Por mais que os jogadores de hoje em dia não sejam fãs assíduos de conteúdos pagos nos jogos, como as Dlc’s por exemplo, eles não abrem mão de jogar alguma novidade extra do seu game favorito. Hoje em dia, é bem difícil encontrar uma produtora que ofereça seus conteúdos adicionais gratuitamente para os jogadores, é ai que entra a comunidade com os famosos mods. Não sabe o que é? Calma que eu te explico.

Mods: da comunidade para a própria comunidade

Mod é uma prática que vem sendo adotada a algum tempo, é o termo utilizado para denominar a alteração em um jogo, fazendo com que ele se comporte de forma diferente do original. Essas modificações geralmente são feitas por fãs de forma gratuita, sendo fornecidas para a comunidade.

Na maioria das vezes, este tipo de conteúdo é disponibilizado para o pessoal que joga no computador, que é a plataforma onde se tem mais liberdade para criar esses materiais.

As alterações feitas pelos mods podem ser pequenas ou grandes, e costumam ser feitas em cima da Engine do jogo – que são pacotes de códigos que servem como base para os programadores, e possuem as mais variadas informações, podendo conter tanto alterações básicas, como texturas e alguns detalhes repaginados, como elementos mais complexos, que vão de missões, conteúdos extras e até a reformulação completa de um jogo.

Este tipo de material raramente é desenvolvido pelas produtoras, na maioria das vezes é fruto de programadores independentes. O melhor de tudo, é que grande parte deste tipo de conteúdo é gratuito, sendo possível adicionar vários mods no mesmo jogo. Infelizmente os mods não estão livres de bugs ou anomalias, mas vale ressaltar que até mesmo as grandes desenvolvedoras sempre deixam alguma coisa ou outra passar, então vale dar os créditos para os programadores independentes, que as vezes passam longas noites a base de café ou energético, programando um conteúdo bacana e gratuito para a comunidade.

O ideal é utilizar alguma plataforma que permita este adendo dentro do jogo, a mais indicada é a Steam, que possui o seu próprio Workshop, onde os modders postam seus conteúdos e disponibilizam para que outros jogadores possam se divertir e testar uma infinidade de conteúdos diferentes para os mais variados jogos.

Resident Evil 2 e sua lista infinita de Mods

Obviamente que Resident Evil 2 não ficaria de fora da extensa lista de mods, não é mesmo? Para quem não se recorda, o jogo foi lançado no final de janeiro para Playstation 4, Xbox One e PC, e em menos de 3 meses sua popularidade já rendeu uma série de mods curiosos, que vão de pequenas informações na tela, até nudez dos personagens do jogo. A seguir vamos listar alguns dos mods mais relevantes, lembrando que a lista é extensa, então vamos focar nos mais importantes para que não fique muito cansativo para você, leitor. Confira:

Leia também: Análise – Resident Evil 2

Câmera fixa

Um dos maiores mistérios que rondavam os rumores de Resident Evil 2 em sua época de pré-lançamento era: Câmera fixa ou por cima dos ombros? Este detalhe estava deixando os fãs do game ansiosos até demais, até a data de seu anúncio na E3 de 2018, que confirmava a câmera por cima do ombro, deixando alguns fãs órfãos da câmera fixa.

Felizmente nem tudo é tristeza. O modder “Eveloping Sounds” tem trabalhado para que essa opção de câmera seja uma realidade para os jogadores. Segundo o programador, não está sendo uma tarefa fácil, pois o jogo não foi pensado para ter uma câmera fixa, e isso dificulta principalmente nas partes onde a lanterna é a melhor opção para ver o ambiente, como não é uma opção manual e também não é possível direcionar a lanterna, o modder tem que adequar o cenário com opções de luz, para que nenhuma informação passe despercebida para o jogador.

Além da lanterna, outro problema que tem sido um desafio para o programador é o sistema de mira. Os mesmos comandos que auxiliam na movimentação da câmera, também auxiliam na hora de mirar, então o processo de criação de uma câmera fixa também implicaria em um sistema totalmente novo de mira, o que é um desafio por si só.

Por hora o programador ainda não deu nenhuma data pra o término da criação e nem mesmo se vai conseguir terminar, devido a todos esses problemas que impossibilitariam que a câmera fixa fosse uma realidade, mas uma coisa é certa: Se o modder conseguir realizar este feito, a comunidade ficará eternamente grata.

