Ainda sobre a tradicional e maior feira de games da América Latina, Brasil Game Show (BGS), sem dúvida posso dizer que o que faz a BGS ser a BGS é a união da comunidade gamer do Brasil. E não tem como falar de comunidade sem citar Resident Evil, que é o nosso maior amor. Resident Evil tem obviamente uma das maiores comunidades de jogadores e, se não a mais engajada. Uma prova disso foi a presença do título Resident Evil Survival Unit no evento que, segundo os desenvolvedores, chamou muita a atenção com o engajamento criado pelos brasileiros, fazendo com que a Aniplex virasse seus olhos para o país.
A força da comunidade de Resident Evil no Brasil é tão gigantesca que, apesar dos problemas logísticos que a BGS enfrentou, não abalou o carinho que as equipes de Resident Evil demonstraram umas às outras.
Os grandes nomes de RE no Brasil como Monique Alves (RESIDENT EVIL DATABASE), Felipe Demartini, Tatta Batista, Beatriz Lima (Bia) e os grandes portais do game como o REVIL, EVILHAZARD, RESIDENT EVIL PROJECT e RESIDENT EVIL BRASIL passaram pela BGS e gravaram muito conteúdo bacana juntos, além de trocarem figurinhas e opiniões sobre Resident Evil Requiem, que chega em fevereiro do ano que vem, ou mesmo sobre o jogo mobile que pegou muitos de nós com a surpresa da sua localização.

Como ex-membro do REVIL e atual criador de conteúdo individual (@celloevil), tive o prazer de conversar um pouquinho com cada uma dessas pessoas. Além das conversas sobre Resident Evil, que é nosso maior elo, mas não o principal, estamos em uma comunidade que sabe abraçar seus membros, sejam eles grandes ou pequenos criadores de conteúdos. É uma comunidade que se reúne para tirar uma foto em coletiva ou mesmo assinar um pôster de Resident Evil 3 para um fã dessa galera.
Requiem pode não ter dado as caras na BGS, e pode talvez nem passar pelo Brasil, mas a certeza dessa comunidade é simples e única: somos criadores de conteúdo e amigos que se apoiam acima de tudo. Resident Evil nos uniu e nos acolheu em um grupo apaixonado por videogames. Reconhecemos cada um como especial e sempre estamos abertos a conversar um com o outro e trocar essa ideia e expectativa de como sermos uma comunidade que acolhe e não uma comunidade que divide.

Falando em comunidade, os cosplayers na BGS
Durante a Brasil Game Show, cosplayers deram um brilho especial ao evento e também mostraram força como comunidade. Até mesmo os envolvidos na produção de Resident Evil Survival Unit entraram na brincadeira – eles estão de amarelo na foto a seguir. Encontramos várias versões de Leon S. Kennedy, Ada Wong, Ashley Graham e outros grandes personagens da série.

Os cosplayers flagrados pelas lentes de celulares do REVIL já tiveram suas fotos compartilhadas em algumas redes sociais. Vamos dar destaque novamente, mas agora no site – porque sim, fica para a eternidade.
Leon é um que apareceu muito na BGS com versões de Ada. Rodando pelo evento, ou no estande de Survival Unit, era fácil encontrar um ou outra. Os “@” das fotos são de Instagram.






Uma Ashley e outros da Capcom também chamaram a atenção do REVIL.





Que venha a Brasil Game Show de 2026 para mais encontros. Com a Capcom, talvez?
Contribuiu com os cosplayers nesta publicação: Ricardo Andretto
Publicação especial de Marcelo Rocha ao REVIL





