Golpes
Tackle
Todos os personagens podem efetuar este ataque básico, que consiste em empurrar os inimigos. Apesar de causar danos praticamente nulos, este movimento é útil para tirar inimigos do caminho quando não se tem munição para matá-los, além de servir também para arrombar portas. Com Yoko, este golpe pode ter sua força amplificada caso o botão X seja segurado por mais tempo.
Low Kick
Golpe útil contra inimigos rastejantes e pequenos. Pode ser executado por qualquer um dos personagens. Utilize-o para finalizar zumbis caídos e economizar munição.
Kick (Kevin)
O empurrão básico dos personagens é substituído por um chute quando se joga com o policial. Com o dobro do poder de dano, é capaz de derrubar a grande maioria dos zumbis, para serem finalizados no chão ou simplesmente dando espaço para a fuga.
Elbow Tackle (Kevin)
Pressione R1 e círculo pelo maior tempo possível para desferir uma forte cotovela que, apesar de não causar muito dano aos inimigos, é bem eficaz para afastá-los ou arrombar portas. Quanto maior o tempo que o botão é segurado, mais forte é o movimento.
Tackle (George)
Golpe exclusivo do personagem e com movimento parecido com o empurrão básico dos outros personagens. É capaz de derrubar a grande maioria dos zumbis e até mesmo Hunters, liberando o caminho para seguir em frente. Execute-o segurando R1 e círculo (na configuração padrão de controle) ao mesmo tempo e mantenha o botão segurado para aumentar a força do ataque.
Knife Combo (David)
Com uma faca equipada, utilize a combinação normal para ataque e, após o final do primeiro movimento, aperte X novamente. David é capaz de efetuar até quatro golpes seguidos, sendo que a segunda e a quarta facadas serão mais fortes que as outras.
Armas brancas, customizadas e incendiárias
Folding Knife
Esta arma possui um curto alcance e não causa muitos danos nos inimigos. Por ser também um dos itens padrão de David, o personagem pode executar golpes em seqüência ao se apertar o botão após cada ataque.
Butcher Knife
Faca de cozinha comum encontrada na maioria dos cenários, também não é uma boa opção como arma primária. David pode uni-la a outros objetos, aumentando assim seu poder de ataque.
Survival Knife
A melhor das três facas, com maior poder de alcance e poder de dano. Ainda assim, não é uma boa escolha para ser utilizada como arma primária. Prefira os empurrões e outros ataques especiais caso esteja sem munição.
Iron Pipe
Cano de metal capaz de afastar os zumbis, mas sem causar muitos danos a eles. São úteis quando não há muita munição disponível, principalmente quando se está jogando com personagens mais fortes, como Mark ou Kevin. A arma se entorta após um determinado número de ataques, se transformando no ‘Curved Iron Pipe’.
Curved Iron Pipe
Cano de metal entortado após o uso. Possui um poder de ataque e alcance um pouco menores que o Iron Pipe, mas ainda assim pode ser utilizado para economizar munição. Prefira-o quando jogando com personagens mais fortes como Mark, por exemplo. Após alguns ataques, a arma acaba ainda mais entortada e se transforma em ‘Bent Iron Pipe’.
Bent Iron Pipe
Neste estado, este cano de ferro pode ser atirado contra os inimigos apenas uma vez, causando um dano moderado que pode ser até mesmo capaz de levar os inimigos ao chão.
Hammer
Uma marreta improvisada, construída por David unindo um ‘Iron Pipe’ com um ‘Concrete Piece’. Apesar de lenta, é uma arma forte, capaz até mesmo de derrubar os zumbis na maioria das vezes. Após sua utilização por um determinado número de vezes, a arma se quebra.
Axe
Deixada pelo Axe Man no final do cenário “Flashback”, é uma das armas brancas mais poderosas do game, sendo especialmente efetiva contra o chefe do cenário.
Stun Rod
Esta poderosa arma é construída por David através da união de um ‘Iron Pipe’ e uma bateria. Utilizando o bastão para eletrocutar os inimigos, os personagens muitas vezes são capazes de matar alguns mortos-vivos com apenas um ataque. Se tornará inútil após cerca de 12 choques.
Scrub Brush
Com esta vassoura, os personagens podem empurrar os inimigos para trás, causando um mínimo de dano. Após três ou quatro ataques, a sua ponta se quebra e ela se transforma em ‘Long Pole’.
Long Pole
Com propriedades parecidas com o ‘Iron Pipe’, esta arma é capaz de empurrar os inimigos para trás, causando dano moderado a eles. Ao se quebrar, vira o “Wooden Pole”.
Wooden Pole
O cabo da vassoura partido ao meio é capaz de infligir menos dano que o ‘Long Pole’, além de possuir um alcance menor. O ideal é descartá-la, pois as chances de ser atacado durante a utilização desta arma são grandes, já que ela dificilmente é capaz de afastar uma criatura de você.
Spear
Resultado da combinação de um ‘Long Pole’ com a ‘Chopper’. Seus ataques de longo alcance normalmente atingem a região da cabeça e, na maioria das vezes, são capazes de levar os inimigos ao chão. Ao se quebrar, a arma se transforma em um ‘Stick’.
Crutch
Esta muleta é utilizada da mesma forma que o ‘Iron Pipe’ e o ‘Long Pole’ e é capaz de causar danos moderados aos inimigos, levando-os ao chão com dois ou três golpes. A arma se quebra após alguns ataques e se torna uma ‘Broken Crutch’.
Broken Crutch
A muleta quebrada não possui um poder de alcance elevado e seus ataques não causam muitos danos aos inimigos. Não é uma arma recomendada, e sua quebra após a utilização resulta em um ‘Stick’.
Stick
Pequeno pedaço de madeira que pode ser atirado contra os inimigos uma única vez, resultando em um dano ínfimo que pode ser capaz de empurrar os zumbis alguns passos para trás.
Square Timber
Pedaço de madeira cortada para ser usada em construção, um pouco mais resistente e forte que as outras armas de madeira. É capaz de derrubar os inimigos e leva mais tempo para se quebrar.
Concrete Piece
Um pedaço de concreto que pode ser atirado diretamente nos inimigos ou combinado com um ‘Iron Pipe’, por exemplo, para produzir uma arma mais poderosa. Quando utilizado sozinho, é capaz de derrubar os inimigos, mas deve ser atirado a média distância pois, de perto, a pedra pode passar acima da cabeça da criatura.
Pesticide Spray
Apesar de não causar danos significativos aos inimigos comuns, pois apenas os afasta de você, é a arma mais indicada contra os insetos, sendo capaz de matar a maioria deles com apenas um ou dois jatos. Vem carregado com cerca de nove doses.
Flame Spray
A combinação de um ‘Pesticide Spray’ com um ‘Lighter’, efetuada por David, é muito útil conta os zumbis, apesar de seu baixo alcance. Os inimigos em chamas sofrerão dano até que o fogo se apague, e a arma pode ser utilizada por cerca de dez minutos até que a chama acabar.
Monkey Wrench
David inicia os cenários equipado com 12 destas chaves de porca, que são suas armas exclusivas. São capazes de afastar os inimigos do personagem e, algumas vezes, até mesmo derrubá-los no chão. Para utilizá-la, segure R1 e aperte o botão quadrado (na configuração padrão de controle).
Solvent
É a melhor arma a ser utilizada contra inimigos baseados em plantas (incluindo Green Zombies). Obtida ao se utilizar Empty Chemical Bottle no gabinete de uma das salas do cenário “Flashback”. Utilize estas garrafas com cautela, pois não há muitos recipientes vazios espalhados pelas áreas.
Yellow Chemical Bottle
Estas pequenas garrafas de ácido são muito úteis contra grupos de inimigos, principalmente Hunters. Ao se quebrar, além de afetar o inimigo no qual foi atirada, atinge também aqueles que estiverem em volta. Por isso, mantenha distância e lembre-se de reequipá-la a cada utilização.
Gray Chemical Bottle
A substância explosiva encontrada dentro dessas garrafas causam um dano considerável contra a maioria dos inimigos comuns do game, além de serem efetivos contra outros inimigos que estiverem próximos ao alvo. Ao utilizar esta arma, mantenha distância e reequipe-a a cada uso.
Molotov Cocktail
A combinação de um ‘Newspaper’ com ‘Alcohol Bottle’ e acesa por um ‘Lighter’ é capaz de efetuar um grande dano aos zumbis, que continuem perdendo energia até que o fogo em seus corpos se apague. Certifique-se de manter distância para evitar que a explosão também atinja o personagem.
Stun Gun
Arma de choque que pode ser usada 8 vezes antes do fim de sua carga. É um dos itens padrão de Alyssa, mas pode ser utilizado por qualquer personagem. Suas cargas são mais efetivas contra plantas, mas também podem ser utilizadas contra zumbis, derrubando-os e fazendo com que demorem para se levantar (aproveite este tempo para chutar seus corpos, economizando munição).
Armas de fogo
Handgun
A arma mais comum do game é encontrada em todos os cenários e é útil contra a grande maioria dos inimigos, apesar de normalmente não fazer com que eles se afastem. Há muita munição para ela espalhada pelo game.
Custom Handgun (Mark)
Arma inicial de Mark é idêntica à pistola comum, tendo como única diferença um poder de dano maior contra inimigos a longa distância. Utiliza as mesmas balas que a Handgun.
Handgun GL
Arma bem parecida com a pistola especial de Mark. É encontrada somente nas dificuldades mais altas. Seu destaque é o grande alcance, capaz de infligir danos maiores aos inimigos à distância. Comporta duas balas a mais que a Handgun comum.
Handgun HP
Encontrada somente no cenário “Desperate Times”, é a Handgun mais poderosa do game, porém, possui uma capacidade de apenas 13 balas.
Handgun SG
Mais poderosa apenas a curtas distâncias, esta arma não é uma boa escolha quando se pretende atingir os inimigos de longe. Fique atento quando for utilizá-la contra Hunters, pois eles podem quebrá-las muito facilmente. Caso isto aconteça, conserte-a com David.
Burst Handgun
Esta pistola dispara três tiros por vez e, apesar de possuir um poder de dano menor por bala que a Handgun comum, a combinação dos três disparos causa dano considerável. Não é uma arma indicada caso o personagem possua pouca munição e pode acarretar em desperdício de projéteis ao disparar contra um inimigo que está prestes a morrer.
45. Auto (Kevin)
Arma com um calibre maior que as Handguns comuns do game e, sendo assim, capaz de efetuar mais dano aos inimigos, principalmente quando utilizada após o movimento especial de Kevin. Sua munição é um pouco escassa e, por conta disso, tente reservá-la para os inimigos mais fortes.
Revolver
Arma bem poderosa, disponível somente nas dificuldades mais altas e com munição muito escassa. É capaz de causar dano considerável, principalmente a curtas distâncias.
Submachine gun
Utilizando a mesma munição que as pistolas comuns, esta arma dispara rajadas de tiros enquanto o botão estiver pressionado.
Assault Rifle
Arma poderosa, que não permite que os personagens ajustem a mira enquanto atiram, sendo assim, o ideal é disparar rajadas curtas. Tente recarregá-la somente quando estiver vazia, evitando manter diversos pentes com poucas balas no inventário.
Hunting Rifle
Efetiva até mesmo a grandes distâncias, esta arma de caça é a ideal contra os leões no final do cenário “Wild Things”. O lado negativo é que ela deve ser recarregada a cada dois disparos.
Shotgun
Extremamente poderosa quando usada da maneira correta, a Shotgun é uma arma efetiva apenas a curtas distâncias e, quanto mais longe o inimigo estiver, menor será o dano causado por ela. Seus tiros, se forem disparados contra inimigos agrupados ou enfileirados, são capazes de acertar mais de um corpo num mesmo disparo. Pode ser quebrada em um ataque de Hunter, e David pode consertá-la utilizando suas ‘Junk Parts’.
Shotgun E
A curtas distâncias, seu poder de fogo é similar ao da Shotgun comum. Entretanto, sua capacidade de dano não diminui tanto a médias e longas distâncias. É especialmente eficaz contra Lickers quando enfrentados bem de perto.
Magnum Handgun
Uma das armas mais fortes do game e possui um forte recuo. Por isso, os personagens, com exceção de Kevin, não são capazes de atirar seguidamente com ela, precisando se recuperar após cada disparo.
Magnum Revolver
Mais poderosa que a ‘Magnum Handgun’ e, assim como ela, faz com que todos os personagens, com exceção de Kevin, precisem se recuperar após efetuarem disparos com ela.
Grenade Launcher
Extremamente poderosa, esta arma dispara uma granada que explode assim que entra em contato com uma superfície ou alvo. Utilizando dois tipos de munição (Burst Rounds, explosiva, e Vitriol Rounds, ácida), é capaz de causar danos ao inimigo que recebe o impacto e a todos aqueles nas proximidades.
Rocket Launcher
Carregada com apenas um tiro e sem munição disponível, é a arma mais poderosa de todo o jogo. Guarde-a para utilizar contra o chefe final, pois seu único disparo é capaz de matar Nyx. Mantenha distância, uma vez que a animação de mira é um pouco demorada.
Capsule Shooter
Esta arma sempre se encontra no inventário de George ao início de cada partida, mas pode ser usada por qualquer personagem. A Capsule Shooter dispara comprimidos e, dessa forma, cura os seus parceiros à distância conforme o efeito do comprimido disparado, mas também têm efeitos contra inimigos.
Os Recovery Medicines funcionam como Green Herbs em seus parceiros e não têm efeito contra monstros. Os Hemostats param sangramentos e, apesar de não causar danos nos inimigos, são capazes de fazer alguns deles caírem no chão. Os Antidotes curam envenenamento e geralmente matam inimigos venenosos com um único disparo. Os Anti Virus congelam a taxa de infecção de seus parceiros por um curto período e são muito potentes contra os mais diversos tipos de inimigos, capazes até de matar zumbis instantaneamente.