Câmera em primeira pessoa

Um fato que dividiu opiniões quando Resident Evil 7 foi lançado, era justamente a câmera em primeira pessoa. Para alguns fãs era bom, para outros nem tanto, mas algo deve ser dito: a câmera em primeira pessoa, causa grande imersão em um jogo de terror.

Pensando nisso, o modder “Praydog” criou esta opção de câmera em primeira pessoa, onde ele posiciona a câmera do jogo em algum lugar perto do peito e do ombro do personagem, de forma que os braços e as pernas ainda possam ser vistos enquanto é realizado alguma ação. Em alguns momentos quando os zumbis te pegam a câmera da zoom out até você se livrar do monstro, logo após volta a primeira pessoa novamente. O mod é gratuito e para instalar é simples, baixe o arquivo DLL no GitHub para a pasta do jogo no seu PC. Depois de descompactar o código, execute o arquivo install_vs2017 na mesma pasta. Quando você entrar no jogo, haverá uma opção para trocar a câmera (“first-person mode”).

Upgrade gráfico

Um dos estilos mais populares de mods é o de melhorias gráficas dentro do jogo, pratica adotada não apenas em Resident Evil 2, mas também em outros jogos como GTA V, por exemplo. A mudança consiste principalmente em melhorias na iluminação e cenário, para que se portem de uma maneira mais real. Existem diversos tipos, desde os que deixam o jogo melhor visualmente, até os que deixam a qualidade do vídeo similar ao de uma fita VHS, que da um ar retrô para o game. Lembrando que são diversas opções e programadores que fornecem este tipo de conteúdo, se der uma navegada no Workshop da Steam, vocês vão encontrar aos montes.

Leia também: Fãs continuam a melhorar gráficos e texturas de Resident Evil 4 para PC.

Projeto: 1998

Esse mod é, de longe, um dos mais bacanas e nostálgicos que eu já tive o prazer de desfrutar. A própria Capcom disponibilizou as roupas alternativas, que traziam os personagens no melhor estilo Playstation Classic. O que esses modders fizeram foi adicionar, não só as roupas dos personagens principais, mas também os personagens secundários. Ada, Marvin, Annete e até mesmo Hunk, todos os personagens estão como na versão de 1998 e isso proporciona uma carga nostálgica glamourosa ao conteúdo. Um clássico é um clássico, não é mesmo?

Barra de energia dos zumbis

Um dos maiores desafios que esta reimaginação de Resident Evil 2 trouxe para os jogadores, é a racionalização de munição para enfrentar os inimigos. Alguns caem mais facilmente com algum tiro crítico, outros nem tanto, e quando eles não caem de forma tão fácil, o que nos resta é descarregar o pente de balas até eles finalmente serem derrotados. Um mod que facilita muito a vida de quem for jogar é o RE2Toll, que adiciona uma lista com barra de energia e de quantos tiros cada zumbi que aparece na tela precisa para serem derrotados, uma verdadeira mão na roda.

Novo arsenal de Claire

Uma das grandes dificuldades que senti jogando com Claire em Resident Evil 2, é a quantidade limitada e qualidade inferior das armas que ela possui. Suas armas podem até dar mais dano do que as de Leon, mas convenhamos, é muito demorado para recarregar. Basta um corredor com 2 zumbis e pronto, a crise de ansiedade se instala no jogador. Pensando nisso, foi desenvolvido um mod que dá a opção de outras armas para Claire, como por exemplo, o próprio arsenal de Leon, facilitando demais na gameplay.

Inimigos invisíveis

Conteúdo antes disponível apenas em Resident Evil Remake, o Invisible Enemy também é uma realidade em Resident Evil 2 graças ao “Invisible Enemy Mode”, que obviamente deixa todos os inimigos invisíveis dentro do jogo. O modo é um desafio e é aconselhado para aqueles que realmente decoraram de cabo a rabo os caminhos disponíveis dentro do jogo. O grande diferencial do mod é que você pode escolher os inimigos que ficam invisíveis, podendo deixar os chefes visíveis. Um desafio e tanto, não?

