Zumbi
Os infectados com o T-Virus são os inimigos mais freqüentes em todo o jogo. Não é difícil matá-los – bastam poucos tiros de Handgun. Há situações em que os protagonistas passam rapidamente por eles e não há tempo suficiente para eliminar todos com a pistola, ou situações em que algumas hordas surgem repentinamente na tela; nesses casos, faça uso da Shot Gun, Sub Machinegun ou de granadas. O principal desafio em derrotar os zumbis é executar Critical Hits, feitos ao disparar um tiro certeiro em suas cabeças, contribuindo para a obtenção de um melhor ranking ao terminar cada capítulo.
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Zombie Dog
Zombie Dogs são cães infectados acidentalmente com o T-vírus. Sempre surgem em grupos, mas, apesar de se mostrarem violentos e ágeis, mire diretamente na cabeça (ou dentro da boca aberta) para matá-los com poucos (ou até mesmo um único) tiros.
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Crow
Corvos sob mutação do T-Virus ao comerem carne infectada de humanos e insetos. Aparecem em grandes grupos, mas só alguns irão realmente te atacar. Atire com a Handgun enquanto eles estiverem voando ou use a faca quando iniciarem o rasante.
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Bat
Estes morcegos foram infectados com o T-vírus, que se espalhou na Ilha Rockfort. São muito organizados e aparecem em grupos enormes. Contudo, assim como os corvos, poucos deles atacarão, e pode ser um pouco difícil enxergá-los devido à grande quantidade deles que permanece voando no céu escuro. Use a Handgun e prepare a faca contra os que se aproximarem.
South American Bat
São os morcegos do cenário Operation Javier. Foram infectados ao sugarem o néctar das plantas contaminadas. Utilize a Handgun para livrar-se deles enquanto voam e utilize a faca quando eles forem atacar.
Licker
Os zumbis, ao atingirem um avançado estágio de infecção e mutação, adquirem uma forte estrutura muscular e grandes línguas e garras, o que lhes dão as habilidades de atacar à médias distâncias, executar grandes saltos e fixar-se nas paredes. Utilize suas armas mais potentes para enfrentar esses monstros, como a Shotgun ou a Submachine Gun. Procure sempre atirar em seus cérebros expostos, seu ponto fraco.
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Evolved Licker
São tipos diferenciados de Lickers que aparecem nos laboratórios subterrâneos. Como são mais evoluídos que os Lickers comuns, são maiores, possuem garras mais longas e são um pouco mais resistentes. Contudo, os Evolved Lickers atacam de maneira semelhante e a tática para matá-los é a mesma usada para os Lickers comuns.
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Lurker
São armas biológicas baseadas em sapos, criadas no começo das pesquisas com o T-vírus. Em RE: The Darkside Chronicles, os Lurkers habitam os esgotos de Raccoon City. Apesar de serem um pouco grandes e costumarem atacar em grupos, não são inimigos perigosos. Para eliminá-las basta atirar duas ou três vezes em suas cabeças com a Handgun.
Ivy
Também conhecida como Plant 43, esta B.O.W. foi produzida a partir da análise de dados da Plant 42, que habitava a Mansão de Spencer. Elas se movem lentamente e podem atacar de duas formas: usando seus tentáculos e disparando jatos de uma substância que causa dano. Use a Handgun ou a Bow Gun para matá-las. Atire na parte superior de seu corpo para que a planta abra sua cabeça em forma de flor, expondo seu ponto fraco.
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Hunter II
Estes Hunters foram produzidos por uma companhia rival com base em arquivos confidenciais da Umbrella. Estes monstros só atacam alvos pré-determinados e são muito ágeis, saltando a grandes distâncias. Utilize armas fortes contra eles, preferencialmente a Shotgun. Na base da Antártida há um tipo diferente de Hunter, o Sweeper, que só se diferencia na cor, pois seus ataques e a forma de matá-los são iguais.
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Hunter Gamma (MA-124)
Este Hunter anfíbio foi produzido com base nos Hunters Alpha e Beta, criados pela unidade européia da Umbrella. Foram adquiridos por Javier após terem se tornado armas biológicas de baixo custo. O Hunter Gamma aparece em locais onde há muita água, como a represa de Javier e o jardim de sua mansão. São mais fracos que a versão encontrada em Rockfort Island e matá-los com a Handgun atirando em suas cabeças é a melhor opção.
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Bandersnatch
B.O.W. feita com cobaias humanas, com o propósito inicial de ser um novo Tyrant. O projeto acabou se tornando falho e o Bandersnatch foi empregado apenas como uma arma biológica de baixa categoria. Possui um braço atrofiado e outro muito desenvolvido, utilizado para desferir golpes, arremessar pedras e se locomover pelo cenário. Por ser um monstro humanóide, seu ponto fraco é na cabeça. Atire nela com a Shotgun ou a Submachine Gun.
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Piranha
As piranhas, encontradas no início de Operation Javier, saltam para fora da água em direção ao personagem. Mate-as com a Handgun enquanto ainda estiverem nadando ou enquanto saltarem, pois não é possível eliminá-las com a faca.
Jabberwock S3
Financiada por Javier, acredita-se que a criação desta arma foi feita por uma companhia rival à Umbrella. O Bandersnatch foi usado como base, administrado com o T-Veronica. É uma B.O.W. forte e seus ataques causam danos consideráveis. Seu ponto fraco é o coração, mas este é protegido constantemente pelos braços da criatura, que são imunes ao efeito de projéteis comuns. Atire com a Handgun ou com a Bow Gun na primeira oportunidade em que o seu coração estiver exposto e repita o processo até o monstro morrer.
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Ivy + YX
São plantas desenvolvidas após observações e correções e falhas nas Ivies produzidas em Raccoon City. As Ivies XY possuem genes humanos, ganhando maior resistência e mobilidade. Atire na parte superior de seu corpo até elas exporem o seu ponto fraco e, então, mire nele. Use a Handgun ou a Submachine Gun.
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Giant Spider
Monstros gerados acidentalmente quando a infecção viral tomou conta dos esgotos de Raccoon City. A principal tática para derrotá-las é tomar cuidado com o veneno que elas lançam e não deixar que se aproximem. Caso isso aconteça, utilize a Shotgun para afastá-las. Do contrário, use a Handgun e procure sempre atirar em seus olhos. Matar grupos de aranhas grudadas nas paredes com a Grenade Launcher pode ser uma boa saída.
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Little Spiders
Quando uma Giant Spider morre, várias aranhas pequenas surgem a partir de sua carcaça. São praticamente inofensivas e muito fáceis de serem eliminadas. Mate-as com a Handgun e, se elas grudarem no personagem, utilize a faca.
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Black Widow
Estas B.O.W.s aracnídeas estão presentes na Ilha Rockfort. São um pouco mais ágeis que as outras aranhas do game, mas para derrotá-las o procedimento é o mesmo: atire em seus olhos com a Handgun ou use a Shotgun caso elas se aproximem de mais.
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Jumping Maneater
Esta aranha é uma B.O.W. que usa aranhas saltadoras da América do Sul infectadas com o T-vírus. Elas aparecem exclusivamente no cenário Operation Javier. Mate-as com a Handgun, disparando tiros em seus grandes olhos vermelhos, seu ponto fraco. Elas possuem a habilidade de lançar teias que impedem os personagens de atirar; caso isso aconteça, utilize a faca para cortá-las.
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Large Roach
São baratas infectadas com o T-Virus. Elas cresceram tanto a ponto de serem capazes de se alimentar dos ratos responsáveis pela contaminação da cidade. Sempre aparecem em grandes grupos, mas não apresentam muitos riscos aos personagens. Utilize a Handgun e a faca, caso grudem em você. É possível derrotar todas de uma vez lançando uma granada, acrescentando muitos pontos ao ranking de inimigos abatidos.
Baby Moth
São as larvas que viriam a ser Giant Moths. Estas não grudam nos personagens, e sim se lançam contra eles em rápidos ataques. Use a Handgun para acertá-las enquanto estão em alguma superfície e tente atingi-las também durante os saltos, O uso da faca pode ser necessário.
Giant Moth
Estas mariposas foram usadas em experimentos nos laboratórios subterrâneos de Raccoon City, mas escaparam e cresceram em grande proporção devido ao vírus. Como suas asas não são muito desenvolvidas, uma Giant Moth só consegue voar a pequenas alturas e distâncias. Elimine-as com a Handgun ou com a Shotgun para economizar tempo.
Moth
Mariposas infectadas com o T-vírus que habitam alguns corredores da base da Umbrella na Antártida, transformando-os em verdadeiros ninhos. Faça uso da Handgun ou da Sub Machinegun para dar conta destes inimigos.
Parasite
Estas larvas aparecem juntamente às mariposas em alguns corredores da base da Antártida. Basta um tiro de Handgun para eliminar cada uma. Use a faca caso grudem na tela.
Ants
Resultado dos experimentos conduzidos por Alexia usado o T-Veronica em formigas. Elas aparecem para bloquear a sua visão durante a batalha contra a cientista, grudando na tela. Quando isso acontecer, use a faca.
South American Ant
Formigas infectadas com o T-Veronica. São parecidas com as criadas por Alexia e não são capazes de causar grandes preocupações. Basta atirar com a Handgun enquanto estiverem no chão e esfaqueá-las caso grudem na tela.
Plague Crawler
É o resultado da manipulação de vários genes de insetos e infecção com o T-vírus. A falta de inteligência destes monstros os tornaram descartáveis como armas biológicas, por isso foram vendidos a Javier a um baixo preço de custo. São um pouco lentos e seu único ataque consiste em um simples salto. Prefira usar a Handgun.
G Young Body
São pequenas criaturas infectadas com o G-vírus, encotradas no Departamento de Polícia de Raccoon City. Eles aparecem sozinhos ou durante a batalha contra o G Adult Body, sendo cuspidos pelo monstro. Use a Handgun quando estiverem no chão ou a faca quando eles saltarem para cima dos personagens.
G Adult Body
Evolução de um embrião G implantado por William Birkin em Brian Irons. É muito grande, forte e violento. Atire com armas poderosas na cabeça do monstro, como a Shot Gun, Magnum ou Grenade Launcher. Ele te jogará algumas vezes numa espécie de buraco, onde irá cuspir diversos pequenos embriões. Atire neles com a Handgun ou use a faca. Repita o processo até derrotá-lo.
Alligator
Imenso crocodilo infectado com o T-vírus, encontrado nos esgotos de Raccoon City. Na primeira etapa da batalha, atire em sua boca com a Shotgun ou Submachine Gun. Depois de certo tempo, será possível disparar contra uma válvula acima do monstro para incendiá-lo. Feito isso, ele ficará abatido por alguns instantes, mas voltará a avançar pelo túnel. Os personagens recuarão e você deverá atirar nas correntes de um dos cilindros e esperar que o crocodilo o morda. Atinja o cilindro com a Handgun para causar uma explosão, matando o monstro.
Tyrant T-103
Este Tyrant foi jogado por um helicóptero na delegacia de polícia com uma única missão: eliminar os sobreviventes. Ele irá perseguir os personagens várias vezes durante o cenário e não é possível matá-lo nesta forma. Atire sempre em sua cabeça com a Shotgun ou a Submachine gun até ele ficar ajoelhado. Durante a batalha na Power Room, utilize a Shotgun ou a Submachine Gun quando ele correr, e a Handgun quando ele estiver próximo.
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Super Tyrant
Forma mutada do T-103 após ter caído em uma fornalha na Power Room. Atire com a Handgun ou Submachine Gun em sua cabeça e coração no início do confronto e tome cuidado com as QTEs, que servem para repelir os golpes. Fique atento em relação à barra de energia deste chefe, pois há momentos em que é preciso esperar até a próxima cena da batalha para que o monstro volte a sofrer danos. Quando chegar o momento em que Ada joga a Rocket Launcher, concentre fogo no monstro até que sua barra de energia seja completamente esgotada. O chefe irá baixar guarda por um breve instante, e é nesse momento que você deve atirar com o lançador de foguetes. Caso você atire no instante errado, o Tyrant irá segurar o projétil, lançá-lo contra você e se regenerar. Recarregue a Rocket Launcher e atire com as suas outras armas até que ele baixe guarda mais uma vez.
