Finalmente tivemos o tão aguardado The Game Awards – um dos principais eventos que premia os melhores jogos do ano e oferece um gostinho dos lançamentos futuros. A edição deste ano foi, em muitos aspectos, espetacular – mas o impacto de alguns anúncios foi diluído por vazamentos ocorridos antes do evento.
Para o desespero de Geoff Keighley (e a satisfação de Dusk Golem e outros sites e perfis especializados), alguns dos principais anúncios foram vazados parcialmente, chegando ao grande público e comprometendo a surpresa.

Era quase inevitável que Leon S. Kennedy daria as caras em Resident Evil Requiem, diante de tantos rumores vindo de fontes distintas. Alguns esperavam que a Capcom fosse corajosa e mantivesse o personagem em segredo até o lançamento do jogo, deixando os fãs com uma grande surpresa nas horas iniciais do jogo. Mas o que ninguém esperava era que veríamos ele primeiro em um um ícone de pré-venda da PlayStation Store.
Quem fez a pré-venda do jogo, se deparou com o ícone mostrando o rosto do personagem dias antes do grande evento. Então foi questão de somar dois mais dois e concluir que ele seria revelado no The Game Awards 2025.
Com isso, o impacto de ver o personagem na tela durante a cerimônia acabou sendo menor que seu potencial. Ver Leon de volta foi motivo de alegria para muitos, mas a sensação de surpresa foi minada pelos meses de rumores e o vazamento interno da própria Sony. Leon havia deixado de ser uma surpresa há um bom tempo para se tornar um fato iminente.
Frequentemente, quem vaza esse tipo de conteúdo e informação não considera o efeito negativo que é gerado nos fãs e nem o prejuízo causado aos estúdios e desenvolvedores que trabalham na divulgação do título.
Para os estúdios, são meses de trabalho e planejamento destruídos. Para os fãs, é o fim de um momento inesquecível que poderia vir a ser.

Tomb Raider também sofreu com vazamentos dessa vez. Tomb Raider: Catalyst e Tomb Raider: Legacy of Atlantis tiveram trechos e imagens vindo a público antes do previsto.
Quando finalmente vimos a Lara Croft retornando, já havíamos visto partes da exploração, seu novo visual e até mesmo gameplay – o que enfraqueceu a emoção dos fãs e do público em geral.

Entretanto, isso não anula o mérito do evento. Conseguir anúncios do porte de Resident Evil e Tomb Raider, duas das maiores franquias de todos os tempos, reforça a relevância e poder de atração da The Game Awards.
O problema está nos responsáveis pelos vazamentos. Essas são as pessoas que buscando notoriedade acabam destruindo toda uma construção de impacto feita para os fãs. E como isso não possui uma solução visível, é difícil que isso mude algum dia.
MAS NÃO PARA POR AÍ…
A Larian Studios também teve sua presença prejudicada. Um dos maiores mistérios das últimas semanas foi uma estátua encontrada em um deserto norte-americano – que foi amplamente compartilhada por Geoff Keighley e pelo público nas redes sociais.
Na estátua, esqueletos, armaduras, corpos, seres mitológicos e animais se misturavam em um amontado de tirar o fôlego.

As especulações foram inúmeras, incluindo Bloodborne, God of War, Saros, Diablo e até mesmo Elder Scrolls. Mas a estátua foi enfim relacionada ao estúdio após a descoberta de uma marca registrada da Larian – Divinity.
A expectativa transformou-se em confirmação, e o estúdio acabou reagindo com humor, adotando um print do “vazamento” como imagem de capa em seu perfil no X (antigo Twitter).

Com isso, tivemos três grandes anúncios que sofreram vazamentos. Ainda assim, a The Game Awards 2025 cumpriu os requisitos para ser considerada uma edição marcante: além dos já citados, títulos como Control: Resonant, Mega Man: Dual Override, Star Wars: Fate of the Old Republic e até um trailer do filme de Street Fighter garantiram momentos memoráveis. E na questão das premiações, elas eram previsíveis – havia pouca chance para surpresas ali.
Geoff Keighley e a organização ainda possuem espaço para melhorias, mas a consistência da edição deste ano deveria ser exemplo para as próximas.
E você? Ficou empolgado com algum anúncio? Deixe sua opinião sobre o evento nos comentários e conte pra gente qual foi a revelação que mais lhe chamou a atenção.

