Resident Evil 4 teve um longo período de produção, de quase 7 anos, o que acabou gerando alguns betas, já que o jogo tomou variados rumos durante seu processo de criação. Nenhum ficou tão conhecido ou famoso como outro beta de uma versão anterior da série (vocês sabem de qual estou falando), mas como a Capcom não é de perder dinheiro, alguns desses betas abandonados foram levados adiante e se tornaram outros jogos.

A produção do game começou aproximadamente em 1998, após RE2 ter sido lançado. Naquele momento, a Capcom já tinha um grupo trabalhando no RE3, enquanto RE4 estava ainda num estágio de planejamento, eram apenas ideias sendo discutidas de como o jogo deveria ser. É comum grandes franquias terem mais de um estúdio trabalhando em suas sequências, criando assim mais jogos em menos tempo. Mais ou menos o que era feito com Final Fantasy, com dois títulos sendo trabalhados por vez.

Após os lançamentos de RE3, em 1999, e Code Veronica, em 2000, a Capcom firmou um acordo de exclusividade com a Nintendo, lançando seus principais jogos para o Game Cube, relegando apenas spin-offs, como Outbreak e Survivor para o Playstation. Devido às esmagadoras críticas a esse acordo, o desenvolvimento do game se estendeu, assim como seu lançamento foi devidamente adiado para que RE4 pudesse ser lançado multiplataforma, após o fim da vigência do contrato de exclusividade. Com toda a demora na produção devidamente explicada, sigam por um tour das cinco versões de RE 3.5, ou melhor, as versões canceladas de Resident Evil 4:

1ºBeta – (Quase) Ninguém sabe, ninguém viu

Numa entrevista para a IGN e a Gamespot, o produtor Hyroyuki Kobayashi afirmou que RE4 teria passado por diversos betas durante o seu desenvolvimento, nomeando-os por suas características, citando três versões. A versão “Progenitor” (3ºbeta), a versão “Alucinações” (4º beta), e uma versão desconhecida do público. Ele desconsidera que o beta que levou à criação de Devil May Cry (2º beta) seja relacionado à produção de RE4.

Ele não forneceu maiores informações, apenas que o jogo seria muito voltado ao estilo clássico de RE, mas que tal produção foi descontinuada por que ele queria que RE4 fosse diferente dos outros jogos da série. Infelizmente, nada mais se sabe sobre esse beta.

Essa versão foi colocada em primeiro lugar, porque sabendo-se que seria no estilo cássico, é de se imaginar que essa fosse a primeira ideia, seguir o que já vinha sendo trabalhado nos jogos prévios. Mas com novas tecnologias chegando, e sentindo a vontade de alterar o estilo da série (não uma necessidade de inovação), rapidamente deve ter sido jogada no limbo da existência.

Supõe-se que essa versão ainda teria zumbis, e passaria apenas alguns meses após Code Veronica, no início de 1999, tendo relações com esse jogo (alguém lembra do e-mail que Claire manda para Leon?), o que nunca acabou acontecendo.

Como nada foi revelado, fiquem com umas imagens toscas de RE4 pro Zeebo, e do jogo de Resident Evil Degeneration, para imaginarem como esse beta poderia ter sido…

 Beta – O Demônio Deve Chorar

Antes do acordo de exclusividade da Capcom com a Nintendo e a produção começar no Game Cube, RE4 começou a ser planejado para o Playstation 2, entre 1998 e 2000. Esse protótipo fugia do modelo até então estabelecido na série, mas a ideia em si não foi considerada ruim, e o projeto foi levado à frente, resultando em uma franquia inteiramente diferente, que hoje conhecemos como Devil May Cry.

A produÁ„o de RE4 foi tão longa, que no mesmo ano que foi lançado, o terceiro título da série DmC também foi às lojas!

A jogabilidade de Devil May Cry, quando não estava em batalha, mudava entre ângulos fixos de câmera, como nos jogos pré-RE4, em especial, com a movimentação “mais fluída” de Code Veronica. Seria um meio-termo entre o que temos nos REs clássicos e com a nova jogabilidade de RE4.

DMC2

Há quem diga que Leon e Dante se assemelham fisicamente. Dante seria o personagem de RE4, e não apenas um reaproveitamento da franja de Leon em outra franquia. Originalmente, ele seria um detetive que investigaria um assassinato em um castelo. E que teria os seus poderes de DMC, mas seriam explicados cientificamente, e não sobrenaturalmente. E a explicação para seus super-poderes seria parte da trama de RE4. E ele não usaria uma espada, como em DMC.

DMC3

O jogo seria dividido em estágios ao longo da vida de Dante, com ele sendo representado cada vez mais velho. Vergil possivelmente seria seu adversário no jogo.

Um personagem com super-poderes, uma temática que simplesmente não faz parte do que Resident Evil era até então, e uma história que não dava nenhuma sequência à saga dos monstros criados pela Umbrella e combatidos pelos S.T.A.R.S. Nem é preciso muito esforço para entender porquê essa versão foi descartada do universo RE. Mas também é estranho pensar que tenha sido transformada em um novo jogo, e sofreu muitas mudanças para ser o Devil May Cry que conhecemos.

 Beta – Progenitor (Lostzilla, Uroboros, Neblina)

O vídeo promocional dessa versão:

Spoilers de RE Gaiden após essa frase. E na imagem a seguir.

