TEPPEN – O game mobile da CAPCOM e GungHo Online

Lançado em julho de 2019, mas só disponibilizado no Brasil em dezembro de 2021, TEPPEN é o maior game mobile free-to-play da CAPCOM em parceria com a GungHo Online, que está fazendo sucesso nos eventos e no mundo afora, ganhando aos poucos o solo brasileiro.

Com diversos personagens e cenários das mais consagradas franquias da CAPCOM como o próprio Resident Evil, Devil May Cry, Ace Attorney, Street Fighter, Monster Hunter, e até os mais clássicos como Darkstalkers e Dino Crisis, TEPPEN foi se tornando o passatempo de muitos jogadores que decidiram experimentar este novo mobile, que conquista aos poucos os jogadores enquanto aguardam ansiosos mais lançamentos da empresa.

Conhecendo TEPPEN

Para quem não está familiarizado com esse estilo de jogo, TEPPEN é um card game gratuito para celulares, permitindo aos jogadores elaborarem os mais diversos decks de cartas no intuito de derrotar seu oponente, seja tirando as cartas dele da jogada e atacando diretamente seus pontos de vida (semelhante ao que temos na franquia Yu-Gi-Oh!). Ele possui diversas seleções de cartas para atacar, onde cada uma possui sua habilidade, e de cartas de ação, que são jogadas no meio da rodada para criar vantagens (ou não…). Aqui, vale a melhor estratégia possível!

Com isso, TEPPEN possui vários modos para que os jogadores não cansem tão facilmente assim, mostrando que dá para se jogar sério ou casualmente:

  • Modo single player – Adventure: as abas Memory Quests e Main Quests fazem com que o jogador enfrente batalhas rápidas de até 5 minutos contra a IA (dependendo da dificuldade) até chegar ao Boss Battle, dando recompensas ao longo das vitórias. Nesse modo, o jogador tem que fazer todas as batalhas sem perder ou desistir, pois, se isso acontecer, terá que batalhar novamente em todos os estágios;
  • Modo single player – Hero Stories: sendo o modo história de TEPPEN, aqui o jogador verá o que acontece com cada protagonista na história principal do game mobile. Aqui, o destaque vai para os personagens Albert Wesker, Jill Valentine e Ada Wong, que obtém suas histórias;
Primeiro capítulo da história de Jill Valentine

  • Modo single player – Chronicles: aqui, o jogador obtém uma vasta lista de quests com condições especiais e decks específicos para tentar completar e ganhar recompensas ao completar as tarefas;
  • Modo online – Coliseum: todos os eventos especiais e o Grand Prix (que seria o modo Versus) de TEPPEN são encontrados aqui, variando a cada semana e, até mesmo, em cada temporada do game;
    Modo online – Battle: aqui são encontradas as famosas partidas rankeadas e partidas PvP (player versus player) diversas.

Os meios para conseguir o deck perfeito

TEPPEN dará uma recompensa ao jogador a cada vitória, como dito anteriormente. Assim, ela pode ser uma quantia de Zennys (dinheiro do game), Souls e Jewels, que serão extremamente necessários na busca por mais cartas para a montagem do deck.

Esses itens podem ser usados para compra e até criação de cartas dentro da aba Cards. Vale a pena dar aquela farmada!

TEPPEN, mesmo sendo um jogo gratuito, não está longe de ser um game mobile pay-to-win, que permite comprar itens com dinheiro real dentro de sua plataforma. Todavia, isso não impede o jogador de conseguir os mesmos itens sem custo adicional, já que o game concede bônus (o dinheiro do jogo) como login diário e login em datas de eventos e temporadas novas.

O crossover dos sonhos

Para alguns jogadores fãs das franquias da CAPCOM, TEPPEN pode ser visto mais do que um simples card game mobile, pois, por meio de suas cartas, os fãs podem imaginar cenários e várias colaborações possíveis entre as franquias na qual será muito difícil ver em algum game plataforma algum dia.

