Neste REcapitulando, relembramos os acontecimentos de Resident Evil 5, no qual Chris Redfield tem o seu último encontro com o seu maior rival. Assista ao vídeo no YouTube:
A apresentação do vídeo é de Flávio Silva (P3po), com roteiro de Nicolas Gomes, revisão de Natália Sampaio e edição de vídeo de Gustavo Evans (Gusta).
Voltamos à história de Chris, que segue uma jornada rumo à derradeira vitória sobre seu maior inimigo, Albert Wesker!
2006, mansão de Spencer
Os ex-agentes S.T.A.R.S. Chris Redfield e Jill Valentine, agora trabalhando para a B.S.A.A. (Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo), viajam até uma mansão em algum lugar na Europa na missão de prender Ozwell E. Spencer, fundador da Umbrella. Spencer poderia ter informações sobre o paradeiro de Albert Wesker que, nos últimos anos, se tornou um bioterrorista de fama internacional.
A dupla investiga a mansão que tanto os remete ao incidente das montanhas Arklay e descobre que os seguranças de Spencer foram todos mortos. O único semblante de vida são aberrações que vagam pelo cenário e os agentes persistem através dos monstros, armadilhas e puzzles em busca de seu alvo.
Porém, ao alcançar o escritório de Spencer, eles se chocam com o cadáver do fundador da Umbrella, sob os pés de Albert Wesker. Jill e Chris rapidamente tentam prendê-lo, mas Wesker, que há muito já não é mais humano, facilmente os domina. Ao ver que Albert estava prestes a matar Chris, Jill decide se sacrificar pelo seu parceiro, agarrando o vilão e pulando com ele através da janela, penhasco a baixo. Chris não pode fazer nada e é forçado a observar sua amiga e parceira indo em direção a sua morte.
2009, Incidente de Kijuju
Três anos após a morte de sua parceira, Chris Redfield é enviado para investigar um possível tráfico de armas biológicas no continente africano. Chris vai até a cidade de Kijuju, onde conhece Sheva Alomar, agente da divisão Africana da B.S.A.A. Juntos, eles pretendem se encontrar com o esquadrão Alpha, para interceptar um traficante chamado Ricardo Irving.
Eles logo acabam percebendo a gravidade da situação. Após testemunharem um cidadão ser infectado com o que aparentava ser o parasita Las Plagas, Sheva e Chris presenciam seu contato ser executado em praça pública. Rapidamente, o esconderijo dos agentes é revelado e a dupla é forçada a enfrentar uma horda de habitantes hostis infectados pelo novo parasita, enquanto progridem pela cidade em direção ao ponto de negociação de armas biológicas.
Ao chegar ao local, Chris encontra o Capitão DeChant, único sobrevivente do esquadrão, fatalmente ferido. O capitão os revela sobre a emboscada em que caíram, onde Irving conseguira escapar. DeChant entrega os dados da negociação para a dupla e falece. Logo após os dois se encontram cara a cara com a criatura que Chris deduz ter derrotado o esquadrão tático, um humanoide com o corpo coberto do que parecem ser sanguessugas, eles destroem a criatura, trancando-a em um incinerador e escapam do recinto.
Eles enviam as informações obtidas para a divisão africana e reportam que os habitantes têm agido de maneira similar aos Ganados, presenciados por Leon S. Kennedy 5 anos atrás. A B.S.A.A. ordena a continuidade da missão. O esquadrão Delta foi enviado para dar auxílio a Chris, resgatando os agentes da comunidade. Josh Stone, líder do time Delta, entrega um cartão de memória para Chris, contendo informações adicionais sobre o caso. Dentro do cartão, Chris se surpreende ao encontrar uma imagem recente de Jill, que acreditava estar morta.
Chris e Sheva perseguem Irving até encurralar o suspeito nas minas locais, mas antes que conseguissem capturá-lo, Ricardo é resgatado por uma figura encapuzada misteriosa. Os criminosos deixaram uma série de B.O.W.s para retardar a perseguição e, com a exceção de Josh Stone, a equipe Delta é aniquilada. Todos os sobreviventes são ordenados a voltar para a base, mas Chris, determinado em encontrar Jill, segue em frente com a missão, com apoio de Sheva.
Usando as informações que adquiriram nas minas, os dois seguem em direção a uma refinaria de petróleo onde Irving pode estar se abrigando. No meio do caminho, Chris conta a Sheva sobre os eventos que levaram à morte de sua amiga. Juntos, também encontraram documentos que ligam a disseminação do parasita que afeta o país, o Uroboros, a uma companhia farmacêutica intitulada Tricell.
Ao chegar à refinaria de propriedade da Tricell, empresa na qual Ricardo trabalhava, eles confrontam Irving. O traficante tenta assassiná-los explodindo as instalações em vão, mas juntos, os agentes mantém a perseguição. Sem alternativas, Irving se infecta com o parasita para enfrentar seus perseguidores, mas é finalmente derrotado. Antes de falecer, Irving culpa Excella Gionne, diretora da divisão oeste-africana da Tricell, por sua situação. Ele também indica que eles sigam pelas cavernas próximas, onde encontrariam as respostas que procuravam.
Investigando a caverna, Chris e Sheva encontram um jardim subterrâneo onde uma misteriosa flor é cultivada, sendo a origem do vírus progenitor. Adentrando o caminho subterrâneo, eles ainda descobrem instalações de pesquisas um dia usadas pela Umbrella, mas há muito ocupada pela Tricell. Dentro das instalações, repletas de tubos para experimentos em cobaias humanas, Chris acessa um computador onde encontra o registro de Jill Valentine. Mas antes que a investigação pudesse proceder, eles são atacados por uma nova B.O.W..
Ao derrotarem a ameaça, Sheva e Chris são surpreendidos por uma mulher que se comunica com eles através do terminal presente na plataforma em que se encontram. Ela insiste que os dois deixem as instalações e Sheva rapidamente a reconhece como Excella, membro da Tricell. Excella revela que não existem planos para vender o vírus Uroboros para terroristas, mas sim induzir uma seleção artificial na população do planeta.
Progredindo entre as instalações, Chris e Sheva encontram Excella, mas ela foge antes que Chris pudesse obter informações sobre sua antiga parceira. Impedindo que a dupla pudesse perseguir Gionne, a figura encapuzada surge novamente para enfrentá-los. Chris demanda respostas e finalmente as obtém.
Das sombras, surge Albert Wesker, se revelando como comandante da operação, a figura misteriosa tem seu capuz removido e Chris se espanta ao perceber que era Jill Valentine o tempo todo, mas ela não parece responder a seu chamado. Após enfrentar os rivais, Wesker abandona a instalação, deixando Jill para enfrentar seu antigo amigo. Chris descobre que ela está sendo controlada por um dispositivo gravado em seu peito e, após imobilizá-la com a ajuda de Sheva, consegue removê-lo com sucesso, fazendo assim com que Jill recobre sua consciência.
Após reconhecer seu antigo aliado, Valentine suplica para que Chris e Sheva continuem atrás de Wesker, Chris não quer abandonar sua amiga, mas é forçado a ouvi-la, pois eles são a única esperança de derrotar os planos de liberar o vírus Uroboros no mundo. Chris e Sheva então deixam Jill em busca de Wesker.
Os agentes da B.S.A.A. conseguem embarcar no navio de Wesker e logo encontram Excella, que foge portando uma maleta e derrubando algumas seringas no caminho, que Sheva coleta. Momentos após, eles conseguem alcançar a diretora da Tricell, mas Gionne havia sido infectada com o Uroboros por Wesker, na tentativa de impedir o progresso de Chris. Excella então se transforma em uma monstruosidade que absorve a matéria orgânica dos cadáveres presentes no deck do navio e Sheva e Chris são forçados a derrotá-la.
Ao continuar a perseguição por Wesker, eles descobrem que o vilão pretende usar um avião bombardeiro para lançar o vírus na atmosfera a partir de mísseis. Chris ainda recebe uma ligação de Jill, o informando sobre as seringas que adquiriram de Excella. Jill afirma que o soro presente nas seringas regula o vírus de Wesker, mas se injetado em grande quantidade, ele poderia agir como um veneno no corpo do usuário.
Eles encontram Wesker prestes a embarcar na aeronave e, em um primeiro momento, o rival de Chris facilmente supera ambos em combate. Mas após trabalharem em conjunto, Chris e Sheva conseguem injetar o soro em Wesker, deixando seu organismo instável. Wesker parte no avião, mas a dupla embarca logo atrás.
Juntos, eles injetam novamente o soro em Wesker e, em uma tentativa de diminuir a altitude que a aeronave necessita para o lançamento dos mísseis, Chris abre a porta traseira, ejetando seu nêmesis e seus mísseis. Mas ao cair do jato, Wesker consegue agarrar Sheva. Vendo a situação em terror, Chris agarra sua parceira, se recusando a deixá-la sofrer o mesmo destino de Jill, Sheva então atira em Albert, que cai na cratera vulcânica. Posteriormente, o avião segue em queda para o mesmo destino.
No topo do vulcão, os agentes descobrem Wesker ainda vivo. Mas com seus planos frustrados e os mísseis parcialmente destruídos, o vilão ataca um míssil de Uroboros e imediatamente se infecta. Wesker, agora uma aberração, enfrenta Chris e Sheva, mas Chris consegue finalmente superar seu oponente.
Conforme a cratera vulcânica é tomada por magma, Jill e Josh, sobrevivente da equipe Delta, socorrem os agentes de helicóptero, deixando o inimigo para morrer. Mas em um último ato de resistência, Albert Wesker surge das chamas para derrubar o helicóptero, entretanto, ele é alvejado por tiros de Sheva e Chris, equipados com lança-foguetes. O rival que assombrava a antiga equipe S.T.A.R.S. então é finalmente morto, enquanto os heróis voltam para casa.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like no vídeo, se inscreva no nosso canal do YouTube e comente o que achou do derradeiro final de Albert Wesker.