Artista brasileiro cria abertura de Resident Evil 4 no universo LEGO

Provavelmente, quando criança, você quis muito brincar e dar asas à sua imaginação por meio das pequenas e interessantes pecinhas do brinquedo LEGO. Falo provavelmente porque convenhamos que essas pecinhas nunca foram financeiramente acessíveis. Porém, com inventividade e combinações certas, podíamos vislumbrar um mundo inteiro, tanto que, anos mais tarde, LEGO ganharia franquias inteiras nas telonas, nos jogos e nas animações. Sagas que são ícones da cultura pop como Star Wars, Jurassic Park, DC, Marvel e Harry Potter são alguns desses exemplos.

Agora, imagine vislumbrar o mundo de Resident Evil em simetrias quadradas e lineares com aquele toque criativo que só o universo LEGO costuma ter. O artista brasileiro Cara Aleatório não só imaginou como também produziu um vídeo recontando o encontro entre Leon S. Kennedy e os ganados em Resident Evil 4 no universo LEGO. Veja:

 

O artista Cara Aleatório conversou com o REVIL sobre este vídeo e a sua relação com a franquia Resident Evil. Ele explicou um pouco o processo de criação, falou dos jogos da franquia e a expectativa para Resident Evil 4 Remake.

É DE PEQUENO QUE SE APRENDE

O “Cara Aleatório” é o nome artístico utilizado pelo paulista André. Residente da área litorânea de São Paulo, Santos, André tem 19 anos e é estudante de programação. Questionado sobre a sua história, o artista explica que começou cedo com animações e que a sua inspiração era o vídeo GTA Lego City produzido pela “A Brick Flick”.

Minha história com animação começou cedo, por volta dos 6 ou 7 anos. Sempre tive bastante contato com computadores e a internet, então, costumava pesquisar vídeos de LEGO, que era meu brinquedo favorito, no Youtube. Um dia, acabei encontrando diversas animações e, a partir daí, me propus a aprender mais sobre o assunto.

Após iniciar as suas animações com o stop-motion, técnica que cria animações de objetos inanimados por meio de fotos em sequência, em 2020, André buscou investir em uma outra forma de criar, uma que não o limitasse tanto durante o processo.

No início, eu criava animações usando minha própria coleção de LEGO, porém sempre sentia que pecava muito na construção de cenários e paisagens devido à falta de peças e blocos. Isso me estimulou a buscar outra solução e, felizmente, encontrei o Blender. A vantagem de criar em um software 3D é que, além de ter acesso a diferentes blocos e personagens, você tem um estoque ilimitado e pode colocar milhares de peças em um só cenário.

Imagem cedida pelo artista

O PRIMEIRO ZUMBI E MUITA HISTÓRIA PARA RE-CONTAR

O primeiro contato de André com a franquia foi aos 5 anos de idade. Ele mesmo reconhece que ele era muito novo para conhecer um jogo gore como Resident Evil, mas que a curiosidade pela série despertou desde cedo.

Minha história com Resident Evil, como muitos outros, começou antes da faixa etária ideal. Eu era pequeno, tinha cerca de 5 anos. Junto com meu primo, procurávamos jogos novos em um Flash Card do Nintendo DS e encontramos o Resident Evil Deadly Silence (o port do Resident Evil 1 para DS). Tentamos jogar, mas parecia impossível de tão amedrontador que era. Mal passamos do primeiro zumbi, porém aquele jogo ficou marcado na minha cabeça.

E como um jogador mais novo, André experimentou de todas as fases da franquia, desde os clássicos até os mais atuais.

Ainda jovem, revisitei a franquia no Resident Evil 4 (2005), indo à casa de amigos da escola. Minha verdadeira paixão pela franquia começou muito tempo depois, perto do lançamento do Resident Evil 7. Desde então, mergulhei de cabeça na franquia e joguei tanto os jogos novos quanto os clássicos.

