Nosso terceiro artigo da série “Esquecidos” vai falar novamente de um personagem de Resident Evil 3 membro da U.B.C.S., os populares Mercenários. Nicholai Ginovaef é cheio de mistérios e parece estar sempre um passo adiante de seus companheiros, em objetivos que nem sempre casam com os da UBCS. E é todo esse mistério envolvendo o personagem que o tornou um dos secundários mais interessantes da trilogia inicial de Resident Evil.

Ah, antes de mais nada é importante dizer que se você fez o final certo de Resident Evil 3, Nicholai NÃO morre! Ao chegar na porta da Dead Factory, você deve escolher pular da ponte com Jill, dessa forma, não só Nicholai sai vivo de Raccoon, como Jill e Carlos são resgatados por Barry Burton. Se você escolhe empurrar Nemesis da ponte, Nicholai acaba sendo morto pelo monstro, e Jill e Carlos escapam de Raccoon sem a ajuda de Barry. 😉

Nicholai em Resident Evil

2178903-nicholai_action

Nicholai é um soldado russo que também é conhecido pelo codinome Silver Fox, devido a sua aparência. Após deixar as Forças Especiais Russas, sua amizade com Sergei Vladimir o levou diretamente para a Umbrella, e em treinamentona ilha Rockfort, Nicholai conheceu HUNK por quem passou a nutrir ódio após ser surrado por ele em uma etapa do treinamento.

Após o treinamento, Nicholai passou a atuar pela corporação e foi o responsável por exemplo, por reportar a Umbrella as tentativas de Chris e Jill de denunciarem Brian Irons à imprensa após o incidente da Mansão. Nicholai foi enviado para Raccoon como membro da UBCS com o suposto objetivo de resgatar sobreviventes, mas na verdade ele era um agente duplo. Os objetivos de Nicholai, eram coletar dados de combate das BOWs da Umbrella contra os soldados altamente treinados da UBCS.

Ele chegou a forjar sua morte para Carlos, Mikhail e Jill para poder atuar mais livremente. Dessa forma, além de coletar dados de combate, ele também saiu coletando amostras de materiais e pesquisas da Umbrella em diversos estabelecimentos, incluindo o Hospital Geral de Raccoon, local onde ele encontrou com Tyrell Patrick, outro membro da UBCS. Tyrell tentou denunciar Nicholai a Carlos, mas foi morto por uma bomba antes que pudesse fazê-lo. Após coletar tudo que precisava no Hospital, Nicholai explode o local e quase mata Carlos.

O Silver Wolf também foi o responsável por avisar a Umbrella da situação de William Birkin, e colocou nele a culpa pela infecção viral que assolou Raccoon. Nicholai acaba tendo um novo encontro com Jill no cemitério e revela a ela que sua verdadeira missão é coletar dados sobre o incidente.

Depois de encontrar Jill, Nicholai recebeu uma nova missão do comando da Umbrella, ele deveria rumar até a Universidade de Raccoon para coletar uma amostra de sangue do Tyrant Thanatos, criado por Greg Muller. Após isso Nicholai deveria matar o pesquisador e destruir a Universidade pois o local também abrigava experimentos da Umbrella. Ele tem sucesso em matar Muller, mas falha na tentativa de obter a amostra do Thanatos.

Após isso, ele parte para eliminar Jill, que passou a ter um enorme prêmio por sua morte. Na Dead Factory ele localiza Jill e utiliza um helicóptero para tentar eliminá-la. Mas Jill se esconde e Nicholai decide ir embora devido a iminente chegada dos mísseis nucleares que varreriam Raccoon do mapa. Ele escapa ileso e alguns dias depois, envia a Umbrella seu relatório completo de sua missão.

Por que é inesquecível?

bg_chara_key_03-600x300

O fato de Nicholai ser um personagem envolto em mistérios, cheio de objetivos escusos e também sua relação com outros personagens misteriosos como Sergei Vladimir e até mesmo HUNK, fazem dele um personagem absolutamente interessante.

