Rebecca Chambers

Biografia

Perfil


Descrição do Personagem:
Nome: Rebecca Chambers
Nascimento: 1980
Altura: 1,61m
Peso: 41,1Kg
Tipo Sanguíneo: AB
Afiliações: S.T.A.R.S (1998) / B.S.A.A. (atual)
Status: Viva

Rebecca Chambers nasceu em 1980, e em pouco tempo mostrou ser uma garota acima da média, obtendo graduação na universidade com apenas 18 anos. Sua formação lhe deu um vasto conhecimento na produção e preparação de remédios, o que num futuro próximo lhe rendeu a oportunidade de ser recrutada para trabalhar no esquadrão de elite da polícia de Raccoon City.


S.T.A.R.S.

1998

Após se formar na universidade, Rebecca fora recrutada para ser membro da equipe Bravo dos S.T.A.R.S., atuando como médica da equipe. Apesar de ter apenas 18 anos na época, a garota já era uma especialista em produção, preparação e administração de medicamentos, mas por conta da sua pouca experiência em combate, por muitas vezes ela pode parecer um tanto infantil. Essas atitudes acabam escondendo um lado calmo e maduro, que Rebecca viria a revelar em situações perigosas, que ela jamais imaginou que viveria.


Ecliptic Express e o Centro de Treinamento

23 e 24 de julho

A equipe Bravo dos S.T.A.R.S. é enviada para investigar estranhos homicídios que ocorreram na região das Montanhas Arklay. Porém, ao chegar nas imediações, o motor do helicóptero falha, e a equipe faz um pouso forçado em meio a floresta.

Apesar das circunstâncias, os membros da equipe Bravo saem ilesos do acidente, e ao investigar a área, se deparam com um comboio policial destruído, com vários dos oficiais desmembrados. Rebecca encontra a ficha que contém dados sobre o prisioneiro que era escoltado – Billy Coen.

Ela lê a sentença de Billy na ficha, e o capitão da equipe Bravo, Enrico Marini, ordena que o grupo busque pelo prisioneiro nas imediações. Investigando a área, Rebecca logo se depara com o Ecliptic Express parado na floresta e entra no trem para investigar. Ao fazer isso, ela se depara com todos os passageiros mortos, mas um deles volta a vida e ataca Rebecca.

Após dar cabo do morto-vivo, Rebecca parte para investigar os demais vagões do trem, e encontra Billy Coen. Sabendo que se tratava de um condenado a morte, Rebecca ordena que Billy não se mova, mas ele desobedece e foge pelos demais vagões do trem.

Rebecca então sai em busca do prisioneiro, e acaba encontrando o membro da equipe Bravo, Edward Dewey, em busca de ajuda após ter sido atacado por monstros na floresta. Dewey está totalmente debilitado, e antes de morrer, avisa Rebecca para ter muito cuidado com as criaturas estranhas que o atacaram.

Novamente Rebecca encontra com Billy dentro do trem, mas desta vez ele propõe uma cooperação entre os dois para que assim eles tenham mais chances de sair vivos daquele pesadelo, mas Rebecca se recusa a ter ajuda e a ajudar o condenado.

Os dois seguem então caminhos diferentes, e em um dos vagões ela se aproxima do que aparenta ser um senhor sentado em uma mesa. Ao chegar mais perto o homem se desfaz em um aglomerado de sanguessugas que atacam a policial, mas Billy aparece e a salva.

Após o incidente, o trem começa a se mover em uma velocidade fora do comum, e eles concordam que devem acionar os freios. No caminho até o vagão traseiro, Rebecca encontra Edward Dewey transformado em zumbi, e se vê obrigada a mata-lo.

Rebecca e Billy conseguem finalmente ativar os freios, mas por conta da alta velocidade, o transporte não para imediatamente e descarrila próximo ao Centro de Treinamento da Umbrella. Rebecca e Billy saem ilesos do amontoado de ferragens que o trem se tornara, e entram no complexo de pesquisa, aparentemente abadonado.

