REX Engine está em desenvolvimento pela Capcom e tem o desafio de expandir jogos

Uma atualização do motor de desenvolvimento de jogos RE Engine está em desenvolvimento pela Capcom. A novidade foi apresentada durante uma conferência online voltada especialmente para profissionais e engenheiros da indústria. É uma evolução do motor responsável pela comercialização de mais de 74 milhões de jogos no mundo todo. Em um vídeo, o time de pesquisas da empresa falou sobre REX Engine, um codinome do RE já existente com um X (de neXt, em inglês – próximo, em português). Um dos desafios é expandir o tamanho de projetos, o qual se inserem os jogos.

REX Engine precisará ser mais eficiente do que o motor atual para lidar com grandes volumes de itens e de conteúdos, além de ser altamente flexível para se adaptar aos diversos tipos de jogos. Há preocupação com documentos que facilitem o entendimento e usabilidade por profissionais, tanto em início de carreira quanto por engenheiros que já estão no mercado.

Também durante uma apresentação, o time da Capcom esclareceu que ao invés de desenvolver todo um novo motor do zero, haverá uma gradual introdução RE+X na pré-existente RE Engine – ou em inglês Reach for the Moon Engine, um tentar chegar ao “alcance da lua” com a tecnologia, como a própria representação do motor sugere.

Logo do motor RE Engine ao “alcance da lua” no CAPCOM Open Conference Professional RE:2023

Ainda durante a conferência, desenvolvedores falaram sobre o uso do RE Engine em Resident Evil 4 (2023) – clique e assista – e até promoveram uma discussão sobre representação de cabelo na tecnologia. A ampliação da capacidade técnica e artísticas com o Capcom Creative Studio foi citada em um dos vídeos que mostra parte do processo de captura de movimentos utilizado nos jogos.

 

Mais detalhes envolvendo REX Engine vão ser apresentados no futuro.