REGaiden

Ao final de RE Gaiden, que foi lançado em 2001, Leon era infectado por um vírus, e as consequências dessa infecçnao aconteceriam durante os eventos de RE4. Como fica claro no vídeo promocional, a visão poderia se tornar em primeira pessoa, além de uma câmera em terceira pessoa seguindo Leon, muito parecida com o estilo da versão final do jogo.

Essa vers„o também é conhecida como Progenitor (Virus, citado em RE Zero), já que Leon estaria infectado por ele, e estaria invadindo o “barão” desse vÌrus, sendo contaminado e ficando “possuído”.

Não existe maiores explicações de como essa possessão funcionaria. Pode-se imaginar um elo com o até então beta trabalhado, de DMC, onde Leon poderia ganhar poderes e se transformar num monstro (ou demônio, como Dante), o que poderia ser benéfico no game, mas certamente com graves consequências.

Ou então seria uma corrida contra o tempo para acabar o jogo encontrando uma cura, a ideia mais simples que poderiam ter. Expeculando um pouco mais, nesse tipo de jogabilidade, Leon teria um timer com o tempo restante para a “possessão” tomá-lo por completo, sendo necessário o uso constante de um remédio paliativo, que aumentaria seu tempo vivo, até encontrar uma cura definitiva.

Dois locais são mostrados, um castelo, com escadas que parecem dar para uma masmorra, e um dirigível. Neles, uma fumaça preta persegue Leon, tomando uma forma sólida bem parecida com o Uroboros ao se aproximar do protagonista. Dá para perceber que desde o início uma das ideias que não foi abandonada para RE4 é que um dos locais seria um castelo. Afinal, depois de uma mansão, sua cidade adjacente, e vários laboratórios em volta do mundo, qual o melhor lugar grande o suficiente e recluso para ser explorado na saga? Isso mesmo, um castelo.

E por que não melhorar um local de transição explorado em Code Veronica? Pois é, temos uma batalha em um avião, que tem apenas 2 aposentos, um dirigível conseguiria aumentar o local para ser explorado. Só que esse dirigível tem um elemento mais interessante. Porém, um hacker, Hunk – le Collectionneur, teria usado códigos de Action Replays e descoberto o nome de salas na demo de RE4, que seriam ainda da época desse beta! E que o dirigível, seria na verdade, uma alucinação de Leon, que jogaríamos toda vez que ele desmaiasse. Surpreendente, não?

Em uma entrevista da revista EGM com o diretor Hideki Kamiya, ele revela que Leon teria um poder escondido em sua mão esquerda, e que descobriríamos ao longo do jogo. Krauser nos mercenários, mais alguém notou a semelhança? E o jogo teria uma mulher, que não seria Ashley, e que não foi revelada ao público. Nada foi comentado se seria a Ada, nem o seu papel, o que poderia gerar também inúmeras especulações, se acompanharia Leon, seria outro personagem jogável, ou qualquer outra coisa. Também é interessante notar que ele afirma que Leon estaria se infiltrando no quartel-general da Umbrella. Estranho que a sede de uma empresa fosse em um castelo recluso no meio da Europa, algo completamente anti-produtivo, se pensarmos numa viabilidade empresarial.

4ºBeta – Alucinações (Capitão Gancho)

Uma versão muito parecida com a anterior, Leon estaria sofrendo ainda mais alucinações, que não o levariam exatamente para outro local, mas sim criariam os seus inimigos, aparentemente. Ele enfrentaria uma figura fantasmagórica portando um gancho, que o perseguiria durante o jogo. Mas esse não era o único inimigo, já que armaduras tomavam vida (essas acabaram indo parar na versão final) e bonecas carregando lâminas o atacavam. Todos esses inimigos eram muito sobrenaturais para o tema de RE, fazendo com que essa versão fosse abandonada.

Dessa vez n„o era Leon que estava possuído, e sim os seus adversários. O homem de gancho serviria como Nemesis, perseguindo Leon ao longo do jogo. E com uma animação parecida com o Dr. Salvador quando o atacava, mas ao contrário de matá-lo com apenas um golpe, era possível fazer uma pequena sequência de quick time events (QTEs)  para se livrar do ataque devastador. Quando a sombra portando o gancho era atingida por luz natural (no caso, raios em uma chuva, após devidamente atraído para uma janela), se tornava material, podendo ser atingido pela arma de Leon. Podemos ver isso no vídeo abaixo:

Percebe-se que o ambiente ficava num tom azulada meio fantasmagórico quando os inimigos estavam ativos, o que infelizmente não levaria a muitas surpresas no jogo. Assim como faltava um hub mostrando a vida e munição de Leon, mas que piscava um alerta de “Caution” no canto direito inferior quando atacado o bastante. Ao contrário de puxar a faca, possivelmente as granadas incendiárias eram a segunda arma de Leon ao apertar L. Possivelmente diversas armas secundárias poderiam ser habilitadas para o botão, num esquema similar das armas de defesa de RE Remake.