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First Form G
William é um pesquisador da Umbrella e criador do poderoso G-Virus, que apresenta altas taxas de mutação e alto potencial para criação de armas biológicas. Este precioso item é roubado de suas mãos por agentes da corporação e, à beira da morte, a única saída encontrada pelo cientista é injetar o vírus em si mesmo. William torna-se uma perigosa e descontrolada ameaça para qualquer um que cruze o seu caminho. Em sua primeira forma, seus pontos fracos são o olho em deu ombro e sua cabeça. Seu objetivo é impedir que seus ataques com a barra de ferro sejam desferidos, então nunca deixe de atirar com a Handgun ou com a Shotgun quando a criatura ameaçar executar um golpe. Repita este processo até que ela caia da ponte.
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Second Form G
Apesar de sua aparência estar um pouco diferente e de sua garra estar maior, a tática para enfrentar esta forma de William Birkin é exatamente igual à primeira: atire em seu olho e em sua cabeça para evitar que seus ataques sejam executados e preste atenção nas QTEs para conseguir se esquivar. Use a Handgun para poupar as munições mais pesadas para as batalhas contra suas formas futuras, que acontecerão em seguida. Faça isso até o monstro tombar no chão.
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Third Form G
A terceira forma de William Birkin apresenta maior grau de dificuldade em relação às anteriores principalmente devido ao olho no ombro do monstro ter ficado menor e, portanto, mais difícil de ser acertado. A criatura também ficou mais feroz e mais forte, capaz de executar grandes saltos, acarretando um maior número de QTEs para desviar de ataques aéreos. Ainda é aconselhável usar a Handgun a fim de guardar munição para a forma que está por vir. Repita estes procedimentos até William cair de uma das pontes.
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Fourth Form G
William Birkin está mais irreconhecível do que nunca e agora se assemelha a um quadrúpede. Possui a capacidade de se fixar em qualquer superfície e seus ataques virão principalmente das paredes. Seus pontos fracos são os três olhos localizados nas costas e a cabeça. Atire com a Shotgun ou Magnum enquanto ele estiver escalando. Em determinado momento ele ficará prestes a cair de uma das pontes e irá agarrar você. Atire em seus olhos para fazê-lo cair.
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Fifth Form G
Agora sem qualquer traço humano exceto a voz, William está imenso e possui grandes tentáculos. Atire neles para poder liberar o caminho e avançar pelo vagão. Quando estiver próximo à criatura, atire em seus olhos com armas mais potentes. Repita este procedimento até Leon e Claire perceberem o gancho frágil que une os vagões do trem. William irá segura-lo com dois tentáculos. Atire neles e depois dispare contra o gancho até que o vagão se desprenda e o monstro finalmente morra com a explosão do laboratório.
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Gulp Worm
Esta grande minhoca foi criada para ser usada no treinamento do esquadrão da Umbrella na Ilha Rockfort. É capaz de executar ataques muito rápidos, vindos de surpresa por debaixo da terra. Seu ponto fraco é a abertura de sua boca e arma ideal para esta batalha é a Submachine Gun. Fique atento ao rastro de terra deixado por ela para prever o local de onde irá sair.
Mass Produced Tyrant (T-103)
Semelhante ao Tyrant de Memories of a Lost City, esta versão foi produzida em massa e enviada para treinamento na Ilha Rockfort. Em sua primeira aparição, atire na cabeça com a Handgun ou com a Bow Gun e desvie dos seus ataques através das QTEs. Na batalha dentro do avião, atire nela para repelir os seus ataques até que os personagens pressionem um botão da parede, fazendo com que um caixote atinja o inimigo. Então, use a Shotgun ou a Submachine Gun até que o monstro destrua algumas caixas, revelando um míssil. Após a energia da criatura terminar, ela ficará ajoelhada em frente ao projétil. Quebre as travas que o envolvem para que ele seja disparado contra o Tyrant, matando-o.
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Nosferatu
Nosferatu é o que se tornou Alexander Ashford após ser vítima dos experimentos de sua própria filha. Atire em seu coração para evitar sofrer seus golpes. O monstro irá subir numa plataforma e arremessará alguns barris. Destrua-os no ar até a criatura voltar ao chão. Quando Nosferatu segurar um bloco de gelo, atire contra ele e, depois, no tanque de gasolina atrás dele para causar uma explosão. Na próxima etapa do confronto, os personagens irão se deparar com o monstro pendurado numa corrente. Continue atirando em seu coração até ele cair e, quando estiver no chão, finalize-o.
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Steve Monster
O garoto, sob controle do vírus T-Veronica, atacará Claire e Chris com seu grande machado. Seu ponto fraco fica na cabeça e no coração. Atire com a Shotgun ou Submachine Gun e desvie de seus golpes por meio das QTEs. Os personagens subirão pela torre e o monstro os perseguirá. Atire enquanto ele estiver escalando para que ele seja derrubado e você não seja atingido por seus saltos. Faça isso até chegar ao topo da torre, onde os personagens irão cair. Continue atirando em Steve para derrotá-lo.
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First Form Alexia
Alexia Ashford, em sua primeira forma, ainda conserva traços humanos, mas os seus principais ataques envolvem fogo. É possível desviar das labaredas apenas através das QTEs, portanto, fique atento. Quando Alexia segurá-lo, aproveite para atirar com a Shotgun ou Magnum em sua cabeça, que é o seu ponto fraco. Permaneça disparando contra ela até que ela se transforme mais uma vez.
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Second Form Alexia
Desta vez Alexia tem uma grande variedade de ataques. Ela lançará bolas de fogo no ar e você deve atirar com a Handgun para desmanchá-las. Várias formigas poderão surgir grudando na tela – use a faca. Para deter os tentáculos, atire com a Submachine Gun ou com a Shotgun. Mire sempre na cabeça da Alexia e atire com armas fortes. Claire e Chris subirão numa escada para contornar o monstro e obter a Linear Launcher. Quando isso acontecer, Alexia irá segurá-los e eles ficarão de cabeça para baixo. Basta apenas um tiro com a arma adquirida, em qualquer lugar da criatura, para derrotá-la.
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Third Form Alexia
Alexia se assemelha a uma libélula nesta forma e acertá-la é bem mais difícil. Seu ponto fraco agora é na cintura e ela poderá atacar avançando nos personagens ou lançando estacas. No primeiro caso, basta atirar para repelir seus ataques e fazer as QTEs; no segundo, destrua as estacas com a faca ou Submachine Gun. Permaneça atirando na cintura de Alexia até que Claire e Chris cheguem ao ponto mais alto da plataforma. A criatura, depois de ter sofrido muitos danos, está bem mais lenta e fácil de ser acertada, e você está próximo. Utilize a Shotgun ou a Magnum. No instante em que Alexia gritar e se contorcer, dê um tiro certeiro com a Linear Launcher para matá-la.
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First Form Hilda
A criatura marinha é o primeiro chefe de Operation Javier, enfrentada na igreja. Apesar de se mover rapidamente, não é difícil derrotá-la. Concentre fogo em sua cabeça, atirando com a Handgun ou a Bow Gun. Caso queira terminar o capítulo mais rápido, use a Shotgun. Quando Hilda ficar fora d’água, em frente à igreja, atire com a Handgun no topo da construção para derrubar um pedaço da parede na cabeça do monstro e derrotá-lo.
Second Form Hilda
A segunda forma de Hilda possui ataques mais variados: além de atacar com seus tentáculos, a criatura lança jatos de veneno e estacas, que podem ser destruídas mais facilmente com a Submachine Gun. Permaneça atirando em sua boca até os personagens subirem em plataformas mais altas, onde a abertura nas costas do monstro é mais visível. Atire nesta região e repita este procedimento até matar Hilda. Tome cuidado para não desperdiçar munição, pois há momentos em que é preciso apenas repelir os ataques da criatura e esperar os próximos eventos acontecerem para que ela volte a sofrer danos.
V Complex
Javier Hidalgo, após se unir a uma planta gigante que estava sendo mantida em seu jardim, se transforma numa criatura imensa. Na primeira etapa da batalha, tudo o que você precisa fazer é atirar na cabeça do monstro e usar as QTEs para desviar dos golpes de suas patas. Use a Handgun para economizar munição. Após a cena, Leon e Krauser decidirão destruir as juntas de suas patas. Atire nelas com armas mais potentes. Quando os personagens ficarem debaixo do V Complex, diversos esporângios cairão de sua barriga. Atire com a Handgun ou com a Sub Machinegun nos verdes e deixe os vermelhos por último, pois eles irão explodir e destruir todos os esporos que estiverem ao seu redor. Quando as juntas forem destruídas, a última etapa da batalha começará, mais uma vez de frente para o monstro. Atire em sua cabeça com o que tiver de mais potente até matá-lo.