Exemplo disso é o recente evento ativo em TEPPEN chamado Jurassic Rampage, que coloca lado a lado os personagens Leon S. Kennedy e Regina no mundo de Dino Crisis.

O evento anterior de TEPPEN, chamado Super Spooky Village, traz como cenário principal a assustadora vila de Resident Evil Village em conjunto com vários personagens da CAPCOM como os que aparecem em Ghosts’ n Goblins. Quem diria que veríamos o Arthur fugindo de Lady Dimitrescu?

Esse evento mostra também que TEPPEN está acompanhando os mais recentes lançamentos da empresa.

No próximo evento, encontramos também a carta “The Legend VS Death”, trazendo uma batalha entre HUNK e Gail, de Dino Crisis. Que cena dos sonhos!

Se está curioso para saber quais eventos colaborativos TEPPEN já teve, basta dar uma olhada nas cartas disponíveis na aba Shop.

O sucesso

A pergunta que muitos fazem é o porquê esse game mobile está chamando tanta atenção. TEPPEN, além de ter um enorme prestígio e até campeonatos em outros países (e, por incrível que pareça, várias transmissões de partidas através de streaming), ele chama a atenção da comunidade Resident Evil pelas artes usadas nas cartas.

Isso mesmo! Explicando melhor, as cartas presentes em TEPPEN, além de terem uma arte linda, mostram tantos detalhes que os fãs só sonharam e imaginaram vê-las em algum game da franquia, torcendo para que a cena acontecesse.

Exemplo disso é a carta “Heartless Experient”, que mostra o momento em que Alexia Ashford infecta o próprio pai, Alexander Ashford, com o T-Veronica, algo que sabemos somente através de files de Resident Evil CODE: Veronica.

Outra cena só imaginada pelos fãs é da carta “Ruthless Retrieval”, mostrando Albert Wesker próximo ao corpo falecido de Steve Burnside para obter amostras do desejado T-Veronica, algo que não vemos nem em cena e nem em files.

Além disso, TEPPEN proporciona no seu mais recente evento Jurassic Rampage, a cena na carta “A Warm Trail”, mostrando o esquecido, porém amado, Ark Thompson, que parece parecendo invadir um complexo com uma foto de Daniel Fabron na mão. Olha só esses produtores querendo criar uma ligação entre os dois personagens e atiçando os fãs!

Quer mais uma cena muito imaginada pelos fãs da franquia mostrada nessas artes? Pois o game mobile possui algumas e esse é o caso da carta “Brought to Light”, mostrando Jill Valentine se escondendo e presenciando uma batalha entre o Tyrant-103 e HUNK. Que demais!

TEPPEN também não esquece das cenas icônicas vistas nos games da franquia, além de estampá-las em suas cartas como a “Trust Amid Suspicion”, “Cower”, “Rescuer’s Bullet”, “Fatefull Blood-Fire”, “Unforessen Interference”, entre diversas outras.

Será que vale a pena?

TEPPEN é aquele jogo para celular gostoso e bom de se ter para diversas ocasiões. Com todas essas informações e artes chamativas, TEPPEN é ideal tanto para jogadores mais sérios, que gostam de desafio e querem ter o deck mais forte a cada jogada e que se desafiando nas rankeadas, quanto para jogadores casuais, que jogam partidas offline rápidas e fazem questão de ter uma coleção de cartas diversas.

Nota da autora: eu mesma costumo jogar somente partidas rápidas e fazer login diários para ganhar bônus e, mesmo assim, consigo ter uma boa coleção de cartas.

TEPPEN está disponível para download para sistemas iOS e Android, via AppStore e PlayStore. Vale lembrar que é necessário ter a versão 6.0 ou superior para Android e a versão 10.0 ou superior para iOS para que o jogo seja instalado.

No Android, TEPPEN só funciona com uma memória RAM de 2GB ou superior.

TEPPEN não possui legendas em português.

Para mais detalhes, só entrar no site oficial do game.

Este conteúdo contou com revisão de Natália Sampaio