Golpes
Taclke
Todos os personagens podem efetuar este ataque básico, que consiste em empurrar os inimigos. Apesar de causar danos praticamente nulos, este movimento é útil para tirar inimigos do caminho quando não se tem munição para matá-los, além de servir também para arrombar portas.
Low Kick
Golpe útil contra inimigos rastejantes e pequenos, como os Baby Mothes. Pode ser executado por qualquer um dos personagens. Utilize-o para finalizar zumbis caídos e economizar munição.
Tackle (George)
Golpe exclusivo de George e com movimento parecido com o empurrão básico dos outros personagens. É capaz de derrubar a grande maioria dos zumbis e até mesmo Hunters, liberando o caminho para seguir em frente. Execute-o segurando R1 e quadrado (na configuração padrão de controle) ao mesmo tempo.
Kick (Kevin)
Com o dobro do poder de dano, este chute, exclusivo de Kevin, é capaz de derrubar a grande maioria dos zumbis, para serem finalizados no chão ou simplesmente dando espaço para a fuga. Execute-o segurando R1 e quadrado (na configuração padrão de controle) ao mesmo tempo.
Armas brancas, customizadas e incendiárias
Folding Knife
Encontrado pelos outros personagens no cenário “Decisions, Decisions”, esta arma possui um curto alcance e não causa muitos danos nos inimigos. Por ser também um dos itens padrão de David, o personagem pode executar golpes triplos ao se apertar o botão após cada ataque.
Chopper
Faca de cozinha comum encontrada em todos os cenários. Também não é uma boa opção como arma primária. David pode uni-la a outros objetos, aumentando assim seu poder de ataque.
Survival Knife
A melhor das três facas é encontrada no cenário “Bellow Freezing Point”. Apesar de ter o maior alcance e poder de dano, ainda assim não é uma boa escolha para ser utilizada como arma primária. Prefira os empurrões e outros ataques especiais caso esteja sem munição.
Iron Pipe
Cano de metal capaz de afastar os zumbis, mas sem causar muitos danos a eles. São úteis quando não há muita munição disponível, principalmente quando se está jogando com personagens mais fortes, como Mark ou Kevin. A arma se entorta após um determinado número de ataques, se transformando no ‘Curved Iron Pipe’.
Curved Iron Pipe
Cano de metal entortado após o uso. Possui um poder de ataque e alcance um pouco menores que o Iron Pipe, mas ainda assim podem ser utilizadas para economizar munição. Prefira-o quando jogando com personagens mais fortes como Mark, por exemplo. Após alguns ataques, a arma acaba ainda mais entortada e se transforma em ‘Bent Iron Pipe’.
Bent Iron Pipe
Neste estado, este cano de ferro pode ser atirado contra os inimigos apenas uma vez, causando um dano moderado que pode ser até mesmo capaz de levar os inimigos ao chão.
Hammer
Uma marreta improvisada, construída por David unindo um ‘Iron Pipe’ com um ‘Concrete Piece’. Apesar de lenta, é uma arma forte, capaz até mesmo de derrubar os zumbis na maioria das vezes. Após sua utilização por um determinado número de vezes, o Hammer se quebra.
Stun Rod
Esta poderosa arma é construída por David através da união de um ‘Iron Pipe’ e uma ‘Battery’. Utilizando o bastão para eletrocutar os inimigos, os personagens muitas vezes são capazes de matar alguns mortos-vivos com apenas um ataque. Se tornará inútil após cerca de 12 choques.
Scrub Brush
Com esta vassoura, os personagens podem empurrar os inimigos para trás, causando um dano mínimo. Após três ou quatro ataques, a sua ponta se quebra e ela se transforma em ‘Long Pole’.
Long Pole
Com propriedades parecidas com o ‘Iron Pipe’, esta arma é capaz de empurrar os inimigos para trás, causando dano moderado a eles. Ao ser quebrada se torna o “Wooden Pole”.
Wooden Pole
O cabo da vassoura partido ao meio é capaz de infligir menos dano que o ‘Long Pole’, além de possuir um alcance menor. O ideal é descartá-la, pois as chances de ser atacado durante a utilização desta arma são grandes, pois ela dificilmente é capaz de afastar uma criatura de você.
Spear
Resultado da combinação de um ‘Long Pole’ com a faca ‘Chopper’. Seus ataques de longo alcance normalmente atingem a região da cabeça e, na maioria das vezes, são capazes de levar os inimigos ao chão. Ao se quebrar, a arma se transforma em um ‘Stick’.
Crutch
Esta muleta é utilizada da mesma forma que o ‘Iron Pipe’ e o ‘Long Pole’ e é capaz de causar danos moderados aos inimigos, levando-os ao chão com dois ou três golpes. A arma se quebra após alguns ataques e se torna uma ‘Broken Crutch’.
Broken Crutch
A muleta quebrada não possui um poder de alcance elevado, e seus ataques não causam muitos danos aos inimigos. Não é uma arma recomendada, e sua quebra após a utilização resulta em um ‘Stick’.
Stick
Pequeno pedaço de madeira que pode ser atirado contra os inimigos uma única vez, resultando em um dano ínfimo que pode ser capaz de empurrar os zumbis alguns passos para trás.
Pesticide Spray
Apesar de não causar danos significativos aos inimigos comuns, pois apenas os afasta de você, é a arma mais indicada contra os insetos, sendo capaz de matar a maioria deles com apenas um ou dois jatos. Vem carregado com cerca de nove doses.
Flame Spray
A combinação de um ‘Pesticide Spray’ com um ‘Lighter’, efetuada por David. É muito útil conta os zumbis, apesar de seu baixo alcance. Os inimigos em chamas sofrerão dano até que o fogo se apague, e a arma pode ser utilizada por cerca de dez minutos até que a chama desapareça.
Monkey Wrench
David inicia os cenários equipado com 12 destas chaves de porca, que são suas armas exclusivas. São capazes de afastar os inimigos do personagem e, algumas vezes, até mesmo derrubá-los no chão. Para utilizá-la, segure R1 e aperte o botão quadrado (na configuração padrão de controle).
Concrete Piece
Um pedaço de concreto que pode ser atirado diretamente nos inimigos ou combinado com um ‘Iron Pipe’, por exemplo, para produzir uma arma mais poderosa. Quando utilizado sozinho, é capaz de derrubar os inimigos, mas deve ser atirada a média distância, pois, de perto, a pedra pode passar acima da cabeça da criatura.
Yellow Chemical Bottle
Encontrada somente no cenário “Bellow Freezing Point”, estas pequenas garrafas de ácido são muito úteis contra grupos de inimigos, principalmente Hunters. Ao se quebrar, além de afetar o inimigo no qual foi atirada, atinge também aqueles que estiverem em volta. Por isso, mantenha distância e lembre-se de reequipá-la a cada utilização.
Grey Chemical Bottle
A substância explosiva encontrada dentro dessas garrafas causa um dano considerável contra a maioria dos inimigos comuns do game, além de ser efetiva contra outros inimigos que estiverem próximos ao alvo. Ao utilizar esta arma, encontrada somente em “Bellow Freezing Point”, mantenha distância e reequipe-a a cada uso.
Molotov Cocktail
A combinação de um ‘Newspaper’ com ‘Alcohol Bottle’ e acesa por um ‘Lighter’. É capaz de efetuar um grande dano aos zumbis, que continuam perdendo energia até que o fogo em seus corpos se apague. Certifique-se de manter distância para evitar que a explosão também atinja o personagem. Esta arma só pode ser fabricada no cenário “Outbreak”.
Stapler Gun
Esta arma é encontrada apenas no cenário “Outbreak” e, apesar de ser necessária para bloquear a porta no segundo andar do bar, também pode ser usada contra inimigos comuns, possuindo um poder de fogo similar ao da Handgun, mas apenas a curtas distâncias.
Armas de fogo
Handgun
A arma mais comum do game é encontrada em todos os cenários e é útil contra a grande maioria dos inimigos, apesar de normalmente não fazer com que eles se afastem. Há muita munição para ela espalhada pelo game.
Handgun for Mark
Arma inicial de Mark. É idêntica à pistola comum, tendo como única diferença um poder de dano maior contra inimigos a longa distância. Utiliza as mesmas balas que a Handgun.
Handgun SG
Mais poderosa apenas a curtas distâncias, esta arma não é uma boa escolha quando se pretende atingir os inimigos de longe. Fique atento quando for utilizá-la contra Hunters, pois eles podem quebrá-las muito facilmente. Caso isto aconteça, conserte-a com David.
Burst Handgun
Disponível somente no cenário “The Hive”, esta pistola dispara três tiros por vez e, apesar de possuir um poder de dano menor por bala que a Handgun comum, a combinação dos três disparos causa dano considerável. Não é uma arma indicada caso o personagem possua pouca munição.
.45 Auto for Kevin
Arma com um calibre maior que as Handguns comuns do game e, sendo assim, capaz de efetuar mais dano aos inimigos, principalmente quando utilizada após o movimento especial de Kevin (Pot Shot). Sua munição é um pouco escassa e, por conta disso, tente reservá-la para os inimigos mais fortes.
Sub Machinegun
Utilizando a mesma munição que as pistolas comuns, esta arma dispara rajadas de tiros enquanto o botão estiver pressionado. Pode ser obtida apenas por Kevin ou Cindy, e exclusivamente no cenário “The Hive”.
Assault Rifle
Poderosa arma encontrada no subsolo do cenário “Decisions, Decisions”. Devido à sua força, os personagens não são capazes de ajustar a mira enquanto atiram, sendo assim, o ideal é disparar rajadas curtas. Tente recarregá-la somente quando estiver vazia, evitando assim manter diversos pentes com poucas balas no inventário.
Shotgun
Extremamente poderosa quando usada da maneira correta, a Shotgun é uma arma efetiva apenas a curtas distâncias e, quanto mais longe o inimigo estiver, menor será o dano causado por ela. Pode ser quebrada em um ataque de Hunter, e David pode consertá-la utilizando suas ‘Junk Parts’.
Magnum Handgun
Esta pistola pode ser obtida somente por Yoko no cenário “Bellow Freezing Point”, o no qual não há munição disponível. Por ser uma das armas mais fortes do game, os personagens, com exceção de Kevin, não são capazes de atirar seguidamente com ela, precisando se recuperar após cada disparo.
Magnum Revolver
Capaz de matar os zumbis do cenário “Outbreak”, onde é encontrada, com apenas um tiro. Assim como a ‘Magnum Handgun’, todos os personagens, com exceção de Kevin, precisam se recuperar após efetuarem disparos com ela.
Grenade Launcher
Extremamente poderosa, esta arma dispara uma granada que explode assim que entra em contato com uma superfície ou alvo. Utilizando dois tipos de munição (Burst Rounds, explosiva, e Vitriol Rounds, ácida), é capaz de causar danos ao inimigo que recebe o impacto e a todos aqueles nas proximidades.
Rocket Launcher
Carregada com apenas um tiro e sem munição disponível, é a arma mais poderosa de todo o jogo. Guarde-a para utilizar contra o chefe final, pois seu único disparo é capaz de matar Thanatos. Mantenha distância, pois a animação de mira é um pouco demorada.
Ampoule Shooter
Também capaz de matar Thanatos com apenas um tiro, esta arma deve ser combinada com uma cápsula de ‘Daylight’ antes de ser utilizada. A utilização ou posse desta arma, porém, altera os finais do game.