O maior problema do The Game Awards? Vazamentos!

Finalmente tivemos o tão aguardado The Game Awards – um dos principais eventos que premia os melhores jogos do ano e oferece um gostinho dos lançamentos futuros. A edição deste ano foi, em muitos aspectos, espetacular – mas o impacto de alguns anúncios foi diluído por vazamentos ocorridos antes do evento.

Para o desespero de Geoff Keighley (e a satisfação de Dusk Golem e outros sites e perfis especializados), alguns dos principais anúncios foram vazados parcialmente, chegando ao grande público e comprometendo a surpresa.



Control: Resonant, novo jogo da Remedy, acabou se salvando dos vazamentos.

Era quase inevitável que Leon S. Kennedy daria as caras em Resident Evil Requiem, diante de tantos rumores vindo de fontes distintas. Alguns esperavam que a Capcom fosse corajosa e mantivesse o personagem em segredo até o lançamento do jogo, deixando os fãs com uma grande surpresa nas horas iniciais do jogo. Mas o que ninguém esperava era que veríamos ele primeiro em um um ícone de pré-venda da PlayStation Store.

Quem fez a pré-venda do jogo, se deparou com o ícone mostrando o rosto do personagem dias antes do grande evento. Então foi questão de somar dois mais dois e concluir que ele seria revelado no The Game Awards 2025.

 

Com isso, o impacto de ver o personagem na tela durante a cerimônia acabou sendo menor que seu potencial. Ver Leon de volta foi motivo de alegria para muitos, mas a sensação de surpresa foi minada pelos meses de rumores e o vazamento interno da própria Sony. Leon havia deixado de ser uma surpresa há um bom tempo para se tornar um fato iminente.

Frequentemente, quem vaza esse tipo de conteúdo e informação não considera o efeito negativo que é gerado nos fãs e nem o prejuízo causado aos estúdios e desenvolvedores que trabalham na divulgação do título.

Para os estúdios, são meses de trabalho e planejamento destruídos. Para os fãs, é o fim de um momento inesquecível que poderia vir a ser.

Leon em sua primeira aparição em um novo jogo desde 2012.

Tomb Raider também sofreu com vazamentos dessa vez. Tomb Raider: Catalyst e Tomb Raider: Legacy of Atlantis tiveram trechos e imagens vindo a público antes do previsto.

Quando finalmente vimos a Lara Croft retornando, já havíamos visto partes da exploração, seu novo visual e até mesmo gameplay – o que enfraqueceu a emoção dos fãs e do público em geral.

Lara Croft em Tomb Raider: Catalyst.

Entretanto, isso não anula o mérito do evento. Conseguir anúncios do porte de Resident Evil e Tomb Raider, duas das maiores franquias de todos os tempos, reforça a relevância e poder de atração da The Game Awards.

O problema está nos responsáveis pelos vazamentos. Essas são as pessoas que buscando notoriedade acabam destruindo toda uma construção de impacto feita para os fãs. E como isso não possui uma solução visível, é difícil que isso mude algum dia.

MAS NÃO PARA POR AÍ…

A Larian Studios também teve sua presença prejudicada. Um dos maiores mistérios das últimas semanas foi uma estátua encontrada em um deserto norte-americano – que foi amplamente compartilhada por Geoff Keighley e pelo público nas redes sociais.

Na estátua, esqueletos, armaduras, corpos, seres mitológicos e animais se misturavam em um amontado de tirar o fôlego.

A estátua era iluminada durante a noite. Bem bonita… e macabra.

As especulações foram inúmeras, incluindo Bloodborne, God of War, Saros, Diablo e até mesmo Elder Scrolls. Mas a estátua foi enfim relacionada ao estúdio após a descoberta de uma marca registrada da Larian – Divinity.

A expectativa transformou-se em confirmação, e o estúdio acabou reagindo com humor, adotando um print do “vazamento” como imagem de capa em seu perfil no X (antigo Twitter).

Joguem Baldur’s Gate 3.

Com isso, tivemos três grandes anúncios que sofreram vazamentos. Ainda assim, a The Game Awards 2025 cumpriu os requisitos para ser considerada uma edição marcante: além dos já citados, títulos como Control: Resonant, Mega Man: Dual Override, Star Wars: Fate of the Old Republic e até um trailer do filme de Street Fighter garantiram momentos memoráveis. E na questão das premiações, elas eram previsíveis – havia pouca chance para surpresas ali.

Geoff Keighley e a organização ainda possuem espaço para melhorias, mas a consistência da edição deste ano deveria ser exemplo para as próximas.

E você? Ficou empolgado com algum anúncio? Deixe sua opinião sobre o evento nos comentários e conte pra gente qual foi a revelação que mais lhe chamou a atenção.