Arte: Frank Alcantara

Análise – Dino Crisis – PC (versão GOG)

Dando continuidade ao resgate dos jogos clássicos esquecidos no churrasco, e do mais absoluto NEIDA, o GOG.com relançou em sua plataforma os nossos queridos “REs de dinossauros”, Dino Crisis e Dino Crisis 2.

Seguindo a tendência que GOG fez com a trilogia clássica de Resident Evil, analisadas pelo REVIL (RE1, RE2 e RE3 Nemesis), a plataforma segue dando seguimento ao seu projeto de trazer jogos clássicos para 2025 – algo perfeito!. Agora foram os dois primeiros Dino Crisis, uma boa lembrança do PlayStation 1, que receberam sua roupinha nova e remendada para brilhar novamente em tempos atuais.



Para fins de objetividade, até porque são jogos do final da década de 90 e falar de spoiler aqui não tem o menor cabimento, assim como fiz nas análises do arco Raccoon City do PS1, vou me ater ao que tem de “novo” nas versões GOG. Isto posto, partiu para falar do primeiro Dino Crisis!

Do absoluto neida, vem um velociraptor na tua cola

Se podemos dizer que 2025 começou com surpresas, é dizer que no susto o GOG tacou na nossa cara versões atualizadas de PC de Dino Crisis 1 e 2. É a primeira vez em um meio digital, mas os dois jogos já haviam chegado a computadores com sistemas Windows em 2000 e 2002, respectivamente. Totalmente inesperado, mas muito comemorado, agora temos um porte moderno do nosso “RE de dinossauros” favorito e que é totalmente compatível com os computadores e controles modernos.

Vou focar nas novidades do primeiro Dino Crisis no GOG, além de aspectos mais técnicos no jogo, como desempenho e jogabilidade, não havendo necessidade em avaliar enredo, personagem e etc (até porque a gente sabe de cor e salteado do que se trata o jogo, né?). Lembrando que, como esse é um porte da primeira versão de PC do jogo lançada lá em 2000 (assim como a GOG fez nos portes de RE1, RE2 e RE3 clássicos), o jogo não vai exigir um PC da Nasa para que o jogo rode sem problemas. Também entendo que não cabe listar aqui pontos negativos e positivos desta versão, deixando a você, caro leitor, que irá jogar e ter a sua experiência, fazer sua avaliação nesse quesito, ok?

Dino Crisis - GOG PC

Para vocês terem uma noção, como sempre faço questão de colocar aqui nas minhas análises de PC, vou listar aqui o meu setup, com um notebook gamer de configuração mediana. Não é a configuração mais atualizada, mas o jogo roda sem nenhum problema, sem gargalos e nem quedas de frames. Também não encontrei nenhum bug.

Intel® Core™ i5-11400H de 11ª geração, Placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce RTX™ 3050 com 4GB GDDR6, Memória de 16GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz; SSD de 512GB PCIe NVMe M.2

O jogo roda no mesmo “molde” do RE1 de 96. Ao clicar no ícone, o jogo é aberto diretamente (sem aquelas telas de iniciador que o RE2 e o RE3 tem) e só ocupa 474 MB (conforme mostra a página do jogo no GOG), ou seja, tranquilo para funcionar em qualquer PC.

Jogo vintage em tempos modernos

Assim como na trilogia Raccoon City, Dino Crisis foi atualizado para rodar nos PC modernos, com ajustes na resolução de tela e no som, que foi a primeira coisa que notei. Senti o som mais “limpo”, se comparado com a versão de PS1. A resolução de tela achei bem boa. Óbvio que para um jogo de 1999 não dá para exigir muito no quesito gráfico, mas o porte do GOG deixou o jogo bem bonito nos monitores modernos, nada “esticadão” e estranho. Outra coisa que notei foi que a iluminação foi melhorada, pois o Dino 1 no PS1 é bem escuro e nessa versão GOG a iluminação tá bem caprichada.

Dino Crisis - GOG PC

Antes da continuar, vou fazer aqui um disclaimer pra deixar as coisas claras: como não tive acesso à versão original de PC, lançada lá em 2000, não tenho como fazer uma comparação mais precisa entre essa versão e a do GOG, por isso as minhas comparações serão feitas em relação à versão de PS1 (que eu tenho até hoje e que tá bem vívida na minha memória, ok?), em conjunto com a minha experiência testando essa “nova” versão.

Dito isso, foco aqui no que me chamou a atenção. Assim como o Resident Evil 3 Nemesis do GOG, todas as roupas extras da Regina já vêm desbloqueadas, assim como o modo extra “Operation Wipe Out”. Outra coisa diferente em relação à versão de PS1 é a adição do escolha de dificuldade tanto no original mode, quanto no arranged mode. Como estou acostumada a não ter escolha de dificuldade (e o Dino de PS1 no seu modo padrão, o único que ele tem mesmo, é nível dedo no cy, tapa na cara e gritaria) resolvi testar as outras dificuldades oferecidas na versão GOG.

Dino Crisis - GOG PC

As mudanças são poucas, mas permitem um fator replay considerável já que o Dino 1 do GOG te permite escolher qual o nível de ódio você quer cultivar durante a jogatina, a raiva você irá passar na gameplay, independente do modo de jogo/dificuldade que escolha, diferenciando somente a posição/quantidade de alguns itens e alguns códigos estão trocados (mas a solução você encontra pelo jogo).

Outra coisa interessante é que é possível pular algumas cutscenes e CGIs, mas não dá para pular as animações das portas. O jogo também não conta com legendas em português, tal como o original.

Mas e aí? Tá valendo a pena?

Embora seja um jogo inicialmente de 99, dá para notar o empenho do time GOG em proporcionar uma jogatina fluida e descomplicada para os PCs modernos, dando opção de jogá-lo pelo teclado ou pelo controle, com zero burocracia. Como disse lá em cima, não joguei a versão de PC à época de seu lançamento e posso dizer com segurança que essa versão GOG me deixou bem satisfeita, já que eu só joguei a versão de PS1 (e no PS3 também, né) e foi uma experiência completamente nova pra mim (passei raiva? com certeza, mas foi muito divertido também). Me trouxe diversão e nostalgia.

Dino Crisis GOG PC

É importante lembrar, no caso da versão de PlayStation 1: você só conseguia jogar o Dino 1 se você ainda tivesse um PlayStation 3 (o Dino 2 também), algo que mudou em outubro de 2024, quando o Dino 1 foi adicionado ao catálogo de clássicos da PSN, permitindo jogar em aparelhos modernos – PlayStation 4 / PlayStation 4. Só que o Dino 2 ainda segue perdido no churrasco e é uma exclusividade atual para PC via GOG.

Para quem estava com saudade de Dino Crisis, receber esse presentão do GOG logo no início de 2025 foi um baita abraço quentinho nos fãs nostálgicos e nos novos também – por que não?. Agora temos uma versão oficial e de preço acessível de Dino Crisis 1 (e também Dino 2). Lembrando que Dino ganhou a luz do dia graças à GOG Dreamlist, que abre ao público a oportunidade de indicar à plataforma qual jogo clássico queremos jogar novamente nos PC modernos. Basta ir no site, fazer o login na sua conta e votar em seus jogos favoritos.

Dino Crisis foi lançado no GOG em 29 de janeiro de 2025.

8