Dead Space é uma experiência sonora que os jogadores precisam ter | REVIL Indica

No novo REVIL Indica nós temos o incrível Dead Space. Mas quero deixar claro aqui, estamos falando do original de 2008. No jogo, somos Isaac Clarke, engenheiro que precisa consertar o sistema de comunicação da nave de Mineração USG Ishimura. Sem saber o que iria encontrar, Isaac terá que sobreviver aos horrores de uma tripulação que teve contato com um artefato alienígena.

 

Mesmo após 15 anos desde seu lançamento, o jogo ainda possui um gameplay bastante fluido e um som design de primeira, a ponto de que Dead Space segue sendo referência até hoje quando se trata de sons para jogos.

O artigo científico, DEAD SPACE: Estudo de caso e reflexões sobre áudio dinâmico, do Doutorando e Mestre pela PUC SP, Lucas C. Meneguette, explica muito bem isso. De acordo com o resumo disponível, “o artigo busca compreender de que se trata o áudio dinâmico que vem sendo explorado no contexto dos jogos digitais com progressiva relevância desde o início dos anos 1990, e ainda muito pouco estudado no Brasil. Também visa identificar algumas das ramificações desse conceito – tais quais áudio interativo, adaptativo e procedural – e exemplificar como ele pode ser empregado no projeto sonoro de jogos digitais. Para tanto, recorreremos principalmente aos escritos de Collins, Farnell, Droumeva e Jørgensen. Além disso, descreveremos a experiência sonora com o jogo Dead Space, reforçada por entrevista concedida por seu diretor de áudio, Don Veca, ao site Original Sound Version”.

Inclusive, a existência de artigos como este exemplifica como os jogos digitais, pesquisa academia e ciência podem andar de mãos dadas.

Portanto, Dead Space é aquela experiência sonora que você precisa ter.

Além disso, o game tem um elo muito forte com Resident Evil, já que o seu criador, Glen Schofield, utilizou de sua experiência ao jogar o Resident Evil 1 e Resident Evil 4, para unir terror atmosférico sonoro e a ação. Para ele, “confrontar o garrador foi uma experiência diferente de terror”. Veja a entrevista completa:

 

Para encerrar, indicamos a leitura da análise feita pela nossa equipe sobre o jogo original, o Dead Space lançado em 2008. Aproveite e leia também sobre uma outra dica, o Retro Machina.

E você, já jogou Dead Space? Tem vontade de jogar? Deixe nos comentários.

Quem segue o REVIL no Instagram (@revilbr) tem acesso a um conteúdo áudio visual sobre Dead Space clicando aqui.

Este texto contou com revisão de Natália Sampaio

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