Essa versão foi transformada em um outro jogo, de menor conhecimento, entitulado Haunting Ground (Demento no Japão), onde vários cenários foram reaproveitados. Mas o jogo consiste em fugir de perseguidores dentro do enorme castelo, que tentam estrupá-la e/ou matá-la. Sinistro, não? E a ajuda da personagem principal, Fiona Belli, é a do cão branco Hewie, o qual ela livra de uma armadilha. Sim, é o mesmo cachorro que Leon liberta no início de RE4, que o ajuda na batalha contra o primeiro El Gigante.

Pessoalmente, tenho que dizer que vendo os cenários de Haunting Grounds, consigo ver o Leon dos betas de então enfrentando ganados, e até zumbis nos corredores do castelo.

5ºBeta – Demo do jogo

Na versão de teste do jogo, como era de se esperar, poucas e praticamente insignificantes mudanças ocorreram. A maior delas certamente foi o sistema de menu, que ainda era no esquema antigo, com slots para cada item. Mas sem a restrição dos outros jogos, 12 slots apareciam ao mesmo tempo na tela, com uma barra de rolagem, sugerindo muito mais. … de se notar que os tesouros existentes no game também ocupariam esses slots, ao invés de terem um menu próprio, como na versão final.

Os mapas eram um pouco diferentes e não completos, mas isso é comum numa versão incompleta, que só mostrasse o que tem nela, sem dar dicas do que está por vir no jogo.

Dessa versão, o silenciador para pistola estava presente, apesar de somente ser utilizável com Wesker na versão final. Não existia apenas um silenciador, mas sim, três deles, um para a maioria das Handguns, para a TMP e também para a Killer 7! Outro fato notável das armas é que a faca também teria de ser guardada na maleta de inventário.

re4betabuild13 390

Dois modelos também existem dentro do código dessa versão, uma Ashley vestida com uma roupa mais apropriada para o inverno (sim, ela está de calças), com casaco e cachecol, e a outra é possivelmente um placeholder, de Jill usando um vestido vermelho, remanescente dos testes de como deveria ser a Ada.

beetazashley jilladaph

Após várias comparações da jaqueta de Leon parecer com a de Squall (Final Fantasy VIII), alteraram a jaqueta para RE4, e ainda fizeram com que ele a perdesse após o capítulo inicial do game.

Nessa versão, a erva azul ainda existiria, mas não existe nenhum item combinado com ela, apenas as combinações normais que teríamos no jogo final, incluindo a erva amarela. Na versão de teste japonesa do game, existe em uma das cabanas na vila inicial, um quadro do Dr. Salvador, visto abaixo:

083

Nesse vídeo, lançado em 2004, pouco antes do game ser lançado, podemos ver duas diferenças, um Ganado que pula em Leon (isso deixaria o game bem mais desafiador) e Leon consegue resistir ao Dr. Salvador, no mesmo estilo que conseguia enfrentar o Hook Man da versão anterior.

Alguns itens um pouco diferentes da versão final:

E um clássico dos betas, um relógio que é encontrado nos betas, jé tendo aparecido em outros jogos da saga.

av55

Confira abaixo, uma galeria com todas as imagens já postadas neste artigo e algumas outras que não entraram no meio dos textos:

CRÉDITOS
Escrito por: Eridsson Gampert Spannenberg (Kess)
Revisado por: André Ceraldi (Ceraldi)
Data de Publicação: 09/09/2013
Fontes: www.the-horror.com; www.survivhor.biohazardfrance.net; www.wikipedia.com; www.unseen64.net; www.resident-evil-beta.de; Arquivo de Betas do Kess.

  • Matheuscv

    Mudando muito ou não, acho que a versão lançada é a melhor mesmo

  • Matheuscv

    Mudando muito ou não, acho que a versão lançada é a melhor mesmo

  • FelipeCordeiro

    Preferia que fosse a versão onde ele enfrente o Homem do Gancho, só que com Zumbis!

  • AndreRibeiro

    quem quiser jogar um jogo parecido como o beta da neblina, jogue: Alan Wake, que é um jogo muito bom

  • Itachi-Tsukuyomi

    Ao observar cada uma dessas versões anteriores do RE4 só reafirma ainda mais o quanto a versão final é ótima, apesar de ter curtido algumas dessas versões beta, ainda sim está longe de ser RE, (esses sim sairiam do foco da história, de forma muito brusca pelo visto) ainda bem que lançaram esse RE4 que conhecemos.
    Sobre as betas, achei que a 3º e a 4º eram a mesma, porém em momentos diferentes do jogo. Apesar desse toque sobre natural que nada tem a ver com a temática cientifica de RE, ainda sim gostei de muitos aspectos dessas versões, daria para colocar alguns de forma um pouco modificada e menos sobre natural, por exemplo, poderiam colocar essa  toque de alucinação, mas sem fazer dele a temática do jogo e usa-lo exaustivamente até descaracterizar a franquia já nesse título (como mostrou ser nas betas), mas sim usar em alguns momentos apenas. Em RE4 mesmo, Leon chega a ter um pesadelo envolvendo o Las Plagas em seu corpo, se bem explorado poderia ser uma parte jogável interessante, embora nada acrescentasse ao contexto além de dar mais enfase ao desespero e os efeitos da infecção.
    Vejo RE4 como um jogo quase perfeito isolando o fator contexto do enredo da franquia (pois não ligou muito com os anteriores de forma como poderia), embora acrescentar alguns aspectos que retiraram da demo talvez deixasse a jogabilidade ainda mais diversificada e desafiadora, como os Ganado que saltava sobre o Leon (assim como os zumbis de RE6) e até mesmo a possibilidade de lutar para se salvar do ataque do Dr Salvador (apesar da morte com um único ataque dele na versão final dê um desespero a mais, essa possibilidade de lutar para desviar também traria uma nova dinâmica e certo desespero. Não que fosse melhor, mas vejo como um aspecto interessante a altura).
    No mais ainda bem que RE4 se tornou essa versão que conhecemos. Gostei bastante da matéria, algumas dessas betas e informações eu desconhecia.

