Como é costume na franquia, Resident Evil 7 trouxe algumas referências de filmes de terror que se tornaram ícones da cultura pop.

Ainda na época da divulgação do game, o segundo trailer de Resident Evil 7 (The Bakers) trouxe a icônica cena do jantar inspirada em “O Massacre da Serra Elétrica” (1974). No entanto, essa não é a única referência que jogo traz dos filmes de terror.

Confira a nossa lista de outros filmes para você assistir depois de jogar Resident Evil 7.

Série “Uma Noite Alucinante” (1981, 1987)

Masachika Kawata, o produtor de Resident Evil 7, é fã assumido de “Evil Dead”. A franquia de filmes estrelada por Bruce Campbell é um dos ícones do cinema “terrir”, daqueles que não tem como levar a sério, tamanhas as bizarrices que acontecem.

No primeiro filme, Ash vai passar as férias com a irmã, a namorada e um casal de amigos em uma cabana isolada. As coisas começam a ficar estranhas, até que eles encontram o Necronomicon Ex-Mortis, ou o livro da morte, e uma gravação de um pesquisador que recita uma espécie de maldição que acorda demônios.

A sinopse não parece tão semelhante ao jogo, mas as referências são várias, e incluem o modelo do carro usado por Ethan para chegar à propriedade dos Bakers, detalhes da decoração da casa principal, membros decepados com serras elétricas e pás, homens forçados à matar namoradas possuídas, e claro:

Groovy-Evil-Dead-2-gif

“A Morte do Demônio” (2013)

Como se não bastasse se inspirar nos originais, Resident Evil 7 também usa referências do reboot de The Evil Dead.

A principal delas está em Mia, a protagonista do filme, que claramente é fonte de inspiração para a esposa de Ethan. Em “A Morte do Demônio”, Mia é uma garota problemática e usuária de drogas. Ela é levada pelos amigos para uma cabana isolada para se desintoxicar e tudo piora quando alguém encontra Necronomicon Ex-Mortis (de novo).

Apesar das histórias das duas mulheres serem diferentes, a Mia de “A Morte do Demônio” é uma clara inspiração visual/estética para a personagem de Resident Evil 7, especialmente quando está sob efeito das alucinações de Eveline. Os nomes, obviamente, não são mera coincidência.

As referências à “A Morte do Demônio” também aparecem na demo Beginning Hour. O visual do fantasma que aparece em alguns trechos é inspirado em um dos figurinos da Mia do filme.

“A Bruxa de Blair” (1999)

A história de “A Bruxa de Blair” provavelmente é a grande inspiração para os Sewer Gators, as vítimas da família Baker que conhecemos na demo Beginning Hour.

No filme, três estudantes de cinema desaparecem em uma floresta enquanto filmavam um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. O longa usa o conceito de “filmagem amadora encontrada” (found footage) que também foi incorporado ao gamplay de Resident Evil 7, com as fitas VHS, que servem como files jogáveis.

Série “Jogos Mortais” (2004 -2017)

A série “Jogos Mortais” já tem sete filmes (e um oitavo previsto). O conceito principal gira em torno do psicopata Jigsaw, que sequestra pessoas que cometeram algumas transgressões e as coloca em armadilhas. As vítimas devem resolver enigmas absurdos para sobreviver e chegar ao final “do jogo”.

Os filmes parecem ser a fonte de inspiração para a loucura de Lucas, a “ovelha negra” da família Baker. Parte nerd, parte sádico, Lucas bola uma série de armadilhas para testar os invasores da propriedade. A fita “Feliz Aniversário” traz um puzzle intrincado, bem ao estilo das ideias perversas de Jigsaw.

Lembrou de mais algum filme enquanto jogava Resident Evil 7? Conte nos comentários!

  • Necro Void

    Eu incluiria O Massacre da Sérra Elétrica, a maior inspiração pra cena do jantar.
    http://images.complex.com/complex/image/upload/c_limit,w_680/f_auto,fl_lossy,pg_1,q_auto/eext9venwaga1kbbabl4.jpg

    • Bruna Mattos

      “Ainda na época da divulgação do game, o segundo trailer de Resident Evil 7 (The Bakers) trouxe a icônica cena do jantar inspirada em “O Massacre da Serra Elétrica” (1974). No entanto, essa não é a única referência que jogo traz dos filmes de terror.”

      • Necro Void

        Eu sou cego.

        • Danilo Rodrigues

          A equipe de desenvolvimento de Resident evil 7 claramente pegaram muitas , mas muitas referências de o Massacre da serra elétrica. Em alguns momentos parecia que a gente tava jogando o game do filme. kkkkkkkkk.

  • Adriano

    Uma noite alucinante é bom demais, principalmente o 2º, por ter um pouco de humor.

  • 1107Anime
    • Rodrigo Zika!

      Tenso kkkkkkk

  • 1107Anime

    e evidentemente o próprio Sweet Home, com uma equipe de tv indo investigar uma casa mal assombrada (os carinhas da demo)
    rec também me lembrou a cena da mia sendo puxada na fita

    https://i1.wp.com/cfilmesonline.com/arquivos/imagens/filmes/7956.jpg?1485086335
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/a/a3/Shpic.gif

    • MiaeEthan,já amo,vlw Capcom!

      Esse ai é o remake americano de REC chamado Quarentena, o filme “REC” original de 2007 é espanhol, algumas pessoas assistem esse filme achando que é o REC original mas não é.

      • 1107Anime

        só botei pela imagem kkk

  • MiaeEthan,já amo,vlw Capcom!

    Recomendo esses 3, o primeiro é REC, segundo A EPIDEMIA filme de 2010, e o terceiro A NOITE DOS MORTOS VIVOS de 1990, assistam e não irão se arrepender.

    http://3.bp.blogspot.com/-ZU1fxAA_BUY/ULa00ZfrfhI/AAAAAAAAAfs/yP_ysFJJVT0/s1600/noite+mortos+vivos+90.jpg
    http://i.ytimg.com/vi/1equ3zRunKQ/hqdefault.jpg
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/4b/Rec_poster.jpg

    • ratStar

      Esses dois filmes são ótimos! Epidemia é muito massa!

    • Pedro da boleia

      os infectados desse ”a epidemia” lembram muitos os ganados de RE4.

    • Rodrigo Zika!

      Esse filme REC em muito hilário, vi dois kkkkkkkkkkk

  • Guilherme Rodrigues

    Recomendo Wrong Turn também, pois o jogo tem algumas referências a ele.

  • ratStar

    A ambientação e algumas bizarrices do jogo lembram bastante tbm o filme A Chave Mestra, que apesar de não ser um filme muito bom, entretém. Em alguns momentos, na segunda metade do jogo, senti uma vibe meio Alien, principalmente (Spoiler a seguir) na parte de resgatar um certo alguém preso, e tbm utilizar um detector de proximidade.

  • Massacre da Serra Elétrica. filmes de terror asiáticos (ou o game FEAR), etc.

    • Danilo Rodrigues

      To gostando demais do game, mas tem razão, Esse jogo é a cara do Massacre da serra elétrica. Se chamarmos ele de outro nome ou de um spin off cairia bem também.

  • Max

    Outra inspiração para RE7 foi Wrong Turn (conhecido no Brasil como Pânico na Floresta). O filme é sobre pessoas que tentam sobreviverem ao ataque de uma família de “monstros” psicopatas canibais (o que lembra os Bakers).

    • Jessé Claudino

      tem o episodio de arquivo x e do supernatural se nao me engano que tambem tem referencia

  • Nando Fiurst

    é tantas referencias que daria para colocar dezenas de nomes diferente no lugar de Resident Evil

  • O MAIORAL

    ash e tipo leon do trash horror

  • Rodrigo Zika!

    Muito bacana, esse filme Uma noite alucinante, vi o original, e ele e muito hilário kkkkkk, o versão feita mais recente, e mais voltada pro lado de espíritos, e talvez mais pesado, RE sempre se inspirou nisso, desde RE 1 e uma mistureba, ainda não encontrei o que tanto dizem, a cópia de Outalst, e SL.

  • Eduardo Oliveira

    O verdadeiro Resident Evil se chama “Madrugada dos mortos”.

  • Ian

    As duas referências que podemos ver de primeira, é das séries “Wrong Turn” (Pânico Na Floresta) e “Chainsaw Texas Massacre” (Massacre da Serra Elétrica), mais precisamente a versão de 1974. Quais as referências? Vão assistir esses clássicos, por favor.

    • Alexandre Magalhães

      Sim, Wrong Turn 2!!!
      A cena do jantar foi a primeira coisa que me veio à mente.

      https://www.youtube.com/watch?v=3tQmDo7rIOA

      • Homem Aranha

        Só que o curioso é que essa cena do jantar em Wrong Turn 2 pro si só já é uma homenagem a cena do jantar do primeiro filme da franquia o Massacre da Serra Elétrica.
        https://www.youtube.com/watch?v=ZxqQkpWryBI

    • Guilherme Rodrigues

      A abertura do jogo é a primeira referência a ser notada com o filme.

      • Alexandre Magalhães

        Fui rever o começo do primeiro filme e, realmente, não tem como não reparar.

  • Jessé Claudino

    apesar que a familia baker foi uma vitima da arma biologica Eveline

  • Roberto Saraiva

    Faltou a maior referência de todas. A cena do jantar do ”Massacre da Serra Elétrica”

  • Victor

    Esqueceram a maior referência que foi o massacre da serra elétrica.

  • EvaMarie#AllRedEverything

    A Visita também lembra muito, principalmente por se passar em uma fazenda isolada e o climinha de ´´tem algo errado“ com o casal de velhinhos.
    https://i.ytimg.com/vi/_u8YLmAm54E/maxresdefault.jpg

  • Matheus Fernandes

    Percebi referências de Silent Hill tbm

%d blogueiros gostam disto: