Dusk Golem reforça a sua necessidade por atenção

Na última Gamescom tivemos diversas novidades de Resident Evil Requiem, contando com um vídeo inédito mostrando mais do passado de Grace e Alyssa Ashcroft, além de impressões da mídia especializada que teve acesso a demo do jogo. Mas antes dos anúncios oficiais, um nome muito conhecido pela comunidade voltou com seus rumores. AestheticGamer, mais conhecido como Dusk Golem, atacou em uma rede social com a demo de Requiem antes mesmo do evento e, após os anúncios, o ex(ex-ex)-insider também postou supostos spoilers da história do jogo.

Com os holofotes nele, diversos usuários começaram a criticar a postura do insider por possivelmente estragar a surpresa dos jogadores e ainda a questionar sua credibilidade, como fez um usuário no Reddit listando diversos rumores onde o insider supostamente errou. Para se defender, Dusk Golem postou uma série ridiculamente longa de tweets para defender sua reputação, expondo um pouco sobre o seu processo de coleta de informações e também mostrando que essa é uma discussão que não agrega em absolutamente nada à fanbase de Resident Evil.



Para quem não conhece, Dusk Golem é um desenvolvedor de jogos independentes que é principalmente conhecido como insider/leaker, responsável por divulgar diversas informações de jogos, especialmente a franquia Resident Evil. O insider passou a ganhar mais notoriedade após o lançamento de Resident Evil 7 e desde então vem trazendo supostas informações e rumores sobre os futuros jogos da franquia. “Mas isso não é uma coisa boa?”, depende da forma que você vê.

Com os jogos levando muito mais tempo para serem desenvolvidos (e com a Capcom gostando de anunciar os RE pouco antes de seu lançamento), os fãs ficam cada vez mais ávidos por informações e é neste vácuo que os insiders acabam ganhando espaço. Entretanto, os insiders acabam também trazendo alguns problemas junto de suas informações.

Primeiramente (e acredito que o ponto mais pertinente): os insiders nem sempre acertam. Conforme explicamos em um artigo aqui no REVIL, diferente de um jornalista que confere múltiplas fontes de primeira mão antes de soltar alguma notícia, os insiders acabam não tendo esse cuidado (ou mesmo acesso à múltiplas fontes de primeira mão). Com isso, o que acontece é que por não terem como corroborar as informações, os ditos insiders acabam por divulgar notícias imprecisas e somam a elas especulações e informações de segunda mão para tentar trazer mais credibilidade às suas afirmações (isso se não fabricarem os rumores). Outra forma que os insiders trazem essas informações é de uma forma mais “enigmática e misteriosa”.

 

O jogo é muito diferente do que você pensa, tem algumas novidades que vão deixar os fãs bem perplexos.”

Já ouviu algum insider dizer uma frase assim? Isso muito provavelmente ocorre justamente porque eles não têm como afirmar algo com certeza, diferente de um jornalista renomado, por exemplo. Então eles trazem algo bem vago e genérico de forma que possam se “corrigir” ou dizer que “estavam certos o tempo todo”. Por conta disso, insiders como Dusk Golem apresentam uma série de erros para cada acerto. Mas isso de longe significa que ele não tenha suas fontes, pois já vimos ele postar diversas informações que se provaram reais (ou que foram reais em algum momento) ou que não poderiam ser mera especulação.

Após o lançamento de Resident Evil 4 (2023), ficamos praticamente dois anos sem novidades da franquia e com isso novos rumores sobre o ainda não anunciado Resident Evil 9 surgiram. No início de 2024, Dusk Golem postou que o jogo seria revelado muito em breve e que seria lançado em janeiro de 2025, algo que, como sabemos, acabou não acontecendo. Isso não significa que ele tenha mentido ou apenas especulado, pois como bem sabemos os planos da Capcom acabam mudando de uma hora pra outra, o insider inclusive postou o título do jogo de maneira vaga antes de seu anúncio oficial, mas isso leva a outro problema que é para mim o principal motivo dos insiders divulgarem rumores: necessidade por atenção.

Resident Evil 4 - Salazar

Na série de 75 tweets (!) onde Dusk tenta refutar as acusações dele ter supostamente errado, o insider expõe a forma que ele consegue essas informações e era como já havíamos explicado: ele tem alguma fonte de primeira ou segunda mão, e tenta juntar isso aos conhecimentos que ele tem da franquia para dar mais força às suas afirmações. Mas reforçando novamente: Dusk não é um jornalista.

O insider compartilhava algumas informações que conseguia obter e trazia para a comunidade para gerar discussões saudáveis e especular sobre o futuro da franquia, mesmo que pudessem estar erradas. Ele já se corrigiu, postou afirmações vagas que se provaram falsas entre diversas outras questões, mas desde o anúncio de Requiem, Dusk parece querer apenas reforçar que ele têm alguma informação privilegiada, chegando até mesmo a postar spoilers do jogo para mostrar o quão inteirado ele está com o título.

Em resposta a um membro do REVIL, Dusk Golem disse que o spoiler que ele postou não é “um mistério no jogo, o próprio jogo não apresenta isso como um mistério”, embora isso claramente seja um mistério. O título ainda não foi lançado, ainda faltam praticamente seis meses até o lançamento do jogo, toda a campanha de marketing do título está sendo feita ao redor do mistério da trama do jogo e quais as conexões entre os títulos antigos e a nova protagonista. Ao postar essas supostas afirmações da trama do jogo, Dusk está ativamente prejudicando a experiência dos jogadores.

Se você não quer saber é só bloquear ele ué.”

Como ele afirma ter informações privilegiadas, muitos sites têm postado sem muito critério e, na maior parte das vezes, como se fossem reais. Um jornalista tradicional pisaria o pé mil vezes antes de falar sobre algumas coisas que Dusk solta, e isso inclui o REVIL – site que nem é formado integralmente por jornalistas. O papel principal do jornalismo gamer é informar, e informar exige uma pesquisa e checagem de fatos. Antes da série de tweets se defendendo, nós estávamos buscando confirmar as acusações e vimos que várias delas estavam erradas, atribuindo alegações errôneas a Dusk Golem quando ele nunca de fato disse aquilo. Embora eu acredite que Dusk genuinamente queria trazer informações para os fãs em época de escassez de novidades, agora que o jogo está sendo divulgado ele precisa reforçar sua busca por atenção.

Mesmo os rumores dos remakes de Resident Evil 0 e Resident Evil CODE: Veronica já circulavam havia algum tempo, embora tenham ganhado tração quando ele postou sobre os títulos, fazendo com que grandes portais como o IGN corroborassem suas afirmações. Ao postar sobre os supostos remakes em sua conta no ex-Twitter, ele disse que “a informação vazaria com ou sem ele”, então é óbvio que é melhor que seja com ele, afinal, dessa forma os créditos, os cliques, a fama vão para ele. Inclusive, o REVIL só compartilha essas informações como notícia após fazer um trabalho de checagem. Alguns desses conteúdos, inclusive, saem de forma alternativa com comentários mais pessoais da equipe em formato de “Blog”, via REVIL Lab – como é o caso dessa postagem.

Em sua constante busca por atenção, Dusk Golem tem mais incomodado do que dado uma valia em discussões para a comunidade, e o ponto principal é esse. Resident Evil Requiem está na fase final de desenvolvimento, prestes a ser lançado e, para mim, uma das partes mais divertidas de qualquer lançamento é analisar o conteúdo divulgado, criar teorias e discutir sobre os possíveis rumos e expectativas para o jogo, mas Dusk Golem se esforça para se colocar como um pilar no meio dessas discussões. Tal como o REVIL, talvez seja positivo a comunidade ignorar um pouco o que ele diz.

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Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.