Dentro do local, Rebecca encontra uma grande foto do ex-diretor do local, Dr. James Marcus, e percebe uma enorme semelhança entre o homem da foto e o indivíduo que se desfez em um amontoado de sanguessugas no trem. Longe dali, através do sistema de monitoramento, Albert Wesker e William Birkin acompanham o progresso de Rebecca e Billy.

Andando pelo local, eles visualizam uma abertura na parede que permitiria aos dois explorarem uma nova área. Billy auxilia Rebecca e ela chega a uma câmara de tortura, quando um Eliminator é solto pela Queen Leech para atacar a recruta. Rebecca desvia dos ataques da criatura mas o chão cede e ela fica pendurada, segurando-se apenas em uma barra de ferro. Billy aparece e salva Rebecca antes que ela caia em um enorme buraco que se formou.

Por conta dos momentos de ajuda mútua, Rebecca começa a duvidar que Billy tenha sido capaz de assassinar tantas pessoas como o descrito em sua sentença. Nesse momento, o rádio de Rebecca toca, com Enrico Marini tentando fazer contato.

O capitão da equipe Bravo pergunta a recruta se ela já encontrou Billy, mas ela nega, mentindo para protegê-lo. Ele finalmente conta a história real dos eventos que levaram a sua condenação, que fora acusado injustamente pelos 23 assassinatos por ter se recusado a cumprir ordens superiores de matar os habitantes de uma vila na África.

Após a conversa e a revelação, os dois encontram um teleférico que pode leva-los para fora do Centro de Treinamento, e para isso restauram a energia que liga o aparelho. Porém, devido ao ataque de um Eliminator, Rebecca fica sozinha novamente, pois Billy é jogado em um canal de água subterrâneo sobre o qual o teleférico passa.

Determinada a ajudar Billy, Rebecca faz uso do teleférico e chega a uma fábrica abandonada, utilizada pela Umbrella para esconder a entrada do Complexo de Pesquisas Subterrâneo de Raccoon City. Usando uma plataforma móvel, ela desce e chega ao mesmo nível em que Wesker e Birkin a monitoravam através das câmeras.

No laboratório subterrâneo, Rebecca encontra com Enrico Marini, que informa a recruta que os membros da equipe Bravo que ainda estão vivos se refugiaram numa mansão próxima do local, e que a Umbrella usa esta mansão como fachada para suas pesquisas. Preocupada com a queda de Billy, Rebecca diz que o encontrou mas os dois se separaram e precisa encontrá-lo. Logo após isso a recruta se encontra pela primeira vez com o Proto-Tyrant, derrotando-o sozinha, apesar da dificuldade, e segue para o elevador em busca de Billy.

Tendo acesso a níveis inferiores do Complexo, ela chega a Central de Eliminação de Resíduos e encontra Billy inconsciente. Após resgatá-lo ambos voltam juntos ao níveis superiores do Complexo afim de achar um saída do local, porém agora com inúmeros cadáveres das prováveis experiências virais de James Marcus atrapalhando a volta.
Pouco tempo depois são surpreendidos novamente pelo Proto Tyrant, dessa vez mais agressivo e rápido. Em frente ao um perigo extremo a frente com a criatura, Rebecca e Billy o enfrentam até conseguir derrotar de uma vez por todas a arma biologica suprema da Umbrella.

Eles continuam explorando o local e encontram com a Queen Leech, que toma a forma de James Marcus  e lhes conta a história de seu assassinato, dez anos atrás a mando de Spencer e executado por Wesker e Birkin, que roubaram sua pesquisa com o T-Virus.

A Queen Leech conta seu plano de vingança e retorna a sua forma original, pronta para aniquilar a dupla. Neste mesmo momento, William Birkin aciona o sistema de autodestruição do local. Mais uma vez juntando forças, Rebecca e Billy conseguem derrotar a Queen Leech, e escapam do complexo a tempo de se salvar da explosão do local.

Após saírem ilesos, no alto das montanhas, Rebecca e Billy observam a mansão citada por Enrico, os dois se despedem, e Rebecca afirma que de forma oficial, reportará que ele está morto, dando assim uma chance de Billy recomeçar a sua vida.


O pesadelo na Mansão de Spencer

Rebecca segue então em direção a mansão, e ao chegar no local ela não encontra seus companheiros. Devido ao cansaço que os eventos anteriores lhe causaram, ela se dirige aos dormitórios anexos à mansão e adormece em um dos quartos, permanecendo assim durante um dia inteiro.

Richard Aiken, outro membro da equipe Bravo, que considera Rebecca como sua irmã mais nova, a encontra dormindo, e os dois decidem sair em busca de Enrico Marini. Eles fazem o caminho pelas cavernas até a mansão em busca do comandente. Durante a busca, Rebecca e Richard são atacados pela Yawn, que passa a persegui-los pela mansão. Eles fogem e chegam a biblioteca, onde a cobra dá o bote em Richard, evenenando-o.

Rebecca fica ao lado de seu companheiro, sem saber o que fazer, pois não poderia deixá-lo sozinho mas era necessário encontrar uma cura para o veneno. Chris Redfield encontra os dois e Rebecca pede para que ele busque soro para tratar de Richard, que tem uma melhora significativa com o tratamento. Com ajuda de Chris, Rebecca leva Richard até a enfermaria da mansão, onde ela permanece cuidando de seu companheiro.

Posteriormente, Rebecca é encurralada por um Hunter em um dos corredores da mansão, mas é salva por Chris. Após o evento, Rebecca e Chris seguem rumo ao recém descoberto laboratório secreto da Umbrella. Ao chegar no local, Rebecca ativa o sistema de  autodestruição do complexo, a pedido de Chris.

Rebecca se encontra novamente com Chris, e logo após eles se encontram com Jill Valentine e Barry Burton, e eles seguem para o heliporto da mansão. Com a ajuda de sinalizadores, eles atraem a atenção de Brad Vickers, piloto da equipe Alpha que sobrevoava  região em busca de seus companheiros.

Surge então o Tyrant T-002, que havia sido enfrentado anteriormente por Jill e Chris. Chris consegue dar cabo do monstro com o auxílio da Rocket Launcher que Brad jogou, e os quatro entram no helicóptero e fogem, assistindo do alto a explosão do local no caminho de volta pra Raccoon City.

Após os incidents, Rebecca escreve em seu relatório da missão que encontrou um comboio militar com corpos mutilados de policiais e de um outro indivíduo identificado com Billy Coen. Alegando dificuldades para a recuperação do corpo de Billy para a confirmação de sua morte, ela requisita o arquivamento do caso.

* Os fatos de Resident Evil Remake envolvendo Jill Valentine ou Chris Redfield, bem como Barry Burton ou Rebecca Chambers, foram relatados de acordo com o gameplay de cada um dos personagens principais do jogo.


Incidente em Minnesota e Austrália

Entre 2005-2010

Rebecca Chambers vira consultora da B.S.A.A. devido a sua experiência no incidente na Mansão Spencer. Ela começou a auxiliar as equipes nas missões que surgiam com surtos biológicos.

Em 2005, a moça ajudou a conter um surto com o T-Vírus na cidade de Rochester, em Minnesota, onde conheceu Tyler Howard, até então sendo apresentando somente como um policial, mas após algum momento do ataque, acreditou que o policial estava morto devido ao ataque de um zumbi.

Em 2010, a consultora foi chamada pelo diretor da Universidade de Filosofia da Austrália, o Erza Sennett, que queria saber o que estava acontecendo por trás dos desaparecimentos dos estudantes dentro do campus, mas para não levantar nenhuma suspeita ou pânico nos demais estudantes, Erza pediu para Rebecca ir disfarçada como uma palestrante sobre algum assunto relacionado a Química.

