Um dos principais eventos de games da América Latina, o Brasil Game Show (BGS) recentemente foi confirmado para 2023. A sua 14ª edição ocorrerá entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os ingressos começam a ser vendidos neste dia 20 de abril, e o primeiro lote com até 50% de desconto será disponibilizado no site oficial até 20 maio.
A primeira data do evento (11 de outubro) será apenas para convidados, para a imprensa e VIPs, assim como para quem comprar o passaporte premium. Na quinta-feira (12), o evento será aberto para o público geral, até o dia 15. A meia-entrada do passaporte premium está sendo vendida por R$ 699 no site, enquanto a meia-entrada do ingresso individual está sendo vendida por R$ 99 para a sexta-feira e por R$ 149 por um dia escolhido (12, 14 ou 15/10). Para pagar meia-entrada no evento, você deve ser estudante, idoso com mais de 60 anos, pessoa com deficiência ou deve doar 1 kg de alimento não-perecível.
Várias atrações estão marcadas para o BGS, incluindo lançamentos, competições de e-Sports, convidados brasileiros e estrangeiros do mercado de games, entre outros.
Mercado de e-Sports no Brasil
Os e-Sports serão representados com destaque no BGS, principalmente pela sua grande força e popularidade entre o público gamer no Brasil. Hoje em dia, os e-Sports são quase tão adorados quanto outros esportes tradicionais, como o futebol, tanto que empresas dos mais diversos setores vêm atendendo ao seu público, a exemplo das casas de apostas esportivas. Com a ajuda de sites como o sitedeapostasonline.net é possível que você se cadastre e ganhe um bônus sem depósito para jogar e palpitar em eventos de e-Sports do seu game favorito, como CS:GO, League of Legends, Dota 2 entre outros. Essas plataformas ainda oferecem bônus de cadastro que novos usuários podem usar para maximizar o seu saldo e aumentar suas chances de vitória.
Em uma avaliação do mercado de esportes eletrônicos brasileiro, a SiGMA conta que o setor nacional está entre os cinco primeiros do mundo em número de jogadores, sendo o que mais cresce atualmente em toda a América Latina.
No entanto, o texto comenta uma polêmica que ganhou as manchetes do Brasil em 2023, quando a Ministra do Esporte do Brasil, Ana Moser, disse que os e-Sports não devem ser vistos como um esporte, e sim uma forma de entretenimento, e que por isso seria improvável que houvesse investimento nesse mercado. Representantes da indústria dos esportes eletrônicos viram a fala com decepção, já que é preciso prática e habilidade para se tornar um atleta virtual.
De acordo com a matéria da SiGMA, “a Lei Geral do Esporte, sob o Projeto de Lei PLS 68/2017, abrange o sistema esportivo nacional no Brasil e afirma que esporte é ‘qualquer forma de atividade predominantemente física que, de forma informal ou organizada, tenha como objetivo atividades recreativas, promoção da saúde ou alto desempenho esportivo’. A cláusula refere-se à ‘atividade recreacional’, que é o que define os e-sports.”
Além disso, é importante destacar que os e-Sports geram renda e emprego para jogadores, empresas e organizadores dos eventos, de forma que investimentos estatais na área podem fomentar a economia nacional.
Também vale notar que ainda não existe uma legislação federal dedicada aos esportes eletrônicos, mesmo que alguns estados já tenham introduzido regulamentos que classificam os videogames como jogos baseados em habilidade – para diferenciar a sua prática dos jogos de azar.
“Recentemente, a legislação foi aprovada pela Câmara dos Deputados do Brasil e aguarda aprovação do Senado. As apostas esportivas também têm sido objeto de debate. Encontra-se sob revisão, com o governo visando formular leis de apostas esportivas este ano. A perspectiva de legalização despertou interesse no mercado por parte dos investidores,” discute a avaliação da SiGMA.