Perguntado sobre o processo criativo deste vídeo especificamente, André nos conta como recriou a abertura de Resident Evil 4 (2005) e como é feito este processo de animação.

Levou 2 meses para criar o cenário, modelar, animar e editar. O processo se inicia na gameplay do jogo, onde eu jogo normalmente enquanto gravo a tela para extrair as referências do ambiente e personagens. Depois eu parto para a criação do cenário, onde monto peça por peça, desde as casas, árvores, até os veículos.

Quando tudo estiver montado, eu começo a animar. Esse é o processo mais longo, pois assim como no Resident Evil, requer algo similar ao Backtracking do game. Você tem que ir e voltar às cenas para corrigir incongruências de movimentos de uma foto para a outra. Se você não tem esse cuidado, a sua animação não consegue transmitir sensações físicas como força, peso e velocidade.

Depois disso vem o processo de renderização, onde o computador faz cálculos de raios de luz em contato com os materiais dos objetos 3D. No final, eu coloco as imagens geradas uma ao lado da outra em um editor de vídeo e configuro para o programa exibi-las de uma forma muito veloz, como se fosse um slideshow rápido. Isso cria a sensação de movimento.

Questionado se Resident Evil 4 (2005) seria o jogo da franquia favorito, André responde e nos dá uma recomendação muito importante.

O Resident Evil 4 tem sim um grande local no meu coração, porém acredito que o mais especial seja o Resident Evil Village. Por mais que alguns sintam que ele seja um jogo fraco e tosco, foi o primeiro game que eu consegui comprar na pré-venda com meu próprio esforço. O mais engraçado é que eu zerei ele em apenas um dia, pois cheguei a jogar durante as minhas aulas online. E reitero, NÃO FAÇAM ISSO!.

A COMUNIDADE RESIDENT EVIL, FUTUROS PROJETOS e RE4R

Até o fechamento desta matéria, o vídeo LEGO RESIDENT EVIL 4 ANIMATION possui quase 60 mil visualizações em apenas 7 dias e mais de 3,5 mil likes no Youtube. Além disso, diversos fãs do mundo inteiro têm comentado o trabalho do artista. Questionado sobre a recepção, André se sente surpreso.

Eu não esperava uma recepção tão positiva. Eu primeiramente postei a animação no subreddit do ResidentEvil, uma comunidade predominantemente composta por estrangeiros e, mesmo assim, muitos brasileiros comentaram no post e apoiaram meu trabalho. Para mim, foi uma surpresa ter dado tão certo.

E perguntando sobre uma possível releitura, assim como fez com o primeiro encontro de Resident Evil 4, André revela um desejo dos fãs.

Se eu fosse criar uma nova cena, muito provavelmente seria a cena de batalha da vila. Muitos espectadores comentaram que gostariam de ouvir o Leon em LEGO fazendo a lendária piada do bingo.

 

Já que estávamos falando de Leon e companhia, pergunto sobre as expectativas do mais novo lançamento da Capcom, o Resident Evil 4 Remake, e se está ansioso para jogar.

A respeito do Resident Evil 4 Remake, eu mal consigo esperar o lançamento. O jogo parece ser absurdamente incrível e pelo visto muito melhor que o original. Joguei a Demo dezenas de vezes e já efetuei a pré-compra. E vale ressaltar que é muito provável que se tiver uma sequência do meu vídeo, a nova releitura seria feita a partir do Remake, e não mais do original.

Ao finalizar a entrevista, o André pede um pouquinho de paciência, pois há novas ideias em produção. Nós da equipe do REVIL já estamos ansiosos.

Agradeço demais o pessoal do REVIL por me dar a chance de contar um pouco da minha história. Peço que aguardem, pois o futuro pode trazer mais novidades de Resident Evil em blocos de montar. Muito obrigado!

Siga o André, o Cara Aleatório no YouTube e nas redes sociais.

Resident Evil 4 será lançado no dia 24 de março para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam) – compre com 16% de desconto via Green Man Gaming (use o cupom: MAR16).

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.