O terror voltou a estar presente na vida de moça quando ela se vê envolvida em um incidente bioterrorista nessa universidade, quando ela descobre que o T-Vírus foi solto no campus, transformando muito estudantes em zumbis e deixando todos em pânico. Ela imediatamente contata Chris Redfield para trazer uma equipe de contenção da B.S.A.A., sendo combatido com sucesso assim que chegam com a ajuda de Piers Nivans e Sophy Home.

A verdade é revelada para Rebecca quando ela reencontra Tyler Howard, que estava ali no campus pela B.S.A.A. disfarçado de professor para investigar Liam Howard, pai de Tyler e um outro professor da Universidade que aparentava estar com o T-Vírus em mãos, fazendo experimentos ilegais. (eventos descritos na peça teatral Biohazard – The Stage)


Reencontro com Chris e Conhecendo Leon

Meados de 2014

Rebecca Chambers, agora trabalhando como pesquisadora e professora no Instituto de Biotecnologia de Chicago, está focada em descobrir uma possível cura para o A-Vírus, usado pelo bioterrorista Glenn Arias a meses para atacar algumas cidades dos Estados Unidos e Canadá, tudo para a venda ilegal de armas bio-orgânicas.

Completando quase quatro meses dos primeiros surtos conhecidos por esse vírus, a pesquisadora consegue uma síntese positiva, possivelmente valida para um protótipo da vacina, e se vê animada com o avanço e resultados de suas pesquisas, mas isso é interrompido por um ataque ao Instituto orquestrado por Maria Gomez, ajudante de Glenn Arias, que resulta na infecção de todos os funcionários presente no local, inclusive Rebecca.

A garota conseguiu resistir o suficiente a infecção para poder aplicar a única amostra de vacina que tinha produzindo em seu próprio corpo, erradicando o vírus e mostrando a ela a eficácia do produto, foi quando a equipe da B.S.A.A. chegou ao local para conter o ataque e evitar a propagação do vírus, fazendo com o que a moça tivesse uma oportunidade que não tinha a anos: o reencontro com seu antigo parceiro de sobrevivência da Mansão Spencer, Chris Redfield.

Rebecca Chambers começa, então, a revisar suas pesquisas e todo o material que possuía sobre o A-Vírus para entender mais sobre sua síntese, agora com essa recém-descoberta que a vacina traria resultados positivos. Nisso, a moça descobre que toda a síntese em que o vírus foi desenvolvido é semelhante ao do parasita Las Plagas, usado pela seita Los Iluminados. Explicando tudo isso para Chris, ambos decidiram ir atrás de Leon S. Kennedy, devido ser o único a presenciar em campo a ação do parasita, em seu surto inicial na Europa em 2004 e com isso, os agentes pretendem parar de vez os planos de Glenn Arias.

Rebecca, junto de Chris, conseguem encontrar Leon nas Montanhas Rochosas – Colorado, porém bem diferente do que costumavam a encontrá-lo – bêbado encostado num bar. A dupla tenta pedir ajuda do agente mesmo nessas condições, explicando a gravidade que um novo surto se tornaria, já que o próximo alvo de Glenn ainda era desconhecido, mas os agentes sabiam que o terrorista iria agir em breve. Tentaram tirar toda a informação que Leon possuía, porém ele se mostrava resistente, não querendo cooperar para evitar o ataque.

Vendo que Chris e Leon começam a brigar sério devido a essa resistência, e a pouca paciência que Chris teve com tudo isso, Rebecca interveem e começa a discutir com os dois, confirmando que o A-Vírus já está presente no corpo de cada uma das pessoas, até mesmo deles, e que o único trabalho de Glenn Arias era ativá-lo de alguma forma ainda desconhecida pelo trio.

Rebecca deixa uma amostra de seu sangue e seu laptop com Chris e Leon e sai para o banheiro do local, tentando esfriar a cabeça devido à discussão e esperando que os agentes entrassem em um consenso e se entendessem. Nesse momento, a pesquisadora é sequestrada por Maria Gomez com ajuda de Diego Gomez, a mando de Arias, que a tirou do local inconsciente e a levou para o esconderijo do terrorista.

Rebecca acorda e percebe que está em um local parecido com uma cerimonia de casamento, onde se vê presa a uma cadeira e vestida de noiva, e nas mesas próximas a ela, consegue perceber uma caixas que está se mexendo. Com medo do que possa ser e apavorada com a situação, Rebecca vê entrando pela porta a sua frente o terrorista em que tanto Chris mencionava, Glenn Arias.

A professora, como Glenn se refere a Rebecca, começa a confrontar o terrorista verbalmente, dizendo que já está ciente de todo o seu plano e como criou o A-Vírus (Animality Vírus). Diz também que já sabe como deter todo o mercado lucrativo do terrorista com essas novas armas bio-orgânicas, porém Glenn a interrompe e diz que seu plano tem mais uma etapa, e que ele precisará dela para isso acontecer.

Rebecca fica sem entender sobre o que Glenn falara e começa a escutar os lamentos do terrorista sobre seu passado enquanto olha assustada a foto da esposa falecida de Glenn, chamada Sara – idêntica a Rebecca. Ela então começa a se perguntar o porque permaneceu viva, naquele cenário, sendo surpreendida pela resposta de Glenn Arias que iria refazer a cerimonia do seu casamento destruído, agora com Rebecca, forçando a moça a colocar o antigo anel de noivado retirado da única parte do corpo que sobrou da falecida esposa, o braço.

A pesquisadora reluta contra a situação só para ver Glenn enlouquecer e dizer que iria fazer algo “melhor” – substituir um dos braços da Rebecca com o braço da Sara. A moça também acaba descobrindo, nesse momento, onde o terrorista planeja seu próximo ataque: no centro de Nova Iorque.

Após isso, ela é levada para um laboratório subterrâneo dentro do prédio onde estava com Arias, ficando presa a uma maca e submetida a uma infecção com a nova síntese do A-Vírus, melhorado pelo próprio Arias graças ao sangue de Rebecca. Ela começa a sentir os efeitos da infecção de imediato e sua total infecção se dará nos próximos trinta minutos. Rebecca é agraciada com a chegada de Chris alguns minutos após a infecção e a saída de Glenn do local, que a ajuda a sair após enfrentar Diego Gomez.

A moça é levada até a cobertura do prédio, onde tenta resistir ao máximo contra a infecção até Leon e Chris derrotarem Glenn Arias de vez, e procurarem uma vacina.

Rebecca finalmente consegue a cura, através de um gás, a tempo, graças a Chris, e é resgatada para ir embora com os agentes através do helicóptero da B.S.A.A., onde consegue ver essa mesma cura agora ser espalhada por toda Nova Iorque através do ar.

Rebecca começa a relembrar o passado com o Chris, já que ambos se viram pela primeira vez saindo de uma situação com B.O.W.’s sendo resgatados pelo helicóptero do S.T.A.R.S. anos atrás, e torce para que dessa vez o mundo fique mais seguro longe de novas B.O.W.’s.

Rebecca Chambers, junto com seus parceiros Chris Redfield e Leon S. Kennedy, saem da missão com a sensação de mais um dever cumprido e com seus laços de amizades e companheirismo cada vez mais fortes.


Aparições

  • Rebecca Chambers foi protagonista do jogo Resident Evil 0 ao lado de Billy Cohen, e atua como personagem e apoio de Chris nas tramas de Resident Evil 1, Director’s Cut, e Remake.
  • Ela volta a  aparecer no jogo Resident Evil: The Umbrella Chronicles, nos cenários “Train Derailment”, que conta a história de Resident Evil 0 e “Nightmare”, que relata os acontecimentos vividos por Rebecca após a sua chegada na mansão e antes da equipe Alpha chegar ao local. No cenário Mansion Incident, Rebecca não aparece como a personagem de apoio de Chris. No jogo a trama se restringe  Jill e Chris, deixando não só ela, mas também Barry Burton de lado.
  • Rebecca também aparece como personagem selecionável na expansão do modo Mercenaries de RE5, “The Mercenaries Reunion”, que faz parte da edição Gold Edition. Ela aparece também na ultima versão do modo nos relançamentos, “The Merceneries United”. Ela também aparece no titulo exclusivo para Nintendo 3DS, que segue os moldes de Mercenaries Reunion, The Mercenaries 3D.
  • Rebecca aparece também nas novelizações que S.D. Perry fez com base na série. Ela é protagonista do livro Zero Hour, que conta a história de Resident Evil 0. Ela também é protagonista no livro Caliban Cove, onde é apresentada a um time dos S.T.A.R.S. de Exeter, e juntos eles investigam  um incidente biológico que acontece em Caliban Cove, no Maine. O livro conta com novas criaturas chamadas Leviathans, e uma nova forma do vírus que mantem a inteligência dos infectados, mas remove totalmente o livre-arbítrio, tornando-os criaturas facilmente controláveis. Rebecca também faz uma breve aparição no livro Underworld, onde ela, Leon e Claire estão viajando para a Europa para continuar a investigação contra a Umbrella, além de estar presente na novelização da história do primeiro game da série, The Umbrella Conspiracy.
  • Rebecca é uma das personagens principais da peça Biohazard The Stage, exibida apenas no Japão.
  • A personagem também aparece em sua versão chibi no game mobile da franquia Minna to Biohazard: Team Survivor & Clan Master, como também na versão mobile do modo Merceneries.

Curiosidades

  • Rebecca Chambers está listada como morta na seção de RE2 do livro Resident Evil Archives. No entanto, essa afirmação é um engano da tradução americana. No texto original em japonês, Rebecca ainda consta como sobrevivente.
  • Rebecca está presente no roteiro do filme de Resident Evil escrito por George A. Romero. Na história, Rebecca também seria a médica dos S.T.A.R.S.
  • O rosto da personagem em Resident Evil 0 foi baseado na cantora japonesa Ayumi Hamasaki.
  • Em Resident Evil 2, se você checar a mesa de Albert Wesker na sala dos S.T.A.R.S. 50 vezes, você obtem um rolo de filme que pode ser revelado na câmara escura no primeiro andar e que dá origem a uma foto de Rebecca com um uniforme de basquete.
  • Após os eventos da mansão, Rebecca não apareceu em mais nenhum evento dos jogos da série que contem para a cronologia, apesar de ter retornado em Mercenaries Reunion, de RE5 e em RE: The Mercenaries 3D. A personagem só aparece novamente na franquia através do filme Resident Evil Vendetta, onde mostra um pouco dos trabalhos da personagem como pesquisadora após os incidentes que vivenciou.
  • Rebecca é um dos personagens da peça de teatro Biohazard The Stage, ao lado de Chris Redfield e Piers Nivans. Ela foi interpretada pela atriz japonesa Rin Asuka.

Atrizes e Dubladoras

Resident Evil
– Linda (abertura em live action)
– Reiko Takagi (voz)

Resident Evil 0
– Riva di Paola (voz)

Resident Evil Remake
– Hope Levy (voz)

Resident Evil: The Umbrella Chronicles
– Stephanie Sheh (voz)

Resident Evil: Vendetta
– Erin Cahill (voz)
– Luisa Viotti (voz na versão brasileira)

Biohazard The Stage
– Rin Asuka (atriz japonesa da peça teatral)

 

Perfil originalmente publicado em 13 de julho de 2015.
Última revisão: 06 de Janeiro de 2020 por Paloma Cristini e Frank Alcântara.