compra direta através do sistema de microtransações do jogo. Sem um life crystal, o respawn será feito no último check point da missão.
Há dois tipos de cristais: os Blue Crystals e Red Crystals. Os azuis são adquiridos ao completar missões diárias, enquanto os vermelhos são pagos e obtidos através de microtransações.
Pontuação
Ao finalizar uma missão, o jogador recebe “pontos de experiência” (XP), que o faz subir de nível; pontos de habilidade (PH), usados para melhorar as habilidades dos personagens; e gold, para ser usado na loja na compra de armas e partes de customização.
Os pontos de habilidade são obtidos toda vez que o seu personagem sobe de nível, mas a quantidade de pontos obtidos pode variar.
Nível | PHs |
<70 | 5 |
<70 (múltiplos de 10) | 10 |
71-79 | 6 |
80 | 12 |
81-89 | 7 |
90 | 14 |
91-99 | 9 |
100 | 18 |
100+ | 10 |