Registros de Resident Evil Requiem e Dino Crisis no INPI Brasil

Resident Evil Requiem e Dino Crisis estão entre os últimos registros da Capcom no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI Brasil). Regularmente eu consulto tanto o sistema da autarquia federal, ligado ao Ministério da Economia, quanto o de Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para saber se há movimentações que possam indicar algum passo diferente por parte da companhia – coisa de jornalista. E há movimentos.

Quando Requiem foi anunciado, fui logo ver se já tinham feito o registro da marca (ou havia algum de classificação), algo que não é incomum de ser feito de forma prévia, mas nada aparecia em sistema algum. O jogo foi anunciado no dia 6 de junho deste ano. Agora, há a referência de que a companhia pediu o registro “Resident Evil Requiem” em 30 e maio de 2025, dias antes do anúncio.



O processo relacionado a Requiem só começou a se movimentar com o pagamento de taxas em duas classes de registro em 9 de julho de 2025, o que explica porquê, antes da data, não parecia. Os pedidos estão em “prazo de apresentação de oposição”, com 60 dias a contar da publicação para alguém se manifestar contra – mas quem, em sã consciência, vai ser contra algo que não é dela, e sim da Capcom?.

Resident Evil Requiem ainda não tem classificação indicativa, mas devido à violência, a recomendação não deve ser menor do que 18 anos. Como não há classificação, é provável que a demo não esteja próxima de chegar aos jogadores publicamente. Os registros no INPI Brasil não têm um significado muito específico para além da Capcom preservar o que é seu por direito, mas movimentações aqui e em outros países reforçam o que o diretor disse do jogo estar em fase final de desenvolvimento.

Já em relação à Dino Crisis, a minha esperança é maior. O registro é de 3 de julho de 2025, com uma petição de 8 de julho que não seguiu em frente e outra de 12 de agosto que está em “prazo de apresentação de oposição”. A classe do INPI Brasil é a mesma de uma das de Requiem, de entretenimento e com especificação para “jogos de videogame”, entre outras mais. A DANADA DA CAPCOM TEM UM NOVO DINO CRISIS? EU QUERO ACREDITAR!

Se eu tô emocionado? Claro que sim! A movimentação é em um registro diferente da marca, que está na base desde 19/04/1999, como eu havia dito quando a Capcom também fez novo registro de Dino Crisis no Japão. Não quero crer que seja só uma adequação, pois se assim fosse, a companhia já teria lidado com isso em janeiro deste ano, quando Dino Crisis e Dino Crisis 2 foram relançados com melhorias no PC, ou até mesmo quando Dino Crisis ficou disponível nos mais recentes videogames PlayStation em outubro de 2024.

É um novo jogo? Um remake? O fato é que Dino Crisis é o jogo que os fãs mais pedem que seja refeito em nova tecnologia e a Capcom sabe disso. Agora vai?

Dino Crisis
Logotipo atrelado ao novo registro de Dino Crisis no INPI Brasil
Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.