Análise – The King of Fighters XIII Global Match – PlayStation 4

The King of Fighters XIII Global Match é a versão remasterizada do clássico jogo de luta da SNK lançado em 2010, na época para os Arcades (apenas no Japão) e no ano seguinte para PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo ainda chegou aos dispositivos iOS, Android e PC. Em novembro de 2023 ganhou uma versão remasterizada, melhorando tudo que o título original tinha a oferecer, agora para Nintendo Switch e PlayStation 4.

Voltando às origens

The King of Fighters XIII marca o fim da saga Ash e também o fim da era 2D do jogo, já que este foi o último título a utilizar sprites, com os jogos seguintes entrando na modelagem 3D.

O início da Saga Ash se deu em The King of Fighters 2003 (o último título com numeração e lançamento anual) e seguiu por The King of Fighters XI, chegando ao fim em KOF XIII (KOF XII não faz parte da saga, pois é um dream match).

KOF XIII chegou com a intenção de voltar às origens, buscando algo mais parecido com os primeiros jogos da franquia, e isso com toda certeza deu muito certo. Graças a isso atraiu o público mais antigo sem perder o interesse dos novos jogadores.

Completo, complexo e viciante

O jogo se destaca principalmente por seu sistema de combate, que é uma combinação complexa de técnica e estratégia. Não é apenas sobre sair apertando botões como se não houvesse amanhã, mas sim sobre compreender as mecânicas de cada personagem e saber quando e como utilizá-las. Os jogadores têm à disposição uma variedade de métodos para derrotar os oponentes, desde transições suaves entre os ataques, que conferem um visual elegante às combinações, até manobras especiais que oferecem habilidades únicas para ataques de longo alcance e combate corpo-a-corpo.

A mecânica de EX Mode, que permite movimentos especiais aprimorados, adiciona uma camada de complexidade às partidas, assim como a habilidade de cancelar movimentos e encadear combos. No entanto, apesar de interessantíssimo e recompensador para jogadores que se dedicarem ao título, toda essa complexidade pode afastar as pessoas que buscam um jogo mais casual.

The King of Fighters XIII Global Match também conta com um elenco incrível de 36 personagens, cada um com sua própria personalidade, história e estilo de luta, incluindo todas as DLCs. É uma mistura esplendorosa de personagens antigos, com estilos mesclados entre o clássico e o novo, e com personagens com um frescor interessante.

O jogo oferece vários modos de luta para escolher, como o modo: história principal, arcade, versus e o online, além de um modo de customização dos personagens para aqueles que gostam de deixar os lutadores com sua cara, ou neste caso, mais com suas cores.

Apesar de manter todos os seus modos originais, como se trata de um relançamento, talvez a adição de algo a mais fizesse o jogo ainda melhor e mais completo. Infelizmente o maior defeito que o Global Match tem, é não oferecer localização em português.

O online é um dos pontos fortes, pois ele utiliza um sistema chamado rollback netcode, que permite uma conexão mais estável e rápida entre os jogadores. O rollback netcode também corrige alguns bugs e problemas que afetavam a jogabilidade online no lançamento original.

Joguei KOF XIII no PlayStation 3 na época em que seus servidores funcionavam e o online era de fato bem instável, com partidas cheias de delays e caindo com facilidade. Claro que isso, somado a internet “precária” que tínhamos na época aqui no Brasil, também contribuía para a instabilidade.

Jogando hoje em dia com o rollback e uma internet melhor, não houve problema algum durante as partidas, tudo fluiu muito bem. O único problema real do modo online é ser difícil para encontrar jogadores em partidas ranked – no mais, ele funciona muito bem.

Lindo e elegante até hoje

Os gráficos em estilo anime são um destaque, com personagens detalhados e animações suaves, mantendo a estética clássica da série. Mesmo hoje em dia os gráficos continuam belíssimos e passíveis de apreciação.

Como parte da edição Global Match, existe um Art Book que pode ser baixado junto ao jogo. Ele contém artes conceituais de personagens e cenários, artes de personagens, posters e muito conteúdo legal.

A trilha sonora também merece destaque pela qualidade e variedade, contribuindo para a atmosfera intensa das lutas.

E também, como parte do conteúdo da edição Global Match, é possível baixar a trilha sonora do jogo que contém 36 faixas.

Igual Vinho

The King of Fighters XIII Global Match é um jogo que vale a pena jogar para os fãs da série KOF ou dos jogos de luta em geral. Ele mantém a essência do clássico original com gráficos impressionantes e animações fluidas, mas também traz melhorias na jogabilidade online com o uso do rollback netcode.

A autora desta análise contou com uma chave digital de The King of Fighters XIII Global Match cedida pela SNK por meio da assessoria de imprensa Theogames.

Pontos positivos:
Todas as DLCs;
Melhoria no modo online graças ao rollback;
Volta às origens;
Art Book e Soundtrack.
Pontos negativos:
Sem localização em português;
Nenhuma adição em modos novos;
Jogabilidade complexa que pode afastar jogadores casuais.
9