  • Itachi-Tsukuyomi

    Ao observar cada uma dessas versões anteriores do RE4 só reafirma ainda mais o quanto a versão final é ótima, apesar de ter curtido algumas dessas versões beta, ainda sim está longe de ser RE, (esses sim sairiam do foco da história, de forma muito brusca pelo visto) ainda bem que lançaram esse RE4 que conhecemos.
    Sobre as betas, achei que a 3º e a 4º eram a mesma, porém em momentos diferentes do jogo. Apesar desse toque sobre natural que nada tem a ver com a temática cientifica de RE, ainda sim gostei de muitos aspectos dessas versões, daria para colocar alguns de forma um pouco modificada e menos sobre natural, por exemplo, poderiam colocar essa  toque de alucinação, mas sem fazer dele a temática do jogo e usa-lo exaustivamente até descaracterizar a franquia já nesse título (como mostrou ser nas betas), mas sim usar em alguns momentos apenas. Em RE4 mesmo, Leon chega a ter um pesadelo envolvendo o Las Plagas em seu corpo, se bem explorado poderia ser uma parte jogável interessante, embora nada acrescentasse ao contexto além de dar mais enfase ao desespero e os efeitos da infecção.
    Vejo RE4 como um jogo quase perfeito isolando o fator contexto do enredo da franquia (pois não ligou muito com os anteriores de forma como poderia), embora acrescentar alguns aspectos que retiraram da demo talvez deixasse a jogabilidade ainda mais diversificada e desafiadora, como os Ganado que saltava sobre o Leon (assim como os zumbis de RE6) e até mesmo a possibilidade de lutar para se salvar do ataque do Dr Salvador (apesar da morte com um único ataque dele na versão final dê um desespero a mais, essa possibilidade de lutar para desviar também traria uma nova dinâmica e certo desespero. Não que fosse melhor, mas vejo como um aspecto interessante a altura).
    No mais ainda bem que RE4 se tornou essa versão que conhecemos. Gostei bastante da matéria, algumas dessas betas e informações eu desconhecia.

  • FredericoJose

    o resident evil 4 no castelo la com o o leon de jaqueta preta seria maravilhosoo !!

  • FelipeCastro

    Versão final… sem duvida a pior de todas as outras…

  • BrunoCoelho

    Seguirei com a visão do 
    Lendo cada versão beta, a conclusão que tenho é a mesma que tive ao constatar que Resident Evil 2 é melhor do que seria Resident Evil 1.5.  No fim, a versão final de Resident Evil 4 foi o melhor caminho a ser seguido para a franquia em relação aos betas do Resident Evil 3.5.
    Primeiro por uma questão até óbvia: geralmente, a versão final é o melhor e mais coesa que o beta. Não há sentido da produtora descartar um material bom por outro de qualidade inferior. E se observar que o produto beta é bom, mas não casa com a franquia, transfere para outros títulos, como ocorreu com as crialções de Devil May Cry e Haunting Ground.
    Segundo: a trama descrita no terceiro e quarto beta não eram ruins, mas poderia fugir muito do enfoque de armas biológicas e conspirações de Resident Evil, mesmo mantendo um ambiente sombrio (até mais que as versões anteriores) e possivelmente o estilo Survival Horror. Entretanto, o enredo dificilmente casaria com que foi desenvolvido até aquele momento e a Capcom pisaria em ovos ao desenvolvê-la, podendo colocar em xeque o futuro da saga.
    Apesar disso, Resident Evil 4 tem muitos elementos discutidos nos betas, como a infecção e a possessão pelas Plagas, enquanto outros foram para Resident Evil 5, como aquela nuvens que lembra bastante os Uroboros e a trama em volta do Progenitor.
    Enfim, acho que a versão final de Resident Evil 4 foi acertada pela Capcom e o jogo é um dos melhores tranquilamente da franquia e da geração 128 bits e atual nas versões HD. O game apresentou conceitos que ajudaram a inspirar outras franquias como Gears of Wars e The Last of Us e ainda de quebra, seus betas criaram outros títulos da Capcom, o que mostra todo o trabalho inovador em torno dele.
    Para fechar, domingo, terminei mais uma vez  Resident Evil 4 (agora busco zerar de novo a campanha Separate Ways) e mais uma vez reforço a convicção de ser o melhor game da nova geração para a franquia.

  • nivanett

    Podiam ter reaproveitado-o como “”RESIDENT EVIL 3.9 – PESADELOS DE LEON”” em que mostraria a rotina de Leon e seus pesadelos em sua casa semanas antes de ser contatado pelo presidente dos Estados Unidos para salvar sua filha Ashley.

