Análise – Evotinction – PlayStation 5

Cada dia que passa, mais e mais se é comentado e discutido em como a Inteligência Artificial pode ou não ajudar a nossa evolução, em diversas áreas que o mundo precisa e necessita dessa tecnologia, porém o maior medo é essa mesma tecnologia se voltar contra nós e se tornar o caos completo. É nessa situação toda que Evotinction te coloca!

 

Somente um Game ou Nosso Futuro?

Todo o enredo de Evotinction se passa ao controle de Drº Thomas Liu, líder do departamento de desenvolvimento da AI do laboratório HERE, principal centro de pesquisa sobre inteligência artificial e responsável por toda uma evolução da tecnologia para “melhorar a vida” dos usuários, evoluindo assim não só essa tecnologia, mas também toda a humanidade.

Após um grande vírus IA simplesmente escapar do laboratório e extinguir todos os humanos ali, ficou por conta de Drº Liu, o até então último sobrevivente, descobrir o que está acontecendo e acabar com essa ameaça, já que esse vírus desconhecido toma conta de toda a instalação.

Evotinction coloca, a partir daqui, o jogador para experienciar um mundo totalmente tomado por AI e que, devido a todo um avanço tremendo da tecnologia, somente o fator humano é capaz de salvar a humanidade.

Controlando a Tecnologia

Evotinction tem gameplay em terceira pessoa, a famosa câmera over-the-shoulder, onde o stealth aqui é essencial para passar por cada cenário. Não adianta correr e fazer tudo desesperado, o foco aqui é realmente a furtividade. Apesar de não se ter um combate mais voltado a ação, o game possui muitas mecânicas interessantes para se evitar isso e fazer, com sucesso, sua furtividade.

O jogador terá disponível, primeiramente, a tecnologia P.I. (Personal Interface), conectado a principal rede do HERE, onde assim será possível analisar ambientes a seu redor para encontrar drones, caminhos e dispositivos a ser hackeado, como câmeras, sensores e demais itens no cenário, para a progressão do jogador no game. Além disso, com esse dispositivo, é possível analisar os diversos tipos de Genies que o game possui, a fim de deixar o jogador ciente de suas fraquezas e dar a possibilidade do jogador pensar o melhor jeito de passar por eles. Alguns desses Genies podem ser um pouco mais evoluídos do que alguns comuns enfrentados no começo do game, tendo, por exemplo, uma sensibilidade maior a hackeamentos, então é recomendável usar e abusar do P.I. Pulsos eletromagnéticos para interferências na área e comunicação constante com o Oz é uma das principais funções do P.I.

Evotinction também oferece uma arma de choque e suas evoluções, para que Dr. Liu consiga evitar os Genies ainda mais, tornando possível a sobrecarga e desligamento permanentemente deles.

Seu companheiro Oz, um Genie que não foi infectado com o vírus RED, também ajudará o Dr. Liu durante essa jornada, tornando possível, por exemplo, o hackeamento dos Genies para que eles tenham a visão obstruída, não te sigam, fiquem incapacitados, infectá-los com vírus, e muitas outras possibilidades. Além disso, é possível, por exemplo, escanear os inimigos e ver, por exemplo, quanto tempo é necessário para hackear um Genie com sucesso, não alarmando outros na área e, assim, evitando o confronto direto.

Tudo isso se torna possível, claro, evoluindo o Dr. Liu e suas habilidades, tanto também quanto Oz e suas habilidades, e para isso, Evotinction possui aquele sistema de evolução de personagem que todo jogador ama. Esses pontos e itens necessários são obtidos através de inimigos abatidos, exploração dos cenários e até grids de treinamentos e simulações para testes.

Evotinction, com tudo isso disponível, fará o jogador pensar muito bem em como será dado seu próximo passo e como ele avançará para o próximo cenário, pois algumas das habilidades são limitadas, ou seja, se Liu usar muitas vezes ou por um tempo maior que o necessários suas habilidades, isso irá alertar inimigos por perto, fazendo com que eles caçam o personagem, podendo dar fim a jornada. Então será muito importante a evolução e planejamento para passar por determinadas áreas.

Isso tudo tem que ser levado em conta devido ao número de Genies diferentes e fortes que o jogador encontrará pelo caminho, como comentado antes, aumentando ainda mais a dificuldade de hackeá-los, derrubá-los e até ludibriá-los. Tem inimigos, por exemplo, que conseguem escutar seus passos, mesmo agachado, sendo quase impossível aproximar deles para uma neutralização total. Todo cuidado aqui é essencial!

Evotinction chama a atenção aqui, de um fã da franquia Resident Evil (como nós) pois para entender mais e mais sobre a história de todo o game, é necessário ler e ouvir os vários files que existem nos cenários e conforme você avança na história. Isso é um ponto chave para explorar cada canto do cenário que existir.

O game com base no enredo principal fica em torno de 5 horas de gameplay, porém se o jogador quiser buscar coletáveis (que tem de um monte no game) e demais itens para upar ainda mais o personagem e seu companheiro, dá pra gastar mais algumas horinhas em Evotinction.

O Mundo da IA

O que mais me chamou a atenção em Evotinction são suas transições de cutscenes e trilha sonora. Todas elas, sem exceção, lembram e muito tudo que já é visto e jogado nos games da franquia Metal Gear, misturado a essência sci-fi do game. Não sei se isso foi proposital, para homenagear especialmente a franquia que tornou o gênero Stealth tão famosa, mas deu muito certo aqui (pelo menos, eu achei que sim).

Vale a pena lutar com esse Vírus?

Evotinction lançou sem muito alarde, porém trouxe uma novidade bastante gostosinha de se jogar para aqueles que estavam cansados de games remasterizados e remakes, e que queriam algo novo.

Com o tão esperado Metal Gear Solid Delta: Snake Eater já anunciado e causando alvoroços, é bom ter um game do gênero para lembrar os games clássicos de stealth, resgatar esse gênero um pouco esquecido e até preparar essa nova geração para entrar bem apresentado com essa parte de furtividade.

Evotinction, aqui, irá funcionar muito para aqueles jogadores que amam um gênero stealth clássico com uma misturinha de sci-fi. O game em si traz uma pegada de que jogar em modo furtivo pode ser divertido, mas ele peca em te segurar em um enredo. Não ter uma tradução em português do Brasil nem para os textos e menus desanima um pouco de, pelo menos, tentar entender a história, que pode até ser convidativa para quem curte tramas sci-fi e teorias sobre o domínio das IA’s no mundo.

Evotinction foi lançado em setembro de 2024 e está disponível para Playstation 4, Playstation 5 e Steam (PC).

Uma chave de acesso a Evotinction foi enviada diretamente ao REVIL pela Perpgames.

Pontos positivos:
Furtividade e hack combinam perfeitamente;
Coletáveis engraçados e importantes.
Pontos negativos:
Não ter tradução PT-BR;
Enredo não prende.
6