Dino Evil

Uma das maiores esperanças da comunidade fã de um bom Survival Horror é de que a Capcom finalmente anuncie o remake de Dino Crisis, jogo de 1999 no melhor estilo Resident Evil, que trocava zumbis por dinossauros. Pensando nesta incrível reimaginação, o modder “CrazyPotato” trocou os modelos de Leon e Claire por Dylan (protagonista de Dino Crisis 2) e Regina (protagonista de Dino Crisis). O mod está numa qualidade absurda e da um gostinho de como o jogo poderia ficar com o poderio da Re.Engine.

O melhor dos clássicos

 

  • Chris com roupa dos STARS

Que Chris Redfield é o queridinho de muitos dos fãs que acompanham a franquia há anos, isso é inegável. Agora, já imaginou jogar com o Chris clássico na delegacia de polícia de Raccoon City, e de leva, ainda reencontrar a irmã mais nova? Já vai se preparando então porque este mod adiciona o bom e velho Redfield para matar zumbis na caótica cidade do Guaxinim.

  • Claire Valentine

Falando em nostalgia, além de Regina, também é possível jogar com a nossa tão querida Jill Valentine. Já é possível ter uma pequena ideia do que está por vir em Resident Evil 3, e a qualidade está impressionante. Mais informações e download deste mod de Jill Valentine você confere neste link.

Ouça: Resident Evil 3, Resident Evil 8 e futuro da franquia REVILCAST #2

 

  • Chris Redfield vs Nemesis

Ta ai uma situação que poderia ter acontecido em Resident Evil 3: Chris enfrentando Nemesis em Raccoon City. Mas Chris foi salvo graças a sua busca na Europa por provas contra a Umbrella e acabou deixando toda a responsabilidade nas mãos de Jill. Graças ao mod criado pela equipe do canal “Shirrako” é possível jogar com Chris Redfield de Resident Evil 7 e enfrentar Mister X nos moldes de Nemesis. Com este mod já é possível ter uma noção e um pequeno gostinho de como Nemesis ficará em Resident Evil 3.

 

  • Leon de Resident Evil 4

Um forasteiro em Resident Evil 2? Não, não é bem isso. A comunidade de Mods se certificou de colocar Leon de Resident Evil 4 em Resident Evil 2. É possível jogar com o personagem neste mod que exala experiência, e não um adolescente policial que teve seu primeiro dia no trabalho arruinado por zumbis. Ele vem em 3 modos: com casaco, sem casaco e com traje de mafioso. O GRANDE diferencial deste conteúdo é que ele não vem com a Shery inclusa, então pode ficar despreocupado.

Largados e pelados: Raccoon City Edition

Este é de longe, o mod mais curioso de Resident Evil 2 até o momento. É de praxe que alguns jogos que são lançados no PC tenham este mod, onde os personagens ficam totalmente ou parcialmente nus, como é o caso de The Witcher 3, por exemplo. Resident Evil 2 com certeza não foi exceção e também possui conteúdo similar, deixando inclusive o Mister X de sunguinha e óculos escuros.

Tente não rir do Mister X de tanguinha correndo atrás do Leon:

Ah shit, here we go again!

GTA San Andreas é um dos clássicos indispensáveis do Playstation 2 e jamais será esquecido, principalmente nos dias atuais. Com essa onda de memes, CJ novamente viralizou na última semana com a frase “Oh shit, here we go again“, e isso foi o suficiente para que o criador de mod, MarKosRCRE , trabalhasse para que e CJ e Big Smoke estivessem em Resident Evil 2 nos papéis de Leon e Mister X. O vídeo você pode conferir no canal BeastGamingHD.

O mod além de proporcionar essa dose cômica a Resident Evil 2, também adiciona as vozes originais dos personagens. Em alguns momentos como na aparição de Mister X, Big Smoke diz: “You pick the wrong house, fool!“. Para quem não se lembra, essa é o famoso bordão de San Andreas de quando CJ encontra Big Smoke pela primeira vez na Goove Street.

Menção honrosa

O que virá a seguir não é bem um mod e sim um meme absurdamente engraçado que apareceu logo nas primeiras semanas após o lançamento de Resident Evil 2. O meme é de autoria do canal DPO23 e distorce as animações dos personagens do jogo em 500%. Confira:

%d blogueiros gostam disto: