Com um trailer de lançamento já perto da data de estreia, o aguardado DLC da nova versão de Resident Evil 4, Separate Ways (ou Caminhos Distintos na versão em português) já deu um gostinho de como será a missão da dama de vermelho. Enquanto não botamos a mão no game, dei uma analisada no vídeo divulgado pela Capcom:
O trailer começa mostrando o que, aparentemente, é uma cena inédita em que Luis Serra e Ada Wong conversam sobre a amostra de Las Plagas, o âmbar. Luis afirma que há algo que ele precisa fazer antes de recuperar a amostra. Daí, vemos então que Ada aponta a arma para Luis durante a conversa, que explica que Leon S. Kennedy e Ashley Graham estão infectados pela Plaga e que precisam de ajuda. A moça de vermelho, não demonstrando nenhuma reação ao saber disso, concorda em tom de resignação com Luis e reforça que essa é sua última chance.
Com a promessa de nos apresentar o que aconteceu por trás da missão de Leon, o trailer nos antecipa algo que havia sido brevemente mostrado no modo principal de Resident Evil 4 remake: a relação misteriosa entre Ada e Luis.
Em seguida, vemos uma sequência de Ada no Castelo de Salazar, na qual se passa durante o dia, algo até então inédito em tanto no RE4 quanto no remake. Vemos Ada em ação utilizando sua arma de gancho (a grapple gun) para se deslocar verticalmente pelo cenário. A cutscene dá a entender que ela estava sendo perseguida por uma criatura mutante grande semelhante ao Verdugo e que aparece mais de uma vez no trailer.
Enquanto vemos alguns cortes contendo cenas que mostram a gameplay de combate do DLC, podemos ouvir um diálogo entre Luis e Ada no que a moça insiste com ele sobre a retirada do âmbar. Um detalhe interessante é que, em alguns momentos da campanha de Ada, os caminhos dela e Luis se cruzam e ele a ajuda no combate aos infectados como NPC (na mesma pegada da campanha do Leon). Como bom canastrão que Luis é, seus momentos cômicos também estarão presentes durante suas interações com Ada.
É possível notar algumas armas que serão usadas pela espiã de vermelho ao longo da campanha, aparentemente as mesmas que ela utiliza na versão original. Além da arma de gancho, que dessa vez também será utilizada em combate para arrancar escudos das mãos de inimigos do castelo e executando finalizações nos inimigos, vemos também o uso da besta (com mais de um tipo de munição) e da submetralhadora TMP. Ada também pode usar a faca para os movimentos de parry, assim como Leon na campanha principal.
Em seguida, a tão aguardada aparição é a de Albert Wesker. A atitude impaciente do vilão em relação à Ada mostra uma relação aparentemente tensa entre os dois. Ada sempre calma e profissional, não se deixa atingir pela atitude rude de Wesker.
Logo após isso, somos surpreendidos por uma novidade na trama: Ada também poderia estar infectada. Essa possível novidade promete deixar a corrida de Ada contra o tempo ainda mais desafiadora, agora que ela conta com mais este obstáculo em sua agenda.
Outra coisa que chamou a atenção no trailer são algumas das localidades e cenas que, a princípio, haviam sido retiradas do remake de Resident Evil 4: o local com as gôndolas e o infame corredor de lasers (ideia retirada dos filmes de Paul W.S. Anderson e que foi incluída no game em 2005). Os rumores apontam ainda que mais coisas, que aparentemente foram cortadas do remake, na verdade, foram realocadas para a DLC.
Por fim, temos uma cena inédita de Wesker que lamenta a respeito do mau comportamento de sua espiã de vermelho. No final do trailer, vemos Wesker encontrando Ada pessoalmente e apontando uma arma para a moça. Ao que tudo indica, nessa nova DLC o vilão pode ter antecipado a traição da moça e a história pode tomar um rumo ainda não visto.
Evitei comentar quadro a quadro o quê aparece e fiz algumas observações mais comentadas mesmo.
Caminhos Distintos de Resident Evil 4 será lançado oficialmente no dia 21 de setembro de 2023 para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S|X, e PC (Steam).
Ansiosos pela DLC Separate Ways? Viu mais algum detalhe ou tem alguma teoria a respeito da trama?
Colaboraram com a revisão deste conteúdo: Natália Sampaio e Ricardo Andretto