Poucos personagens na franquia são tão enigmáticos quanto ele, e eu não estou falando enigmático no sentido de não sabermos sua identidade ou de não conhecer seu rosto. Nicholai não precisa desses artifícios para ter uma nuvem de mistérios em sua volta. Além disso, outros fatores que tornam ele tão inesquecível são a sua crueldade, e acreditar que os fins sempre justificam os meios, como vários de seus “colegas” de UBCS puderam comprovar, e como é mostrado em Resident Evil: Operation Raccoon City, jogo que apesar de não ser um jogo cronológico mostra mais de Nicholai, como sua relação com o Wolfpack, sempre armando emboscadas e deixando armadilhas para atrapalhar a missão do esquadrão da USS.

Ainda em REORC, mais precisamente no viral Inserted Evil, ficamos conhecendo um pouco mais de Nicholai através de files que detalham melhor tanto a sua missão em Raccoon e também um vídeo que o mostra deixando seus companheiros de UBCS para trás, trancados em um local infestado de zumbis:

Por que não volta?

Depois de cumprir sua missão em Raccoon City, Nicholai teoricamente ainda tinha mais a oferecer para a Umbrella, principalmente servindo de forma direta a Sergei Vladimir, que àquela altura era o braço direito de Spencer. Porém, com o fim da Corporação e a morte de Sergei Vladimir, o elo de Nicholai com a série acabou se rompendo, deixando-o sem motivações para um novo aparecimento nos jogos.

Entretanto, sua aparição teria feito sentido se ela tivesse ocorrido no período em que Sergei ainda estava vivo, a Umbrella na ativa, e até mesmo quando Spencer ainda não havia sido morto por Wesker. Há um período relativamente longo entre a destruição de Raccoon e as mortes de Spencer, Sergei e da própria Umbrella, e se Nicholai tivesse sido inserido nesse período em algum jogo, com certeza poderia ter desempenhado um bom papel.

Apesar disso, dá pra considerar que a missão de Nicholai foi cumprida e que não foram deixadas pontas soltas que fizessem necessárias uma nova aparição do personagem.

Por que deve voltar?

tumblr_ltzdxbroHH1r539kso1_500

Como citado, Nicholai é um personagem envolto em uma enorme nuvem de mistérios. E embora sua ligação com a série tenha desaparecido com o fim da Umbrella e as mortes de Spencer e principalmente de Sergei, Nicholai ainda é daqueles personagens que poderiam se encaixar perfeitamente em alguma grande conspiração, como era aquela de Resident Evil 3 onde ele foi enviado como agente duplo da UBCS para coletar dados de combate, eliminar provas e sobreviventes.

Ainda vejo Nicholai aparecendo em uma trama como por exemplo as de Revelations 1 e 2. Por ser um soldado extremamente experiente e bem treinado, Nicholai poderia servir bem ao propósito de vilões principais como Morgan Landsdale e Alex Wesker, funcionando como um catalizador de responsabilidades operacionais, da mesma forma por exemplo, que Jack Krauser foi em Resident Evil 4. Claro que, Nicholai é muito mais cerebral que Krauser, e não tem motivações de vingança… ou será que tem? Se pensarmos no fim de Resident Evil 3, de certa forma, Jill Valentine e Carlos Oliveira impediram que Nicholai atingisse ainda mais seus objetivos. A interferência dos dois, atrapalhou Nicholai em determinados pontos. Embora sua principal falha – a não obtenção da amostra de sangue do Tyrant Thanatos – não tenha ligação com a dupla de RE3, ainda assim pode se considerar que Nicholai tenha guardado algum sentimento de vingança contra Jill e Carlos, embora, valha ressaltar mais uma vez, Nicholai é um personagem extremamente cerebral e frio, sendo improvável que ele queira de fato uma vingança contra a dupla.

Mas, se tem um personagem pelo qual Nicholai nutre ódio, é HUNK. Treinados na mesma época na Ilha Rockfort, apesar de ser fisicamente muito mais forte, Nicholai cansou de apanhar e de ser derrotado por HUNK nos mais diferentes tipos de treinamento empregados naquele momento. Então, uma possibilidade para seu retorno pode estar ligada diretamente ao retorno de HUNK (que falaremos mais para frente em outro artigo da série “Personagens Esquecidos”), eventualmente em um jogo que mostre o que o “Sr. Morte” fez desde o fim da Umbrella. Quem sabe até um Revelations 3? Improvável, mas não impossível…

%d blogueiros gostam disto: