Tormented Souls – Confira as primeiras impressões do jogo no PC e PlayStation 5

Hoje vamos trazer para vocês as primeiras impressões de um jogo novo na praça, inspirado totalmente não só em Resident Evil, mas também em outras franquias primas como Alone in the Dark, Silent Hill e Fatal Frame. Trata-se de Tormented Souls.

 

Desenvolvido pela Dual Effect, Abstract Digital e distribuído pela PQube Limited, Tormented Souls traz aquela vibe dos jogos clássicos de RE, com modo tank, recursos limitados, muita escuridão e tensão, como um bom survival horror das antigas é, mas com uma roupa moderna e convidativa, que vai te dar aquela sensação de nostalgia para os gamers de longa data, como eu.

A versão que joguei, gentilmente cedida pela distribuidora, foi a de PC (Steam) e logo que de cara, uma grata surpresa: o jogo não ocupa muito espaço de HD (6GB) e é leve, tendo um desempenho bom no meu computador (de configuração mediana para jogos: Processador Intel I5, 7ª geração; Memória de 8GB, DDR4, 2400 MHz; 1T HD, memória cache 8GB; Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050 com GDDR5 de 4 GB. Assim, de acordo com as especificações da Steam, as configurações recomendadas (e as mínimas também) são praticamente as mesmas para os Residents Evil de 2019 e 2020 e, portanto, o jogo não terá muitos problemas pra rodar, sem tantas exigências. Outro ponto positivo é que a versão de PC conta com localização e legendas em Português do Brasil (PT-BR), mas sem dublagem.

Como falei, o jogo é no estilo dos RE clássicos, ou seja, modo tank e câmera fixa, mas eu, particularmente, achei a movimentação da personagem, inclusive com as mudanças de ângulo de câmera, muito mais próximo ao do Fatal Frame (os de PS2), só que beeem mais fluido. Graças à ambientação do game, ele resgata muito do sentimento de tensão do Silent Hill e do Fatal Frame, o que eu achei maravilhoso. Ele é uma fusão do terror psicológico do Silent Hill, e até um pouco do sobrenatural do Alone in the Dark e do Fatal Frame, mas com o “quê” de Resident Evil muito presente, inclusive com referências bem sutis. Ele aparentemente tem tudo de um survival horror clássico: gerenciamento de itens, puzzles inteligentes, tensão, inimigos bizarros, leva e traz, história interessante… nostalgia pura!

Enfim, meus caros, como aqui é apenas as minhas primeiras impressões do game, vou me ater somente ao que eu vi e senti quando o joguei pela primeira vez, mas logo teremos uma análise completinha dele pra vocês depois.

Um olhar sobre o PlayStation 5

A prévia a seguir é de autoria de Fred Hiro, que conduz a análise da versão para o console da Sony de nova geração.

Também pudemos testar a versão de PS5 e, mesmo sendo um jogo independente, não pude deixar de notar a apresentação do jogo. Logo de cara somos jogados naquele universo sem quaisquer explicações ou apresentação, fazendo com que a protagonista acabe sendo mais um avatar do que uma personagem real. A própria protagonista apresenta um visual quase de anime, algo que parece fora de lugar do restante do jogo, que conta com cenários mais sóbrios e realistas e com uma iluminação bem marcada.

Enquanto os cenários são belíssimos e conseguem transmitir muito bem a sensação de fascínio que tínhamos com os cenários pré-renderizados de jogos mais antigos, os modelos dos personagens são completamente datados. Apesar do jogo contar com belos cenários e efeitos de iluminação excelentes, problemas de performance, como quedas bruscas de fps, modelos dos personagens e bugs que impediram o meu progresso no jogo até o lançamento de um patch (que até onde pudemos constatar, alterou diversos ângulos de câmera e até mesmo alguns puzzles). Tudo isso faz com que Tormented Souls pareça ser um título que ainda precisava de um certo polimento antes de ser lançado.

Apesar disso, o jogo conta com elementos que os fãs saudosos do gênero vão amar, desde a jogabilidade, exploração e muuuito backtracking. Tormented Souls pode não ser o ápice do survival horror, mas é sem dúvidas uma homenagem marcante aos jogos que moldaram o gênero.

Os autores desta prévia não tiveram tempo suficiente para explorar todos os detalhes do jogo. Ao menos no PlayStation 5, houveram atualizações que alteraram alguns pontos para o analisador. As análises completas tanto do PS5 quanto da Steam (PC) saem em breve. Imagens capturadas diretamente das versões disponibilizadas ao REVIL.

Tormented Souls será lançado no dia 27 de agosto. Terá versões para PlayStation 5, Xbox Series S / X, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC (Steam).