Resident Evil: Revelations 2, desde seu anúncio, está envolto a mistérios. Sabemos muito pouco sobre o que está vindo por aí. Inimigos, protagonistas, e até mesmo a vilã, são motivos de especulações e teorias que só aumentam o hype para o novo título.

Os braceletes apareceram antes mesmo dos protagonistas do título, e apesar de já termos o visto diversas vezes, pouco sabemos sobre o acessório. Será que sabemos o suficiente?

AVISO: Este texto pode conter spoilers, prossiga por sua conta e risco.

O Teaser

Tudo começou com um teaser, que aos poucos foi revelando diversos easter eggs e dicas sobre o novo Resident Evil: Revelations 2. Nele vemos uma garotinha correndo em uma festa, e em um corte de câmera, ela vai parar em um cenário aterrorizante repleto Afflicted/Rottens.

No entanto, o maior destaque do teaser, são as misteriosas pulseiras que a maioria das pessoas presentes estão usando. Sendo o único elemento colorido no teaser que é completamente monocromático, elas geram grande curiosidade e parecem ter um papel muito importante no enredo do game. Assista o teaser completo:

Para quê servem essas pulseiras?!

Pouco tempo após o anúncio do título, uma demo foi disponibilizada durante a Tokyo Game Show do ano passado, e nela temos Claire Redfield, personagem que voltou e promete trazer consigo o Survival Horror, e Moira Burton, filha de Barry, em uma prisão controlada por uma vilã “conhecida” (mas-ninguém-sabe-quem-é). E como já era esperado, as misteriosas pulseiras estão lá. E em uma versão estendida da demo, a qual o REVIL foi convidado para conhecer e fazer um vídeo para os leitores, temos a seguinte frase da vilã já mencionada:

Those bracelets change color in response to fear. Tradução: Essas pulseiras mudam de cor em resposta ao medo.

E é aí que somos informados da função dos acessórios que Claire e Moira, e as pessoas do teaser estão usando. As pulseiras vão de forma ascendente pelo verde, passando pelo laranja, até chegar ao vermelho, indicando o nível do medo que quem o usa está sentindo. Mas espera um momento… E aqueles indivíduos agressivos do final do teaser que representam os Afflicteds ou Rottens?

Zombies bracelets

Os braceletes das pessoas no final do vídeo vão do verde para o vermelho, e em seguida, vimos alguns indivíduos que parecem estar passando por uma metamorfose, e se transformando em criaturas violentas.

Os inimigos de Revelations 2 sentem medo?

Tanto os Afflicted como os Rotten, parecem ter perdido a consciência e o controle sobre sua humanidade. No caso dos Rotten, especialmente, é muito correto afirmar que os mesmos já estão mortos, já que se assemelham a zumbis.

Lembre-se de que os mesmos não estão usando os braceletes que os personagens usam durante o jogo, diferente do teaser conceitual, que apesar de misterioso, revelou muitas coisas até o momento.

enemies

Não há confirmação alguma de que os Rottens são zumbis, mas a aparência dos mesmos é bem óbvia (e a nomenclatura alternativa também), e a partir desse princípio, é de se duvidar que os braceletes (que apareceram somente no teaser) nessas criaturas, indiquem o nível de medo.

Já os Afflicted, parecem ter sido agressivamente torturados; um processo que deve ter sido bem doloroso. Mas a questão, é a seguinte: mesmo quando Claire atira contra os mesmos, eles não param ou exitam em momento algum, deixando claro que medo, e até mesmo dor, são sentimentos que não fazem parte de sua natureza pós transformação.

Dito isso, fica a pergunta: por quê no teaser de anúncio, os Afflicted/Rottens que encerram o vídeo, estão usando braceletes, que estão vermelhos? Poderiam os sujeitos estarem com medo? Os braceletes teriam uma outra função ainda não revelada?

Vamos entender como os braceletes funcionam

PULSEIRA2

Recentemente, foi liberado um gameplay do primeiro episódio de Barry Burton; e vejam só: temos uma descrição detalhada de como funcionam os braceletes e o que suas cores indicam:

file

O file aparece nos 2:34 min do vídeo.

Cuidados para o Manuseio do Experimento

Os sensores que foram equipados nos pacientes medirão a adrenalina e a nor-epinefrina, para calcular os níveis de medo que o paciente está sentindo. As cores também mudam de acordo com o nível.