  • LastMajora

    Itachi-Tsukuyomi 
    Concordo com a possibilidade de lutar contra o Dr. Salvador. 
    Quando joguei pela primeira vez, morri altas vezes para ele, pq eu achava que, da mesma forma que vc poderia atacar os Ganados com chutes, vc poderia se desviar, mas eu estava errado. 
    Poderia mesmo ter uma opção de se desviar do ataque dele, mesmo que não precisasse contra-atacar, mas sim para fugir.
    Outro ponto que achei que tiraram, e que deveria ser mto util, seria o silenciador das handguns.
    Mas tb acho, q dessa forma, o jogo seria mais facil do q já é, rs.
    Enfim, RE4 é um jogo q amo mto jogar. Apesar dele ser diferente dos demais, eu ainda gosto dele do jeito que é.

  • LastMajora

    Itachi-Tsukuyomi 
    Concordo com a possibilidade de lutar contra o Dr. Salvador. 
    Quando joguei pela primeira vez, morri altas vezes para ele, pq eu achava que, da mesma forma que vc poderia atacar os Ganados com chutes, vc poderia se desviar, mas eu estava errado. 
    Poderia mesmo ter uma opção de se desviar do ataque dele, mesmo que não precisasse contra-atacar, mas sim para fugir.
    Outro ponto que achei que tiraram, e que deveria ser mto util, seria o silenciador das handguns.
    Mas tb acho, q dessa forma, o jogo seria mais facil do q já é, rs.
    Enfim, RE4 é um jogo q amo mto jogar. Apesar dele ser diferente dos demais, eu ainda gosto dele do jeito que é.

  • BryanSaraiva

    muito foda o post, acho que o RE4 teria ficado mil vezes mais foda usando os cenarios dos betas do cara do gancho, mas claro sem esses lances sobrenaturais que não tem nada haver com RE, parabens pelo post

  • BryanSaraiva

    muito foda o post, acho que o RE4 teria ficado mil vezes mais foda usando os cenarios dos betas do cara do gancho, mas claro sem esses lances sobrenaturais que não tem nada haver com RE, parabens pelo post

  • silas1946

    Beta 3.5  e otima que cagada foi essa que a capcom fez ta tudo bem que bonecos portando laminas e uma ideia mal feita pois nao combina com atmosfera RE mais gostei do survival horror que predominava  ai sim seria um bom gamede survival horror com grandes tempestades relampagos quedas constantes de posseçao o cara do gancho ate e legalzinho a capcom nao pressisa descartar esta ideia poderia fazer novo game chamado Resident Evil Pesadelos de Leon

  • silas1946

    Beta 3.5  e otima que cagada foi essa que a capcom fez ta tudo bem que bonecos portando laminas e uma ideia mal feita pois nao combina com atmosfera RE mais gostei do survival horror que predominava  ai sim seria um bom game de survival horror com grandes tempestades relampagos quedas constantes de posseçao silencio predominante para ouvirmos sons e passos diferentes a camera mais flexivel modo de mira ate e mais maneiro e mais realista que o do RE4 por causa do laser sustos constantes com portas abrindo sozinhas animaçoes que faria qualquer um borar as calças de susto como a da lareira e a sensaçao de terror psicologico coredores pequenos e  estreitos lembrando RE1 cara do gancho ate e legalzinho a capcom nao pressisa descartar esta ideia poderia fazer novo game chamado Resident Evil Pesadelos de Leon

  • Kevin Ryman

    Parabéns pelo artigo, Kess; Só acho que deveria ser re-revisado(não desmerecendo a revisão do Ceraldi, jamais… Sem demagogia. Se tem alguém da equipe Revil que ainda merece respeito é ele e mais alguns gatos pingados.) porque tem muita, mas muita palavra errada, parece que deram copy paste do Wikipédia, apenas; Acho que nem lá tem tanto erro… 
    Ainda bem que mudaram o dublador dos betas para a versão final, senão o Leon seria mais alvo de trollagens do que já é.

  • Um dos melhores jogos de sua geração! Pena que sua história é pouco relevante, considerando a complexidade dos RE anteriores. Mas nem por isso deixa de ser um game inovador, que revolucionou a jogabilidade dos jogos de ação e trouxe mais e mais fãs para a série. O Las Plagas foi outra novidade interessante, demonstrando que as B.O.Ws poderiam servir como um meio de dominação em massa para servir aos anseios do grupo que a possui, caracterizando-se como uma ameaça global à liberdade, diferindo dos vírus criados pela Umbrella (que provocavam mutações incontroláveis, tornando muitas experiências falhas e que geralmente traziam destruição e prejuízos).

  • nivanett

    silas1946 Obrigado por concordar comigo, sendo um Spin-off e contanto pesadelos levando pro lado sobrenatural pode sim. Vou twittar pra [email protected]_UNITY com os seguintes dizeres em Ingles:  
    Enjoy RE3.5 as RE3.9 NIGHTMARES OF LEON who will routine Leon and his nightmares in your home weeks before RE4.

  • Lara Croft

    Ceraldi mas tu éh foda mesmo! caraeiu este beta tem uma riqueza que da par ver onde a Capcom queria chega e mostra! cara muito foda!! amei isso! vou imprime isso!

  • Kevin Ryman Aqui no REVIL não existe isso de copy/paste da Wikipedia. Já na Wikipedia tem MUITO copy/paste do REVIL, aliás, não só na Wikipédia…

  • Kevin Ryman

    andreceraldi Kevin Ryman Eu só disse que parece, pois tenho quase certeza que de tantos artigos que li aqui este foi o primeiro com uma quantidade substancial de erros, não falei para o mal, e se soou assim me desculpe.

  • Kess

    Lara Croft  Só para esclarecer, o Ceraldi revisou o artigo, mas eu fui o autor, obrigado pelos elogios.

  • PatValentine

    Muito bom este artigo.Devil May Cry e Resident evil são minhas sagas favoritas.

  • RobsonRodrigues1

    incrivell esse jogo so nao entendi uma coisa rsrs resident evil 4 e igualsinho a esse como lansaram um igual sim q mudou algumas coisa mais lansarao igual .

  • Winiciws

    Legal que das betas de RE 4 sairam so jogos bons como huting Ground e DMC

  • Winiciws

    Legal que das betas de RE 4 sairam so jogos bons como huting Ground e DMC

  • R.P.D.officer

    Puro terrorzão essas versões, algumas cenas até deram calafrios, o coitado do Leon todo ferradão lá… gostaria muito de ter um beta desses, mas só não entendo uma coisa; como é que alucinações podem ferir o Leon? O.o

  • R.P.D.officer

    Então o Hewie também foi salvo por Leon rs rs rs… Haunting Ground é um excelente game. Ninguém tenta ´´estuprar´´ a Fiona como diz o texto, mesmo assim é o melhor texto que eu já li no REVIL.

  • Biss

    Uau cara vocês são foda, desbravando o pasado de resident evil, tão de parabéns, gostei muito dessa matéria. Bem se existirem betas tambem, vocês poderiam fazer a mesma coisa com os outros resident evils, é bem legal saber um pouco mais sobre essa franquia.

  • Biss

    Uau cara vocês são foda, desbravando o pasado de resident evil, tão de parabéns, gostei muito dessa matéria. Bem se existirem betas tambem, vocês poderiam fazer a mesma coisa com os outros resident evils, é bem legal saber um pouco mais sobre essa franquia.

  • MichaelSantos2

    queria poder por a mao na beta parece se mt bom

  • JeisonLucasRegert

    “Leon teria um timer com o tempo restante para a “possessão” tomá-lo por completo, sendo necessário o uso constante de um remédio paliativo, que aumentaria seu tempo vivo, até encontrar uma cura definitiva.”
    Lembram das pilulas que o Luis deu para o Leon “atrasar” o efeito das Plagas?

  • Ocktto

    Caramba… A versão do 4º Beta é muito interessante!! Eu ficaria com muito medo o.O O 4 não é ruim, mas essas idas e vindas da Capcom com a Nintendo e de estilo de jogo desviou demais o tema… Não que seja ruim, mas essa quedinha pela ação é o que refletiu em tudo o que vemos agora, será que se o 4º beta tivesse sido aprovado, como seriam os REs 5 e 6?

  • Ocktto

    Caramba… A versão do 4º Beta é muito interessante!! Eu ficaria com muito medo o.O O 4 não é ruim, mas essas idas e vindas da Capcom com a Nintendo e de estilo de jogo desviou demais o tema… Não que seja ruim, mas essa quedinha pela ação é o que refletiu em tudo o que vemos agora, será que se o 4º beta tivesse sido aprovado, como seriam os REs 5 e 6?

  • CarlosWesker

    queria ter jogador essa versao. parece ser melhor que o RE4 , acao.

  • CarlosWesker

    queria ter jogador essa versao. parece ser melhor que o RE4 , acao.

  • LuigiAugustoXavier

    Só consertem aí, Devil May Cry significa “o demonio PODE chorar” e não “o demonio deve chorar”. É que na ultima cena de devil may cry 3 o Dante “chora” porque perdeu o irmão e ele é metade demonio, aí ele decide dar nome a sua empresa.(ps: devil may cry 3 é o segundo jogo da história, sendo que o primeiro é o 5).

  • LuigiAugustoXavier

    Só consertem aí, Devil May Cry significa “o demonio PODE chorar” e não “o demonio deve chorar”. É que na ultima cena de devil may cry 3 o Dante “chora” porque perdeu o irmão e ele é metade demonio, aí ele decide dar nome a sua empresa.(ps: devil may cry 3 é o segundo jogo da história, sendo que o primeiro é o 5).

  • GustavoAlves2

    LuigiAugustoXavier  Cala boca cara, da onde tu tirou que o Devil May Cry de 2013 é o primeiro?! Ele nem faz parte da história dos outros jogos, se tu não sabe não fala, uma prova disso é que você pode adicionar o cabelo branco ao personagem e o look dos Dantes é diferente.

  • tplima85

    GustavoAlves2, cara, o fato de ter uma Skin do dante original não quer dizer que seja uma prova, como já falado em outros lugares, essa skin foi criada para os Haters de plantão que não gostaram da mudança do Dante. E como é um jogo com a mesma personagem, o mesmo nome do Jogo e não faz parte da história?

    E sim, a cronologia é 5,3,1,2,4

  • tplima85

    O sucesso vem de falhas, DMC se tornou um grande jogo

  • GustavoAlves2

    Ocktto  Eu só acho que se eles deveriam ter utilizado a jogabilidade e os cenários do 3.5 e os zumbis, removia os monstros gigantes, os fantasmas, colocava uma interação maior com a Ada e a Ashley, e mudava os Boss para entrar ainda mais no clima dos anteriores. Também acho que RE4 é um bom jogo mas acho que se exclui-se o Leon e a Ada num gameplay ninguém veria Resident Evil e sim outro jogo criado pela Capcom.

  • GustavoAlves2

    tplima85 GustavoAlves2  Cara na história do Devil May Cry (2013) a Eva é um anjo e não uma humana, então no Devil May Cry (2013) o Dante é meio anjo meio demônio em vez de meio humano e meio demônio, não é porque o jogo termina com a briga dos irmãos que é o primeiro game, além disso se era o primeiro game da história cade a Kat? E depois a cronologia certa é https://pt.wikipedia.org/wiki/Devil_May_Cry_3:_Dante%27s_Awakening, 1, 4, e 2. E o (2013) que seria o reinicio da saga.

  • tplima85

    GustavoAlves2, sabe o que é bom desse sistema de comentários? ele envia os reply por e-mail, então não adianta apagar o que escreveu.

    Vamos la meu caro, se vc não sabe, ou não prestou atenção no encarte do jogo, existe o logo da CAPCOM no canto inferior direito, o que prova que o jogo ainda é da CAPCOM. Os não sei se todos os 4 jogos da série foram produzidos pela “Team Little Devil” que era um pequeno time da CAPCOM e distribuída por ela tambem, o quinto jogo foi produzido pela NinjaTheory.

  • tplima85

    GustavoAlves2,verdade,acabei invertendo o 4 e 2

  • Yoshimitsu

    R.P.D.officer  imagina so se tentasse entao?? zerei o game varias vezes e a unica frase que o Debilitas diz quando a vê é: “My Darlin'”(minha querida).
    Ricardo tenta mata-la e dependendo das suas açoes voce perde o Hewie na metade do jogo por um dos tiros de Sir. Ricardo e tambem se pode matar o Debilitas. se voce tomar todas as decisoes certas sobre o game voce acaba com o Debilitas de dando tchauzinho e com o Hewie do seu lado. 🙂

  • C.a.r.l.o.s

    R.P.D.officer 
    Quando ele começa a ter alucinações na verdade o corpo dele esta lutando contra o Vírus, por isso que fica tudo azul, ou seja a alucinação e apenas fruto vírus, toda vez que ele leva um golpe não e os “fantasmas” que o ferem e sim o vírus dentro de seu corpo.

  • R.P.D.officer

    C.a.r.l.o.s R.P.D.officer  Pior que é mesmo. Legal! ^^

  • C.a.r.l.o.s

    tplima85 
    E mesmo assim a CRAPCOM conseguiu fuder com tudo fazendo a bosta do DmC.

  • tplima85

    Ah velho, eu nem espero muito de uma empresa que visa o lucro no lugar do entretenimento. A cashpcom perdeu muito de sua essência ao decorrer do tempo, resident deixou de ser survival para ser um shoter, street fighter sai um por ano, ao invés de lançar DLCs para corrigir as falhas e adicionar personagens, não, melhor vender como um novo jogo, fora megaman que foi abandonado, God Hand que podia ter uma continuação, enfim, se for parar pra falar dos problemas dela, passaria a noite escrevendo.

  • RenanLoiola

    C.a.r.l.o.s tplima85
    Cara não fala M**** DMC é um jogaço, assim como RES 4.

  • R.P.D. officer loves Annette

    Yoshimitsu R.P.D. officer loves Annette Na verdade ele não da tchauzinho pra ela, ele só se curva, pois vê ela como uma santa. Este é o final A, em que o Debilitas fica sozinho no castelo para sempre. Isso é triste… por isso achei melhor o final B (o primeiro que eu fiz), em que o castelo fica abandonado mesmo. Mas pra mim o melhor final de todos é o C, em que a Fiona foge do castelo antes da metade do jogo, sem ter matado ninguém, e os vilões ficam sem o Azoth que eles tanto queriam. O final D é horrível, o maldito do Ricardo consegue o seu objetivo. Esse final eu nem quero ver. 
    Nenhum dos finais me deixou satisfeito, e uma coisa que faltou nos 3 primeiros foi uma cena da Fiona já em casa com o Hewie, sã e salvos. Assim eu não ficaria preocupado pensando no que deve ter acontecido com eles depois de terem escapado. Só de pensar eu me sinto mal… :/

  • LucasMurashita

    Uma vez eu vi o gameplay dr um tal de Resident Evil “4.5” e eu queria muito jogar , era o leon mesmo numa mansão e com os gráficos bem melhorados , vcs sabem se trm como jogar e pra qua plataforma?

    • Na verdade é “3.5” e não há como jogar em nenhuma plataforma.

  • nivanett

    Poderiam ter reaproveitado ele como RE:PESADELOS DE LEON que contaria sua rotina em sua casa semanas antes de ser contatado pelo presidente dos Estados Unidos para resgatar sua filha Ashley. O game aconteceria durante seus pesadelos.

  • dataforce

    sei nao mais na minha opiniao as betas desse game seria bem mais assustadora do q a versao final do jogo . E é que a versao final dava sustos e tinha uma trilha sonora bem legal

  • Rodrigo RE

    A versão beta mais conhecida acho que sairia muito do foco da franquia,ai o povo ia reclamar da mesma forma tenho certeza,o que poderia ter deixado seria o suspense que tem na beta,se continuasse isso também no 5 e 6 a visão dos fãs talvez seriam bem diferentes do que e hoje.

  • wendel uchiha

    nossa meu se pudessem ter feito o Leon ter conhecido a Jill Valentine e terem virado parceiros eu ficaria muito Feliz e terem mudado o modo de companheirismo tambem que no 5 e no 6 parecem uma anta

  • Kadinho Ehlers

    É possivel perceber que a saga teria seguido um rumo melhor com a 1° Versão do beta (A desconhecida), por conta de ser mais parecida com os jogos classicos (O que os fãs da saga CLAMAM nos dias atuais), ou até mesmo a versão das Alucinações, pois sabemos que é algo mais voltado a realidade e não perderia o foco da saga que é terror e bioterrorismo (No caso, Leon estaria infectado por algo que estaria o deixando alucinado).

  • Matheus Rosa

    Eu amo RE4, concordo que cagaram com RE depois do RE4, mas o 4 ao seu todo, é uma obra prima. Acho que o RE4 final era pra ser esse mesmo e se não fosse poderia ter sido pior. Porém gostei muito desses betas, havia um clima de terror que não tem no RE4 final, bem que eles poderiam ter feito um jogo derivado desse beta 3.5

    • Rodrigo Raíz

      Curiosamente eu também gostei mais do clima no beta do que no original..

  • Brian Walker

    eu acho que poderiam aproveitar a versão 3,5 para fazer como se fosse auqeles games que passam contando o passado , contando como Leon se recuperou do virus e talz, mais RE4 original não deixa de ser uma obra prima , pra mim , um dos melhores Re sem duvidas e o Leon foda como sempre

    • wendel uchiha

      concordo cara tem varios jogos da saga que conta a historia do passado etc.etc

  • Pedro Ivo Faro

    Eu acho que a ideia do dirigível pode ser usada num futuro RE7. Talvez exatamente como seria pra ser no RE4, ou seja, através de alucinações de algum personagem. Nisso, acho q n caberia mt bem o Chris, por, como já falaram em outras matérias do site, ele ser muito humanizado. Acho q caberia ou o Leon, por ele ser “o fodão”, o que dá um contraste massa do tipo “ele é o fodão, como pode se deixar tomar por um vírus?!”.
    Ou, de repente o Jake, q apesar de ter o C-Vírus em si, teria as alucinações por causa da combinação de mais de um vírus nele

  • Wagner Guilarducci Chevidal

    O ideal seria a ideia do Devil May cry. O jogo iria evoluir, sem perder as características, continuaria com o clima de tensão e terror com zumbis. Resident evil morreu junto com o 4 pra mim. Pra quem acompanha a série desde seu lançamento resident evil se perdeu e muito.

    • John Stalinista

      Eu discordo, joguei todos os primeiros jogos do resident e quando eu joguei pela primeira vez o 4, quase infartei de tão bom que achei o jogo. Quando joguei logo depois o 5 e o 6, sem duvidas bati palma pra capcom, eu achei muito legal.

      • Rodrigo Raíz

        O 4 é bom mesmo,na verdade marcou uma nova geração de inovações na franquia,mas com relação a franquia perder a essência,bem realmente isto é verdade,precisa-se de mais foco principalmente no quesito dificuldade

  • Alexandre Gules

    É a primeira vez que vou comentar então..
    eu joguei todos resident lançados até hoje possíveis as várias versões de mesmos jogos lançados para consoles diferentes ex: resident evil 1 psone e sega saturn , fui cada vez mais e mais me afeiçoando pela história e seus personagens como todos aqui tenho certeza o que muita gente confunde creio eu e por isso não diferenciam a jogabilidade do que história do game nos passou até hoje , resident evil não necessariamente teria que ser um jogo somente de horror recheado de zumbis em cada versão sua que fosse lançada , aonde tem zumbis tem algum vírus ou alguma coisa que possa os ter infectado como no caso de the walking dead por exemplo…também animais ou qualquer ser vivo que venha entrar em contato com tal vírus ou venha a ser mordido.
    A luta tanto de chris , jill , claire e leon sempre foi para combater o terrorismo biológico e logico que teríamos ação nisso porque se combate o bioterrorismo como? eliminando a ameaça com guerras , no caso que foi por muito tempo os vilões sendo wesker e alguns outros como nos casos de sadler , derek simmons e carla.
    joguei até agora a linha do tempo do 1 até o 6 e curti muito o que a história passou quem se ligou sabe que esta tudo certo nela , assim como os spin offs RE Revelations 1 e 2 eu gosto muito da história , gosto muito de resident evil é minha franquia favorita de games e não estou aqui querendo discordar de ninguém e sim apenas passando minha visão do que joguei até agora.
    pra finalizar quero dizer que tanto o canal do youtube da REVIL assim como no face e a própria page aqui são todos show de bola mesmo , grande trabalho de vocês galera!!!
    Um grande abraço!!

  • Raphael Alfredo

    Em algum lugar eu consigo essas versões para baixar?

  • Raphael Alfredo

    Tentei achar outras versões não oficiais… mas não achei nenhuma para download… se alguém puder me ajudar fico grato.

%d blogueiros gostam disto: