Resident Evil 7 está sendo ajustado e não terá cutscenes

A Capcom foi a primeira empresa que realmente parece ter mergulhado de cabeça na realidade virtual. A desenvolvedora associou uma de suas principais franquias à tenologia, ao incorporá-la a Resident Evil 7.

O que a Capcom não esperava é que a imersão pode acabar se transformando em desconforto e deixando os usuários dos PlayStation VR enjoados. Como os desenvolvedores pretendem deixar a experiência com Resident Evil 7 a mais real possível, mas também agradável aos jogadores, a Capcom está concentrando seus esforços em melhorar aspectos relacionados à realidade vitual.

“VR é uma combinação perfeita para um jogo de terror. Um jogador gritando de medo é música doce para os nossos ouvidos”, contou Jun Takeuchi, para o site Bloomber Technology. Takeuchi é o principal produtor de Resident Evil 7.

A Capcom só teria percebido que Resident Evil 7 poderia causar desconforto em um grande número de jogadores durante a E3. No evento, os visitantes da feira puderam testar a demo com o PlayStation VR e vários deles relataram enjoo durante as partidas. O site Kotaku, inclusive, destacou que mesmo usuários acostumados com a tecnologia não se sentiram bem ao experimentar o jogo.

Takeuchi afirmou que a Capcom superestimou a familiaridade das pessoas com o VR e não esperava que tantos usuários relatassem desconforto. Aparentemente, tudo teria sido regulado pelos próprios desenvolvedores, já extremamente acostumados com o PlayStation VR, e que testavam o game no estúdio. Sabe-se que algumas pessoas tendem a sentir um desconforto com realidade virtual somente nas primeiras experiências e depois acostumam-se e param de ter problemas, assim como acontece em em viagens de navio.

“Nós descobrimos que o estado físico da pessoa que está testando o VR pode influenciar a experiência”, contou Takeuchi. O produtor destacou que o jet lag é um fator importante, algo que poderia estar acometendo muitos dos visitantes da E3. No entanto, ele acredita que os desenvolvedores devem antecipar essas diferenças entre os indivíduos e moldar o game de acordo com os usuários.

Outro desafio para a Capcom é ajustar os controles e uni-los à experiência com o headset. Na maioria dos jogos, o usuário controla os movimentos do personagem com um analógico e gira a perspectiva dele com o outro. Para tornar os ambientes em 360 graus mais confortáveis para a visão, a Capcom reduziu a velocidade com a qual os jogadores se movimentam no cenário e aumentou o ângulo do campo visual.

Como Resident Evil 7 será em primeira pessoa, o game trará mais uma grande mudança para a franquia. O título abandonará as antigas cenas de corte (cutscenes), pequenos clipes de vídeo usados para contar parte da história. Agora, a narrativa de Resident Evil 7 irá progredir em tempo real e provavelmente toda em primeira pessoa, para tornar a experiência ainda mais real. Dessa forma, o jogador sairia da posição de mero expectador da história e se tornaria parte dela. Outro ponto positivo para a imersão.

Resident Evil 7 será lançado em janeiro de 2017, para PlayStation 4, Xbox One e PCs.