Verde: Normal

Laranja: Ansiedade

Vermelho Piscante: Medo

Vermelho: Mutação

Se o sensores dos pacientes mudarem para vermelho, eles já estarão em fase de mutação. Atire neles imediatamente.

Sim, esse file está falando claramente dos braceletes que foram colocados em Claire, Moira, Natalia, e que também estão no teaser conceitual. Este experimento em questão, deve ser o mesmo pelos quais os Afflicted/Rottens passaram; e como eles não estão usando nenhum bracelete, dá para supor que eles foram retirados quando a mutação ocorreu.

Pelo que vimos de Revelations 2, em nenhuma cena os braceletes de Claire e Moira ficam vermelhos, nem mesmo quando estão sendo atacadas pelos monstros da ilha. Até o momento, só vimos a pulseira de uma personagem ficar vermelha: Natalia Korda!

Natalia Korda, você está infectada?

Já sabemos que Natalia Korda possui a habilidade de pressentir inimigos e indicar os seus pontos fracos. As teorias sobre a habilidade são infinitas, e incluem poderes paranormais e experimentos científicos. A segunda opção, talvez seja a mais certa, considerando que é de Resident Evil, série sobre bioterrorismo e experimentos biológicos que estamos falando.

Mas como os braceletes não medem apenas medo, e indicam o estado de mutação; estaria Natalia Korda infectada por algum vírus? Essa pode ser a resposta para suas “habilidades” sobre-humanas. E o porquê do bracelete de Natalia, na maioria das vezes estar em vermelho, e diferente do vermelho oscilante que representa medo, o bracelete estar em vermelho absoluto.

Já na primeira cena em que Natalia Korda aparece no trailer em que é apresentada, vimos sua pulseira vermelha. Muitos podem pensar: “ela deve estar com muito medo”, mas com essa expressão, eu acho difícil:

Natalia Face

O curioso é que nem muitos momentos dos gameplays que foram divulgados, quando é possível ver a pulseira da garota, ela se encontra em vermelho, mesmo que em algumas situações, sua expressão seja de calma e serenidade. Veja um exemplo:

PULSEIRA

O bracelete de Natalia, assim como os das pessoas infectadas do teaser, de acordo com o file “Caution for Experiment Handling” citado acima,  devem estar medindo os estágios da mutação no organismo infectado. Mas se a pulseira de Natalia indica tal estado, porquê ela não se transformou em uma criatura horrenda, como é o que acontece com as pessoas do teaser? Ainda não sabemos.

Talvez, assim como Alexia Ashford, Natalia tenha a capacidade de controlar a mutação do vírus em seu corpo; e o bracelete que a pequena usa, marca os momentos em que a mutação é acionada pelo seu organismo ao usar sua habilidade de pressentir os outros indivíduos mutados. Isso explicaria também, as situações em que o bracelete de Natalia marca verde e laranja, como os das outras personagens, marcando de fato o nível de medo.

A Metamorfose

nat

Em nosso artigo sobre as inspirações de Revelations 2 nas obras de Franz Kafka, citamos “A Metamorfose”; obra aclamada do filósofo, que narra a história de um jovem que em uma manhã singular acorda e se vê transformado em uma barata gigante. Excluído da sociedade, Gregor se vê abandonado até mesmo pela sua família. E mesmo aceitando sua metamorfose, ele precisa conviver com a solidão e a exclusão.

Se Natalia estiver infectada, é natural que ela se sinta anormal, singular e abandonada. E como o personagem da obra de Kafka, Natalia não tem nenhum parente a recorrer (não sabemos se ela foi abandonada por sua família, da mesma forma que Gregor foi, ou se eles morreram e a deixaram só).

A imagem acima é da capa da trilha sonora oficial de Resident Evil: Revelations 2, e mostra Natalia com uma borboleta tapando metade de seu rosto, fazendo alusão não só à obra “A Metamorfose” de Franz Kafka, mas ao estado de mutação que a pulseira de Natalia provavelmente indica.

Nos resta aguardar as surpresas que Revelations 2 nos reserva, e ficar de olho em todos os detalhas. Mas que Revelations 2 está nos deixando cada vez mais perplexos e curiosos, isso é inegável!

Mas e você? O que acha disso tudo? Compartilhe suas teorias conosco através dos comentários!

Agradecimentos: Bruna Mattos, Steven L. Andrade e Paulo Wirth, que ajudaram a reunir as pistas sobre as pulseiras.

%d blogueiros gostam disto: